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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Futuras Alterações para a Nidalee

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Futuras alterações na jogabilidade da Nidalee

Olá pessoal!

Como vocês já devem estar sabendo, ou não, estamos trabalhando muito para resolver os maiores problemas que identificamos na jogabilidade da Nidalee.

Atualmente, a capacidade dela de explodir seus oponentes a uma distância extremamente segura e de conseguir escapar de qualquer situação com sua forma de puma é uma grande problemática para o jogo. Com isso, praticamente não existe nenhuma forma realmente eficiente de derrota-la e vai de encontro ao que queremos no jogo, uma maior interatividade entre os campeões e suas habilidades. Enquanto trabalhávamos nela decidimos que definitivamente faremos grandes mudanças no Arremessar Lança (Q) e na facilidade que ela tem para escapar de situações feias, mas queremos uma personagem que faça o melhor uso possível de ambas as formas (humana e puma) para ter sucesso nas partidas. Ela é um personagem extremamente legal e não precisamos refazê-la do zero. Então não daremos a ela novas habilidades, mas a experiência de jogar contra e com ela definitivamente será diferente.

Antes de nos profundarmos mais nesse assunto, tenham em mente que ainda estamos fazendo pequenas mudanças, especialmente com relação aos números, e tudo ainda É PASSÍVEL DE MUDANÇAS. Sem mais delongas...

Provavelmente as duas maiores mudanças foram no seu Aspecto do Puma (R) e na sua passiva, Espreitar. R agora estará disponível desde o lv1 e terá 4 níveis para ser upado, enquanto na forma de puma as habilidades Investida (W) e Patada (E) agora são miradas onde estiver seu cursor, não mais na direção que o personagem está olhando. A passiva está caminhando por essas linhas:

Andar por arbustos aumenta a velocidade de movimento da Nidalee em 10% por 2 segundos, isso é aumentado em X% quando ela estiver próxima a um campeão visível dentro de um determinado raio de alcance. Ao atingir um inimigo com Arremessar Lança (Q) ou Arapuca (W) ativará um elemento chamado “Caça” no alvo por 3 segundos, garantido os X% de aumento de velocidade de movimento do Espreitar e aprimorando o primeiro uso de cada uma das habilidades na forma de puma contra esses inimigos marcados como “Presa”.

Isso naturalmente nos leva a algumas perguntas:

  • Quão grande será essa X%?

  • Esse será um elemento bem variável e poderá ser reajustado até o lançamento dessas mudanças, mas queremos que exista uma diferença gritante entre uma Nidalee que está perseguindo e a que está fugindo.

  • Qual o raio de alcance para essa passiva?

  • Esse também é outro elemento que é muito variável e ainda estamos balanceando e o valor poderá ser alterado até o lançamento. Queremos dar opções interessantes para ela começar uma briga.

  • De que como as habilidades de puma serão aprimoradas?

  • Bote (Q): Nidalee causa dano extra contra inimigos marcados como “Caça”;

  • Investida (W): Nidalee pode usar investida com o alcance dobrado ao perseguir inimigos marcados como “Caça”;

  • Patada (E): o diminui/reseta o cooldown de Investida para certo tempo de espera quando acerta um inimigo marcado como “Caça”;

  • Aspecto do Puma: Nidalee tem visão de todos os alvos marcados como “Caça”.

Em adição a essa mudanças, temos inúmeras alterações no seu kit. Exemplo:

  • Arremessar lança (Q):

  • Dano base e AP ratio diminuído;

  • Cooldown escala com o nível de Aspecto do Puma;

  • Aplica o debuff “Caça” a alvos atingidos.

  • Arapuca (W):

  • Custo de mana e Cooldown foram diminuídos drasticamente;

  • Não diminui mais a defesa mágica e física do inimigo;

  • Aplica o debuff “Caça” ao alvo atingido, causa dano por segundo e só é aplicada a 1 alvo por armadilha (alguns casos que mais de um alvo era pego por uma única armadilha) .

  • Ímpeto Selvagem (E):

  • Cura base e AP ratio balanceados;

  • Aspecto do Puma (R):

  • Agora tem 4 níveis e já começa com 1 ponto no lv1;

  • Não concede mais 20 de velocidade de movimento ao transformar;

  • Cooldown e dano das habilidades na forma de Puma agora escalam com o nível da habilidade.

  • Bote (Q):

  • Agora causa apenas dano mágico;

  • Adicionado um AP ratio. Agora escala com AP, AD e % da vida perdida do alvo;

  • Cauda dano extra a alvos marcados como “Caça”.

  • Investida (W):

  • Agora Nidalee salta na direção do cursor;

  • Cooldown aumentado e pode saltar uma maior distância contra alvos marcados como “Caça”;

  • Matar uma unidade reduz/reseta o cooldown para um determinado tempo se o cooldown for maior que o tempo para o qual se reduz.

    (Lexis) Por exemplo: o cooldown agora é de 10s (supondo). Se o W matar uma unidade, o cooldown é reduzido para 5s. Caso o W mate uma unidade, mas o cooldown já esteja em 5s ou menos, não reduzirão cooldown restante da habilidade. Isso também vale para o E logo abaixo, mas o mesmo não precisa matar.

  • Patada (E):

  • Agora ataca na direção do cursor;

  • Quando usado em um alvo marcado como “Caça” reduz o cooldown do W em uma determinada quantidade;


Mais informações:

Sobre a Nidalee AD/bruiser...

Alguns jogadores parecem preocupados já que a Nidalee AD ou bruiser parece não ser mais viável. Acredito que seja pela troca do tipo de dano que Bote ganhou (agora é apenas dano mágico) e por agora escalar com AP. Devo relembrar que apenas adicionamos um ratio AP que se acumula com o ratio AD e % por vida perdida. Se a preocupação é que a alteração para dano mágico vai estragar a Top lane Nidalee, podemos rever algumas mudanças. Mas até agora, a habilidade apenas apresentou ganhos.

Sobre a mira do Investida e Patada...

Sinceramente – eu mesmo sendo um jogador de Nidalee – me mantive contra essa modificação em como mirar essas habilidades depois que comecei a conhecer mais a personagem.  Contudo, depois que experimentei percebi que essa mudança só beneficia a todos, sejam novos jogadores ou veteranos. Pode levar alguns jogos para se acostumar com a nova mecânica, mas ela definitivamente ficou mais fácil e lógica de controlar.

Sobre a Nidalee ser muito “papel” para ter que lutar corpo a corpo...

Se depois do lançamento notarmos que ela está morrendo muito, é algo que podemos resolver. Podemos adicionar uma quantidade de defesa quando ela estiver na forma de puma, ou apenas contra alvos marcados como “Caça”, ou melhorar os status base dela. Também podemos melhorar o dano base para que ela possa se focar mais em itens tanks. Um campeão “papel” para corpo a corpo é algo possível de se resolver.

Para explicar melhor os bônus contra alvos “Caça”...

O primeiro uso de todas as 3 habilidades em forma de puma são aprimoradas. Então... O 1º Q, 1º W e 1º E são melhorados. Para receber esses bônus novamente o inimigo precisará ser acertado por um Arremessar Lança ou cair em outra Arapuca.

Para os jogadores que acham que estou estragando a Nidalee...

Eu estou atento para essa preocupação. Eu joguei com a Nidalee nas últimas temporadas e ela é uma das minhas campeãs favoritas.  Eu sei que não acertamos nos últimos balanceamentos lançados para alguns campeões, mas acredito que aprendemos com nossos erros e evitaremos o máximo para que não se repitam. O bom de fazemos essas atualizações nos campeões é que podemos chegar a um ponto onde eles sejam fortes e viáveis, mas não ignorantes a ponto de desbalancearem o jogo. Mas continuem com o feedback. Eu realmente quero que ela se torne incrível quando essa atualização sair!
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