Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Eliminatórias norte-americanas: Análise dos Campeões.

Os Playoffs norte-americanos acabaram com a Cloud 9 no topo. O torneio foi um evento de 3 dias envolvendo os 6 melhores times norte-americanos.
Dezesseis jogos foram jogados, totalizando 160 picks e 96 bans.
41 campeões foram escolhidos, o que totaliza 36% do total de 114 campeões.

  • Os Bans 

Dois campeões ganharam o título de mais banidos, sendo eles Ezreal e Ahri com 10 bans cada um.
Muitos desses personagens são banidos por terem uma coisa em comum: Mobilidade.
Ezreal, Ahri, Kassadin, Zed entre outros, são todos "fujões".


Ashe está sendo banida justamente pelo sucesso da Cloud 9, sendo que o time conseguiu pegar ela apenas em 2 jogos e ganhou os 2.
Outros times conseguiram pega-la 6 vezes, e desses 6 jogos, ganharam apenas 2.

Campeões com ultimate global sempre são focados em bans, então é comum ver Karthus e Shen como top bans. Shen conseguiu 2-2, porém Karthus não teve essa sorte e ficou com apenas 29% de win rate, 2-5.
  • Os Picks
Elise foi o campeão mais utilizado, sendo utilizada 11 vezes. 5 das 6 equipes conseguiram pega-la, apenas a Curse não conseguiu colocar as mãos nela.

Os suportes favoritos foram Sona, Thresh e Zyra, que combinados participaram de 84% dos jogos. Foram altamente escolhidos por todas as equipes.



Não é surpresa ver a Zyra subir tanto como suporte devido ao sucesso da C9 com ela. Impressionante foi ver suportes como Nami e Lulu serem "extintos" pois foram utilizados apenas uma vez cada. Patoy usou o Fiddlesticks 3 vezes para a Dignitas, mas os 3 jogos foram perdidos.

Proibir a Ashe da C9 não foi um problema, pois eles podem simplesmente substituí-la por Varus, que tem um ultimate "parecido". A C9 joga com grande controle de grupo (CC) em todas as roles.
Dos ADC's, a Vayne teve o pior desempenho, vencendo 1 de 6 jogos.
Graves, Tristana, Ashe, Varus, Ezreal e Twitch venceram pelo menos 50% dos jogos, e a Caitlyn venceu 43% (3-4).

Zed tem sido banido frequentemente, e com razão... Ganhou 5 de 7 jogos que foi escolhido. Ahri também teve um ótimo desempenho, vencendo 3 de 4. Dentre os top perdedores da mid lane, ficam Orianna e Karthus, ficando ambos 2-5.

Para Top, Rumble era o rei, vencendo 6 dos 6 jogos que foi escolhido. Foi banido apenas uma vez, contra a Cloud 9, que pegou Zac em seu lugar. Vladimir foi banido contra Dyrus nos três jogos contra a Cloud 9.
Um rei do SoloQ foi escolhido duas vezes por Voyboy, Tryndamere. Porém os dois jogos foram perdas.



Na jungle, vimos a Rainha Aranha ganhando 8 de 11 jogos dos quais foi escolhida (73%). Quando ela era banida, em seu lugar era utilizado o Nocturne, mas apenas Meteos (C9) conseguiu brilhar com seu Tanky-Noc. Também vimos Jarvan, porém ele ganhou apenas 2 jogos de 5.
  • Picks + Bans

10 Campeões compreendem 50% dos Picks e Bans. Sona e Ahri cada uma representam 14 vezes.
No Bot, a concentração dos campeões foi Sona, Ashe, Ezreal e Thresh.
Já no Mid, vemos Ahri, Zed e Karthus.

  • KDA
Zyra superou o KDA com 8,14 seguida de Caitlyn com 7,19 e Varus com 7,11.
Elise ficou com 5, em 10ª melhor posição.

Como Lulu e Nami foram pegas apenas uma vez, e as duas venceram a partida, seu KDA facilmente fica entre os 10 primeiros. Caitlyn mesmo perdendo 4 de 7 jogos ficou com um KDA melhor do que qualquer campeão "não suporte". É realmente impressionante a Caitlyn ter esse KDA, pois ela foi escolhida geralmente pelas equipes perdedoras, e acabou ficando na frente de Rumble que ganhou 6 de 6 jogos no qual foi escolhido, ficando com a 5ª posição no KDA.


  • Vencedores

O Campeão com o maior percentual de vitória foi Rumble, 100%. Foi escolhido 4 vezes pela Cloud 9 e 2 vezes pela Team Solo Mid,
Zyra e Ahri tiveram ambas 75% de win rate.
Elise e Zed vem com aproximadamente 70% cada.

A Cloud 9, juntando as escolhas, pegaram Elise, Zed, Zyra e Rumble 13 vezes, totalizando 52% dos 25 campeões escolhidos em todo o torneio por eles.

Apesar de esses 4 campeões estarem entre os top picks da C9, apenas Zed e Elise estavam entre os 10 mais banidos. Rumble estava em 18º e Zyra em 13º.


  • Perdedores

Ashe, outro favorito da C9, ficou com apenas 50% das vitórias.
Thresh e Sona ficaram com, respectivamente, 44% e 40% de vitórias.
Nasus foi pego 7 vezes, mas ganhou apenas uma de 7.
Fiddlesticks pego 3 vezes, perdendo as 3, assim como Tryndamere e Evelynn, ambos pegos 2 vezes e perdendo as 2.


Com apenas 16 jogos disputados, a amostra é pequena para se estudar. As equipes tem composições diferentes, e também estilos e mecânicas, e isso não significa que as composições determinam o vencedor.
Essas estatísticas não querem dizer que campeões como Vayne, Nasus ou Orianna se tornaram ruins de repente, eles apenas não se adequaram as composições utilizadas nesse torneio.

Tradução realizada pelo Pwn3ed

Fonte e créditos às imagens: Jukenation

Share:

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Vc vai, COMPRAR a ashe, comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar comprar

      Excluir
  2. Muita gente ai vai comprar respectivos champions e vão fedar pa carai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faço pra dar um like aqui?

      Excluir
    2. Kra sempre escolho meus champs de acordo com o competitivo alguns não me adapto bem... mas no mundial de 2012 comprei Karthus e Ez pelo que vi e meu karthus ehh foda não me considero um bom mid laner até pq jogo basicamente com ele, jogo mais de jungler mas meu karthus está com 100% de wins em soloq...

      Excluir
  3. é muita informação pra minha cabeça processar

    ResponderExcluir
  4. prevejo nerf no rumble e nos outros 24 campeões

    ResponderExcluir
  5. Rumble vai ser um dos ultimos champs q eu vou comprar, não sei usar ele huehuehue

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash