Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

segunda-feira, 24 de março de 2014

Formador de Equipes: Campeões, Posições e Funções - O que tiramos do teste Beta Live


Riot Lyte publicou um longo post sobre o Formador de Equipes, que esteve recentemente em Beta no servidor live, e sobre a decisão de permitir uma seleção de campeão em vez de apenas permitir a escolha de uma Posição e Função:

"Resumo: Selecionar campeões além de somente uma posição e função preveniu conflitos e experiências negativas, aumentou a diversidade de campeões escolhidos e melhorou a possibilidade de jogadores testarem campeões em outras funções ou posições.
---
Oi, pessoal,

Muitos jogadores estavam perguntando o motivo de terem que escolher: campeão, posição e função quando entrassem em uma fila solo para entrar em um time pelo Formador de Equipes. Alguns jogadores têm perguntado o motivo do sistema te pedir um campeão, especificamente, em vez de só uma posição.

Quando começamos com as idéias para o que deveria ser um novo sistema de seleção de campeões, nossa pesquisa inicial foi focada nas expectativas dos jogadores para entrar em uma seleção de campeões. Por exemplo, em um estudo qualitativo, perguntamos aos jogadores quais seriam os fatores mais importantes ao entrarem em uma tela de seleção e como isso poderia ser organizado de outra forma.


Surpreendentemente, a maioria dos jogadores disse que “ter companheiros com espirito esportivo” era o fator mais importante para eles— e isso ganhou de outros fatores tais quais: “ter uma boa composição de campeões” ou “poder jogar com o campeão que eu queira jogar.” E isso mostrou à nossa equipe de design que havia algo mais além, mas também algo dentre esses fatores.

Também pensamos muito nos princípios que já tínhamos, e fomos além de somente fazer as partidas do Formador de Equipes como “dois times com espirito esportivo”—queríamos que vocês pudessem confiar em seus companheiros de equipe. Queríamos que você sentisse que esses jogadores, que você não conhece, fizessem realmente parte do SEU time. Queriamos criar oportunidades para que vocês pudessem criar laços, enquanto time, antes de entrarem na arena para chutar o traseiro do outro time.

Em um estudo seguinte, começamos a olhar a percepção sobre o conceito do “meta padrão”. Enquanto designers, nos preocupamos em criar um jogo que esteja constantemente evoluindo— é excitante ver novas estratégias sendo desenvolvidas e se tornarem os novos padrões. Mas será que os JOGADORES se preocupam se um sistema como o Formador de Equipes só reforça um meta especifico ou padroniza um jeito de jogar o jogo, ou será que eles querem ver inovações e a evolução de novas estratégias? Aparentemente, para modos “Não-Ranqueados”, os jogadores tiveram opiniões bem divergentes. Muitos jogadores odiavam a idéia de um sistema que reforça e padroniza o meta existente. E muitos outros não se importavam com isso—mas, dada essa disparidade, sabíamos que tínhamos que tomar cuidado com isso. Com base nessa pesquisa, não queríamos reforçar o meta pelo Formador de Equipes. Para o FdE, queríamos que fosse mais fácil para os jogadores experimentarem novas estratégias ou novos jeitos de jogar seus campeões favoritos, SE ELES QUISESSEM.

---
Então, pra recapitular, com base em pesquisas, tínhamos uma lista de objetivos que tínhamos que criar: 
1) Melhorar a comunicação e prevenir conflitos
2) Criar oportunidade para que os times pudessem criar laços antes de irem para a partida
3) Evitar reforçar um modo padrão de como jogar o League
4) Facilitar a tentativa de novas estratégias ou novos jeitos de usar um campeão, mas fazer isso como algo opcional 

---

Nos protótipos iniciais do FdE, tentamos vários designs diferentes.

1) Apenas selecionar Posição e Função: Como vocês podem imaginar, neste experimento tínhamos muitas discussões sobre eventuais escolhas de campeões que ocorriam no saguão da equipe, e como isso aumentava o tempo que um jogador precisava para encontrar uma equipe. Também criou conflitos sobre jogadores que queriam usar um mesmo campeão, mas em posições ou funções diferentes—e isso acontece com mais frequência do que você imagina!


Ficamos preocupados com o tempo que isso levava até os jogadores apertarem “Jogar”, então tínhamos que escolher se nos preocupávamos mais com o tempo, a qualidade da partida ou a qualidade da experiência. Este design também aumentava o número de vezes que um jogador teria que tentar ser aceito em uma equipe, por causa do campeão que selecionava, por exemplo— acho que todos concordamos que essa não parecia uma boa experiência.


2) Selecionando Campeão, Posição e Função: Neste protótipo, muitos benefícios surgiram. Por exemplo, jogadores que queriam jogar com campeões de forma pouco comum, realmente podiam encontrar alguém que aceitasse aquilo— suas filas podiam ser maiores do que normal, mas quando eram aceitos em um grupo, o time todo gostava da idéia. No FdE atual, por exemplo, estamos vendo um bom número de Atiradores, Magos, Tanks, Lutadores e Assassinos sendo jogados na Top Lane. E esse não seria o caso se tivéssemos permitido somente Posição e Função. Também temos visto o Taric na Jungle, o que é FABULOSO.

No fim da história, “forçar” a seleção de um campeão juntamente com sua Posição e Função preveniu conflitos e experiências negativas, aumentou o número da diversidade de campeões e melhorou a possibilidade de testar campeões em novas posições e funções. Ao dizer isso, sabemos que alguns jogadores estão tendo dificuldades em formar times específicos pelo Formador de Equipes, como composições para Dano em Área ou que favoreçam knock-ups para um Yasuo— e estamos discutindo se há formas criativas de favorecer isso e, ainda assim, manter os benefícios de selecionar um campeão independente da construção do seu time. Também sabemos que não permite a possibilidade de modos Draft Pick, Counterpick, que é normal da experiência competitiva; No entanto, o FdE foi inicialmente desenhado especificamente para o modo Normal e melhorar a diversão.


---
Mas há também uma confusão que eu quero esclarecer:

1) Mas se você só selecionar Posição e Função, as filas deveriam ser menores!
Isso é um problema de entendimento que costuma acontecer, a menos que você pense profundamente sobre como o FdE funciona.


Sendo um Capitão no FdE, você pode escolher posições e funções para o seu time; o que isso significa é que apesar de você (solo player) selecionar Campeão, Posição e Função, o sistema só procura combinações baseado em dois parâmetros — Posições e Funções. O Capitão também pode escolher “Qualquer Função” como opção, o que faz a busca mais flexível e mais rápida. Mas o sistema pergunta as 3 opções para permitir que o Capitão (e potenciais parceiros de equipe) veja exatamente o que você pretende fazer.”


Quando perguntado sobre colocar a opção de um campeão para desempenhar múltiplas funções, Lyte respondeu:

"Estamos abertos à seleção de múltiplas funções, mas não é um recurso que priorizamos para esse começo de desenvolvimento do FdE. Temos que coletar mais informações sobre a demanda de funções para as várias combinações campeões-posições-função, e como essa seleção de múltiplas-funções impactaria nas filas."


Sobre como o FdE poderia ser aplicado ao modo Draft Pick, ele comentou:

"O Formador de Equipes foi criado para incorporar uma nova forma de seleção de campeões e especificamente para o modelo de BlindPick. O design atual não poderia ser facilmente adaptado para o modo de Ranqueadas, não é tão fácil só deixar os jogadores escolherem Posição e Função e envia-los para o saguão do Draft; afinal, ainda temos que determinar se jogadores competitivos se preocupam com um sistema que reforça o meta no modo competitivo.


Se fôssemos fazer um FdE  para o competitivo, provavelmente pegaríamos tudo o que aprendemos até agora, voltaríamos à prancheta de desenho e provavelmente acabaríamos com um sistema totalmente diferente do FdE que temos hoje."


Em resposta à crítica de que o FdE é uma alternativa APENAS para o blind pick, comentou:

"Sejamos justos. Eu mesmo sou um jogador ranqueado, tenho mais de 3000 partidas ranqueadas.


Mas se ninguém se importasse com as partidas de Normal game, nós nem teríamos feito o FdE, para começar. Sabemos que um sistema como esse pode ajudar no cenário competitivo, mas você tem que fazer as coisas um passo de cada vez e ver o que acontece, para fazer certo."


Quando perguntado sobre uma opção que permita que os Capitães escolham quais campeões, especificamente, possam entrar em sua equipe, ele respondeu:

"Permitir escolha de jogadores, campeões ou o “meta” que eles querem jogar fragmentaria demais o sistema do matchmaking, o que tornaria muito difícil a compatibilidade de níveis entre os jogadores.

Mesmo agora, estamos vendo cerca de 5% dos jogadores tendo uma fila com tempo de espera maior do que a média que gostaríamos, e só estamos usando Posição e Função quando tentamos montar uma partida."



Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash