Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Tópico Spotlight - Analisando a Super Week da LCS NA

Esse tópico foi criado por Yohan Leafheart no fórum BR e para quem quiser acessar o original, aqui está o link, vamos ao tópico:


Olá a todos,

Estamos entrando na última semana da LCS tanto Europa como América do Norte. E eu resolvi fazer algo que já queria ter feito no split passado. Dar uma analisada no que podemos esperar, que times devem passar, e que posição podemos esperar. É tudo um pouco especulativo, mas acho que vale a discussão. Cada time abaixo vai usar o mesmo template.

[{POSIÇÃO} NOME {RECORDE}]
[TIMES A ENFRENTAR {RECORDE-VS}]
[ANÁLISE]

Em vermelho estão aquelas que considero as partidas mais importantes da super week.

América do Norte

A LCS NA é a mais "desequilibrada" das duas competições. No topo da tabela você tem Cloud 9 que parece simplesmente imbatível, enquanto no fundo você tem Velocity E-sports que infelizmente não se achou durante a competição. NA também é a região com algumas coisas já definidas: Cloud 9 é o seed número 1. Vulcun é praticamente o seed número 2, e Velocity já está no Promotion Qualifier, e provavelmente como seed 8. Mas o meio da tabela é um caos. Dois jogos separam o número 3 (CLG) do número 7 (Coast), e com 5 jogos para cada time, qualquer coisa pode acontecer.

1º - Cloud 9 [21-2]

Enfrenta: Vulcun[2-1], CLG[2-1], DIG[3-0], CST[3-0], TSM[3-0]
Cloud 9 chega na semana desejando apenas testar estratégias novas e melhorar o próprio ranking. O time está garantido em número 1, e não pode ser alcançado por ninguém, mesmo que termine 0-5 esse final de semana, dessa forma não está lutando por nada. Mas ainda assim, podemos esperar que o time vá lutar para vencer todas afinal não quer terminar o split perdendo muitas partidas e chegar meio down nos playoffs. Mas, das partidas que faltam acontecer, estão os dois times que já conseguiram vencer C9, Vulcun and CLG, mesmos assim, C9 é o grande favorito.

2º - Team Vulcun [15-8]

Enfrenta: C9[1-2], DIG[3-0], CST[2-1], TSM[1-2], VES[2-1]
Vulcun chega na Super Week precisando de apenas 1 vitória para garantir a segunda posição e a presença no Spring Split da Season 4. Mesmo que que o time perca todas as partidas, ou DIG, ou CLG, ou TSM teriam que ganhar todas as suas partidas para Vulcun cair para número 3, e como os três enfrentam Cloud 9, a chance de Vulcun não ser o seed 2 é praticamente 0. De qualquer forma o time está garantido nos playoffs. Vulcun tem a sua segunda partida contra Dignitas, time que já venceu nas outras três oportunidades.

3º - Counter Logic Gaming [11-12]

Enfrenta: CST[0-3], C9[1-2], VES[1-2], CRS[1-2], DIG[2-1]
CLG está atualmente em terceiro pelos critérios de desempate apesar de ter o mesmo recorde de DIG e TSM, e assim como eles precisa de 3 vitórias para se garantir nos playoffs. O problema é que eles tê uma Super Week dificilima pela frente, enfrentando apenas 1 time contra o qual possuem um recorde vitorioso (Dignitas). De qualquer forma a dois jogos que são essenciais para CLG, Coast e Curse. Como os dois se enfrentam na super week, apenas um deles pode chegar a 14 vitórias, o outro no máximo indo a 13. Idealmente, por causa de desempates, CLG gostaria que Curse ganha-se de Coast. Assim, se CLG ganhar de curse, e por acaso acabarem empatados no final da semana, eles disputariam uma partida de desempate, caso fosse Coast, CLG ficaria em sétimo.

4º - Dignitas [11-12]

Enfrenta: CRS[1-2], VUL[0-3], C9[0-3], VES[3-0], CLG[1-2]
Dignitas, diferente de CLG também torce por uma vitória de Coast contra Curse, já que está 3-1 contra eles, mas 1-2 contra Curse. Conseguir três vitórias se provará extremamente difícil, então é provável vermos Scarra e compainha lutando pelo sexto lugar, a não ser que tirem algum coelho da cartola. O head-to-head com CLG no último jogo de ambos no Split pode tanto decidir posicionamento na tabela, quanto até a ultima vaga aos playoffs.

5º - Team Solo Mid [11-12]

Enfrenta: VES[3-0], CST[3-0], CRS[2-1], VUL[2-1], C9[0-3]
Apesar de estar atualmente em quinto devido aos critérios de desempate, TSM é o time que tem o caminho mais tranquilo pela frente para chegar aos playoffs, e provavelmente ficar com a terceira colocação. Das cinco partidas restantes, apenas contra Cloud 9 TSM não possui um recorde vitorioso, não só isso, mas não perdeu nem para Velocity nem para Coast nesse split. A não ser que Reginald entre nas partidas em parafuso novamente, como semana passada, espere uma semana tranquila de TSM e a terceira vaga nos playoffs.

6º - Team Curse [9-14]

Enfrenta: DIG[2-1], VES[2-1], TSM[1-2], CLG[2-1], CST[2-1]
De primeiro colocado em quase todo o Spring Split, para lutando para chegar aos playoffs no Summer, Curse ainda não conseguiu se adaptar corretamente, apesar da sinergia entre COP e Edward ter melhorado sensivelmente nas últimas rodadas. Curse ao menos tem a 'sorte' de que mais da metade das suas derrotas (8/14) foram para Cloud 9 e Vulcun, que eles não enfrentam mais. Das partidas restantes, apenas contra TSM eles perderam mais do que ganharam. Mas a pressão de precisar vencer na super week e não ficar em sétimo pode afetar os nervos do time. A última partida é contra Coast, naquela que pode ser a decisão para ver quem fica com a sexta colocação.

7º - Team Coast [9-14]

Enfrenta: CLG[3-0], TSM[0-3], VUL[1-2], C9[0-3], CRS[1-2]
De segundo colocado no Spring Split para penúltimo no Summer, coast caiu vertiginosamente nessa temporada, principalmente porque os demais times aprenderam a focar ZionSpartan. Mais da metade das vitórias de Coast (5/9) foram com o Zion jogando de Riven, então esperem esse ban continuando. Don'tmashme não tem jogado muito bem, e isso tem atrapalhado o time. Coast tem um tarefa muito difćil para não ficar em setimo. Dos 5 jogos restates, apenas contra CLG eles possuem um recorde vitorioso, e mais do que os demais times na lista, dependerá muito dos outros para conseguir passar aos playoffs.

8º - Velocity eSports [5-18]

Enfrenta: TSM[0-3], CRS[1-2], CLG[2-1], DIG[0-3], VUL[1-2]
Mapple street e co não tiveram um Split nada bom. Atualmente no fundo da tabela, o time apenas um remotíssima chance de não ser o último colocado (precisa ganhar todos os jogos e torcer para Curse perder todos os seus jogos, o que levaria a uma partida de desempate. A um outro caso mais raro que pode resultar num playoff com empate triplo entre VES-CRS-CST). Tendo recentemente perdido Vileroze, o time tem que focar apenas em treinar para Promotion Tournament agora.

Especulações Gerais

Baseado nas informações acima podemos traçar alguns cenários interessantes. Vamos ao mais simples de todos. Suponha que todos os trendings atuais continuem, ou seja, se um time está atualmente está 2-1 ou 3-0 contra um time, ele vai vencer a partida seguinte. Como terminaria a temporada?

1º - Cloud 9 [26-2] (5-0)
2º - Team Vulcun [18-10] (3-2)
3º - Team Solo Mid [15-13] (4-1)
4º - Team Curse [13-15] (4-1)
5º - Counter Logic Gaming [12-16] (1-4) (CLG vence DIG no critério de desempate)
6º - Dignitas [12-16] (1-4)
7º - Team Coast [10-18] (1-4)
8º - Velocity eSports [5-23] (0-5)
Há algum outro cenário que vocês gostariam que eu analisa-se? Ha interesse na mesma análise para o LCS EU?

Especulação rodada a rodada

Uma coisa boa que a Riot fez nessa Temporada, foi garantir que a cada grupo de 4 jogos, cada time jogou 1 vez, fazendo assim dentro de cada dia uma série de rodadas. A super week terá efetivamente 5 rodadas. Abaixo vou colocar rodada a rodada o que pode acontecer e tentar pensar alguns cenários interessantes. Por questão de sanidade mental vou focar apenas em resultados possíveis nas duas primeiras rodadas, apesar de que vou deixar as outras rodadas no post.


Rodada 1
CLG VS CST
DIG VS CRS
VES VS TSM
VUL VS C9
A rodada 1 não tem como definir muita coisa. Vulcun, se der um upset em Cloud 9 garante a segunda posição e a presença na Seaso 4. TSM pode sacramentar Velocity em último lugar.


Rodada 2
TSM VS CST
DIG VS VUL
CLG VS C9
VES VS CRS
A rodada 2 já torna as coisas um pouco mais interessante, e tudo vai depender de Coast. Se Team Coast começar 0-2, é bem provável que quase tudo esteja definido ao final dessa rodada.

- Se Curse começar 2-0, não precisa mais se preocupar com os jogos contra TSM e CLG, basta vencer Coast que está garantido nos playoffs.
- TSM já estará garantido nos playoffs (Coast não tem mais como passar)
- DIG precisará ter vencido ao menos um dos seus jogos para também estar garantido.
-CLG precisa vencer os dois jogos, isso acontecendo também está garantido.

Ou seja, é possível que, para decisão de vagas nos playoffs, depois da segunda rodada, apenas o jogo entre Curse e Coast na rodada final valha alguma coisa (os demais seriam apenas para decidir a posição e os confrontos)

Rodada 3
VUL VS CST
C9 VS DIG
VES VS CLG
CRS VS TSM

Rodada 4
CST VS C9
DIG VS VES
VUL VS TSM
CRS VS CLG

Rodada 5
VES VS VUL
DIG VS CLG
CST VS CRS
C9 VS TSM
ANÁLISE ESTATÍSTICA

DISCLAIMER: Eu não sou estatístico, sou programador, então não esperem uma análise muito complexa. O código é simples e as coisas foram calculadas na força bruta mesmo. E viva o quad-core :)

Com um pouco de tempo na mão eu resolvi analisar todos os casos possíveis que podem acontecer na Super Week. Basicamente eu peguei as 20 partidas, vi todas as combinações de resultados possíveis (são 1.048.576), e a partir deles calculei qual a chance de cada time chegar aos playoffs simplesmente contantando em quantos casos eles estão acima da sexta colocação. É claro que há o caso do empate.

Como funciona em caso de empate?

Em caso de dois ou mais times empatados a Riot criou uma série de regras de desempate. Por essas regras pode acontecer de ser necessário um playoff para decidir a ordem das equipes. No caso mais simples, se dois times estiverem empatados em número de vitórias, você olha o head-to-head deles. Se um time tem um saldo vitorioso (venceu ao menos 3 das 4 partidas) ele fica na frente do outro. Se for empate (cada um venceu 2) eles vão jogar uma partida de desempate e quem ganhar fica na frente.

No caso de 3 times é um pouco diferente. Se um time tiver saldo vitorioso contra os outros dois (ou seja, ganhou ao menos 3 partidas de cada um), ele é considerado a frente dos outros, que então usam a regra de desempate de 2. Se nenhum time tiver essa superioridade, os 3 jogam um mini-playoff. Para quatro times a lógica é a mesma.

Por que estou falando issso? Porque ao rodar o programa descobri que há cenários que podem chegar até a ter 4 times empatados disputando vagas. Descobri também casos nos quais Velocity pode sim se classificar, mesmo que dependendo dosmini-playoffs para isso.

Explicando os números

A análise vai ser "inocente", dando para cada time 50% de chance de vencer a partida (ou seja, ignorei o histórico até agora). Isso permite olhar todos os resultados possíveis, mesmo que, na realidade, alguns deles sejam muito pouco prováveis de acontecer. Para cada cenário, se o time se classificaria aos playoffs, ele ganha 1 ponto, para cada empate ele ganha 1/(números de times empatados). Esse valor

Por exemplo, digamos que em 10 configuração, para Curse aconteça:
5 - Fica em 5+ e vai aos playoffs
2 - Fica empatado em sexto com cst e tem que jogar um desempate
1 - Fica em sétimo e fora dos playoffs
2 - Fica em um empate triplo para decidir uma vagas

Pontuação final 5 + 2*0.5 + 2*0.33 = 6.66/10*100% => 66.6% de chance de chegar aos playoffs

O resultado
Mas afinal o que os números dizem?

Chance de cada time chegar aos playoffs
C9 - 100%
VUL - 100%
DIG - 97,72%
TSM - 97,24%
CLG - 94,32%
CRS - 61,99%
CST - 49,27%
VES - 0,75%
Nada de muito diferente do que imaginávamos, Curse realmente tem mais chances do que Coast e Velocity tem chances ínfimas. Mas e os empates? Será que vamos precisar de mais jogos?

Chance geral de precisar de um desempate: 11,40% (119.597 casos)

O mais engraçado é, que se houver empate existe 99,32% deles Curse estará envolvido. É, parece que não será fácil mesmo para Voyboy e compainha. Em quase 20% das possibilidades, Mesmo que não sejam eliminados de cara, ainda vão precisar jogar algum playoff. No único possível empate que há que não envolve Curse, envolveria CLG e DIG decidindo a última vaga.


Necessidade de desempate por time
Ou seja, qual é a chance de, ao final da temporada o time ainda tenha que jogar algum jogo de desempate.

C9 - 0%
VUL - 0%
DIG - 0,29%
TSM - 1,69%
CLG - 0,34%
CRS - 11,32%
CST - 8,01%
VES - 1,50%

Mini-playoff entre quatro times

Sim, pode acontecer de sim de precisarmos de um desempate entre 4 times. A chance é realmente ínfima, mas existe. Em ambos os casos 1 dos times ficaria fora. Seriam eles:

CLG-CRS-DIG-CST => 0,056%
CLG-CRS-DIG-TSM => 0,0017%

Ééééé. Acho que realmente não vai acontecer. E bem mas fácil acontecer no EULCS.

Share:

3 comentários:

  1. parabéns , deve ter sido trabalhoso esse post xD espero que curse se qualifique xD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, longo pacas, mas assim que é bom.
    Alguma chance de sair algo parecido para o cenário europeu por aqui?

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash