Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Descrição do Trabalho: Uma Conversa com Xpecial

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!



DESCRIÇÃO DO TRABALHO: UMA CONVERSA COM XPECIAL

Para cada vitória que vemos os jogadores profissionais atingirem no mundo do eSports, existem elemento que não vemos que permitem que eles possam conquistar a tão aclamada vitória. Enquanto a maior parte do público ainda está se acostumando com a ideia de que jogos profissionais não é apenas uma novidade passageira e sem importância, os fans mais dedicados também não percebem por quanto trabalho duro e testes esses Pro Gamers passam no seu dia-a-dia.

Em resumo, a vida não é um mar de rosas.

Alex “Xpecial”Chu abriu suas asas e voou para o mundo do eSports, enquanto a maior parte dos jovens da idade dele estavam se preocupando em entrar em uma boa faculdade e como ter sua parte no mercado de trabalho quando se formassem. Como integrante da Solomid, Xpecial ganhou sua participação em campeonatos e competiu internacionalmente; após mudar para a Team Curse recentemente, ele procura escrever o próximo capítulo da sua história no mundo do eSports.

Nativo da Califórnia, ele é bem conhecido por ser um dos veteranos mais discretos na LCS. Em consenso geral ele é um dos melhores Suportes da sua região graças à consistência, jogadas bem boladas, conhecimento das mecânicas do jogo e nenhuma dessas características se defasaram com o tempo. Sua rotina é muito importante, especialmente antes dos dias da LCS: depois da sua caminhada antes da competição, ele tenta jogar uma partida de SoloQ antes do evento e reserva água e energéticos para partidas mais longas que o comum.

“Isso é algo meu. Não tem nada de espetacular, mas é um pequeno ritual”.

Talvez isso seja o que melhor descreve Xpecial: nada chamativo ou direto de mais, mas prático, consistente e eficiente. Após viver e trabalhar por dois anos com um time, Xpecial descobriu que se adaptar a um novo lugar, nova equipe e organização será um grande desafio.  Quanto mais um profissional joga, mais ele deve se manter afiado mecânica e mentalmente. Em uma indústria que preza pela juventude, surtar é o pior que pode acontecer para esses profissionais. Xpecial sabe disso.

“Algo que muito tem comentado é que eu jogo outros jogos que não o LoL e faço outras coisas para relaxar, pois é muito importante,” ele disse. “É bem fácil surtar jogando LoL, já joguei por cerca de quatro anos... Algumas vezes cansa”.

“Focar-me em outras coisas é a única maneira para que eu possa estender meu tempo como profissional”.

Outro fator que influencia “a vida útil” do profissional é saber dividir o momento de trabalho e de diversão, já que se misturam facilmente: como o próprio Xpecial explica, algumas vezes é difícil diferenciar um tempo do outro.

Entrar nesse mundo profissional do League of Legends significa que você irá se deparar com uma linha tênue entre trabalho e diversão; é muito fácil para os profissionais de LoL verem qualquer tempo livra para praticar. Especialmente quando competindo em jogos de alto nível, o objetivo parece ser claro: conquistar sua parte, ir para o mundial e chegar o mais longe que conseguir. Assim como ter que estar sempre pronto e preparado para todos os jogos, essa maratona ao longo de um ano inteiro é bem cansativa e pesa na vida dos jogadores.

“Eu gostaria de ter um tempo livre, mas quando começamos a temporadas e antes das competições, não temos nenhum tempo livre. Na maior parte dos trabalhos você sempre tem “férias”, não importa o que aconteça, e se adaptar a não ter descanso é bem difícil. Mesmo agora eu tenho que me cuidar para não surtar quando estamos na reta final”.

“Sinto que a comunidade não faz ideia de como trabalhamos muito diariamente, nem quanto tempo investimos na nossa profissão. Eles só veem os resultados, mas não posso culpa-lo – isso É o que eles veem”.

Resultados são importantes nessa indústria por conta da natureza única do relacionamento deles com sua audiência. Mídias como Twitter e Reddit permitem que eles saibam das críticas – boas ou ruins – quase que instantaneamente. Contudo, construir essa fama é importante, pois cria um porto seguro para esses jogadores, caso as coisas deem errado. Poder jogar ao vivo (streams) para agradar a seus fans já pagou muito da comida e do aluguel desses jogadores.

Contudo, marketing não é exatamente a especialidade desses jogadores. Eles foram contratados para jogar o melhor que puderem. Para Xpecial, conseguir balancear o que seus fans querem, o que os patrocinadores exigem e o que o seu time precisa é essencial para manter os holofotes acesos.  Se aventurar em território desconhecido significa se jogar de cabeça ou pedir ajuda.

“Em termos do que fazer nas mídias sociais, e se tivermos alguma dúvida, temos outros quatro jogadores na equipe, empresários, treinadores e outras ferramentas – sempre podemos perguntar para os outros,” ele disse. “Essa é a vantagem de trabalhar com uma equipe. Não há uma competição absurda entre nós, como é comum em outros trabalhos. Nós temos mais cabeças e mais ideias para partilhar”.

“Você pode olhar para o Liquid (criador da equipe), e ele está nesse campo a muito tempo e tem muita experiência, e você pode ver como as coisas são organizadas”.

Ele explica que em jogos de equipe, é fácil para um jogador acabar se tornando famoso por conta do seu time. Nos melhores casos, o sucesso da equipe vem por conta dos seus jogadores individualmente, junto com os fans que são atraídos pelos resultados. Contudo, quando a equipe ainda está começando, existe uma necessidade de que cada um reflita no todo da equipe (fazer a diferença).

Enquanto ele se prepara para o começo desse verão com uma nova equipe, ele diz que fazer a diferença é essencial no seu dia-a-dia. Jogando com seus novos companheiros, aprendendo novas estratégias e peculiaridades, uma coisa se mantém imutável: sua vontade de ser o melhor jogador que conseguir.

“Essa é uma dos maiores motivos pelo qual ainda jogo no cenário competitivo de League of Legends. Sempre estou me perguntando como posso melhorar e tentando melhorar”.
 
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash