Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

terça-feira, 20 de maio de 2014

Combatendo o Flame

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!



Olá pwn3edianos!

Trazemos para vocês um texto muito interessante, criado pelo usuário BlueNoseReindeer do site Cloth5, sobre um assunto bem polêmico (independente de Season): flame.

Sabemos que é difícil manter a calma quando você espera que todos no seu time joguem bem, especialmente em uma ranqueada, onde todos devem ter no mínimo 30lvs de experiência e pelo menos saber o que fazer em cada lane, e todos começam a fazer m****.

Se você é um daqueles que se estressa facilmente com o erro dos outros ou se você é um daqueles egocêntricos que sempre acha que está certo, esse texto é para você!

Boa leitura! =D

(BlueNoseReindeer)

Combatendo o Flame

A toxidade não é nova na Liga e o fato disto ser algo tão prevalecente ao longo das Seasons merece receber certa atenção.

Hoje quero lhes falar sobre o que você pode fazer para combater a toxidade de alguns jogadores sem recorrer ao “/mute”. Tenha em mente que o tipo de conversa/interação que encontramos nas partidas pode ser erroneamente interpretado. Você pode parecer mais grosso do que realmente é e vice versa. Isso exige que você sempre se explique depois para evitar mais problemas. Quando em dúvida, adicione um emoticon no final da frase. ;)

Feedback

Ser um elemento positivo e amistoso é a melhor forma de combater a toxidade. Quanto mais “good job” (bom trabalho) no jogo, mais descontraído fica o ambiente, levando a melhor interação, mais jogo e menos flame. Caso cometa algum erro, reconheça seu erro e solte um “my bad” (foi mal). Isso diminui as chances de alguém tentar relembrar que você pisou na bola, mas caso alguém ainda o faça... Educadamente relembre-os que você já percebeu seu erro. Quando seu time começar a errar, não comente, a menos que o mesmo erro esteja se repetindo e eles não estejam percebendo por si o que estão fazendo de errado, mas tenha bom senso! Quando eles comentarem algo sobre os próprios erros, diga: “no problem” (sem problemas). Isso quebra a posição defensiva do jogador e ele não sente medo de ser julgado pelo erro, sendo assim ele pode se concentrar em continuar o jogo.

Você não gosta que apontem seus erros, assim como os outros também não. É como ser chutado quando já está no chão e o famoso “eu estou certo” é a melhor frase para começar uma discussão.  Claro que aquele Nocturne não deveria ter lutado 1x3, mas um estranho no seu time sempre está criticando os erros dele. Isso só fará com que o Nocturne continue errando e provavelmente comece um flame. Seja compreensivo e perdoe! Assim você evitará uma partida cheia de amarguras e possivelmente uma “Derrota”.

Dar uma de “espertinho” também não ajuda! Por exemplo: “perdemos o Baron e entregamos 4 kills, mas pelo menos o Lee matou as Bruxas”. Isso é ainda pior, pois você ofende a inteligência dos seus colegas, achando que eles não entenderiam essa discreta cutucada. Continuar sendo “espertinho” é o melhor jeito para começar um flame.

Então? O que você pode fazer para ajudar os outros, e a si próprio, a contrabalancear seus erros e possíveis frustrações? =)

Frustração

Sejamos realistas... Você VAI ficar frustrado quando erros ocorrerem (especialmente se vierem mais por parte do seu time) e apenas se conter não vai ajudar. Quando você explodir vai ser algo extremamente desagradável. Quando se sentir frustrado, FAÇA algo para se aliviar! Respire fundo, crie um mantra, qualquer coisa! Se necessário, fique alguns minutos longe do jogo e vá fazer outra coisa para se acalmar como assistir TV, comer, etc. Sempre tenha em mente que as coisas não são tão ruins quanto parecem, mesmo que tudo conspire para que você perceba o contrário. Você não pode controlar tudo.  O que você pode controlar é seu próprio jogo e se você reservar um pouco de tempo para rever seu jogo e seus erros, quando você acabou de jogar uma partida que foi ladeira a baixo, será muito produtivo (tornando-lhe muito mais feliz em seus jogos futuros, assim como os outros integrantes do seu time). Discutir com os outros por conta dos seus erros, ou deles, nunca é produtivo.

Não hesite em parar por um tempo para se “desintoxicar”. Vá fazer algo divertido, comer alguma coisa, assistir a uma stream, seja o que for para evitar que essa toxidade passe para os próximos jogos como uma bola de neve. Caso contrário, você só estragará suas futuras partidas, assim como a dos outros também.

Foco

Ganhando ou perdendo, seu time compartilha do mesmo destino. Não importa quem jogou melhor, quem errou, o motivo de cada um ter feito o que fez. Você sempre tem um lugarzinho só seu no desenrolar do jogo e no destino do seu time. Mas algumas vezes esquecemo-nos disso e dividimos nosso time em grupos.

Por exemplo:

·         “Como vou carregar esse time!!??”: aqui você já se separada do resto da sua equipe;

·         “Essa Akali é muito pesada”: aqui você a exclui do seu time.

Ambos os comentários são perigosos e criam um racha na equipe, apenas minando e dificultando o trabalho em equipe e qualquer esforço para virar uma partida. Você não pode exigir de ninguém um trabalho cooperativo quando você o exclui da coletividade. Não importa se você está certo, que aquele cara realmente só está fazendo m****, segregar seu time só lhe garante que a partida será cheia de miséria e desconforto, com uma atmosfera extremamente negativa.

Experimente não dizer:

·         “Caitlyn, você não para de ser morta por estar fora de posição, sua lixo!”;

·         “Ahri, para de iniciar as lutas! Você não sabe fazer isso direito, sua burra!”;

E no lugar diga:

·         Nós não devemos mais ser pegos fora de posição, time.”;

·         “Gente, a Ahri não pode inciar as lutas. Nós precisamos de outra pessoa para iniciar as team fights.”;

Talvez você não seja aquela Caitlyn desatenta ou aquela Ahri inexperiente, mas ao se incluir e “dividir” o erro entre todos do time faz você parecer não um chefe mandão que sabe tudo, aonde todos vão apenas te ignorar, e sim um capitão, que todos vão parar para ouvir. Evite colocar alguém sob os holofotes quando um erro é cometido. Reúna seu time para, juntos, completarem um plano ou um ideal.

Mas apenas identificar o problema não é o suficiente. Quando você encontra um problema, não basta apenas dizer qual é o problema, você precisa sugerir outro curso de ação para contorna-lo. Apenas dizer para o time não ser pego fora de posição ou não iniciar péssimas team fights não resolve, você precisa dizer como evitar esses pequenos erros. Entenda que os jogadores não são pegos fora de posição porque gostam, muito menos começam team figths ruins porque acham divertido.

Por exemplo:

·         “Precisamos parar de sermos pegos fora de posição! Melhor wardar nossa jungle e esperar oportunidades para emboscadas.”;

·         “Não podemos começar uma team fight assim. Melhor deixar a iniciação para o Rengar e não para a Ahri. Vamos esperar uma brecha antes de nos comprometermos com uma team fight.”;

Quando nos focamos apenas no problema, disseminamos negatividade. Quando focamos nas soluções, disseminamos esperança.

O fato é que muitos dos conflitos internos começam quando os jogadores se focam em objetivos diferentes. O que fazer? A menos que você tenha ABSOLUTA certeza de que aquela call do seu colega vai dar super errado, você deve deixar seu ego de lado e acompanha-lo no plano. Lembre-se que isso é um jogo de equipe e muitas vezes você terá que fazer as coisas quando você não quer e da maneira que você não concorda. Tudo em nome da paz entre os integrantes do time, que é o mais importante para uma partida bem sucedida.

Conclusão

Más experiências podem facilmente torna-lo cínico. Desistir cedo, não acreditar em seu time quando as coisas começam a ir mal, mas lutar contra essa tendência apenas lhe trará benefícios. Reconhecer um bom trabalho, perdoar o erro, controlar sua frustração de maneira apropriada e se focar mais nas soluções que nos problemas apenas resultará em uma melhor experiência para você e para todos, juntamente com mais vitórias. Não ignore os outros, por mais desagradáveis que sejam. Ajude-os, assim como você ajudaria um ótimo amigo que estivesse na mesma partida que você. Não é fácil, as dicas não funcionam 100% das vezes, mas definitivamente vale a pena tentar.

Eu adoro feedback e adoro mais ainda conversar sobre LoL. Por favor, comentem o que acharam. =D

 
Share:

3 comentários:

  1. Acho que vc é retardado, a cait noob e a ahri, pqp essa ahri, reporta a ahri.

    ResponderExcluir
  2. Na boa cara,muito bom esse post,curti bastante e ajudou a rever alguns conceitos!

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash