Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Stonewall008 fala sobre a Labareda Selvagem

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!

Bom pessoal, aqui um texto redigido pelo Stonewall008 expondo a opinião dele sobre o item Labareda Selvagem, que vem sendo motivo de felicidade e tristeza de muitos no Solo Q. Abreviei os nomes Labareda Selvagem e Pedra Espiritual para LS e PE, respectivamente.

Boa leitura e comentem o que pensam sobre o item e a opinião do cara. Espero que gostem! =D


Labareda Selvagem já se Extinguindo

Labareda Selvagem (LS) está sendo o centro de muitas controvérsias entre os jogadores nesses últimos patches, mesmo após seu nerf. Antes mesmo do nerf o item já era negligenciado no cenário competitivo, já que é um item que exige uma estratégia muito arriscada para se investir. O item parece ser um problema no Solo Q e mesmo assim os problemas não são grandes como muitos pensam. Para mim esse item é superestimado. Não que ele seja ruim, ele definitivamente cai muito bem nos campeões para o qual foi feito, mas os jogadores acabam esquecendo os pontos negativos e vangloriam de mais o item por coisas que ele não faz.

Aparentemente esse item está se encaixando em jogabilidades diferentes. Inicialmente esse item era para aqueles que procuravam um farm prolongado visando viabilizar seu campeão para o late game, mas isso se provou extremamente difícil em times desorganizados. Riot tentou amansar um pouco o problema nerfando o item e teve sucesso, mas o problema parece persistir no Solo Q, sendo que o item é praticamente ignorado em jogos competitivos com exceção de alguns campeões.  Muitos jogadores voltaram a preferir a linha da Pedra Espiritual (PE) a Madred, outros procuraram um equilíbrio entre quando usar um ou outro. A linha da Madred ainda fará com que muitos voltem para a PE, já que as mudanças sacrificarão dano e status no geral e permitirá que seja um item com efeitos acumulativos por cada abate ou assistência logo ao começar com o Machete do Caçador. Isso fará com que seja um item mais viável, tornando-o menos arriscado e mais confiável.

O problema com a LS foi que os jogadores tiveram que se acostumar com um tipo de jogabilidade que não existia desde a primeira temporada. Tudo aconteceu muito rápido e os jogadores se deixaram levar pelo atrativo do item e começaram a ter ações questionáveis, chegando muitas vezes a conclusões esdrúxulas. Fico feliz que o primeiro nerf tornou esse problema menos extremo/comum, mas muitos jogadores ainda não aprenderam ou não perceberam o quão falho a LS é, assim como o conceito de “farm eterno na jungle”.

Forçando-o para Todos

Isso foi algo que me incomodou profundamente quando a febre da LS estourou. Vários jogadores estavam insistindo nesse item para vários junglers incomuns como Sion, Leona ou até mesmo Jayce e esperando ótimos resultados. Eles esqueceram, ou insistem em não perceber, que o problema deles nunca foi itens/build, mas sim que eles essencialmente são falhos para o papel de jungler. Vi muitos junglers estranhos durante esse período e vários só atrapalhavam o time, que tinha que lidar com esses junglers e uma partida frustrante.

Meu problema não era necessariamente com o fato de que muitos jogadores estavam experimentando o item em vários junglers, como eu mesmo estava fazendo, mas sim a falta de conhecimento e a insistência de usar a LS em opções de junglers que não faziam sentido algum, onde um item derivado a PE seria mais útil. Por exemplo, eu tive uma discussão com um jogador que fez a LS para Zed na jungle, quando um item derivado da PE (Espírito do Lagarto Ancião) faria muito mais sentido. Parece que ele esqueceu que a LS foi feita para campeões que tem seu dano baseado em auto ataques e não em campeões com dano baseados no uso de habilidades como é o Zed.

Contudo, a pior coisa que vi foi esse item na build de campeões que deveriam ser tanks! Jogadores estavam fazendo LS para Nautilos e Sejuani, até que perceberam que eles estavam indefesos e morrendo quase que instantaneamente. Nem mesmo os campeões APs escaparam deste item. Os jogadores esqueceram, ou são ignorantemente insistentes, que a linha da Madred foi feita para campeões ofensivos, que esse item os fará mais squishiers do que deveriam ser no início e que força junglers que foram feitos para gankar a farmar indefinidamente, o que vai de encontro a todo e qualquer senso comum.

De qualquer forma, por que estou fazendo tanto caso deste item estar sendo priorizado em muitos campeões? Simplesmente porque vários campeões estariam melhores se tivessem feito algum derivado da PE ao invés da LS. Isso nos leva ao próximo tópico que apresentará o que é de longe o que muitos jogadores precisam entender sobre a LS e “ser um sem cérebro farmando na jungle”.

“Farm Eterno na Jungle” é Falho

A linha dos derivados da Madred foi feita para campeões que tem seu dano baseado em auto ataques, já que os derivados da PE não ofereceriam grande utilidade para esses campeões. A linha da Madred foi retrabalhada e buffada para que esses campeões não perdessem força em nenhum ponto do jogo, o que era inevitável caso comprassem algum item da linha PE.

Contudo, a Madred só é útil se você conseguir farmar o suficiente para chegar a uma LS. Você poderia conseguir esse item rapidamente se farmasse sem parar, mas não poderia contribuir com nada para seu time nos estágios iniciais do jogo. A LS completamente acumulada poderia conceder o poder de carregar o jogo com extrema facilidade para campeões como Master Yi, Udyr e Tryndamare, isso sem que eles fizessem absolutamente nada para seu time durante os primeiros 20 minutos de jogo. Era algo que os jogadores achavam injusto, pois o jogador era extremamente recompensado sem ter feito nada pelo seu time na primeira metade da partida.

O fato é que nem sempre você terá esse tempo para farmar initerruptamente. Em algum momento você terá que ajudar seus colegas de equipe. Já vi junglers que simplesmente ignoraram seus companheiros, farmaram a LS, fizeram mais algum item e quando se deparavam com um laner inimigo completamente feedado não podiam fazer nada, já que seus itens eram inúteis. Ou em alguns casos esses jogadores nem conseguiam criar a LS, pois paravam seu farm para ajudar seus camaradas e/ou eram invadidos constantemente. Quando finalmente fechavam a LS já era tarde de mais.

Essa é a razão pela qual o item não foi fechado em todos os campeões usados pela LCS. Houve alguns casos como Nocturne e Xin Zhao que foram equipados com a Lanterna de Wriggle, mas não muitos momentos que esse item foi evoluído rapidamente para uma LS ou combinado com uma Espada do Rei Destruído. Coitado do Xin Zhao que acabou apenas com a LS como seu único item ofensivo e se tornou fácil de lidar para o time inimigo. Em alguns casos, junglers de LS se tornavam tão inúteis que aquele espaço de item poderia estar vazio e o efeito seria o mesmo. Isso revelou a fraqueza da tática “farm eterno na jungle” e os jogadores perceberam.

Nos meus jogos mais recentes eu adotei uma tática diferente quando noto que enfrentaremos um jungler de LS. Eu faço o que posso para derrubar a torre da minha lane o mais rápido possível e vou ajudar outra lane a derrubar a deles também com um incessável push contra as torres. Isso força o jungler inimigo que visa uma LS a entrar em um dilema: ajudar seus colegas a não perderem as torres ou continuar farmando. Dessa forma fui capaz, junto com meu time, de evitar que os junglers baseados na LS não atingissem aquele poder absurdo de carregar uma partida. Você pode se adaptar a esse estilo de jogo com facilidade e muitos começaram a perceber isso.

Também quero acrescentar que muitos dos campeões de LS ainda teriam destruídos os times que destruíram mesmo sem esse item. Notei que muitos dos times que reclamaram que um jungler de LS arrebentou a cara deles não tinham quaisquer meios para parar esse tal campeão. Não é culpa de ninguém se vocês não pegaram campeões com CC para counterar um Master Yi ou Udyr e acabaram sendo explodidos por eles. Sua derrota não foi por conta da LS e sim por uma composição de time ruim.

Derivados da PE são mais Confiáveis

O caminho da PE está muito mais confiável que da Madred. Isso se tornou bem visível após os nerfs na Lanterna de Wriggle, que aumentaram seu custo e no aumento da quantidade de abates necessários para evoluir o item. Ambos têm custos parecidos, mas seus momentos de força máxima são bem diferentes. Navalhas de Madred o torna melhor para enfrentar outros campeões (desde que você use algum campeão que dependa de ataques básicos para causar dano), a PE o torna melhor para limpar campos na jungle. Contudo, as evoluções da PE te garantem mais benefícios logo quando são criadas, enquanto a Lanterna de Wriggle precisa ser acumulada e se transformar em uma LS para finalmente chegar àquele poder incrível.

Já expliquei o motivo da tática, “farm eterno na jungle”, ser falha e isso faz com que os itens derivados da PE sejam muito mais confiáveis. Não há garantias de que você construirá uma LS rapidamente. Você pode ter ouro para construir a Lanterna de Wriggle, mas se esse ouro não foi obtido por farm você não terá acúmulos para transformá-la. Contudo, você pode estar indo muito bem na partida por estar ajudando seus aliados e ganhando ouro por isso. Sendo assim, a Lanterna é um item ainda mais desaconselhável nesse caso e você terá maior proveito se construir alguma evolução da PE.

Esses são os maiores problemas com a LS. Muitas vezes esse item pode ser considerado apenas um acessório, uma ostentação. Um jungler que conseguiu criar esse item em um período de tempo muito curto, sem maiores problemas, poderia levar seu time à vitória com ou sem a LS. Um Master Yi que consiga farmar tranquilamente seria uma ameaça igualmente grande com ou sem esse item. Contudo, os benefícios desse item são fáceis de serem abusados, já que o Solo Q é um local reinado por jogadores egocêntricos, egoístas e desorganizados.

Jogadores Eventualmente Adaptar-se-ão

Esse item é superestimado, mas não estou dizendo que é horrível. Claramente tem uma eficiência maior em Solo Q que no cenário competitivo, mas jogadores de Solo Q já estão percebendo que esse item pode ser counterado com facilidade. Esse item é situacional e apenas para alguns campeões e mesmo assim pode ser anulado se jogadas as cartas certas. Tirando a facilidade para matar o Baron que esse item oferece, eu acredito que seja um bom item e que a Riot não deve extrapolar nos nerfs. Acredito que dando mais incentivo para ganks nesse item e nerfando sua cura é aceitável, mas alterar os status base que ele oferece é um pouco de mais. Não foi o pior nerf no item, mas pelo menos abates e assistências contarão como acúmulos para criar a LS assim que você obtiver o Machete do Caçador. Acredito que os jogadores devam tentar entender a essência dos itens feitos para a jungle antes de ficarem chorando por mudanças.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash