Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Entenda mais sobre Tanks!

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!


Entenda um pouco mais sobre o que é ser um bom tank.

            (As notas de tradução se encontram no final do artigo. o artigo completo pode ser acessado em: http://cloth5.com/that-perfect-something-for-that-special-dpssupporttank-victory/  . Algumas partes não foram feitas em uma tradução literal para deixar o texto mais fácil de ser lido e menos confuso. As partes em negrito foram destacadas pelo próprio autor.)

            Times sem cordenação são talvez a parte mais frustrante de jogar lol. Simplesmente não há tempo para criar um plano e comunicá-lo para o time antes que a situação mude. Criar planos é inútil. Ainda se houvesse um modo de fazê-lo (voicechat) seria uma desordem e um desastre em escolher qual voz escutar no meio do caos.  Contudo, existem alguns princípios que guiam a cordenação do time, e entendê-los vai te ajudar a estar junto com seus colegas de equipe bem como evitar muitas falhas comuns e desagradáveis.
            Para entender esses princípios vamos primeiro entender como uma role se comporta em relação à outra.  Existem basicamente 3 roles no jogo (que podem ser hibridizadas para criar outras): Tank, Suporte e DPS. Ao invéz de cobrir todas as roles em um só artigo, eu segmentei essa discução em três partes. Vamos começar com os tanks.

Tanks: quem eles são e como se comportam

         Tanks querem controlar o inimigo – para fazer esse inimigo ser vulnerável à ataques de causadores de dano. Leona, Malphite e Nautilus estão todos muito perto das classificações e expectativas de um Tank, sendo os maiores exemplos do que um Tank realmente é.
            [...]. Enquanto campeões como o Mundo podem ser teoricamente mais duráveis (por ter mais uso de hp e resistencias do que os outros) simplesmente ser durável não é o foco de um tank. Mundo não consegue “travar” os inimigos, para os outros do time matarem de uma maneira tão boa, o que é o objetivo principal de um tank, de modo que o objetivo do mundo é duelar com algum inimigo no meio do caos e isso o faz ser um “Fighter/Brawler”.
            Entendendo que um tank prepara o inimigo para a destruição, faz sentido o porque eles são os iniciadores. E por eles serem iniciadores eles são os primeiros a levar dano e por eles levarem mais dano eles precisam comprar mais resistências e isso é o que faz essa role ser mais conhecida, comprar resistências. Eles compram durabilidade para tentar extender a sua vida o máximo possível no campo de batalha. Para fazer uso da sua durabilidade, eles se posicionam agressivamente, se direcionando diretamente nos seus alvos para chamar atenção. Isso não força fisicamente o alvo a ser dasabilitado, como um stun poderia, mas faz a melhor coisa proxima disso fazendo eles terem que lidar com alguem que foi desenhado para não morrer facilmente. E isso faz eles não lidarem com os alvos que eles queriam no time adversário.  Desse modo, os tanks dão CC no adversário simplesmente mudando o seu foco e sendo um enorme pedaço de carne no meio do caminho – esse processo se chama zoning.

Sendo um Tank efetivo para o seu time.

         Por os tanks serem aqueles que preparam os inimigos para serem mortos pelos outros – basicamente segurando o alvo com as mãos pra trás esperando alguem vir matar, é facil de entender que o que faz um bom tank não é só a capacidade de dar CC e zonear o adversário (por exemplo ultando em varias pessoas de malphite ou zoneando o adc por bastante tempo), mas sim fazer isso em conjunto com o seu time. Por exemplo, se a Leona alcança algum alvo prioritário com sua espada ela precisa que alguem também consiga chegar lá pois caso isso não aconteca o único beneficiário do stun da Leona é ela mesmo. Um plano melhor seria guardar o stun da leona levando uma  quantia em dano e só usá-lo quando o aliado chegasse. A mesma coisa ocorre com o zoning, só adianta zonear o adversário caso isso traga alguma vantagem para o time, caso contrário um 5x5 se tranformará em um 4x4. É importante que se zoneie um campeão feedado e fundamental para o time adversário caso o contrário esse processo de zoning se torna inútil.
            Ao zonear alguém, o principal não é tirar o alvo de uma área em específica (como por exemplo próximo do seu carry) mas sim conduzi-lo até uma área específica  (como por exemplo próximo de um baron nervoso ou de um campo minado do ziggs). Em uma boa composição de time, sempre tem duas pessoas que querem chegar a alvos de alta prioridade o que significa que sempre vai ter alguem que quer pastoriar esses caras para trás. [...]. Se você está lidando com um assassino então você vai querer conduzi-lo para fora do círculo do seu time, ao mesmo tempo que você quer que o seu assassino esteja dentro do circulo do outro time. Se é um ranged com alto dano, como por exemplo a Nidalee, você precisa fazer com que o seu time esteja em um lugar onde nenhum deles pare as lanças da nidalee com o corpo. Antes de dar um engage numa briga, você precisa saber que tipo de follow up (NOTA 1) você tem e aonde você quer zonear o alvo em questão. A escolha de trazer todos juntos para um combo do Ziggs inimigo e fazê-los se separarem para não levarem lanças da Nidalee é o que faz diferença no que diz respeito ao ganhar e perder.
            “Mas espere, como eu consigo controlar o adversário? Isso não é trabalho deles mesmos?” Na verdade sim, o alvo vai aonde ele quizer, as decisões são dele. Contudo, você pode influenciar severamente nessa decisão com um pouco de planejamento. Nautilus, e outros campeões com disruptura, podem usar as suas habilidades para controlar o movimento do alvo. Mas mesmo campeões com pouca disruptura podem usar seus corpos para guiar a direção do seu alvo. Digamos que eu seja um Malphite, eu sei que assim que eu ultar no time adversário a vayne do time deles vai ultar e dar uma cambalhota para tentar me dar kiting (NOTA 2)enquanto eu tento zoneá-la. Eu quero que meu ult atinja o máximo possivel de pessoas, mas enquanto elas estiverem no ar eu posso me mover na direção da vayne sabendo que ela vai dar o kiting indo para trás. Se ela der o kiting para trás ela vai se mover para onde exatamente eu quero que ela se mova, sendo esse lugar perto do combo de um Ziggs, de um Kha’zix ou na direção de uma lança da Nidalee. Ela então ou caminhará para uma armadilha mortal (embora ela nem reconheça isso) ou então vai dar o Q para cima de mim e pagará o preço de me enfrentar enquanto o resto do meu time continua se posicionando para pegá-la.  A verdade para cada tank que quer zonear – é tudo uma questão de se posicionar de um modo, como malphite ja diz, que coloque o inimigo entre uma pedra e uma escolha difícil. (NOTA 3)

Algumas últimas considerações sobre começar uma briga.

            Começar bons engages é uma boa parte importante de ser um bom tank. O objetivo de uma boa iniciação é fazer com que a sua equipe entre em uma luta com o pé direito já com algum tipo de vantagem. Isso pode ser algo simples como por exemplo iniciar em alguém próximo ou então  se é em alguem que você quer ou não, se você tem uma grande vantagem de ouro ou se eles tem habilidades importantes em cooldown (ult). Caso contrário, procure fazer a captura de algum alvo com poucas resistências, ou um alvo que já levou bastante dano e que precise ser flanqueado. Mas no fim das contas, como a luta foi conduzida muitas vezes é algo muito mais importante do que como a luta começou. Sendo um tank que segura o alvo para o DPS aliado, a iniciação é o que prepara o seu time para uma boa jogada, e saber que o seu time está contigo para acompanhar é vital.


NOTAS DO TRADUTOR

NOTA 1: Follow up poderia ser traduzido como “quem pode te seguir no engage”.
NOTA 2: Kiting é você bater, se distanciar no intervalo de tempo do cooldown do seu auto ataque e bater denovo repetindo o processo para sempre tentar manter uma distancia do alvo quando jogando de ADC.
NOTA 3: A expressão “ser pego entre uma pedra e uma escolha difícil” no inglês equivale ao que seria no portugues “ficar entre a cruz ou a espada”, “se correr o bixo pega se ficar o bixo come”. Essa expressão é a piada original em inglês do Malphite, como ela nao faz sentido se traduzida literalmente a piada do Malphite foi mudada para “agua mole em pedra dura e fim de papo” na tradução das falas dele para o português.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash