Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Suportes Alternativos !

E aí, Prishan falando !

Primeiramente gostaria de dizer que esse post é gigante, mas MUITO interessante !
Ele está cheio de termos em inglês, mas apenas termos do jogo, me desculém por isso, mas em alguns casos ficava muito dificil de encaixar a frase em português e em outros casa dava para mudar, mas resolvi manter o maior padrão possivel pois iria ficar até tosco uma hora eu fala \"Kill\" e na outra \"Abate\".

Qualquer coisa que vocês não entenderem é só comentar que eu respondo ! Novamente, é um texto gigante e por conta disso é muito provável que tenham alguns erros de ortografia, mil desculpas por isso, odeio erros e vou tentar ir corrigindo tudo caso eles existam. Como o texto possui muitos termos do jogo fica dificil passar ele em um corretor.

Enfim, boa leitura (:





E aí pessoal ! Eu sou Chris “Asolitaryllama” Blanchard e esse é meu primeiro artigo no Cloth5.com. Essa serie é uma análise e um guia sobre como jogar com suportes que saem do meta da bot-lane.

Estes suports (Javer, Gragas, Malphite e LeBlanc) são todos capazes de ganhar a lane e tem a capacidade de levar seu sucesso na lane adiante até o mid/late game e assim ganhar o jogo. 

estes campeões são ótimos na SoloQ por que se você ficar confortável o bastante com eles você será a única pessoa familiar com eles e a única que saberá seus pontos fortes e fracos como suporte.

O FATOR SURPRESA

Eu gosto de picks alternativos por duas razões. A maior delas é que quando existe um meta estável, você aprende a jogar com os seus campeões \"fora da meta\" muito mais rápido do que seus adversários sobre seus pontos forte e fracos. Isso quer dizer que você terá maior conhecimento do que o outro time apenas por ter escolhido algo diferente (QUE VOCÊ PRATICOU) como Poppy top.

As pessoas não jogam contra Poppy, muito menos uma top, diariamente. Então elas não conhecem suas forças e fraquezas. Alguns jogadores não conhecem sequer suas habilidades ! Em contra-partida, se você vai de Poppy top, você tem 100% de certeza que vai contra um Renek, Jax, Ryze, Riven ou Shyvana. Você já viu esses campeões sendo usados centenas de vezes, e na medida que você fica melhor com o seu campeão, você saberá todas as melhores hora para lutar contra eles.

Outra razão para escolher campeões fora do meta é por que eles mudam e influenciam no próprio meta. Um ano atrás, um cara chegou longe no diamante só jogando de Tryndamere AP. isso levou a tantas pessoas jogando de Trynda AP que ele foi nerfado. Mesmo depois do nerf, Trynda continuou sendo usado no competitivo por um tempo como um split-pusher AD. Soraka e Lulu mid eram originalmente picks alternativos dos SoloQ Heros. sem inovação e pessoas qe não tem medo de desafiar o meta na SoloQ, nós nunca teríamos uma mudança no meta profissional.

Inovação não é limitado pelos jogadores profissionais. Você pode nunca chegar a ter as mecânicas, os conhecimentos ou até mesmo o investimento para chegar ao Diamante 1, mas talvez você perca um jogo de Jarvan Suporte no Ouro por causa de um baron mal planejado. Talvez você tenha impressionado o suporte adversário por ter jogado de Jarvan Suporte e ele devida jogar de Jarvan Suporte também. Esse efeito borboleta pode acontecer na SoloQ, e acontece até que frequentemente.

Por fim, é mais divertido (pra mim) jogar com algo diferente e estranho do que jogar de Thresh/Leona o tempo todo.



JARVAN IV

Deixe-me começar falando que esse é o meu suporte alternativo favorito. Esse campeão vence a maioria das lanes assim que atinge o lvl 2. Ele se sobrepõe sobre os adversários, tanto o suporte quanto o ADC, com com sua penetração de armadura e seu buff de velocidade de ataque em área. Ele escala bem pro late-game em varias composições de times por conta de sua utilidade e seu ultimate único. Ele precisa dar all in na lane e é counterado por campeões que consigam defender bem seus ADC com disengage (thresh, nami).

Por que o Jarvan ?

Eu decidi começar a tentar jogar de Jarvan Suporte depois de jogar vários jogos 3x3 com meus amigos. Para aqueles que não conseguem ver a conexão, Jarvan é extremamente forte em Twisted Treeline e pode atuar muito bem como Suporte ou Jungler por que ele tem muita presença de jogo nos níveis iniciais sem precisar de muitos itens para ser efetivo.

Quando as mudanças para os Suportes chegaram na 4ª Temporada eu imediatamente tentei usá-lo. Com as novas formas de gerar ouro em Summoner\'s Rift, J4 consegue mais do que o necessário para ser o Tank que seu time precisa ao mesmo tempo que tem uma incrível presença de lane no bot.

Jarvan se encaixa em praticamente qualquer situação. Ele também entra na maioria das composições e só pode ser parado por um time com uma quantidade gigantesca de disengage ou por campeões que tenham capacidade de pular para longe. Você vai querer usar o Jarvan quando o seu estilo de jogo é ser \"O Cara\" que gosta de se jogar no meio de todo mundo sempre que pode.

Ele trabalha bem com muitos ADCs e se você conseguir uma vantagem com ele, você até pode fazer dano e se transformar em uma segunda fonte de dano na bot-lane.



Runas e Talentos

O primeiro passo para jogar com um campeão é arrumar runas e talentos que se encaixem com ele. Jarvan é um campeão corpo-a-corpo que cresce nas teamfights e é fraco contra poke. Já que ele vai ganhar quase todos 2x2, você não precisa muito de vida. contra qualquer outra bot-lane tradicional você só de beneficiaria tendo vida contra Corki/Lucian/Graves + Leona. Em qualquer outra lane, eu uso Armadura no selos, marcas e quintessências. Nor glifos eu uso uma mistura de Resistência Mágica normal e por nível.

Agora, não venha me xingar falando que eu estou usando runas ultrapassadas por que selos de Armadura foram nerfados e os de Vida foram buffados. Eu levei isso em consideração e eu acredito que armadura continuar a melhor opção em vários suportes. Por quê? Armadura funciona por que como suporte você está mais propício a não comprar itens de armadura até que chegue o late-game.

Na maioria dos suportes os seus 4 primeiros itens serão: Pedra da Visão, 2ª evolução de um item que gera ouro, Cadinho de Mikael e bota normal. Já que a maioria dos suportes tankers vão fazer Braçadeira de Targon (evolução do Escudo Relicário) como item de geração de ouro, eles já vão ter a Vida necessária no mid-game sem nenhuma armadura bônus. No nível 1, meu Jarvan tem 66.6 de Armadura, 38,6 de Resistência Nágica e 640 de Vida. Isso é 1067 de vida efetiva contra dano físico e 889 de vida efetiva contra dano mágico.

Se eu tivesse as runas padrões de Vida (escalonáveis) eu teria 575.6 de armadura, 38,6 de resistência mágica e  652 de vida; ou 1019 de fica efetiva contra dano físico e 906 contra dano mágico. Mesmo que a vida escalonável se sobreponha à armadura muito rapidamente, sua efetividade é reduzida pelo curso que o Jarvan Suporte segue. Enquanto os efeitos da armadura é aumentado pela presença do Feitiço Curar. 

Para os talentos eu quase sempre uso 9/12/9 quando eu jogo de Jarvan suporte.



Expor Fraqueza é o meu talento favorito como suporte no jogo. Ele é extremamente subestimado e fornece uma quantidade muito boa de dano bônus para seu time por apenar 1 ponto.

O AD é para dar a você alguma ofensividade no início do jogo para  ajudar a estabelecer uma certa dominância. Defesa é muito importante para o Jarvan já que ele é um Suporte corpo-a-corpo e pode ser facilmente pokeado pelo ADC ou Suporte inimigo. Eu não avanço muito na árvore de Defesa por que eu gosto dos 9 primeiros prontos na árvore de Utilidade. 1,5 de Velocidade de Movimento é muito bom e permite ao Jarvan ficar atacando os inimigos enquanto os persegue.

Eu também acho que dar 10% de Redução de Tempo de Recarga ao Flash e Exaustão é de grande ajuda para mim e meu time. Também, já que o Jarvan é suscetível à ser pokeado, aumentar a duração de sua poções de vida ajuda e muito a manter sua vida para dar um engage.

Como agir na lane

O segredo do Jarvan Suporte é o lvl 2. Por esse motivo, você vai querer um ADC que tem muito potencial de pegar uma kill no lvl 2 e não uma Caitlyn. Os 5 melhores ADCs, na ordem, são: Draven, Vayne, Twitch, Lucian e Graves.

É importante deixar o seu ADC sabendo o que você está pensando em fazer para eles saberem qual habilidade liberar no lvl 2. Draven, Vayne e Lucian vão querer Q e E, Twitch precisa do W e do E, já o Graves pode optar tanto por W e Q quanto E e Q, mas eu prefiro se ele pegar o W.

Quando você chegar na lane você NÃO QUER matar a primeira onde de minions rapidamente. Se você fizer isso, seus inimigos vão ficar debaixo da torre ou muito próximos dela quando pegarem lvl 2. Você vai querer matar seus minions na mesma velocidade que seus inimigos ou ainda deixá-los 1 minion na frente. Quando a segunda onda chegar você mata ela o mais rápido possível para pegar lvl 2 antes, e então você tenta pegar uma kill ou zonear o inimigo negando o farm dele.

Você vai querer pegar o Q no lvl 1 a não ser que o seu Jungler precise de muita ajuda. Aí você pega o E. Sempre comece de Escudo Relicário. Existem duas ordem de habilidades que você pode usar. Se você estiver ganhando a lane com facilidade R>Q>E>W e se o time inimigo estiver evitando lutas ou ganhando elas R>E>Q>W.

Pós-lane

Assim que seu time resolver que é hora de se juntar você poderá desempenhar 1 de 3 papéis dependendo da sua composição. Se o teu time tiver muito Dano em Área, você será o iniciador. Se o seu time tiver muito dano individual, você o cara que irá prender os alvos fora de posição e também fará o papel de disengage se o seu time for de poke. Mas como um Jarvan pode servir para disengage em um time de poke ?

Já que o time inimigo está focando em você é bastante fácil de ultar neles e prender bastante gente nas suas paredes. Então você usa seu combo E+Q e sai da sua ult, deixando eles lá, e volta para o seu time. É bastante raro na SoloQ de todos os inimigos terem Flash antes de uma luta, então se você fizer isso direito alguns vão gastar o flash e outros ficarão presos.

Essa é uma vantagem para o seu time já que agora serão Xvs5, onde X é o número de inimigos que gastaram o flash para sair da sua ult.

Itens Chave

Meus itens no Jarvan serão normalmente: Pedra da Visão, Face da Montanha, Ninja tabi e Solari. No decorrer do jogo outros itens podem ser considerados, como a Hexdrinker, Randuins, Manopla e Banshee. Para encantamento na bota, Capitão seria a melhor, mas infelizmente esse é o único encantamento que custa mais do que 475.
Se você não puder comprá-lo, Guarda Territorial e Espontaneidade são bons o bastante. Se acontecer de você acidentalmente pegar algumas kills no bot, seria inteligente evitar fazer só vida e armadura e tentar fazer Força da Trindade, começando com o Fago. Se você realmente quiser quiser dano, não tenha medo de adicionar um Tiamat e depois Hidra. Eu não posso recomendar a build só de dano, mas esses são dois itens de dano que eu recomendaria se fizesse.

Pensamentos Finais sobre o J4

Eu acho que o Jarvan IV é um suporte muito forte na SoloQ (mas se pegarem Thresh, Janna ou Alistar é melhor não usá-lo) e sinto que muitas pessoas que não costumam jogar de suporte iriam gostar do seu estilo de jogo. Ele é muito forte na lane e continua a ser uma ameaça e muito útil durante todo o jogo. Eu não o vejo aparecendo no cenário competitivo em nenhum futuro próximo por que um time bem organizado pode punir muito bem uma bot-lane q tem um Jarvan Suporte, mesmo que se ele seja muito bom nesse novo estilo em que 4 jogadores levam uma lane.
GRAGAS

Gragas é mais nova adição ao LoL. Antes ele era usado no mid por causa do teu salto burst em área e sua mobilidade insana. Entretando era era forte demais por ter tudo que um mid laner precisava ter e ainda assim ser um dos campeões mais seguros de serem jogados, se não o maior. A Riot o modificou completamente e assim ele voltou à sua origem sendo um tanker AP, e seu novo kit funciona muito bem como poke/disengage suporte.

Por que o Gragas ?

Mesmo depois das alterações ele continuou com o que tinha de mais importante, seu ultimate. Seu ultimate é um dos maiores fatores que podem definir uma vitória ou derrota sozinho dependendo de como você o usa. Eu jogou de Gragas por muito tempo, e fiquei muito bom usando seu barril para mover os inimigos onde eu queria que eles fossem, então eu decidi fazer desse novo Gragas um suporte.
Gragas é um bom suporte quando o seu time tem muito potencial de poke. Se você olhar o seu time e pensar \"Uma Karma se encaixaria bem aqui.\" Gragas se encaixaria tão bem quanto. Ele é melhor na lane do que a Karma quando o bot inimigo ter qualquer time de engage por que o Gragas é melhor nas lutas.

Ele tem um esteroide massivo com seu W e seu E dá um dano respeitável e um pequeno knock back. karma pode ter um poke melhor na lane, mas o Gragas tem um poder de zonear os inimigo muito maior. Você pode jogar deu Q e deixá-lo lá por 5 segundos apenas para evitar que o inimigo de aproxime. Novamente, seu ultimate é uma das habilidades mais difíceis de se acertar no jogo, mas se você for um bom Gragas, você vai rapidamente subir na SoloQ se acertar boas ults.
JOGANDO DE GRAGAS

Runas e Talentos

Gragas é um Suporte corpo-a-corpo que tem foco em poke e é um bom campeão para dar all-in. Gragas vai usar principalmente seu Q na lane. Sua passiva também lhe garante um ótimo sustain, baseado em sua Vida máxima, enquanto incomoda seus adversários.

É por esses motivos que eu usa runas escalonáveis de Vida nos Selos, Armadura nas Marcas, AP nas quintessências, 5 glifos de Resistência mágica e 4 de recuperação de mana. Eu uso Selos de vida por isso aumenta a quantidade de Vida que eu ganho da minha passiva, e isso me permite ficar mais tanker no late-game. O motivo para eu optar Selos de Vida ao invés de Armadura é por que o Gragas não faz muitos itens de vida.

O único item que dá vida que eu realmente recomendo é a Pedra da Visão e o Tormento de Liandry. Eu prefiro de ter Armadura nas marcas por isso faz o Gragas ficar mais tanker e menos propenso a morrer no inicio do jogo por erros pequenos. Penetração mágica nas marcas também é aceitável, mas são menos seguras. Eu também misturo os glifos por que o Gragas não tem mais o sustain de mana com o W.

Os 4 glifos de mana estão ali por o modo U.R.F e ensinou que \"Sem mana não existe diversão\" e sem a recuperação de manda no W do Gragas ele pode ser bastante beneficiado com por ter essas runas.

Nos talentos eu também uso 9/12/9


Gragas é focado em poke e zonear seus inimigos com o Q. Eu quero ser capaz de usar essa habilidade o mais seguido possível, por isso sempre é bom ter Mana e Redução de Recarga. Gragas também tem muito dano em área, isso permite a ele aplicar \"Expor Fraqueza\" em vários alvos ao mesmo tempo. Por fim, Gragas continua sendo um bruiser, você não vai querer morrer em um piscar de olhos quando ficar corpo-a-corpo.

Jogando na Lane

Gragas se destaca ao zoenar e pokear seu adversário na lane. Esses beneficia praticamente qualquer ADC por que isso faz eles poderem farmar tranquilamente enquanto você incomoda os inimigos. Entretanto, alguns ADCs funcionam melhor com o Gragas e são capazes de tirar total proveito dos seus pontos fortes na lane. Varus, Caitlyn, Ezreal, Jinx e Corki funcionam muito bem com ele.

Seu zoneamento força os inimigos a tomarem decisões, e essa decisões se tornam uma escolha entre dois demônios quando o seu ADC também tem um poke forte. É importante praticar de Gragas por que seu Q agora dá mais dano na medida em que fica parado no chão.

É bom saber quando você deixar um barril esperando parado e quando que é bom explodido imediatamente. Sempre comece com Gume do Ladrão Arcano e 2 poções de vida e um de mana quando for para a lane. Talvez um Cristal de Rubi se você não estiver muito confortável.

Se você tiver problemas de mana, comece com 2 poções de mana ao invés de vida. As habilidades a serem focadas são: R>Q>W>E por que o Q é sua habilidade principal e o W escala melhor que o E.

Pós-Lane

Um bom Gragas se destaca zoeando e cercando o inimigos assim que sai da lane. Isso é muito bom para pegar objetivos como torres e dragões. Não é necessariamente o melhor kit de habilidades para a SoloQ, mas eu tenho certeza que o seu time vai eventualmente querer levar uma torre ou fazer um baron. Sua ultimate é incrível para engaes e disengages, tudo depende de como você usar.

Ele é um campeão difícil de aprender a usar já que a sua ultimate é mais comummente usada para separar todo mundo ao invés de focar para trazer apenas um adversário para perto. Mas ele é de longe o campeão da lista que oferece a melhor recompensa se usado corretamente. Um única ult pode separar completamente a linha de trás de seus adversários ao mesmo tempo que trás os tankers inimigos para perto do seu time. Isso permite ao seu time matar os tankers antes de qualquer dano realmente alto chegar na sua linha de frente. Você também pode jogar a ultimate na frente do iniciador inimigo e jogá-lo para longe do seu time, fazendo assim um ótimo disengage.

Itens Chave

Para o Gragas eu gosto de ter em sua build padrão: Asserção da Rainha Gélida, Sapatos do Feiticeiro, Pedra da Visão, Cadinho de Mikael, Morellonomicon/Sombras Gêmeas/Tormento de Liandry

A decisão entre esses 3 últimos itens depende do que o seu time precisa, ou o que o outro time tem. Se o time inimigo tem muitas curas, Morellonomicon é a escolha óbvia. Sombras Gêmeas ajuda bastante a pegar jogadores fora de posição se o seu time tiver bastante potencial para matar inimigos um-por-um. Esse é um item realmente a ser considerado se eu seu time tiver um boa composição que fica um alvo de cada vez pois seu custo-benefício é ótimo. Liandry é um dos melhores itens para o Gragas dar dano e ajuda a cercar torres pois dá dano por segundo nos inimigos atingidos por um Q, fazendo-os ter que voltar para a base.

Outros itens a serem considerados são Manopla congelado contra um time que tem engage forte, Rabadon, Cajado do Vazio e Randuin.

Pensamentos Finais sobre o Gragas

No início eu hesitei em adicionar o Gragas na lista por que haviam muitas coisa estranhas e erradas no seu kit anterior. Entretanto, com o noco Patch, eu acho que o Gragas se tornou um bom suporte para a SoloQ com muito potencial para carregar jogos. Ele não ganha muitas lanes, mas se você aprender a posicionar seu ultimate você vai ganhar muitos, mas muitos jogos.

I sugiro tentar usá-lo se você já costumava jogar com o mesmo quando era um bom mid-laner, ou se você for um grane fã da Karma Suporte. Eu acho que o Gragas será muito bom no competitivo por causa da sua segurança na lane com muita presença nas lutas e muita capacidade de zoenar os inimigos.

CONCLUSÃO

Existem muito mais campeões viáveis do que apenas os que estamo acostumados a ver. Ambos Jarvan e Gragas são totalmente capazes de serem Suportes do seu próprio jeito. Jarvan tem um efeito de bola de neve incrível na bot-lae enquanto o Gragas rapidamente um dos melhores Suportes de Poke/disengae.

Os dois são escolham diferentes e se você entender como jogar com ele você vai ter uma boa vantagem sobre o seu rival na bot-lane por que eles não saberão os prós e contras do Jarvan e Gragas como suportes.

FONTE: CLOTH5



Novamente, qualquer erro ou termo que vocês não entenderem, comentem que eu explico/arrumo.

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!
Share:

Um comentário:

  1. kassadin e ahri tmb ja deu serto.... mas o kassa quando tinha o silence ainda

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash