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sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como vai, Gangplank?

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Olá Pwn3edianos!

Bom, algum tempo atrás saiu um comentário de que o Gangplank poderia receber um rework. Contudo, parece que ninguém mais tocou no assunto e os jogadores ficaram no escuro sem saber em que ponto esse rework realmente está. Um jogador do servidor NA criou um tópico perguntando exatamente isso e o Rioter GMang respondeu. Dêem uma conferida no que foi dito. =D


(GMang)

Olá a todos! =D

Ótimo ver o interesse de vocês nesse assunto e obrigado por abrir essa discussão. Gostaria de pedir desculpas por estar nos bastidores do fórum e por manter esse assunto por baixo dos panos.

Ainda estamos nos estágios iniciais do rework dele. Ele possui mecânicas únicas que criam sua identidade e não quero apressá-lo. Para ser direto, ele não tem uma data para divulgação. Estamos analisando e criando protótipos para só então darmos entrada definitiva com seu rework.

Caso tenham alguma ideia para ele, adoraria saber!

  • O que os deixam animados/entediados ao jogar com o GP?
  • O que os deixam satisfeitos/frustrados ao jogar com ele?
  • O que está extremamente bom e/ou o que falta nele?


Muitos jogadores deram sua opinião e o Rioter continuou:


(GMang)

Nossa! Quantas postagens ótimas! Não poderei responder a todos, mas li tudo e estou adorando esse feedback!

Bom, aqui vão alguns pontos:

O que a maior parte dos que postaram gostam nele:

  • Excelente capacidade de farm;
  • Burst com o Q + alta % de crítico;
  • Comer uma laranja... ;D
  • Versatilidade. Pode ser o que quiser;
  • Ult global;
  • Velocidade de movimento alta;
  • Efeitos aplicados em ataques (Statikk, por exemplo);
  • Simplesmente ser um pirata muito fod*!

O que não gostam nele:

  • Levantar a Moral é uma habilidade tematicamente e mecanicamente fraca;
  • Frustrante inconsistência em sua ult;
  • Problemas após a lane phase, tendo que fazer tank para conseguir acompanhar...?;
  • Passiva pode ser estranha ou complicada e pouco satisfatória de se usar;
  • Não tem muito que se decidir ou pensar na hora de uma luta. Habilidades pouco interativas e sem mistério;
  • Lane phase muitas vezes só consistem em farm eterno;
  • Crise de identidade. “O que eu realmente faço de bom e diferente”?
  • Vários problemas com seus status base e outros elementos como custo de mana, cooldowns, etc.

Se acharem que eu faltei com algum ponto importante, por favor, me avise! Mas acredito que esses são os pontos essenciais e o caminho certo para se tomar como base. Os maiores problemas são em aspectos que não garantem uma identidade para o Gangplank e podemos trabalhar focados nisso.

Estou a par dos “do que gosto nele”. A maneira como o Q funciona é muito legal e o icônico W é muito divertido. Acredito que o maior motivo para gostarem dele é por ele ser do tipo que “quebra as regras”. Um lutador que tem um ataque com alcance, CC não o afeta praticamente, corre pelo mapa fazendo o que bem entender, habilidades com efeitos ao contato, rápido de mais para ser pego, etc. Essa temática de “trapaceiro” é o que me fez começar a jogar com ele.

Concordo com a parte negativa. Os problemas dele são dois:

  •  O kit do GP está mostrando sua idade. Cheio de problemas como status não condizentes com a situação atual do jogo;
  •  Ele precisa ser mais “3d” no que ele faz. Poder fazer decisões mais interessantes com suas habilidades, momentos para brilhar ou falhar, destacar forças e fraquezas, etc.

Estou muito interessado em trabalhar dentro desses parâmetros ele! =D


Além disso, ele respondeu um jogador que fez uma pergunta bem simples e objetiva:

Citação:
Originalmente postado por ForumAccount23
“Pergunta: para que um rework? Se ele precisa de buffs, só o buffem”.


Então o Rioter responde:

O problema aqui não é balanceamento. Existem perguntas muito mais profundas para as quais eu quero obter respostas: Gangplank está explorando todo seu potencial? Poderíamos tornar o GP um personagem mais único, divertido e saudável para a Liga? Acredito que podemos trabalhar nessas perguntas e chegar a um resultado que deixe os jogadores de GP mais animados e satisfeitos. Acredite, existem muitos fans do antigo GP aqui na Riot, incluindo eu mesmo!


Toda vez que vejo um tópico sobre feedback de campeões onde os rioters respondem,  começo a entender que o que torna um campeão divertido, único e favorito vai muito além da sua viabilidade dentro do jogo, seja no cenário competitivo, no Solo Q ou no blind pick. É a identidade e estilo que nos atraem àquele campeão. No meu caso a Syndra, o Rengar, a Nami e a Fiora.

Mas terminando, deixem nos comentários suas ideias! O GP precisa de um remake ou apenas buffs? Quais são suas ideias para um remake legal nele? ;D
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