Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Controle de minions, aprenda um pouco sobre.

Se você quiser pode acessar esse post no site novo da Pwn3ed, clique aqui e acesse!


(as notas de tradução se encontram no final do artigo, o post original pode ser conferido em: http://cloth5.com/managing-minions-easy-techniques-to-memorize-and-utilize/ )

Administrando minions – técnicas fáceis de memorizar e utilizar

Eu volto das férias com um tema importante que eu mantenho me referindo na maioria dos meus artigos: o controle de minions. Eu gostaria de dar para você uma instrospecção do que eu entendo como controle de minions e alguns pontos para você lembrar e usar em todos os jogos, que te darão uma enorme vantagem quando o inimigo não está  usando. Para esse propósito eu coloquei alguns pontos fáceis de seguir e não difíceis de executar assim como uma maneira de usá-los.

O que eu chamo de “controle de minions”

Durante a lane, as principais ações que acontecem é farmar e trocar. É importante entender que ambos são altamente influenciados pelos “status” dos minions – pela sua posição, sua vida e seus números.  Especialmente no early game isto é um fator decisivo nas lanes.  Mas nas fases mais posteriores do jogo os minions são muito importantes para pushar as torres.
O que eu chamo de “controle de minions” é a habilidade de um campeão de mudar ou proteger o fluxo dos minions da lane, dada pelo seu conjunto de habilidades. O melhor cenário exemplo aqui é dar bastante dano rápidamente contra multiplos minions gastando relativamente poucos recursos, devido ao fato que isso da mais opções para você lidar com a situação dos minions o quanto mais você continuar na lane.
Isso pode ser um fator importante na escolha de qual champion pikar: quando você vai contra campeões como o kassadin e o warwick , é frequentemente uma boa ideia escolher campeões com habilidade em area de matar minions para pushar os seus inimigos para suas torres o máximo possível sendo que eles terão um trabalho difícil para dar last hits em baixo da torre. Isso é no geral bom contra qualquer campeão uma vez que a torre destroi sempre um ou dois last hits a cada duas ondas de minions, mas essa tecnica é muito mais devastadora contra champions que possuem controle de minions relativamente ruins.
Exemplos de campeões com um forte controle de minions: Riven (aoe sem custo de mana) Yasuo (aoe sem custo de mana) Ziggs (aoe massivo e rápido), Lissandra (aoe massivo e rápido), Singed (custo barato do aoe).
Exemplos de campeões com um controle de minions fraco:  Kassadin early game (alto custo de mana, aoe raramente disponível), Nidalee pré ult (sem aoe), Le blanc (escape = limpador de waves), Fizz (escape = limpador de waves e melhor habilidade de troca)
Lembre-se: quando você escolher um campeão, pense sobre a capacidade de controlar os minions e na matchup. A desvantagem de controle vale a pena pelo risco?

Negando ouro e experiência atravéz de um push programado.

Isso é algo que eu aprendi assistindo jogadores de alto nível, seja por streams ou via torneios.  Quando você for sair da lane, você quer que a menor quantidade possível de minions morra fora do seu alcance uma vez que cada vez que isso acontecer você ganhará menos ou e experiência.
Esse é um bom modo de ganhar vantagens sobre os seus inimigos em temros de cs: quando você souber ou desconfiar que o inimigo está saindo da lane (para farmar outros lugares, fazer roaming ou por wards) é bom para você se você pushar o mais rápido possível para acelerar o processo da torre matar os minions.
Para counterar isso, você deve tentar pushar a lane o mais rápido possível quando você pretende sair da lane – seu inimigo vai ter que matar mais minions quando ele for tentar empurrar os minions para a sua torre, te dando mais tempo para voltar para a lane sem perder muitos last hits.
Leambre-se: Pushar a lane sempre que você for sair, ir para a base, pegar os fantasmas, ou gankar em outra lane – isso é muito mais efetivo quando o seu inimigo demora tempo para perceber o seu plano.

Lanes pushadas e pressão pressão do jungler (geralmente top lane)

Esse conceito é muito relevanta na soloQ – o exemplo mais popular é do “droiddyrus” singed proxy e a discussão sobre a atenção do jungler.  Quando você está ganhando a sua lane você pode tentar pushar a lane para dar para o jungler adversário uma aparente boa opção de gank na sua lane. Se você fizer isso você assume um grande risco – quando você memorizar o tempo de recarga dos feitiçoes do invocador errado ou quando o jungler ja está com uma vantagem e da muito mais dano do que você esperava, essa aparentemente boa chance de pegar uma kill em você se transforma em uma kill garantida muito rápida.
A coisa mais importante nisso é o tempo. O melhor tempo para tentar forçar o jungler adversário ir para o top gankar é quando a sua bot lane acabou de voltar para a lane, o seu mid e o seu jungler estão proximos e o dragão está disponível. Quando o jungler adversário aparece no top o restante do seu time pode ir fazer o dragão enquanto tiverem o smite e vantagem numérica.
Isso funciona melhor com campeõs com boas maneiras de escapar de situações difíceis como o singed, o rengar e o kassadin pos 6.
Lembre-se: Pushar pode forçar o jungler inimigo a ir para a sua lane, e isso é ainda mais atrativo se você for o unico alvo para gankar devido à falta de alternativas. Quando o seu time entende que isto está acontecendo eles podem usar isto para criar mais vantagens. Use está tecnica somente se você souber lidar com o risco de ser gankado!

Visão atravéz dos minions (normalmente no mid)

Quando o seu time, especialmente o seu jungler, decide fazer uma ofensiva agressiva pelo território inimigo, normalmente é uma boa ideia pushar a lane. Isso remove um pouco do perigo do jungler inimigo e do mid inimigo gankarem o seu jungler quando ele passar por um ward. Ter uma lane pushada ainda tambem ajuda quando você for sair da sua lane para ajudar o jungler, desde que a sua lane ja esteja pushada quando você resolver reagir.
Lembre-se: Quando você vê um aliado entrar na jungle inimiga, pushar a lane é sempre uma boa ideia mesmo quando você não planeja sair e o seguir. A visão que os minions dão faz que seja bem mais fácil para o seu companheiro e você mesmo reagir ao movimento do adversário da lane (do mid).

Agressão com pushes programados.

Essa tática é muito forte e poucas pessoas a usam na solo queue no momento.  Eu vou te apresentar o princípio do “push lento” que é muito útil quando você pretende fazer o baron ou pushar no otro lado do mapa. Na solo queue, a maioria das pessoas tendem a pushar a lane o mais rápido possível para pegar o maior numero de last hits possíveis. Isso pode fazer o “push lento” difícil de ser executado. Explicar isso para o seu time pode fazer esta tecnica ser usável.
Quando você for pushar lentamente você mata só dois minions da onde de minions ou da um pouco de dano em cada um deles mas sem matá-los. Isso vai dar uma vantagem para os seus minions contra os minions adversários. Eles vencerão as brigas com os outros minions ao longo do tempo. Enquanto isso estiver acontecendo um monte minions seus irão se acumular e irão empurrar a lane pra frente. A massa enorme de minions que irá se formar será grande o suficiente para rapidamente derrubar torres e muitas vezes ser um perigo até mesmo para o inibidor adversário. Para abusar disso, você pode limpar a visão ao redor do Baron e pushar a bot lane lentamente, para esperar um campeão adversário ser forçado a ir limpar a onda de minions para o seu time começar o baron ou iniciar uma TF. Isto é bastante difícil de ser executado contra campeões com presença global, como o shen ou os que usam teleporte, mas ainda possível se você souber monitorar os seus cooldowns. Outro possivel uso para o push lento é pushar o top ou o bot e ir forçar uma outra lane em conjunto.
Pushes programados ainda são bastante importantes no early game, principalmente nos primeiros quatro niveis. Alguns campeões adquirem um grande potencial de pegar kills atravéz da vantagem de nível em relação ao adversário. A aplicação mais básica disso é fazer um all-in (NOTA 1) no nivel 2. Para abusar disso você deve atacar a onda de minions com auto ataques o máximo possível durante o nível 1. Pushar a lane nessa situação vai fazer você pegar nivel 2 antes do adversário. Um all-in instantâneo assim que você pegar nivel 2 pode determinar a sua lane bem no começo. Isso é bastante importante até o nivel 3 ou 4 (na verdade para todos os niveis, mas principalmente até o nivel 3 ou 4), dependendo do campeão jogado ou da habilidade escolhida. Eu mesmo raramente abuso disso no mid – eu prefiro jogar um pouco mais recuado quando percebo que o adversário está pushando para me dar um all-in, provavelmente ganhando alguma vantagem devido ao fato de ele estar avançado. Mas essa decisão sempre depende da matchup – quando você joga de Riven contra um Kassadin no mid não existe uma real desvantagem de ir em um lvl 2 all-in.
Lembre-se: pushar rápido por alguns segundos pode garantir um first blood fácil; saber isso é bastante importante para a sua agressão e reação à jogadas dos inimigos! Também, tente prever o futuro do movimento da lane antes que o avance.

                Uma questão de prática.  (NOTA 2)

                Em quanto todas essas coisas não são difíceis de executar, todas elas são uma questão de hábito. Quando você se acostumar a seguir esses passos em cada jogo lidando com minions você irá logo parar de pensar sobre isso e você vai exercutá-los assim como você executa last hits. Apesar de esses passos fáceis de aprender, eles podem ser bastante impactantes para a sua lane e para a criação da vantagem de ouro do seu time no geral, e isso faz esses passos serem algo que vale a pena aprender.

NOTAS DO TRADUTOR

NOTA 1: “All in” é uma expressão originada do poker quando você aposta todo o seu dinheiro em uma só jogada. No lol refere-se a ir pra cima do adversário com tudo.
NOTA 2: Achei um bom artigo, contudo, faltaram algumas coisas para ele comentar. O autor esqueceu de mencionar a vantagem que você adquire no poke quando uma lane estiver pushada já que muitas habilidades de muitos campeões são paradas por minions. Por exemplo: o Q do ezreal fica muito mais fácil de acertar se você pushar a lane já que o inimigo não vai ter minions para se esconder atrás. Além disso, ele também esqueceu de mencionar a vantagem de ter mais minions seus do que do adversário em uma troca, principalmente nos níveis mais baixos. Ir um x1 no top no nivel 2 com uma onda de minions a mais dando dano no adversário é algo que da uma quantia de dano significativamente alta para ser ignorada (eu diria que até uns 40%  de dano em alguns casos). Além disso, o autor esqueceu de mencionar uma informação importante sobre o nivel 2 e a sua experiência. Antigamente, e acho que ainda nada mudou, você alcança o nivel 2 depois que o primeiro minion da segunda onda de minions morre.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash