Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Artigo do Pwnblico - 5 coisas que todo suporte deveria saber sobre seu ADC!

Com a ideia iniciada pelo nosso companheiro @margodofwar com seu tópico: "5 coisas que todo ADC deveria saber sobre seu suporte", eu venho tentar complementa-la com um tópico que diz o que os suportes deveriam saber sobre seus ADC's. (Agradeço ao @margodofwar pelo tópico criado e a nossa querida Rioter @Aylinn, que deu a sujestão desse tópico num dos comentários xD)

1. Conheça os ADC's! - Conhecer o ADC que você vai suportar é muito importante numa partida, pois certos suportes se dão melhores com alguns ADC's do que com outros. Por exemplo um Taric que pode stunar seus alvos para uma Vayne tentar usar seu stun logo em seguida, ou para que ela se salve de uma investida inimiga facilmente já que sua range é baixa. Ou usar sua ult para aumentar o dano dela quando ela estiver atacando o inimigo e principalmente quando ela também usar sua ult. Quem quer jogar de suporte precisa saber se pode ser um suporte agressivo ou um suporte que joga recuado quando está acompanhando seu ADC na bot lane, e isso depende muito de quem é o ADC. Abuse da range alta de uma Caitlyn pra ficar na frente dos minions pressionando o outro ADC para que o mesmo recue e farme menos.

2. Saiba quando partir pra cima! - Certos ADC's precisam de algumas coisas importantes para que ele possa pegar uma kill com sucesso e sem dificuldades com a ajuda do suporte. Pergunte ao seu ADC se sua barreira ou seu flash já recarregaram se ele os usou recentemente. Cuidado caso ele esteja com um HP muito baixo, as vezes, mesmo com uma investida bem sucedida que pegue o inimigo de surpresa, não é o suficiente para que o seu ADC mate, fazendo assim com que o inimigo revide e acabe levando a vantagem. Veja se a diferença de nível entre o seu ADC e o ADC inimigo é favorável ou não. Se o ADC inimigo tem mais nível, com certeza ele tem mais dano e mais pontos nas skills, o que é uma grande desvantagem para o seu ADC. Alguns ADC's são mais fracos na lane phase que outros, e uma vantagem em nível e itens pode não ser o suficiente para que seu ADC pegue a kill.

3. Wards! - As vezes não é simplesmente wardar, certos ADC's precisam de wards em lugares estratégicos para que possam se sentir mais confortáveis na lane. Coloque Ward nas brushs se estiver jogando com uma Vayne, ela stuna quando o inimigo é lançado contra a parede, e grande parte das vezes ele é stunado nas paredes das brushs por ser uma parede bem maior facilitando assim o stun. Porém ao entrar na brush a visão sobre o inimigo é perdida, o que pode causar a falha de uma investida bem sucedida. Também é bom para ADC's com bons pokes como Ez e Varus, e pokar o inimigo quando ele entra na brush é uma vantagem muito grande. Coloque uma detectora bem no meio da lane se estiverem jogando contra um Twitch, caso ele fique invisível não irão perder visão dele, e o meio da lane é o lugar mais estratégico e onde se consegue a visão mais privilegiada.

4. Compare o farm do seu ADC com o do ADC inimigo! - É muito importante fazer com que o seu ADC farme bem, e caso ele não esteja conseguindo, não o ofenda ou reclame, pois a culpa não é dele. Se o seu ADC está com dificuldades em farmar, tente ser um pouco mais agressivo, tente pokar o ADC inimigo um pouco mais, fique na frente das skill shots que param no primeiro alvo quando elas são direcionadas ao seu ADC. Não é fácil se posicionar pra farmar e ainda desviar dos pokes inimigos, as vezes o minion que precisa de last hit está bem mais recuado que o lugar onde seu ADC está.

5. A build de suporte depende não só do time, mas também do seu ADC! - Alguns suportes se dão bem com alguns itens e com outros não, mas alguns itens são indispensáveis, como quando, seu ADC foca crítico em sua build, e faz apenas um item de roubo de vida, um Aralto de Zeke seria um item perfeito para preencher esse ponto fraco do seu ADC. Ou como quando seu ADC gasta muita mana no early game, fazer um Manipulador de de Mana entre os primeiros itens seria muito bom.

6. Suporte seu ADC amigavelmente também! Quando seu ADC pegar aquela kill ou escapar a salvo de um gank, diga "boa jogada". Se ele estiver morrendo, não o culpe, diga "Vamos melhorar nesse ponto", "Jogue com um pouco mais de cuidado". Dar KS no seu ADC é algo que acontece normalmente, e ADC que é ADC não reclama de KS's eventuais, mas um pedir de desculpas sempre melhora o clima e o faz ter mais confiança em você, e melhor que isso, da a certeza de que você não fez de propósito e que vai tentar não fazer o mesmo da próxima vez.

Acho que é isso, se alguém quiser acrescentar algo fique a vontade, eu posso adicionar ao tópico e colocar os nomes :3
A ideia original como eu disse, é do nosso amigo @margodofwar, então podem dar os créditos totalmente a ele. Se ele não tivesse criado aquele tópico, sabe Deus quando eu teria a ideia de criar algo assim xD.

Desculpem pelo sexto tópico, eu me esqueci que eram 5 kkkkkkkkkkkkkkkk

~"Os ADC's carregam os jogos, os suportes carregam os ADC's" \o

Bom, eu vi umas dicas muito boas nos comentários que eu não coloquei na postagem, e como foram dadas por mais de uma pessoa, vou só coloca-las aqui e já agradece-los pela ajuda. Algumas foram:

1 - Quando for wardar o rio ou algum lugar longe de seu ADC, sinalize ou avise-o pelo chat, para que ele possar recuar ou te acompanhar ao invés de ficar sozinho na lane desprotegido.

2 - Pergunte ao seu ADC como ele quer que funcione a lane phase, se ele quer ser agressivo e focar em pressionar a torre inimiga ou focar em farm e jogar safe. Vai evitar muitos desentendimentos entre o support e o ADC.

Texto escrito pelo Invocador samukazangetsu, entre no post e dê um mais se gostou do post do cara ;)

Link
Share:

41 comentários:

  1. Isso devia aparecer quando alguem pegar supp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rioooot, leia aqui.

      https://www.facebook.com/reddotrandom
      http://reddotrandom.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. menos o thresh.por que o thresh ai bem com todo mundo :v

    ResponderExcluir
  3. Pois é ai o meu ADC morre por ficar indo pra cima sozinho , eu digo pra ele
    "Cara não vai pra cima sozinho por favor , me espera ", ai ele solta um lindo , belo e educado , cuida do seu jogo que eu cuido do meu... daonde eu vou tirar vontade de dar supp pra um adc desses '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou o cara da dive e diz que tu não fez nada... é foda mesmo :\

      Excluir
  4. um bom support tem idea de qndo volta as summoners dos inimigos, ou seja, um bom support conhece o seu adc e o adc adversario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso são dicas pra um suporte que esteja começando, acha mesmo que alguém que joga há tipo 6 ~ 10 meses vai ter noção de quando volta as skills dos inimigos?

      Excluir
  5. Como mando um artigo pro Pwn3ed?
    Acho essa linha de 5 coisas interessante (mesmo essa tendo 6), acho engraçado o povo sempre age como se adc e suporte meio que brigassem entre si, poxa, não vejo desse modo, assim como acho que o jogo não é focado apenas na bot lane. Acabei de perder uma ranked onde o suporte do outro time foi o melhor jogador, o adc deles não sabia farmar, ficava puxando a lane e tomando ganks, perdeu a torre, e nem level 6 eu tava, e eles ganharam, pq o suporte soube virar o jogo =/

    ResponderExcluir
  6. Só acho mancada n colocar 5 COISAS QUE O ADC DEVERIA SABER SOBRE O SUPORT U.U pq tem adc que acha que suport tem que fazer tudo, e agradecer adc? adc agradece suport? alguem agradece suport? u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas ja tem 5 coisas q o adc precisa saber do supp

      Excluir
    2. Ta manjando em champz? O primeiro post da "serie 5 coisas p saber sobre" foi "oq um adc precisa saber sobre seu sup" '-'

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado mesmo por esse post, tem coisa que realmente vc precisa se informar melhor pra se tocar, nunca perguntei pro ADC que tipo de lane phase ele queria. São toques pequenos que fazem diferença mesmo, continuem assim, é realmente bom ver que se preocupam com o tão complicado BOT ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei a publicação muito útil. Nunca tinha parado para pensar que é melhor eu escolher meu suporte dependendo do adc que for escolhido antes, apesar de já ter percebido q c alguns adcs me saio melhor com o Thresh e com outros com a Sona. Vou dar uma estudada no assunto!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sempre sou um suporte amigável, quando dou KS eu sempre peço desculpa, mas sempre tem aquele ADC que fala "ah #@$, suporte lixo, só da ks, sei que não foi sem querer" e 'mimimi', isso chega a ser muito irritante. E sempre pego um suporte que combine com o ADC, tipo Sona e MF, mesmo que peçam para eu pegar um outro suporte, eu prefiro que a escolha seja minha, assim me sinto mais tranquilo na lane com um suporte que já sei jogar do que ficar tenso sem saber o que fazer com um que o ADC pediu mas que eu não conheço bem as mecânicas. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está coberto de razão amigo... é bom tentar não ser counterado e tentar focar uma sinergia principalmente quando se não tem uma gama grande de supports q vc domina....

      COUNTER = EARLY GAME... depois disso não existe mais counter...

      então se vc souber jogar vai conseguir lidar com o counter jogando mais recuado ou utilizando qualquer outra técnica... e no final... a sua confiança e maior habilidade com esse champ q vc escolheu vai fazer a diferença!

      boa sorte!

      Excluir
  11. Tudo isso é muito bom na teoria... uma pena que na prática não aconteça nem um pouco...
    Minha main é adc e tenho jogado de suporte e entendo bem os dois lados...

    ResponderExcluir
  12. Aos ADCs: aprendam que suporte tem uma visão de jogo melhor, já que tem de focar menos o farm e mais os inimigos. Se o seu suporte pinga para você recuar, RECUE! O suporte tem uma visão mais ampla, se ele pingou é porque ou as skills do inimigo fornecem grande risco para um ADC sozinho na lane ou a ward venceu na bush do rio e/ou no próprio rio, o que significa que um gank pode vir a qualquer momento.

    Aos suportes: não tenham medo de se sacrificar pelo ADC, você está ali para isso, o que não significa que você deva salta sempre na frente da TF para salvar aquele ADC suicida, é melhor um ADC morto que um double kill. E não banque o esperto pegando Lux ou Nidalee, não adianta fazer build AP sem comprar 1 ward sequer, você estará sujeito ao stun de uma Leona ou puxão de Blitz/Tresh. Se não consegue entender a função primordial do suporte, é melhor dar quit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até tua primeira dica ia te dar os parabéns... mas sua seguinte foi totalmente inútil....

      em primeiro lugar... deve-se evitar morrer... seja vc como suporte quando como ADC... se jogar na frente do ult da cait pra morrer pra salvar seu ADC está certo... agora se jogar no meio da galera pq seu ADC é suicida não está certo pq vc vai estar dando margem pra não somente matarem seu ADC como te matarem.... daí a tragédia pode ser e na grande maioria das vezes vai ser pior do que seria se só o ADC morresse.

      grande parte do sucesso do jogo está em conquistar a maior parte do ouro em farm e não em kill... portanto... garanta q ele farme e evite q tanto ele quando vc morram... se não além do farm do inimigo ser melhor ele vai conquistar mais dinheiro e a diferença só vai crescer.

      assista um campeonato ou uma stream de algum kra de elo alto que vc vai ver que um first blood demora a acontecer e dificilmente alguém se sacrifica pra matar outro a não ser q tenha certeza q vai conseguir salvar pra deixar todos vivos ao invés de dar 1 kill de graça pq alguém fez alguma estupidez!

      Excluir
    2. Na verdade tu não discordou do cara em nenhum ponto, ele inclusive falou que é melhor um adc morto do que um double kill .-. da próxima vez lê melhor antes de criticar

      Excluir
    3. Na verdade a segunda dica tá certa e errada.

      Suportes devem morrer pelos carrys deles. Isso é um conceito desde o Dota. Suporte não dá gold extra por killing spree e nem perde tanto com falta de XP e gold, comparado a um ADC. Então, se alguém tiver que morrer pelo time, esse alguém vai invariavelmente ser o suporte. O que não significa que ele vai ser kamikaze, lógico, mas na situação do ADC levar um ult que mataria ele, o suporte tem que entrar na frente e proteger ele, situações assim.

      Excluir
    4. Agora discordo sobre Lux e Nidalee, são dois suportes muito bons, principalmente a Lux, que é cheia de crowd control e se beneficia de CDR para usar eles, sem muito custo de mana.

      E outra coisa, não da pra se basear em jogos de campeonato para a solo queue. É outra maneira de jogar. Solo queue é uma coisa, torneio é outra bem diferente. Torneio é jogo de time que treina junto, que da os calls sabendo o que o outro pode fazer.

      Excluir
    5. Mas veja o que eu disse: "E não banque o esperto pegando Lux ou Nidalee, não adianta fazer build AP sem comprar 1 ward sequer". Não estou questionando o sujeito pegar Lux ou Nida e sim fazer isso e jogar bot como se estivesse no mid.

      Excluir
    6. Acho que o suporte não precisa se sacrificar por ninguém.Quando estou com um, procuro ajudar meu adcarry a escapar e fujo também. Se você precisa se jogar nos caras com uma placa escrita AQUIII PEGUEM O KILL, é por que ou você ou o adcarry se posicionaram errado, mas tão errado que não deu pra fazer algo além disso...

      Excluir
    7. Acho que o suporte não precisa se sacrificar por ninguém.Quando estou com um, procuro ajudar meu adcarry a escapar e fujo também. Se você precisa se jogar nos caras com uma placa escrita AQUIII PEGUEM O KILL, é por que ou você ou o adcarry se posicionaram errado, mas tão errado que não deu pra fazer algo além disso...

      Excluir
    8. Nah, eu digo assim, por exemplo: um gank que o duo ta mal posicionado na lane, ou seja, um 3x2. Tu ta de suporte, os caras vão certamente focar teu ADC. Tu vai obviamente fazer o maximo possivel para sair vivo, mas se eles forem pra cima do teu ADC, tu vai ter que interceder de modo que ele viva e você sofra o dano ou morrer mesmo. Como eu disse, não é se suicidar. Claro, em casos que ele ja está praticamente morto, aí paciência, mas se ele tem uma chance de escapar sendo que vai custar a tua vida, dê a tua vida por ele.

      Excluir
    9. Paulo, pior que uma vez eu peguei uma Nidalee de 'suporte' e ela fez build de mid e acabou carregando o jogo, ela pegou as kills e a gente ganhou a lane, depois foi dar roaming auhauhauhauh eu tive que farmar todo o mid game pra integrar as TFs no late por isso, mas ganhamos xD

      Excluir
    10. Não é tão simples. Um gank bem executado tira qualquer chance de retaliação, mesmo que você coloque ward no rio, nada impede que o jungle venha de sua torre aproveitando os minions avançados. O maximo que você pode fazer é tentar salvar o ADC, se não der jeito, fuja e deixe ele para morrer.

      Excluir
    11. Ah, e as vezes o certo é tu basicamente fazer uma placa escrito 'peguem aqui o kill', pq dar engage no suporte é um call totalmente errado dos caras. Eles dando all-in no suporte significa que os carry vão bater livre sem preocupação de tomarem skills por alguns segundos :3

      Excluir
    12. Não é simplesmente 'deixe ele morrer'. Como eu disse, um suporte morto é melhor que um adc morto. Um adc morto perde gold de 1 ou 2 waves, perde XP, ou seja, ele fica muito atrás num momento do jogo que ele não pode ficar, principalmente em relação ao outro adc. Ja um suporte não perde muita coisa a não ser xp, o que ja é planejado, um suporte geralmente fica 1 lvl abaixo do adc em lane.

      Exemplo: um adc começa a trocar com outro adc, os suportes dão os engages... de um lado, o suporte se matou para o adc ficar vivo, enquanto do outro lado, o suporte ficou vivo e o adc morreu. Qual lado tu acha que tem a vantagem? :P

      Excluir
    13. Ricardo,

      Já joguei contra uma Lulu que fez full AD e ela levou o time. Não tinha como solar ela, na hora que ia morrer, usava o mofar e a gente fica inutil por quase 2 segundos, não mais que suficiente para ser free kill...

      Problema que ela roubava todas as kills, no fim o ADC deles [uma Tristana] matou apenas 5, e foi uma partida longa.

      Excluir
  13. bom post, devia ser declarado utilidade Publica (Y)

    http://reddotrandom.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/reddotrandom

    ResponderExcluir
  14. Não quero desmerecer a iniciativa e a qualidade das dicas... todas são importantíssimas realmente.... parabéns!!.... mas de onde que vocês BR´s tiram "BRUSH" velho?

    MOITA = BUSH!!!!!!

    se vão usar os termos em inglês... não tornem os BR´s ainda mais ignorantes e passem os termos corretos fazendo favor!


    outra dica....

    LANE PHASE = Fase da (ruelas, pistas, viela e blabla)

    LANEEEEEE não LINE, LAINE e etc....


    vai ter uma cambada de orelhudo que vai reclamar q eu estou reclamando dessas coisas pq não entendem o quanto é importante pelo menos escrever corretamente e vão continuar o resto da vida escrevendo(VOSE, NOÇA, SERTO e etc)

    não estou pedindo pra ninguém aprender inglês... só estou pedindo pra escreverem os termos corretamente já que querem utilizá-los.


    bjunda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. eu to cansando de te ver criticando as pessoas sem nem pesquisar pra ver se as tuas críticas estão corretas. http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Brush

      Sim, é lane phase, nesse sentido tu tá correto, mas o propósito da comunicação escrita é nos fazer entender sem precisar da fala, por isso não precisamos escrever "inimigo missing in action" e podemos escrever mia, se o cara escreve line fase, sim, vale a pena tu corrigir ele, porque talvez em um jogo no na ele não seja compreendido, mas se tu entendeu, e todo o teu time entendeu o que ele quis dizer não há motivo pra ficar brabo com isso, ainda mais por ser uma palavra em inglês. Até o próprio GG já se tornou "acabou o jogo, vencemos" ao invés de "bom jogo"

      Read more: http://www.pwn3ed.com/2013/09/artigo-do-pwnblico-5-coisas-que-todo_18.html#ixzz2fL9Qdnbm

      Excluir
    3. tá ok... concordo q errei na brush... oq não entendo tb... talvez seja coisa de BRzisse tb....

      mas não concordo com essa de entendi tá de boa...

      não to dizendo q fico bravo e chingo ele ou faço alguma coisa errada pq ele falou errado...

      só me irrita por tornar culturas erradas comuns.... nessa de entendi tá de boa que só falam tudo errado....

      discordo do kra parar o jogo pra ficar ensinando... esse tipo de coisa se explica aqui... fora do jogo... in game é lugar de frases curtas e somente em momentos essenciais... in game não é lugar pra ficar lavando roupa suja

      Excluir
    4. aaa... esqueci de comentar essa de GG....

      sim... GG virou um amontoado de "terminar o jogo" com "bom jogo" com "se fode seus noobs"

      eu já bloqueei chat all pq o time inimigo diz GG quando o meu time tem 3 feeders e 1 AFK/leaver

      pq quando escrevo GG é pra significar q realmente foi um bom jogo... disputado e respeitado entre ambos os lados.... oq faz +ou- uns 10 meses q não jogo.... sempre tem um BR pra xingar, pra se achar, pra zoar e etc

      Excluir
    5. GG não é usado só no LoL, alias, GG existe desde o tempo do Quake. :P As vezes é uma maneira educada de dizer que o jogo foi bom mesmo com 4 afk e a pessoa fez o que podia.

      Excluir
  15. Sempre tento ser o mais amigável possível com os suportes, se ele não está wardando, pingo e peço para ele wardar lá, peço para ele agressivar, ou só me deixar farmar, e sempre que me dá ks e pede desculpas eu digo : "Que isso cara, suporte precisa de gold tbm". Eu nunca me dou mal com meu suporte se pelo menos educado ele for ^^. Mas realmente precisava de um guia de 5 coisas para o adc, e as 5 deviam dizer VOCÊ NÃO CARREGA MAIS O JOGO, VOCÊ NÃO É MAIS O CENTRO DAS ATENÇÕES E SEM VOCÊ O TIME VENCE ENTÃO DEIXE DE SER ARROGANTE, OU VOLTE PARA A SEASON 1. kkkkkk'

    ResponderExcluir
  16. Sempre deixe no Chat o tempo aproximado que a Ward inimiga vai acabar, sempre que o suporte inimigo perder uma ward, entrar no rio e afim, é sempre bom escrever o tempo estimado que ela acabará, qualquer coisa você aperta o Z e expande o Chat para consultar o tempo. Claro, levando em consideração que o chat não está uma feira total.
    Exemplo:
    w1 1030
    w2 1100
    wd 2220

    Ward 1, ward 2 e ward dragão.
    Se quiserem podem abreviar com localização
    (R)rio, (rd)rio dragão, (b1 e b2) Bush 1 e Bush 2.

    O bom disso é que se o seu carry se ligar, ele mesmo pode consultar, mas lembro, isso não é infalível, assim como nada no LoL é. Porém, isso ajuda muito na hora de se "arriscar" chegar perto da bush para jogar uma ward.

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash