Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Artigo do Pwnblico - Surrender, aceitar ou não, eis a questão.



Opa, tudo tranquilo? Venho aqui por meio desse texto, "explicar" quando é hora do seu time dar surrender, na verdade, não é explicar, são dicas de quando não tem mais jeito de vencer e já está na hora de partir pra outro jogo...

1º - Tudo que você deve analisar

Primeiramente você tem que olhar pra todo o jogo, não só pra um ponto, por exemplo:

"Bot feedou, GG." ou "First Blood, GG." Já ganhei jogos, lanes, troca de dano, por que meu farm / champion / ou até eu mesmo era melhor que o cara (sem querer me glorificar). Vou explicar logo abaixo.

Olhe pra todos os fatores do jogo:

  • Objetivos principais e obrigatórios (Torres, Inhibitors...)
  • Kills (obviamente) e First Blood.
  • Farms (Não adianta você ter matado muito se o seu adversário tem o dobro do seu farm, uma conta básica pode ser feita:
  • 20 farms = 1 kill) Se você tiver 200 de farm e 0 kills, enquanto seu adversário tem 100 de farm e 3 kills, você tem totais
  • chances de vencer.
  • Assists (Tente pegar o máximo de assists possíveis pro seu time, pois é um gold extra, que simplesmente some se você "solar" um adversário).
  • Gold global: Dragon e Baron (Isso inclui Torres, etc...). Kill não é tudo que tem no jogo, Dragon é o mesmo que uma kill pro seu time todo!!
  • Objetivos secundários, também inclui Dragon e Baron, mas eu me refiro à jungle. Atrapalhando a Jungle inimiga, você atrasa muito o outro jogador, e se conseguir roubar alguns buffs então...
  • Shutdown (Neutralizado), as vezes o jogo pode estar praticamente igual em outros fatores e vocês estão perdendo em kills, mas, sempre deram aquele shutdown em um inimigo, ganhando um gold extra... conta MUITO!
  • Já falei do Farm?
  • Ganância, confiança, isso interfere muito no jogo, não se "afobe", jogue com calma.
  • Posicionamento. Se você é ADC, NÃO FIQUE NA FRENTE DO TIME, NÃO STARTE A TEAMFIGHT! Isso pode acabar com todo um jogo, ainda mais uma TF no Late Game. Vocês é Squish (papel, morre rápido), você não ataca o último do time inimigo, você ataca quem está mais perto, pois você não tem resistência suficiente pra ficar perto dos inimigos.
  • Noção de jogo. Quase a mesma coisa do posicionamento, mas o item de cima eu me referia à batalha. Nesse caso, você deve entender que quando o time inimigo pode fazer o baron, você não deve aparecer sozinho na bot lane... Se tem risco deles fazerem o baron, procure ficar perto, junto do time, não entregue de graça o baron!
  • Acho que eu esqueci de falar do farm...




2º Todos os fatores influenciam em tudo

Resumindo, não se baseie só em um fator, já joguei muito ranked que falavam "CARA, A GENTE TÁ QUASE IGUAL EM KILLS" e o outro time tinha levado todas as torres, inhib, 2 Baron, 7 Dragon... Aí não tem mais o que você fazer, amigão!
No começo do jogo, use a força do seu inimigo contra ele mesmo (mas espera, como assim?). Ele vai ficar confiante, vai começar a agressivar muito contra você, peça pro jungler "campar" a lane um pouco, é possível que o seu inimigo comece a "divar" em você, use a força dele contra ele mesmo!!

First Blood não significa GG, ainda mais se o inimigo não voltar base, você pode comprar itens e voltar stompando ele, é quase igual o que falei, "use a força dele contra ele mesmo".
Viver é mais importante do que matar, se você estiver com Killing Spree, GODLIKE, Legendary, seja lá o que for, você vai dar gold bonus pra quem te matar. Não compensa.

Veja como está a sua COMP, se o seu time é mais late game, early game. Champions como Akali, Vayne, Yi AD, tendem à escalar muito bem pro final do jogo, então se esse for o seu caso, farme com calma e fique grande!!



3º Afinal, dar ou não surrender?

Repitindo, você tem que saber todos os fatores do seu jogo antes de resolver dar surrender, nessa hora você tem que ser bem racional e não emocional, você pode estar perdendo em kills mas pode ter mais torres, mais ouro global... Se você assiste stream deve ver bastante isso, X time está "perdendo" para Y time, mas tem mais gold, =O, como assim? :P

Não ligue muito se o seu time está perdendo por pouco, ainda mais se a sua comp for de late game! Vocês vão ficar monstros. Mas basicamente, tente não dar surrender, jogue até o final e tente ficar com um score beeem bonito! :D

Se você acha que o jogo está muito perdido, espere um tempo, as vezes o inimigo vacila, começa a "se achar" de mais e acaba se matando, basicamente, "nunca" dê surrender, o LoL, é um jogo que quase nunca está definido...

Já tive muita vontade de desistir em vários jogos, que acabei ganhando, estava muito perdido mesmo, meu time não aceitava... eu comecei a me irritar, no final a gente ganhou e eu fiquei com um score bem suave :P.



4º Chega de viver, vamos dar surrender.

Já deixei de ganhar jogos umas 2 vezes, por que os caras eram tão trolls, tão idiotas, que não mereciam vencer... Aí já é com você também, se vale a pena perder por que os outros não merecem vencer :P.
Depende um pouco da sua visão do jogo agora, pense, se o seu time não entende as calls, começa a se matar, não anda junto, suas chances diminuem cada vez mais, imagina o seu ADC indo bot farmar quando o inimigo está fazendo baron... É complicado.

Quando você encaixa uma TeamFight PERFEITA, onde todo mundo acerta as skills, onde vocês estavam na vantagem, tipo um 5x4, em baixo da torre, com vários disables, mas vocês conseguem perder, aí amigo, não tem mais jeito mesmo.

Se não da nem mais pra sair da base, eles já levaram as torres até algum inhibitor, vocês nem conseguiram as 3 primeiras, não da pra sair da base por que os minions inimigos pusham a lane muito forte, também é uma boa hora pra dar surrender.

Em outras palavras mais simples, se vocês estão numa vantagem enorme, muuuuito grande durante a TF, mas conseguem perder, não tem mais jeito, é extremamente raro de conseguir virar o jogo, a falta de habilidade ou "entrosamento" dos jogadores tornam as coisas muito complicadas.

Neste momento o melhor mesmo é aceitar a derrota e partir para outra.



5º Dicas pra fazer um jogo da horinha, bem na moralzinha =P.

Se você estiver perdendo a lane, fique na defensiva, não avance! Já perdi muito jogo assim... Se você está em desvantagem na lane, NÃO TENTE MATAR O INIMIGO, é extremamente comum minha bot lane estar perdendo e sempre que eu olho pra eles, estão de baixo da torre inimiga.

Insanidade é fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes, se você está em desvantagem, morre até na SUA TORRE, por que você vai divar na torre inimiga? Você vai estar cada vez mais em maior perigo!
Se tem algum troll no seu time, um afk, um quiter, espere só um pouco pra ele voltar, caso contrário, ele vai ficar muito atrás e não vai conseguir recuperar o jogo.

O Trash Talk é algo que atrapalha a maioria dos times, não fale no ALL, desabilite pra prevenir, só diga coisas importantes, como avisar MIA, avisar que estão fazendo o baron, avisar pro seu colega fazer tal build, agir de tal maneira. Isso é muito importante.

OBS: Caso ele reaja de maneira negativa, é muito comum isso no servidor br, do tipo: "Hey cara, faz essa build aqui, pá pá pá", então ele responde "VAI SE FUD*R FILHO DUMA P*TA, CUIDA DO SEU JOGO, QUE EU CUIDO DO MEU, FAZ SUAS MERD* AE...", simplesmente ignore-o, continue seu jogo, depois reporte, mesmo que não adianta de nada, reporte ele, depois de certo tempo ele vai ser
banido.

Acho que isso é tudo que posso falar :P! Espero que tenha ajudado, nos vemos nos campos da justiça! :D

OBS 2: Ah, eu já falei que é importante farmar?



Texto por: Mateus "psiuZin" Lippstein


Share:

27 comentários:

  1. Voce esqueceu de falar que é importante farmar rsrs

    ResponderExcluir
  2. Bem, para quem ta iniciando ranked é um ótimo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas oq wards tem haver com "se devo ou não aceitar surrender" ? =P mas oq ele esqueceu dfala foi dos farms

      Excluir
    2. Eu acho wards importantes nesse tipo de situação. Elas podem te ajudar a armar emboscadas se alguém do time inimigo se separar, tentar roubar baron ou dragon, conseguir avançar lanes farmando mais e etc.
      Visão do jogo é fundamental tanto pra dar uma virada quanto pra não levar uma virada.

      Excluir
  3. Essas dicas de surrender no geral só valem para as ranqueadas a cima do Prata, porque? Simples, além de tudo é preciso ter habilidade para vencer um oponente, você vence um counter do seu campeão na pura e simples habilidade, e isso engloba farm, percepção de jogo, como você confronta as situações no jogo, já no Normal, Ranqueadas Prata e Bronze geralmente a habilidade do time vencedor é MUITO superior a do que está perdendo (Quantos jogos pra você já terminaram com 40 x 20, ou 15x2, e raramente 35x36, 44x43?).
    Já a cima disso já há um "pareamento" na maioria das vezes, logo, um time com uma habilidade semelhante ao outro pode sim virar o jogo devido a uma maior organização e visão de jogo, o que é quase inexistente nos elos abaixo.
    Isso não quer dizer que NUNCA nos jogos normais há viradas, só são bem mais incomuns.

    ResponderExcluir
  4. cara, esqueceu de falar do farm :/

    ResponderExcluir
  5. Surrender? Nunca...

    Prefiro aprender com os erros do time e ou tentar ajudar o time a se reerguer (ler e interpretar a build inimiga, explicar pro time o que fazer pra counterar aquele inimigo feedado), além de me dar nojo de quem quer dar surrender sem ao menos tentar fazer nada pra virar o jogo, o famoso "estou afk na base então"

    Uma vitória fácil é legal, é chato perder, mas ganhar superando um time adversário confiante que iria ganhar não tem preço.

    "seu time concordou com a rendição com 4 votos contra 1" - sou sempre o 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso awe cara tem q ser assim mesmo "brasileiro e nao desiste nunca" =D .... mas eu sou um dos 4 e to qrendo otra partida pq no meu time so tem troll Br HU3HU3 zuera never ends =\

      Excluir
    2. Normalmente eu costumo rejeitar o surrender, principalmente quando os trolls/noobs que iniciação a votação. Prefiro dar minha contribuição para que eles fiquem até o final e reflitam sobre tudo que o time e individualmente cada um poderia ter feito de melhor.

      Surrender só aceito quando o time está jogando direito (sem sacanear, não anda sozinho, ward, está farmando) mas simplesmente não há o que fazer, ex: já perdemos dois inhibitor e o time deles ainda tem torre na lane, comp do time inimigo mais forte...

      Excluir
    3. Pode crer mano eu tb sou sempre esse 1 aeew

      Excluir
  6. Que tal um artigo específico sobre COMO FARMAR, pois muita gente nem deve saber direito como se faz. Isso pode ajudar MUITO, que tal?

    ResponderExcluir
  7. Quero ver essa vontade de ganhar ir embora quando vc pedir pro time educadamente andar junto comprar wards e nao se matar e o cara te responder HUEHUEHUE BRBR toda vez que tu falar educadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo ....Br HU3HU3 zuera never ends é mto tenso =\ prejudica tanto uma coisa q deveria ser legal

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, as vezes falta MUITA noção dos companheiros do time.

    Certa vez eu estava na mid e o bot não tava nada bem, então o top começou a xiar e o pessimismo, falando que iríamos perder, "gg" e etc. Não contente em apenas reclamar ele começou a se matar de propósito, queria feedar o time adversário pra partida acabar logo.

    Então começamos as TFs. E na maioria das vezes nos saimos melhor, eu e o jungler estavamos bem na partida, consequentemente começamos a levar objetivos. No fim, o zé-ruela que tava feedando (e não fez falta) voltou a jogar conosco e ganhamos.

    Canso de ver 'nego' que já começa com o "gg" logo na primeira kill, ao invés de ajudar o time ficando no minímo calado, ajuda o adversário desmotivando o companheiro.

    ResponderExcluir
  10. faltou falar que é importante farmar cara.

    ResponderExcluir
  11. Daora mesmo é pedir todo educado pro time comprar ward e ajudar a wardar o mapa, pra ter melhor visão do inimigo e todos (Menos o tadim do support) falar "eu não, isso é trabalho do support." Não entendo qual é a lógica de não gastar 75 de gold, 2/3 creeps pra comprar 1 ward e deixar esse trabalho todo pro unico que não farma e não pega kill(Support)... Enfim, teve uma vez que cai na hora de carregar, e voltei 3 minutos depois da partida iniciar, o jungle do meu time ja tinha dado 3 kills pra Riven no top... em 3 minutos... E ficou me chingando o jogo todo, qual a lógica? ele que cagou o top em vez de só segurar, tivemos que dar surrender né, snowball foda da Riven, solava o time todo... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me diga. Maior ignorância desse jogo é gente falando: "Não é meu trabalho comprar ward. Cadê o suporte lixo?".

      MUITO NOJO!

      Excluir
    2. Poisé cara eu joguei uma de suporte que foi triste teve uma hora que eu quase vendi a bota pra comprar ward.

      Excluir
  12. Cara esse guia ta horrivel .... vc eskeceu de falar sobre o farm

    ResponderExcluir
  13. Belo artigo. Só eu percebi uma referência ao monólogo sobre insanidade do Vaas do FarCry3?

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana o artigo, só uma coisa pra concertar: "Vocês é Squish (papel, morre rápido)..." ta errado ai em? E vc esqueceu do farm que tb é importante cara u.u

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash