Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

terça-feira, 20 de maio de 2014

Discussão sobre adaptações in-game para deficientes auditivos!

Em um post no fórum brasileiro começado 2 semanas atrás, foi trazido á tona um assunto pouco falado na comunidade gamer: adaptações do jogo para jogadores portadores de deficiência auditiva.

O autor do post, K4E Papaleguas, disse ter um amigo com problema de surdez que havia tido problemas ao iniciar sua carreira no League of Legends, pois não havia tradução em libras para o tutorial. Segundo o jogador, pessoas não-ouvintes tem um potencial de concentração até maior que o de ouvintes, mas existem algumas barreiras que dificultam o aprendizado. Foi trazido no tópico que boa parte das pessoas surdas tem dificuldade para ler nosso alfabeto, mesmo que não sejam surdas de nascença ( Surdos de nascença boa parte das vezes não conseguem ler o alfabeto de forma alguma, pois não sabem como as letras são sonorizadas ), e por isto, seria necessário que fossem implantadas traduções em libras no jogo para possibilitar que esses jogadores tivessem uma curva de aprendizado normal.

Dentro do post, um outro jogador se manifestou, SlowRideralegando ser também não ouvinte e compartilhando sua experiência com o jogo. Segundo ele, ele participa de um grupo de pessoas não ouvintes que se reúnem para realizar atividades juntas, entre elas jogar League of Legends.

A inclusão de pessoas com deficiência em jogos eletrônicos ainda está em estágios iniciais, especialmente quando comparada à inclusão de pessoas deficientes em esportes, com grandes competições como as paraolimpíadas. Há algum tempo atrás, um streamer ganhou bastante popularidade por sua história de superação. MacsHG não possui as mãos e joga utilizando um teclado especial projetado para possibilitar seu gameplay, como pode ser visto nesse vídeo. Existem algumas pessoas portadoras de deficiência que utilizam de aparelhos feitos em casa ou aplicativos próprios para facilitar sua forma de jogo, mas poucos ( ou nenhum, que eu saiba ) jogos possuem embutidas formas de facilita ro gameplay para estes jogadores com deficiências físicas.

O League of Legends já possui um modo Daltonismo para facilitar a visualização dos ícones e do mapa para pessoas com esta deficiência. Sabemos, no entanto, que nenhum MMO de grande porte possui formas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Esta poderia ser uma iniciativa única no mercado de games, talvez uma forma de elevar o estado do e-sports e sua imagem com a sociedade em geral.
A paiN Gaming, em seu Twitter oficial, postou o seguinte:
"@RiotGamesBrasil Eles merecem! RT @iJCJNeto: Vamos melhorar a experiência do LoL p/ Surdos, nos ajude! forums.br.leagueoflegends.com/board/showthre…" 

A Riot ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas a @RiotAylin respondeu o seguinte:
"Ei,

Descobri sobre essa iniciativa no twitter e achei genial! 

Já estou conversando aqui com o K4E Papaleguas e vou começar uma discussão com o pessoal aqui (internamente). Não sei se vou poder ajudar muito mas sou solidária a ideia/iniciativa."

Depois disso outros Rioters manifestaram seu apoio à ideia, e atualmente busca-se apoio de pessoas que saibam libras para fazer vídeos traduzindo as informações do jogo. Este ainda é um longo trabalho e ainda não existe nenhuma informação oficial da Riot nesse sentido, mas é uma grande iniciativa!
avatar
Comentário Desnecessário do Poster:
BuballooEspero que isso saia do papel e possa estar incluído no jogo logo!

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash