Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

terça-feira, 4 de junho de 2013

Artigo - Meta-game, a estratégia por trás de todo o jogo

O que é Meta Game?

Meta game é uma estrategia padrão em um jogo, no League of Legends, esta estrategia está vinculada em como dispor a equipe nos campos da justiça e quais os principais objetivos no decorrer do jogo, sendo estes ( Dragon, Baron, torres, kills e creep score ).

Portanto a estrategia mais utilizada por todos é chamada de meta game atual, que é também baseada na estrategia usada pelas equipes estrelas nos campeonatos de League of Legends.

O meta game atual portanto é o considerado mais eficiente, essa estratégia também tem o nome de Meta Zero CS e está em vigor por mais de 1 ano.

Neste meta temos um jogador indo na top lane, normalmente bruisers (personagens que causam dano mas aguentam bastante dano também), um mid lane do qual normalmente causa dano em burst (uma quantidade grande de dano de uma só vez) sendo ele ap ou ad, um jungler (caçador da selva) de derrota os monstros neutrais da jungle e causa ganks para desbalancear as lanes e um duo bot, com um AD Carry ranged que farma e um Support que o ajuda na lane e não farma (por isso o meta é chamado de Zero CS).

Porque o meta é importante?

O meta surgiu com os jogadores profissionais, isso não foi uma invenção da Riot e ele é simplesmente a forma mais segura de se vencer um jogo.

É importante salientar, jogos competitivos de verdade não procuram a forma mais fácil de vencer, procuram a forma mais segura, LoL não é um jogo onde o mais importante é matar e sim um jogo onde que morre menos tem mais chances de vencer.

Esse meta game que usamos até hoje foi criado no final da Season 1 inicio da Season 2 e persiste até hoje, mesmo existindo o Swap de lanes e outras estratégias o meta-game continua sendo o mais usado e obviamente porque continua sendo o mais seguro.

É possível quebrar o meta-game?

Sim, é possível, mas nem sempre aconselhável, você jogar um jogo junto com seus amigos do qual vocês não seguem o meta-game é totalmente possível e as vezes até fácil de se ganhar, ou até mesmo um normal game sozinho onde você conversa com seu time é bem plausível, mas em uma partida ranqueada solo queue, é algo totalmente desaconselhável e porque acarretar no seu banimento, lembre-se que uma das chaves para vencer um jogo de League of Legends é a comunicação, se você pega o que você quer, simplesmente, sem ao menos se comunicar com o seu time, um banimento faz bastante sentido, isso é uma atitude tóxica, embora muita gente não entenda isso.

Ter um meta-game é bom ou ruim?

Não é bom ou ruim, é simplesmente necessário, não há como existe um jogo sem meta-game, eu, faz um tempo, achava ruim existir o meta-game, achava que ele havia tirado a diversão do LoL, mas depois entendi, que ele é necessário e mesmo que esse meta-game de agora acabe, outro surgiria no local para ser o "meta atual".

Como sempre comentem, quero ler o que vocês pensam e fazer uma conversa construtiva nos comentários com vocês.

Se quiserem curtam a minha página no facebook:

http://www.facebook.com/KenHarusame

e a minha página de narração com o P3po, aqui vamos fazer sorteio de RP toda a semana junto com a Neon Computadores então fiquem ligados ^^:

http://www.facebook.com/KeneP3po

E se gostaram do texto, podem colocar onde quiserem, só deixem os devidos créditos a Pwn3ed e as minhas páginas, é uma sacanagem achar eles em outros lugares sem crédito algum, isso não te torna esperto, te torna somente um completo idiota.


Btw, já estou com dois textos basicamente prontos para mandar para vocês aqui no site, eles falam sobre o verdadeiro elo hell o Gold V e um outro sobre o Draven e porque vale a pena se banir ele em partidas ranqueadas.



Share:

51 comentários:

  1. Meta game acho desnecessario pelo fato de podermos ter um jogo de boa se cada cumprir com suas obrigações como wardando e trabalhando como um time, nao vejo razão em ficar um cara chamado de suporte q fica sem farm e precisa mendigar wards... perdendo assim um potencial dano extra pro time e o tornando mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fizer isso, vai mudar o meta, mais ainda assim será um meta... hauaahuah

      Excluir
    2. mendigar wards ? tu joga mesmo lol amigo ? ta sabendo muito do game

      Excluir
    3. Dependendo do game tu vai ter que escolher entre ficar até os 30 min de game com uma bota e itens inacabados e wardar bem, acho pessimo esse dever que foi imposto à apenas um membro do time... claro existe gente com noção e ajuda, mas na maioria dos casos nao acontece isso e o supp se fode

      Na vdd nao seria Cesar, pois meta seria como um modelo a ser seguido... nao acho q exista uma maneira, acho o uso desse termo errado e discordo mortalmente do "metagame" atual

      Excluir
    4. Eu tb pensava assim logo q comecei a jogar e com o tempo fui percebendo q n da pra ganhar um jogo ( supondo q os jogadores tenham o mesmo nivel )sem um support, ele eh fundamental no time pois eh ele qm vai ficar do lado do ad carry o protegendo e salvando os carrys da backlane com suas skills q nao sao focadas em dano e sim em desbalancear um time seja stunando, dando slow, fear, ou seja la oq for... Alem dq suas builds normalmente sao focadas em dar uma "mao" a mais na hr da tf. Eh muito mais vantajoso vc ter por exemplo uma vayne e uma sona na bot lane dq 2 adc farmando... afinal, qm nunca perdeu um jogo por causa daquela ult roubada dela? ou qm nunca ficou com raiva daquele fear de uma eternidade d um Fiddle? ou ate dos multiplos cc's da leona? Support eh com ctza de extrema importacia no jogo.

      Excluir
    5. ele nao disse que nao tem importancia, mas cortar o farm do sup o deixa fraco,muito mais fraco do que poderia ser, ainda mais que sendo a função que ganha menos gold, tendo a função de gastar mais gold (wards) e os itens de sup tambem não são nada baratos, se tem pressa em deixar o carry forte, por isso ele fica com o farm, mas uma build de suporte nao é tão mais barato do que de um carry.

      em um jogo parado, onde o first blood sai lá pelos 10 min de jogo, ou numa lane muito passiva no early (sona e vayne, ambas nao tem força no early) o suporte fica sim fraco, e é necessario sim ser carregado, por que a unica fonte de gold do sup é o sup, e se isso nao ocorrer no jogo, ele simplesmente se torna um peso morto.

      é tanto uma lane necessaria, como uma desnecessaria, em certos termos.

      Excluir
    6. Sem falar que, 2 ADCs farmando = Gold dividido por 2 pessoas, e nenhum suporte pra fazer o maravilhoso dever de suporte de carregar o carry.

      1 ADC e 1 suporte, não é "negar gold pro suporte e deixar ele se fuder". É simplesmente 1 cara que tem skills pra dano então ele fica com o farm e gold, e 1 cara que não precisa de tantos itens pra ajudar pacas. Por exemplo um fear, um slow, um stun, não tem item que aumente a duração disso. Logo suportes com CC já são fortes sem muito item, só precisam de resistência.

      Eu sou suporte e não acho que seja prejudicado. Só todo mundo dar valor não só a nós, mas a cada membro do time, pois cada um é único. O jogo não depende só do ADC e APC, o jungler também é fundamental, o suporte, o top, todos.

      Excluir
    7. Nego não tem noção de como é ser suporte e fala mal da posição lol

      Excluir
    8. Verdade sem contar que a pedra filosofal faz bastante gold então ele acaba bastante gold se vcs não viram tem um canal do Siv HD ele fez a pedra numa ashe e farmou e conseguiu fechar varios items então e bastante gold per sevond então a meta do zero cs tambem tem quebras como se adc sai da lane o supp temque farma no lugar se não e gold perdido

      Excluir
    9. lol cara que coisa bronze vc falou agora hue hue hue hue hue

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Bom eu jogo de suport e o que voce disse não tem nada a ver...
      A questão de ser mais caro já está errado, wards tem um custo / benefício muito bom, São baratas e ajuda bastante , e sem contar que um bom suport muitas vezes não precisa de muitos itens.
      Então antes de falar de uma role, jogue nela , ou pelomenos procure entendela
      por que suport com farm é um adc mais fraco...

      Excluir
    12. Quanta asneira, cara. Suporte é a minha role principal, e certamente tu não sabe como jogar ou como funciona jogar de suporte.

      Runas de gold + masteries de gold por segundo e gold com pokes e tu juntar uma graninha pra uma philo em menos de 10 minutos. Tu não precisa de mais gold do que isso para fazer um ótimo papel no jogo. Suporte tem que usar bem os disables e nenhum item no LoL consegue melhorar isso.

      Excluir
    13. Também jogo de support e com minhas runas de Gold por Segundo, acabo muitas vezes com mais gold que o mid lane e o top lane. Não farmar não é e nunca será um empecilho para um bom suporte.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso não é metagame cara, isso é team comp. Tomando wow como exemplo, 1 tank 1 healer e 3 dps é o metagame, ter um Druida balance, um bruxo demon já é team comp, no caso da MF AP, ela seria um mid burster (muito bom se quer saber), mas ela ainda é dentro do meta.

      Excluir
    2. Cara esse negocio de mf ap ou arhi adc e so break the build no quer dizer que esta quebrando o meta

      Excluir
    3. quebrar o meta eh por exemplo:
      em uma partida o time for:
      2 jungle
      2 bruisers, 1 sola bot e o otro sola top
      e um adc mid, AD MSM.

      isso jah nao eh um meta, a n ser q varias pessoas a usem tbm, entendeu?

      & F0D4SS3 0 P0RTUGU3S

      Excluir
  3. Pra mim Metagame é necessário para um jogo ranqueado solo queue como você disse... Se você estiver com time completo de amigos, pode tentar variar sim. Pense assim:

    Função do suporte é wardar, mas todos podem comprar wards ou até responsabilizar um membro da equipe para wardar em maior número sem ser suporte.

    ResponderExcluir
  4. Funçao do suporte é ser babá.

    ResponderExcluir
  5. O difícil é que a turma pensa mais ou menos assim:
    -Suporte
    Função:
    Curar todos no mapa(sem ser soraka),dar escudo em todos no mapa(sem solari e em locais distintos),ter 3 ou mais cc's para o ADC quebrar o inimigo,ter gold infinito para wards(muito embora precise que seus aliados matem para fazer dinheiro) e tankar mais que o solo top(mesmo sem itens).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém que finalmente disse algo realista sobre o pensamento do TIME a respeito do suporte.
      Na boa, acho muita perda de tempo tentando explicar vantagens de meta, de cada player em sua lane. Não precisam de mais esclarecimentos porque a maioria sabe muito bem sua função, o que falta mesmo é cooperação, pró-atividade e principalmente bom senso por parte dos players.

      O caso do suporte é um extremamente debatido, porém NINGUÉM muda a postura. O jungle early game que é incapaz de carregar uma ward e uma pink sobrecarregando um suporte que não consegue se mover na lane pq o adc tá recuado é um exemplo, o cara não ganka pq tem uma pink no rio que o jungle do outro time colocou. Custa muito pinkar, fazer uma cera e depois gankar? O top que sai base e não leva uma única ward, é sapecado em gank e ainda reclama que o suporte que ainda tá em lane fase não wardou o top dele.

      É interessante ver como jogadores amadores metidos a pró-player só absorvem o que lhes é conveniente. Tanto campeonato e o time INTEIRO warda, reveza oracle e quando vc tenta trazer isso para a realidade de jogadores amadores, o povo reclama litros chamando suporte de preguiçoso, mão de vaca. Aí rola TF, suporte não tem nem bota de CD, não tem uma Egide e ninguém sabe porque. São bobagens, em partes sim. Mas bobagens que fazem toda uma diferença numa TF.

      Enquanto não mudarem a mentalidade de conveniência para absorção de informação, poderão passar uma eternidade falando, debatendo sobre meta, roles, funções que nada mudará e o elo hell resistirá absoluto sobre tudo e todos.

      Excluir
    2. Pior é top e mid que saem da base sem 1 ward sequer, são gankados e reclamam pro jungler do time "kd vc".

      Jogo de suporte e jungler, olha 2 posições mais sofridas viu.

      Mas é isso que tu disse, concordo 100%. Todo mundo conhece o meta e sabe o que deve fazer, só que ninguém faz.

      Excluir
    3. Top que não sai da base com pelo menos 1 ward e não compra wards a cada recall, em plena season 3? Nossa, achei que isso não existia mais. :P

      Excluir
    4. Paulo devo admitir que vc ta certo na maioria dos casos. Nao e o meu caso. Mid é o meu elemento. Sempre começo com 2 wards no minimo. Ps sou pt e jogo no euw


      Apesar de ser pt leio o blog diariamente parabéns aos criadores e aos postadore. Adoro mesmo.

      Excluir
  6. Disse tudo Ken, agora tenta falar isso pro Gradash...

    ResponderExcluir
  7. Eu acho q o meta game é muito importante principalmente pra quem tá começando a jogar, mas acredito que o grande segredo é que ele deve ser maleável. Variáveis como mobilidade dos campeões e mesmo a habilidade de cada jogador deve ser levada em conta quando se monta uma estratégia de jogo. Um jogo dual top com shen é tão pior que o meta game? Não vimos em lugar algum support e adc na mid lane a alguns dias atras (ou a troca de lanes não é uma variação do meta-game?)! E aquele push fudido com trio top/bot, com a lane recuada na outra lane? Muitas vezes um early game fora do meta acaba mudando muito o rumo do jogo. Como já foi falado aí encima, acho que a grande sacada é combinar com o time e jogar todo o time junto mesmo q não seja a estratégia mais jogada. Uma vez li algo interessante de lol (acho q até aqui no pwn3ed) dizia: "É melhor o time todo seguir uma estratégia ruim, do que cada um tentar uma boa estratégia"

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. E aqueles dois artigos que eu enviei, nao rola publicar? Desculpe mandar aqui mas ja enviei uns 3 emails pra vc sem mais resposta, vc tinha me dito que iria dar um parecer.
    meu email é o don_poseidon@h
    faz umas semanas que mandei o arquivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deve ter chego, se não teria sido respondido.

      Excluir
    2. Vou enviar novamente entao, tenho um artigo sobre meta game e um sobre funcoes do jogo. Agora que voce ja postou um sobre meta game, talvez o outro seja interessante. Estou encaminhando para o email disponivel no contato, valeu!

      Excluir
  11. Joguei com meu pre-made hj com o meta q vimos da Taipei Assassin's
    3 Supp,1 Adc ranged e 1 jungle viável e q tenha cc (Nunu solo top,lulu mid,Naut Jungle,e foi Vayne e thresh bot)efim ganhamos 3 e perdermos 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ainda é o mesmo metagame, apenas com champions diferentes.

      Um metagame diferente seria uma trilane como existe no dota, com 2 suportes e 1 carry no bot, por exemplo.

      Excluir
  12. Qual era o meta antes desse atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase igual, só que o adc ia mid e bot ia dois mages.

      Excluir
    2. o jungler normalmente era assassino

      Excluir
    3. eu lembro q quando começei a jogar meu primeiro champ era a ashe e eu sempre tinha q ir mid '-' fedava muito e era xingado, porem uma vez tinha uma akali top e uma cass bot com um rammus, o rammus e o mundo deu dc, soh fikou eu e akali e cass, eu tava muito ruim pq era iniciante, MAS EU TENHO ORGULHO DESSA AKALI E DESSA CASS, dps q os 2 kito, cass e akali fikavam sempre farmando na jungle perto d mim e quando alguem bvinha perto d mim elas vinham u d cada lado e matava todo mundo, teve uma hora q elas deram ace, n foi penta, d=foi 2 double(1 foi meu ks kk) e killem spre da akali


      mas serio, cass ultava e dava dano em area e akali pulava e pampampam xD

      akele tempo tinha muito jogadores q jogavam pra valer e se divertir, porem hj a maioria eh troll e kiters q fedam d proposito, antigamente era ultrarraro alguem kitar (acima do lvl 10/ iniciantes kitam muito entao da um desconto neh ^^),pelo menos no meus jogos.

      Excluir
  13. Você tem o mesmo problema de dislexia escrevendo que eu, haha. Mas é um texto bastante claro e explicativo.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom artigo =]. Bom existem diversos metes, esse foi o dito melhor pois: 1 burst pra queimar rápido o inimigo, ele fica no mid por assim ficar proximo ao blue e por ser a lane mais curta(um gank pode ser frustado quando vc perde 90% do seu hp num combo). alguns falam de mobilidade pra ir em outrar rotas, mas ai eu não sei. 1 tank iniciador (top ou jungle) que será o primeiro a entrar na TF. um bruiser pois ele sera o brother que andara no meio da galera indo em direção ao carry pra mata-lo. um DPS e um cara que cause grande desmoralização apenas com a skill

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente Ward é barata, vc ganha o dinheiro de uma andando pra sua torre, então não deixe de compra-las. Para os que não repararam o ultimo é o suporte, ele não tem que ser tão rico pois o forte dele são habilidades, não sua durabilidade ou dano. Os itens de suporte geram GPS e vc tem de ter runas de GPS pra ficar melhor ainda, alem do mais, suportes com ranged podem ganhar dinheiro extra batendo nos inimigos como deve ser =].

      Excluir
  15. tenho acompanhado todos os topicos seus Ken, bem... so agora resolvi fazer oq vc disse a alguns topicos atras e vim dar minha força, posso nao estar demonstrando, e sei como isso faz falta, entao, além de sempre apoiar daqui, de tras do pc, vou tentar sempre vir aqui trocar uma ideia :D

    ResponderExcluir
  16. Ótimo artigo. Vai esclarecer muita gente sobre esse 'bicho de sete cabeças' que é o meta-game atual (inclusive para alguns membros do portal que ainda não entenderam a importância dele - sem citar nomes mas todo mundo sabe quem é).

    A questão é que, apesar de cada um ter sua função ao longo do jogo, a do suporte ainda é a que mais gera dúvidas. Vi gente comentando que suporte tem que farmar, pq precisa de gold... não é bem assim.

    Um suporte pode ter 0 cs e ainda fazer um ótimo papel, pois ele depende mais dos disables dele do que de dano. Uma Leona não precisa dar dano, ela pode sair da base penas com wards e mais nada, chegar na lane, aplicar um stun bem dado no ADC inimigo e deixar o próprio ADC fazer o resto do trabalho. "Ah mas se ela farmasse ela seria ainda mais util, imagina só" isso é uma falsa verdade: os ratios de dano da Leona são baixos, o que deixaria ela pouco mais forte mesmo com mais ítens (ela é útil pelos disables, e isso não tem como amplificar por ítens). É essa a razão de um suporte não precisar farmar na grande maioria das vezes. E outra, wards são baratas, pessoal. Suporte não tem que apenas wardar, ele tem que cobrir as necessidades do time, e na maioria das vezes envolve wards, mas é algo que todo o time pode e deve comprar.

    Sobre a diversão, algo que... aquele membro da Pwn3ed sempre diz, que acabou com o metagame... caras, isso é tão idiota quanto parece. Um jogo de xadrez não deixa de ser divertido apenas por tu não poder usar torres para andar em diagonal, nem futebol deixa de ser divertido por tu não poder colocar 2 goleiros. O fato é que num jogo de time, cada um tem sua posição, e isso não retira a diversão, apenas coloca uma dose de estratégia. O metagame atual visa tirar proveito máximo dos champions nas roles que eles caem melhor também.

    Enfim, acho que falei bastante. Parabéns pelo artigo, Ken. :)

    ResponderExcluir
  17. Coloca menos vírgula ai cara, que isso

    ResponderExcluir
  18. eu queria ver um texto sobre como era a composição dos jogos antes desse meta game atual...

    ResponderExcluir
  19. me fez lembrar de quando eu falava "TANK BOT" e iamos eu e me amigo no bot, eu de Yorick e ele de lulu, na epoca, se me falasse em meta game eu perguntaria se e de comer.
    sem nos davamos bem pois os " carinhas que atacam de longe"(como falavamos) nao causavam dano em mim, nao nos importavamos se o suporte farmava pegava kill, etc...
    hj em dia, se eu falar "TANK BOT" me chingam ate o furebis fazer bico, nao nos deixam nos divertir(partida normal),nao pensam na diversidade de lanes e roles que tais campeoes podem ir... eu ja fiz yorick mid, deu muito certo, nao morri uma unica vez, ja fiz Zilean adc, uma maravilha porque anjo guardiao é para os fracos...; ja fiz trundle adc, coisa linda tbm...;
    Enfim, so quero dizer que, o pessoal nao aceita sair do meta game, pois se sentem seuros demais, nao pensam em criar um outro metagame que countere esse atual, imagina so a beleza um adc no top com uma espada do rei destruido, um jungler bot, ja que quando seu jungler for gankar serao 2 ganks em 1...
    esses sao exemplos, que fico estranhando ninguem er pensado em tantas possibilidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pq eu fiz 1 vez Tristana AP solando top e ganhei de uma Irelia que eu vou dizer que isso é viável, cada situação é específica, depende do teu skillplay e o do oponente. É divertido fazer Veigar AD, por exemplo (stun + AA com crit de preferencia) e etc, mas tem que avaliar como tu vai conseguir tirar máximo proveito da capacidade de cada champ, em cada situação que surgir.

      Excluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash