Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dez dicas para sair do Elo Hell!

Eu não sou nenhum jogador profissional, eu tinha de começar o texto falando isso. É importante pois o pessoal realmente acha que pra falar qualquer coisa você deve ter de dar um carteiraço com o seu elo para poder argumentar de verdade, mas as dicas que vou dar aqui são preciosamente preciosas.

Alguns aqui já devem conhecer minha história triste, mas vou contar ela de novo pois acho importante o pessoal conhecer o quão boa é a situação atual.

Quando eu comecei a jogar LoL, como todo novato, eu era idiota, não tão idiota como alguns que eu vejo, mas idiota o suficiente para jogar ranked sem conhecer as regras do jogo, isso significa, eu quitava na champion select. Vinha um troll, eu quitava. Vinha um idiota, eu quitava. Me obrigavam a ir onde eu não queria, eu quitava. O problema é que naquela época, fazer isso significava perder elo e isso me levou a chegar ao temido elo hell, e se você acha que conheceu o elo hell, você não sabe nada. Eu cheguei aos famigerados 490 de elo.

Nesse elo, ganha o time que tem menos quiters.

Realmente tentei subir, mas era impossivel, todo o jogo tinha troll e quiter e você era obrigado a torcer para dessa vez estar no time adversário.

Com a chegada desse novo sistema de elo tudo mudou. Agora você fica no elo onde você merece! Pode ser dificil acreditar, mas é a verdade.

Eu não sou profissional, mas em uma semana nesse novo sistema subi do bronze V para o prata sem dificuldades, na verdade, sem perder nenhuma partida. Isso não porque eu sou foda, ou qualquer coisa do tipo, mas simplesmente porque eu "não pertencia" aquele lugar, logo subi fácil.

Eu acredito em Harvey Dent

O caso principal e a primeira dica que eu dou é:

1 - Aceite o seu elo.

Se você está lá é porque tem um motivo, para você subir, você deve melhorar algo importante que você ainda não notou, preste atenção nas suas atitudes para que você possa ajudar a si mesmo.

2 - Jogar solo queue é burrice, jogue duo com um amigo de confiança.

E de preferência, falando com ele por algum meio. Isso ajuda a você não dar rage, pois além de ter alguém pra ti policiar, você pode falar tudo que está te irritando pra ele, pelo menos tente fingir para os outros jogadores que você não está bravo e é educado, xingar no chat, principalmente no /all só piora sua situação.

A melhor coisa que você faz é: jogue duo, um jungler e um mid roaming, dominem essas roles e comecem a ajudar as outras lanes.

3 - Admita que seu time é ruim

Uma das coisas mais importantes que você faz é admitir que seu time é ruim, admita isso a si mesmo antes mesmo do jogo começar, acredite que eles sempre farão as escolhas erradas. Isso ajuda você a não dar rage, o que é muito importante, e lhe ajuda a colocar muito mais importancia em tudo que você faz, acredite que você terá que carregar o seu time e tente fazer isso, as vezes eles lhe surpreenderão mostrando que jogam realmente bem, as vezes confirmarão suas expectativas. O importante é, faça a sua parte e tente ajudar o resto do seu time a fazer deles. FAÇA ISSO COM EDUCAÇÃO!

4 - Respeite a ordem de picks quando for o último e seja esperto quando for um dos primeiros

Se você for o last pick e lhe obrigarem a ir de support, aceite isso e se você não está na ranked e não sabe jogar de support e jungler, saia das rankeds até aprender essas duas funções. Quanto mais abaixo da queue você está, mais cabeça baixa você deve ser, tente argumentar, caso queira ir em uma certa função, mas se não puder ir, aceite isso e ponto final.

Se você for first pick e o last quer ir mid, normalmente é uma boa opção deixar. A chance de você ser counter pickado é de 99% ao contrário do last pick. Seja esperto e comunique-se com o seu time, isso aumentará suas chances de vitória.

5 - Se você não consegue subir de liga, é porque você não está preparado para isso ainda.

Vai chegar uma hora em que você não vai conseguir vencer um jogo e vai ficar trancado em uma liga, significa que está na hora de você estudar seu modo de jogo e ver onde você está errando, uma dica que eu dou é gravar seus jogos com o LoL Replay e assistir eles depois, isso sempre me ajudou bastante.

6 - Elo Hell sempre tem troll e quitter, tente usar isso ao seu favor.

Essa dica é meio suja, mas acho válida. Já ganhei muita partida porque o time adversário tinha quiters e trolls. Você não deve incentivá-los, mas não deve obrigá-los a jogar certo. Uma coisa que é bem fácil é fazer jogadores quitarem.

Eu já fiz vários fazerem isso, as vezes com um jungler campando uma lane isso já acontece. Force eles a se sentirem irritados, não precisa falar com eles pra fazer isso, as vezes é só forçá-los a jogar defensivo.

7 - Não use o /all

Apenas não use, sério. Usá-lo é burrice, simples e pura, você só deve usá-lo para dizer "GL & HF" "BJo" ou "GG WP" mais nada.

8 - Compre wards

Não importa a sua função, compre wards, não importa aonde você está indo, compre wards, seja esperto, é o melhor item do jogo e é um dos mais baratos!

9 - Não jogue com um campeão só porque dizem que ele é OP!

Amumu, Blitzcrank, Elise, Malphite, Shen, Kayle. Ou qualquer outro, se você não sabe jogar não jogue! Não importa o quanto seu time peça. Se você não conhece o campeão, não importa o quanto eles digam, você não jogará bem com ele de uma hora para outra.

10 - Não quite ou trolle.

Se o jogo está dificil, continue jogando até o fim, ninguém lhe obrigou a entrar em uma queue de ranked, agora assuma suas escolhas como um homem (ou mulher, enfim). Seja responsável pelas suas decisões.

Caso queira conhecer mais do meu trabalho, entre na minha página do facebook:

http://www.facebook.com/KenHarusame


PS: Dica Extra que eu me esqueci e é, talvez, a mais importante:

Nunca dê surrender, eu disse nunca.

Share:

95 comentários:

  1. Só não concordo com esse negocio de ir duo, quando se está solo, a riot prepara um matchmaking com 50% chance de win, e quando está duo, vai ser mais dificil, pois vc esta jogando com um amiguinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pain Kami Razer está no máximo do challenger a ponto de que o matchmaking bugou e agora está jogando somente com jogadores bronze V.

      O Matchmaking do servidor brasileiro está totalmente zoado, não acredite tanto assim em tudo que a Riot diz, amigo.

      Excluir
    2. Sempre quando ele joga contra um time bronze 5 cai um challenger no outro time tbm, por exemplo assiste a stream dele esses dias e caiu o kyo contra ele em 3 partidas seguidas e além deles o resto era bronze 5 portanto, 50% de chances para cada time, na minha opnião isso não é bugado, sorry...

      Excluir
    3. Não é bugado um challenger jogar com bronze? O que seria bugado então? O.o

      Excluir
    4. Ele falou que não é bugado pois de qualquer modo, jogando com bronze 5 ou não, cai outro challenger no outro time, ou seja, 50% chance. Leia e interprete antes de postar.

      Excluir
    5. tipo não quero corrigir nenhum dos dois mas asim eu acho que se você chega no challanger você começa cair com ello bem + baixo que o seu porque a riot fez algo para você cair la em baixo e ajudar quem nao consegue subir acho q é algo do tipo


      Mas eu acho isso injusto pq se você é challanger podemos dizer q vc é melhor q algem do bronze 5 q ta começando rankd vamos dizer , que você tem mt + experiencia + noçao de jogo que o cara q é challanger q igual kami joga em time profissional.

      Excluir
    6. HAUEHUAEHUEA cara, isso que eu falei foi o que o kami falou, nao oque a riot falou...

      Excluir
    7. Sim, esses dias eu cai em um jogo que era eu e mais 4 challengers, contra 5 diamantes I (sou prata I)

      Excluir
    8. Cara Challenger cair com bronze pra ajudar a subir não tem nada a ver, a Riot quer que você suba até o elo que mais condiz com sua habilidade, como foi dito no post! Agora, qualquer pessoa High Elo que já passou pelo Elo Hell sabe que fazer duo é burrice.

      Excluir
    9. 11- admita que você é ruim e vai treinar, não chegue a ser um cara que tem 490 de elo e bota a culpa em dodges.obrigado

      Excluir
  2. na verdade se vc vai duo, o jogo vai prepara vc p enfrentar um duo tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou com um amigo quase ouro, e eu sou quase prata, enfim. Quando vou com ele, eu pego um time "bom" (sem os ifantis", faço minha parte, subo e ele sobe junto. GG

      Só discordo em 2 coisas do post, "comecei na broze 5" e "cada um está onde merece", então vc merecia bronze 5 mesmo por culpa dos outros? (sim, sem ficar com um a menos no time a chance de ganhar aumenta bastante])

      E a outra coisa que discordo é o surrender, sim SEMPRE É POSSIVEL VIRAR, não importa aquela akali 50/0, uma hora alguém vai stunar ela e nessa hora pode mudar tudo, mas...quando seu time gosta de falar merda, ou fazer algo como ir na torre inimiga feedar intencionalmente etc, quado a coisa é braba mesmo,nem vale a pena, perca seus 20/15 pontinhos e comece outra, ficar aturando esse povo mal educado não vale a pena, aceite o surrender e vá jogar uma de boa

      ----texto grande----
      (e quase ngm vai ler xD)

      Excluir
    2. Eu li.

      Ninguém começa no bronze 5, você chegou lá por algum erro seu, eu por exemplo, por quitar demais no champion select. Nem todo o jogo tem troll e mesmo quando tem cabe a você tentar consertar esse troll e correr pra vitória.

      Excluir
    3. eu começei no bronze cinco cara,e eu era muito ruim mesmo,mas agora que eu aprendi a jogar melhor eu ja estou bronze três e subindo

      Excluir
    4. ja peguei um maokai ADC e não quitei pq confiei , me arrependi quando vc ve que o seu time tem um pick , ridiculos digamos ... nem vale a pena continuar , sivir na mão de quem sabe é monstro , mais vc esta jogando com bronze provavelmente vcs sabe né , o jogo começa nos pick , vc virando amigo do seu time e fazer as escolhas certas , ai vc passa do primeiro passo da Vitória ;D

      Excluir
  3. Não gostei da 3, quero dizer, afirmar que seu time é ruim só vai servir para inflar seu ego, se você esta perdendo, é por que o outro time joga melhor, simples, tentar culpar seu time não vai ajudar em bosta nenhuma, mas admitir que o outro time é melhor, vai fazer com que você aprenda e estude meios de chegar ao nível deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, pelo, lance, das, vírgulas...

      Excluir
    2. Você não entendeu o que eu quis dizer, isso não é para você arranjar um culpado, isso é para você não dar rage, se o seu time perdeu top, assuma que ele não vai ficar melhor até o final do jogo, isso evita que você vá xingá-lo e prejudique ainda mais o rendimento do seu time.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Desculpar o que cara? Estão certinhas as vírgulas, ao meu ver...XD

      Excluir
    5. virgulas certinhas :3

      Um dos maiores problemas é achar que todos são iguais, quase sempre vai ter o "tal carregado", mas talvez não seja porq ele é ruim, ele pode ter ido mal nessa partida, mas o inimigo pode jogar muito bem :) mas o time quase nunca entende isso, prefere dizer que vc é ruim e pronto

      Excluir
  4. "O importante é, faça a sua parte e tente ajudar o resto do seu time a fazer deles. FAÇA ISSO COM EDUCAÇÃO!" .

    Genial essa parte. Seria uma pena se..........jogasse no servidor br

    XD

    É tenso muita gente admitir que o time é ruim e ficar CALADO sabe, eu ja faço algo raro que é incentivar o membro ruim do time a melhorar (isso se ele nao for outro que fica dando rage), de vez em quando adianta. O que mais costuma arruinar uma partida ranked solo é o conflito no chat entre o proprio time e a parte de usar o /all, sempre usam no final ou pra reportar quem eles "amam" no time, ou pra fofocar sobre fulano :/

    O que eu vo dizer é algo que digamos assim..."anti-ético" mas o que costuma dexar esses trolls e esses chatos que vivem dando rage é fazer uma pequena "surra no chat" neles (pra nao chamar de bully ne u_u), tipo zoar ele (pesado caso o cara seja realmente insuportavel), inventar defeito por cima e humilhar no chat junto com mais 1 ou 2 membros do time (ou do inimigo se conseguir) a ponto de ele nao ter força de revidar nos outros e jogar queto finalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não concordo com a sua opinião, vc realmente é um trol!!!!

      Excluir
    2. Parabéns, você se tornou um troll!

      Excluir
    3. cara eu não jogo bem sempre .. mas não jogo mal sempre .. mas eu estou em progresso. acabei de subir para o prata 3
      acontece q cada jogador tem um jeito de reagir .. se vc fala vc vai melhorar fica calmo q a gente te ajuda ... as coisas dão certo prar mim e eu viro a lane [as vezes claro] alguns amigos meus só funcionam na base do esporro . mas como vc não conhece os caras então vc não pode falar mal deles e fazer bully isso [comigo por exemplo] só atrapalha..


      eu jogo ranked as vezes de VOLIBEAR com BARRER e HEAL [sim isso funciona O.o] e tenho mais wins q defeats.. um dia peguei um cara ouro I no meu time q ficou me chamando de pratinha e de lixo .. eu fui lane cxontra um cara q não sabia farmar e não era meu counter .. era facil de ganhar .. ams eu fui ficando nervoso , morri uma vez .. ele falou mal de mim pacarai e perdi a lane depois perdemos o jogo.. e ele ainda me reportou =( e eu ja tava num dia ruim .. só perdi esse dia .. ficou marcado na minha vida vou ate chorar ='( rsrsrsr

      não xingue as pessoas talvez ela só esteja num dia ruim. .. se elas estão no seu time eh por que vc merece , por que elas são do seu nivel ,seus adversarios são do nivel dela ou vc tem q ser bom o bastante para carrega-las um time tem q ser unido ja q se um perde , todos perdem [então se um for ruim isso afeta a todos .. xingar não resolve .. apenas seja bom o suficiente para equilibrar e fiquem unidos]

      Excluir
    4. agora eu falo como carregar de support?

      Excluir
  5. "9 - Não jogue com um campeão só porque dizem que ele é OP!"

    Já perdi tantos jogos com Shens e Malphites firstpick instalock q erram taunts e ults. Eu sempre falo quando deixam aberto algum champion desses: "Não jogue com ele se não sabe"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem asim cara. ja jogei esses dias na minha smurf prata 4 .
      enemy picko , malp , shen , amumu , cho. aih eu falei ta malp sup wtf?
      shen top d boa , amumu jungler , cho mid ok

      aih lane fase eles ganharam top e mid bot perdeu deixo nossa mf feedada aih nas tf q era pra eles serem + fortes agente paro d ficar mt colado por causa do amumu e do malp pronto eu d jarvan pulei no adc deles tirei completamente da tf meu time so se espalho pa n ficar nos combo cabo ganhamos tf todas.

      Excluir
  6. mano o que acontece se dar quit agora na hora dos picks?

    ResponderExcluir
  7. 8 - Compre wards

    Bah ganhei um jogo ranked por wardar o mapa feito louco e eu era o jungler...no final, vimos o time adversário numa bush perto da nossa base, demos ace e foi gg!

    ResponderExcluir
  8. a parte do Surrender eu já levo a serio ao TOTAL, cara já venci um jogo sem torre, sem inibidor, sem NADA, nexus quase quebro, por sorte o time inimigo chegou nele após um ace, o que fez com que todo mundo revive-se praticamente ao mesmo tempo, avançamos de modo correto, usando a base ao nosso favor e espantamos eles,

    corremos ignorando minions e tudo, chegando no inibidor dele, onde ocorreu a outra tf, e nessa vencemos e foi so dar gg, com somente o adc e o tanker vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já virei um jogo porque o time inimigo se matou na torre da minha fonte na hora do gg, as tropas não levaram, inibi voltou e fomos pra fight, GGWP.
      Moral da história: não se mate na fonte

      Excluir
  9. "Respeite a ordem de picks".. mto br isso.. os noobs de first pick sempre pickam mid e tomam counter.. e para as outras eh simples.. nao jogue solo/duo crie um time e soh lamento pros adversarios :D

    ResponderExcluir
  10. pela última vez, NÃO EXISTE ELOHELLL, isso ta só nas cabeça das pessoas, de achar um "culpado" para não estarem onde acham que "merecem". Existem trolls, feeders, quiters, etc. Pense o jogo é 5x5, se você não se considera um mal jogador, seu time vai ter menos chance de ter um "noob" (4 espaços no seu time, por causa de voce, e 5 no outro). Então parem de falar de elohell, e tentem pensar no que VOCÊ não, e não os outros não fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara qdo o termo de ELO Hell fora criado me disseram q era na vdd pra dizer onde ficava as pessoas q começaram a jogar ranked e vai me dizer q qdo vc jogou pela primeira vez jogou super bem fez seus 50/0 carrego o time? acho q não...é chamado de ELO Hell pq tem algumas pessoas q acham q estão aptas a ir ranked e nem sempre estão isso causa um certo desequilibrio obviamente tem aqueles q jogam bem ou jogam a algum tempo e estão mais familiarizados...por isso era chamado de ELO Hell e creio eu q isso ainda ocorra a diferença é q com a alta taxa de Troll Quitters Haters e afins cause um desequilibrio mto grande onde antes era uma coisa de ahhh to começando tals...e algum tempo depois vc melhorava impede graças ao enorme acumulo de tudo isso x.x
      (eu sou burro demais pra usar virgulas D:)

      Excluir
    2. Isso é um erro muito comum, Elo Hell não é você estar em um elo(liga) errado(a) ao da sua habilidade de jogador. É um principio que leva em conta o seguinte:

      1: Um jogador tóxico perde bem mais partidas que um jogador comum.
      2: Um jogador tóxico da bem mais leaves e/ou rages que um player comum.
      3: Logo, um player tóxico tende sempre a perder muito mais elo(ou não subir de liga) que qualquer outro tipo de player.
      4: Se todos os player tóxicos perdem mais elo que os outros, o elo baixo tende a ter maior concentração destes players.
      5: O elo baixo vira um inferno(hell) pois há um concentração ridiculamente alta destes players.
      6: O elo Heel pode "respingar" em elos(ligas) um pouco acima por causa do principio da exceção, onde um jogador tóxico pode ainda não ter caído até o possodo heel ou algum deles acabou subindo um pouco de elo(liga) graças a um pouco de sorte no matchmaking.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. mas se voce ler o que eu escrevi, se fosse assim, e voce nao fosse um jogador toxico, voce conseguiria sair do "elohell", ja que tem 4 espaços pra trolls no seu time (ou 3 se voce estiver duo), e 5 no time deles. Pra mim, falar de elohell nao fas nenhum sentido.

      Excluir
  11. me identifiquei com tu, minha história é semelhante a tua... fiquei 5 meses sem jogar até o server ser definitivamente BR-BR ping < 50, resultado: qdo voltei era bronze V.

    o que fiz pra sair do elohell:
    1 - desligar chat global
    2 - pegar champion escrotos que crescem rapidamente com kills(Kassadin, talon)
    3 - admitir que sou um péssimo ad carry e avisar ao time
    4 - taric (é um support simples e muito efetivo com quase todos carriers), qdo era ultimo e sabia que ia de support, pedia pro 1st dar pick nele
    5 - jogador começa a encher o saco: MUTE
    6 - Jungle com early bom(Maokai/Leesin) + Gank all time sem pegar kills de lane(só em casos extremos)

    Hoje sou silver IV tb, que nem tu, rumo ao gold elo e GG (nick ingame: dwarf)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens cara... não fiz porra nenhuma disso é sou diamante.
      Abraço.

      Excluir
    2. Parabens cara... não fiz porra nenhuma disso é sou diamante.
      Abraço.

      Excluir
  12. Concordo em partes com o que voce disse!
    Tenho um amigo que joga o mesmo tempo que eu, eu acho que ele joga ate melhor que eu, e esta sofrendo para sair do prata III e eu ja estou no prata I .
    Primeiramente, este meu amigo começou esse sistema de liga no bronze I e em comparação a outros amigos meus, ele tinha menos derrota e mesmo numero de vitoria , e meus outros amigos ja começaram no prata IV, III até mesmo II!!!

    Hoje em dia ele sofre pois :
    1-) muito quitter;
    2-) troll;
    3-) Cara não aguenta tomar um gank ja fica afk base;
    4-) Cara não escuta a estratégia proposta, etc.

    Emfim, acho que esse sistema so serve mesmo no servidor americano, pois lá não tem (tantos) trolls e afins...ja aqui.... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servidor americano tem mais trolls e afins que brasileiro.

      Excluir
    2. sim, é infinitamente maior. Eu prefiro jogar com brazucas do que com estadunidenses/mexicanos

      Excluir
    3. Cara, PORQUE TODOS OS BR'S ACHAM QUE UM AMERICANO É MELHOR QUE O BR?Porque vocês idolatram MUITO os americanos...por isso que br está assim, ninguém confia em si mesmo.

      Excluir
    4. Verdade, o pessoal fala do server Na como se fosse uma maravilha mas a grande verdade é que em TODOS os servers você terá estresse, quando comecei a jogar LoL, era server NA (acho que foi pouco antes da época do lançamento do Varus) e descontinuei o jogo por causa de jogadores tóxicos. Depois voltei a jogar e tenho menos problemas com o servidor BR, o que tambem não significa que é uma maravilha. Eu acho que a verdade é que os servidores era iguais neste quesito, a diferença é que quando voltei a jogar já era mais maduro e mais cabeça fria.
      O que gera muito estresse nas pessoas é um fenômeno psicológico cujo qual diz que as experiências ruins (uma partida irritante ou estressante) marca mais que uma boa (uma boa partida competitiva) e tendemos a lembrar mais das problemáticas. Uma outra coisa que percebo bastante é que (eu pelo menos) tenho algumas sequências de wins prazerosas seguidas por sequências de loses ou wins irritantes, o que potencializa o fato já citado.

      Ps: Um grande problema do server são os estadunidenses preconceituoso e/ou racista ou xenofóbicos, não basta ver um cara com ping alto que já começam a xingar o cara de latino isso, europeu aquilo, preto, etc.

      Excluir
  13. Essa de não ter troll em servidor estrangeiro é ilusão.

    ResponderExcluir
  14. Cara,tô em Bronze 2,já cai pra Bronze 3 por 3 partidas em que cai com nego que quis feedar porque não pegou sua lane e ninguem quitou,comecei a ir duo com meu amigo que tava iniciando em rankeds mas que joga a mais tempo que eu.Jogavamos umas 2~ 3 partidas por dia.resultado : ganhamos 9 e perdemos 1,sai de bronze 3 e estou bronze 2 quase indo pro 1 e ele conseguiu pegar prata 1 direto :P
    Outra coisa,se tem nego enchendo o saco falando merda,vai lá e muta,muito melhor do que perder tempo discutindo,só as vezes tu consegue falar pro cara parar com essas coisas,mas jogando com esse meu brother,caimos com nego prata~ouro até(poucas vezes ouro) e era muito mais tranquilo.Quando eu ia solo,pegava o pessoal bronze 5,4 ,raramente pegava os bronze 1 e o pessoal ficava irritado por pouca coisa,mas também se tu ajudasse eles melhoravam logo.

    ResponderExcluir
  15. discordo da 4 por mais q vc tente e dificil ser bom em todas as funçoes e naum acho q vc e obrigado a saber jogar de jungle ou suporte p joga ranked. jogar com um ou outro vc deve saber mas nao e obrigado a naum jogar ranked pq sabe um e naum sabe outro.eu jogo de mid e suporte e quando precisa faço top mas jungle e adc eu naum sei jogar e naum acho q eu sou obrigado a saber.posso ter interpretado mal o q ele quis dizer mas foi isso q eu entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele quis dizer no sentido que pode acontecer de sobrar essas funções para fazer. Se vc for o last pick e seu time não quiser ceder, pode ser que sobre uma função que você não joga, por isso saber ocupar as 5 funções do atual metagame se torna um pouco necessária.

      Excluir
    2. Você não precisa jogar de adc como o zuna, de top lane como o dyrus ou fazer a mid lane como o Ocelot. O que você deve saber para jogar ranked solo/duo é saber ir em todas as posições e não atrapalhar/fedar nelas para ser carregado por alguém do seu time, esse é um dos motivos que faz o solo/duo ser tão difícil de subir de liga, você não vai conseguir estar na liga gold se joga mid lane como os golds mas faz suporte como silver e o resto como bronze (o que é o meu caso, jogo relativamente bem no top e de suporte mas o resto eu afundo). Espero ter conseguido explicar meu ponto de vista.

      Excluir
  16. Com todo respeito. Um cara que eh prata V não é a pessoa mais indicada pra dar dica de ranked, na boa eu quase não jogo ranked e sou prata I parei quem é esse cara pra falar de ranked!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem um ^^ Claro, cara, minha opinião é totalmente inválida.

      Excluir
    2. namoral quem eh melhor pra dar dicas de como subir de elo ? um cara q vai do bronze 5 pro prata 5? ou um cara q vai do Ouro pro prata ? ou um cara q cai de diamante pra ouro?

      ou um cara q "quase num joga ranked"?
      ou um cara q vem aqui só pra criticar ao invés de fazer melhor ou fazer algo pra tentar ajudar a comunidade?

      eu achei muito boa as dicas principalmente a do surrender . ganhei uma partida outro dia com um placar com mais mortes do q kills e perdendo em torres .. o late game era melhor para os nossos champs.. tentamos dar surrender varias vezes 3/2 .. ai ganhamos 3 teamfights e destruímos tudo pelo mid ...

      Excluir
  17. Concordo entre partes com o texto. Começei a jogar ranked faz pouco tempo, nem tenho elo ainda e vou contar uma história (que talvez fique meio longa)..

    Nas ultimas rankeds que eu joguei foi uma grande lástima, vou contar-lhes o porque:
    Eu era o 3º a pickar e tinha pedido Jungle antes de pedirem qualquer coisa, até ai tudo bem. O 1º a picar queria ir Mid/Top, só que já tinham pedido, então o que ele fez? Sim, ele lockou na Elise e colocou um smite. Eu já tinha avisado que não jogo muito bem de suporte e mal me viro de ADC. Eu tive que ir de ADC(Draven, pois é o que eu me viro melhor). Segundo problema: o Last Pick não prestou atenção nos Picks feitos por ninguém e mal tinha chego a vez dele de escolher e ele lockou no WW, provavelmente estava prestando atenção em outro programa em seu pc, pois não respondeu o porquê de ter escolhido este champion.
    O jogo começou, o WW não sabia aonde ir, Elise não sabia jogar de jungler e não gankava, só roubava os kills, enquanto o jungler deles morou na Bot Lane. Aé esqueci de mencionar que o meu "suporte" não me deixava farmar e ficava tomando pokes constantes. Não ele não estava segurando dmg, ele só queria matar os minions e ficava apanhando pro ADC inimigo. WW começou a feedar, e Elise estava reclamando que o bot era "inútil" e ficava roubando TODAS as kills do meu amigo (estava numa duo e meu parceiro estava no top).
    Resultado da partida: Eu fique 0/5 e meu amigo 0/6. Eu não acho que "aceitar que o time é ruim ajude em algo" e que "eu preciso carregar o time" e nós não jogamos mal, eu estava recuado por não saber muito de como jogar com meu champ, mas eu não estava feedando. Porém chegou uma hora que um Rammus, uma Lux e uma Vayne conseguem facilmente dar um ADC e um WW feeder. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi o seu ponto de vista, mas cara, eu acredito que pra jogar ranked precisa saber fazer todas as roles, se você não sabe, treine um pouco em normal até aprender, também não faço adc muito bem, mas quando sobra eu pelo menos faço o básico.

      Excluir
    2. Cara, essas são geralmente umas partidas atípicas, geralmente esses grandes estresses acabam marcando mais que boas partidas. Uma coisa que te aconselho é realmente aprender a jogar todas as roles, o que não quer dizer que você tenha que ser um Dyrus, um Zuna e um Ocelot na mesma pessoa.

      Lembre-se de uma coisa que eu aprendi a um tempo atrás: Você só chegará em uma liga X(gold por exemplo) quando estiver pronto. Não basta ser um Adc gold mas, um mid e top silver, e um suporte e jungler bronze, esse é uma coisa que geralmente as pessoas não pensam quando acham que estão na liga errada (tipo o player exemplo acima estar em uma silver III). Pensar que os seus parceiros são ruins é na verdade uma forma de auto-aceitar(mesmo que as vezes erroneamente) que você TEM de fazer a sua parte pois ninguém vai ter capacidade de carregar o jogo (eu particularmente não acredito nisso de alguém carregar) se você for mal e também te ajuda a não morrer pensando que seus parceiros vão ser capazes de fazer algo que eles claramente não são.

      Excluir
    3. o que eu acho q ele quis dizer com aceitar o time não eh pra partidas troladas como essa é por exemplo : vc ta indo fantastico no top e o mid ta morrendo sem parar , vc tem duas opções =
      1 ajuda o mid, troca de lane, fala pra ele ficar recuado q o late eh nosso

      2 vc xinga o cara fala q ele ruim .. manda reportarem ele aí ele joga pior ainda .. o mid fica mais forte q tu te ganka e te mata pega o teu gold e vcs perdem pq o cara tava tentando se justificar pra vc dizendo qlq coisa q tava levando cunter e ganks ao inves de se preocupar com os mias ..

      então aceite seu time .. e não ponha a culpa da sua derrota nos erros dos seus companheiros . sua função não é ser o melhor do time! é ser melhor q todos os adversários!

      Excluir
    4. Obrigado pelas respostas, mas eu queria dizer assim:
      No caso de jogar de ADC. Eu não sou PRO de ADC, portanto eu fico recuado até que os outros que sabem suas roles venham ajudar, se possível. E minha revolta foi por simplesmente o cara que tinha mais elo foi o que trollou o jogo todo. "Ahh vc não sabe jogar de ADC a culpa é sua." Sim, mas de Jungle eu compenso, pois é uma role que (modesta a parte) eu sei bem. Top e Mid também, já ADC e Suporte eu faço o básico e tento não feedar, mas eu jogo ranked e os caras PEDEM a role e FEEDAM, esse é o problema, não é o counterpick, não é quando o outro joga melhor, é quando o cara trolla o jogo e não faz o que ele mesmo disse que ia fazer!

      Abraços!

      Excluir
  18. Concordo em partes, pois veja um caso que aconteceu comigo, nesse sistema de ligas comecei no prata V e constantemente jogava com bronzes, e em 80% das partidas tinha troll, feeder, quiter e etc, com muito esforço demorei 1 mês pra subir de prata V para prata IV, depois em 1 dia de jogo subi pra prata III, e depois em 2,3 dias de jogo subi pra prata II, justamente porque no meu matchmaking parou de cair tantos bronzes.. e agora a qualidade dos jogos melhorou bastante.

    ResponderExcluir
  19. - Não joguei ranked no servidor BR ainda, mas joguei no NA na season II... E como você disse, tente não jogar quando acabou de aprender o jogo (acabou de pegar level 30). Uma das coisas mais importantes de ranked: COMECE JOGAR QUANDO VOCÊ TIVER MAIS DE 400 WINS e no minimo, pq é quando você tem uma NOÇÃO REAL do jogo.
    - Uma coisa que falta no nosso servidor: FALTA DE COOPERATIVIDADE. Primeira coisa, você é um TIME, ou seja, JOGUE EM/PELO TIME e nunca rebaixe alguém, essa pessoa pode estar numa PARTIDA RUIM, pode estar contra COUNTER LANE, algum PROBLEMA PESSOAL (nesse caso, seria melhor se nem jogasse ranked, mas as vezes tem), entre outras coisas.
    Se tem alguém ruim no seu time, você já está fidado, tenta deixar a kill pros outros pro time todo ficar forte e consequentemente conseguir a vitoria.
    - Tentar sempre conversar na QUEUE com seu time, se sobra X e você não sabe jogar de X, tenta conversar e decidir a melhor FORMAÇÃO pro seu TIME. Conversar os BANS, os PICK e tentar formar uma boa composição de TIME pra uma TEAM FIGHT que geralmente decide uma partida.
    - TANTO VOCÊ COMO OS OUTROS DO SEU TIME QUEREM GANHAR E NÃO PERDER! Tem que ter isso sempre contigo. SE DOE NA PARTIDA, EVITE IR SOZINHO EM ALGUM LUGAR QUE O OUTRO TIME POSSA ESTAR. E DURANTE A PARTIDA CONVERSE COM SEU TIME, CRIE A ESTRATÉGIA COM SEU TIME!
    - Enfim, acho que pra uma boa partida de ranked é preciso de: SERIEDADE, COMPROMETIMENTO de VOCÊ e do TIME, CONVERSA, COOPERATIVIDADE e JOGAR PARA UMA FINALIDADE, no caso, VENCER A PARTIDA!

    Ajihad

    ResponderExcluir
  20. "1 - Aceite o seu elo.

    Se você está lá é porque tem um motivo, para você subir, você deve melhorar algo importante que você ainda não notou, preste atenção nas suas atitudes para que você possa ajudar a si mesmo."

    Bom a Riot precisa arrumar o sistema de quem joga ranked isso e fato, sabe como eu fui parar no Elo Hell IV? Simples assim 10 partidas para eu mostrar onde eu devo cair perdi 8 ganhei 2, 8 partidas= 1 delas caiu minha energia na hora do pick fui Random voltei o game estava em 18 minutos com todas as torres quase no chão, as outras 7 partidas alguém desconectou a partida toda se não me engano 2 o player não chegou nem a logar. Dai você me diz o que devo aceitar meu elo? Amigo meu joga 10 vezes pior que eu ganhou 8 das 10 foi parar no elo prata IV alguém acha isso justo? Sem contar que esse amigo meu não tem runas para todas as lines sem contar que não sabe jogar todas as lines. Riot tinha que fazer um sistema do tipo que em solo queue pessoas não podia jogar ranked com menos de "X" vitorias sem "X" de runas e que tenha jogado ao menos "X" de games em todas as lines.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo qnto as runas naum e todo mundo q tem coragem de gasta 6300 ip ou naum sei qnto rp p compra pagina de runa e mto menos p compra runas e prencher todas as paginas oq a riot devia fazer e por no solo a opçao de escolher q lane vc iria desempenhar e achar um time com as otras roles p completar ai vc poderia fazer apenas uma ou duas lanes dependendo do q quer ou comprar as paginas de runas e fazer uma p cada lane

      Excluir
  21. Na teoria isso é bem válido, mas na pratica não é bem assim.Se o cara vamos dizer, esta numa lane e perde ela nas 90% das vezes ele vai ficar irritado e vai dar rage.
    Se ler essas coisas funcionasse não teria mais trolls, mas pelo contrario eles só aumentam.
    Eu estou no bronze a bastante tempo ja, e mesmo carregando o time nao da pra ganhar de jeito algum, até eu chegar ao pontos deles ficarem "feedando" e eu simplesmente decidir nao ajudar mais e deixa perde logo de uma vez, porque nao adianta em nada o jogo ficar la pelos seus 50 60 minutos e eu perde, ja que ta na cara o resultado o tempo todo DERROTA!

    ResponderExcluir
  22. Quanto chororô UEHUEHUHEUHUEHU
    1 frase apenas : ACEITE O SEU ELO, SE VOCÊ ESTÁ LÁ, É PORQUE MERECE ! SE NÃO MERECESSE JA TERIA SUBIDO, GARANTO QUE A GALERA Q TA FALANDO MAL AI SOBRE O TIME QUE MEU TIME É RUIM BLÁ BLÁ BLÁ, PEGA NO JOGO, O BOT FAZ 1 MERDA E JA DIGITA NO CHAT, GG BOT, DRAVEN LIXO, BLITZ HORRIVEL.

    PS : jogo lol a 5 meses, elo gold 4, e tenho 320w/230l normal game.

    ResponderExcluir
  23. Poisé, hoje eu jogando ranked, estava Prata III , meu time estava sem muitos CC'S mas ganhamos mesmo assim, era minha melhor de 3 e ja tinha ganhado uma , consequentemente eu subi de elo. Aqui em casa quando acabo uma partida, da um erro no ADOBE e o game fecha. Quando eu reabri o game eu tinha subido de PRATA III para PRATA I. Alguem pode me explicar isso?

    ResponderExcluir
  24. Cara uma coisa que eu odeio no lol e a ordem de pick das filas rankeadas, eu tenho 70 vitorias e 80 derrotas, já fiquei 20/60(por causa de trolls). Mas agora eu entro na fila ranked eu sou o terceiro ou ultimo quase sempre , e o que eu fico chatiado com a ordem de pick e que eu com 70 vitorias pego noobs com 8 ou 10 vitorias de first pick e se achando, peço mid e os caras falam não por que sou ultimo pick aí quando começa as partidas os noobs de 10 vitorias acabam fidando e eu ou alguém tendo que carregar o jogo e o cara 5/20 de k.d

    ResponderExcluir
  25. cara... isso é tudo muito bonito no papel... é óbvio que se fizer tudo isso no mínimo vc vai se stressar menos... terá mais chances de ganhar? talvez....

    agora assim....

    tribunal e muitos outros meios de ban e correção de players tóxicos e a coisa só parece piorar...

    o primeiro que vir aqui dizer q está melhorando mando pra pq*....

    melhorou fezes nenhuma... muito pelo contrário....

    o que realmente vai melhorar não é botar aqui lista de não sei quantos tópicos de dicas ou botar um tribunal....

    vou dizer oq vai melhorar.

    1 - Aumenta 5x o custo em XP pra alcançar o lvl 30
    Ex: Hoje precisa de 10.000 XP pra alcançar o lvl 30 e mesmo que o caboclo tenha 39458739845739845 derrotas e 2 vitórias ele chega no lvl 30. Simplesmente aumente esses 10.000 para 50.000 XP.

    2 - Ofensas do tipo: "tava uma delícia com*r a sua mãe e irmã!" é BAN DE IP... aaahhh... mas isso está fora de cogitação... ban de IP nunca vai existir... então é simples... não faça guiazinhos que nunca serão seguidos pois o server NUNCA vai realmente melhorar.

    .
    .
    .

    Dar banzinho pro cara voltar depois com outra conta é ridículo... isso aqui é brasil... não disneylândia.... vc falou alí sobre aceitar que o seu time é ruim.... aceite que isso aqui é Brasil e sempre vai ser assim a não ser q medidas drásticas sejam tomadas.

    Quando não é troll, babaca e burro é nego com runas tier 1 e 2... e AD em champ APC. A culpa é do piá que disputa rank não tendo nem runas suficientes quanto mais experiência? Não é filho... a culpa é da riot que não exige o mínimo de decência pra entrar dentro de uma liga competitiva.


    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ban de IP é impossível de se implementar, e sabe o por que? banir um IP significa banir uma rede completa que usa esse IP.

      Não sei se você sabe, mas existem as redes do tipo Rádio, elas permitem áreas isoladas ou locais onde a Fibra não chega a ter internet (acredite, poucos lugares no Brasil tem cobertura de Fibra Ótica, melhor dizendo quase nenhum lugar sem ser grandes centros urbanos), todos os computadores ligados via rede de Rádio usam o mesmo IP, sendo assim banir uma pessoa dessa rede faria que TODOS os outros clientes fossem banidos.

      É justo isso? Não e é por isso que o Ban por IP não é usado.

      Excluir
    2. Justo?

      Gradash... uma parte de mim diz: Você tem razão Gradash... não vamos ser radicalistas...

      A outra me diz o seguinte: "Dane-se... não é justo deixar esse animal criar outra conta e continuar a FUD*R o jogo como faz"

      Na boa... não fico cabreiro com player inexperiente.... fico cabreiro com a RIOT que permita q um inexperiente jogue um competitivo... o cara vai rank e a primeira coisa que escreve na seleção de champ é: "não vou de supp e jungle... não tenho esses champs e tb detesto jogar com eles hehehehe"

      a culpa é do piá que falou isso?

      não é kra... a culpa é da riot que permite o kra term 34957349857839 derrotas e 0 vitórias e chegar no lvl 30... ter duas páginas de runa e entrar no competivo... ter páginas de runas incompletas e com tier 1 e 2 e jogar rank....

      permitir que o cara que chinga de "pa* no c*" seja tratado da mesma forma que aquele que ofende a sua família e a família de outros players

      Excluir
    3. Nesse caso você está sendo errado, se no champion select o jogador já diz que não joga com certas roles, o correto é não fazer ele ir com estas roles pq será pior para o time, eu por exemplo odeio jogar de ADC e não sei jogar de ADC, já me obrigaram a ir de ADC e terminei 0/10 MESMO eu avisando que não jogava nesta role, na verdade o sistema de picks é errado, ele atualmente favorece quem tem o melhor Elo e ferra o mais baixo, dessa forma as pessoas acreditam que o last pick é obrigado a ir com determinada Role, mesmo que ele não saiba.

      Ele já é o pior elo e ainda querem que ela vá com algo que não sabe? Respeitar a ordem de picks pode ser "certo" mas em minha concepção é errado.

      Ninguém tem como saber todas as roles, alias os PROs jogam APENAS em uma UMA ROLE.

      O que acho que deveria ser feito é passar a cobrar uma valor simbólico para a pessoa poder jogar Rankeds mesmo que seja LV 30, assim ser banido vai doer mais. Pode ver que jogadores de skins normalmente não são trolls, simplesmente não querem perder seu dinheiro investido.

      Excluir
    4. Cara... eu discordo totalmente.

      Se você não sabe jogar de ADC precisa aprender a jogar com eles... até pq eu sei que você gosta de jogar de supp e a melhor forma de saber o que o ADC precisa é jogar com ele... vai te ajudar muito a ser um supp ainda melhor.

      De qualquer forma... discordo totalmente pq os players que você chama de PRO se especializam em um não quer dizer que sejam totalmente anencéfalos com outros.

      Se você está caindo sempre como um dos últimos picks... mais um motivo pra treinar com champs e roles que não está acostumado....

      Na minha concepção... a menos que vc esteja falando de um time rank... o verdadeiro PRO é aquele que joga pelo menos medianamente em todas as roles.

      Se quer se especializar em uma role e jogar principalmente ou somente com ela feche um time que daí vc consegue... mas jogar solo duo implicita vc a ser "mil e uma utilidades".

      Essa sua idéia sobre Rank eu respeito... embora não ache que seja aceita....

      mas acho muito mais interessante e simples que demore muito mais pra chegar ao lvl 30.

      Quando comecei a jogar na S1 lá no NA eu precisava pelo menos de umas 200 ou 300 wins... não me lembro... pra disputar rank... além de lvl 30 precisava dessas wins mínimas.

      Hoje não fazem isso pq se não vai diminuir a quantidade de players e as filas serão ainda mais demoradas.

      Por isso indico essa dos players que ainda não alcançaram o lvl 30... demorem 5x mais pra alcança-lo... assim os que já estão... paciência... mas nos demais o problema já será bem anulado.

      Excluir
    5. Concordo com a questao do lvl 30..

      ou até em ter uma quantidade de vitórias maior...
      tpw 500 .. 600

      que é quando o cara começa a ter mais páginas de runa.. mais champions e etc!

      Excluir
    6. Parece impossívelnde se resolver este problema.
      Daria certo, portanto, o hell agora ficaria antes do lvl 30, pois se é necessária vitórias... nada bem a vir.

      Excluir
  26. A pior coisa de se jogar Ranqued é pq não importa o quando vc jogue bem é muito difícil de vc ganhar, é muito time troll e cara que fica base pq ta perdendo, as vezes é impossível carregar um time todo pesado demais, é uma coisa horrível vc ganhar 1 e perder 5 até talvez ganhar 1 de novo,

    ResponderExcluir
  27. nunca vou jogar ranked no server br sou silver no na nao migrei minha conta.. upo minha conta br ao nv 30 junto runas e talz.. chega na partida ranked 2 caras do meu time fica afk afff nunca mais vo joga ranked

    ResponderExcluir
  28. (ATENÇÃO) DICA DE AMIGO NAO JOGUE RANKD FINAIS DE SEMANA (DOMINGO)
    O DIA QUE MAIS TEM NOOB !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, e nao jogue meio dia por aí pq as criançinha chega da escola e vai trolla nas ranked
      melhor hora pra joga é de manha e de madrugada na real
      eu fis a merda de pegar uma quinta e sexta e jogar as 10 primeiras partidas ranked solo
      resultado:bronze 4 :p
      os cara feedando, trollando, afk, xingando, quitando na seleção de campeoes
      ranked é sorte cara, ou os noob vem no seu time, ou no time adversário, quem tiver menos noob ganha

      Excluir
  29. O grande problema que tem acontecido é que tem jogadores com 300 vitórias ou menos até em normal games.. indo jogar ranked sem ter noção de jogo ainda...
    qto a estar no elo que merece eu não concordo sendo o sistema de ligas que estar ativo...
    eu sou prata I e tenho um amigo prata V que joga melhor que eu.. e não consegue sair por causa de trolls e afins...

    ResponderExcluir
  30. Melhor parte, Nunca de surrender, eu acho q sou o unico que nunca deu um voto sim em rank

    ResponderExcluir
  31. Cara isso de " Nunca dê surreneder " e vdd msm . outro dia eu tava em um time com 3 mid lane, o score tava 2/17 com 19 min de jogo, e msm assim meu time conseguiu virar ... serio msm

    ResponderExcluir
  32. Peguei prata III mas agora nao tem como ganhar .... eu jogo mid de karthus , sempre sou o primeiro a dar pick , entao sempre levo counter , fica impossivel ganhar o que eu posso fazer alguem pode me dar uma dica ?

    ResponderExcluir
  33. Dica jogue de Pantheon ele ajuda todas as lanes com a ult isso faz com que a equipe ganhe o jogo,
    mas tbm vc tem que aprender a joga com ele coisa de 20 a 30 partidas.

    ResponderExcluir
  34. Ah cara trolls e afins em qq server tem...to bronze 3 agr.. eu fico jogando até chegar md3 qndo chega eu jogo uma duo e uma solo...pode ate ser idiotice mas cmg funciona. so penso da seguinte maneira, em termos a riot deveria incrementar um pouco o sistema, tipo o cara que tem um pouco mais de 400 wins (ranked) jogar uma serie de partidas teste ou sei lá fazer uma md5 direto sei lá algo do tipo talvez ajudasse mais um pouco a sair do bronze.

    outra coisa que ajudaria seria encontrar uma forma mais eficaz de punição contra trolls e afins, por exemplo uma punição automatica contra trolls e quitters (obvio q seria injusto em alguns casos) mas nao é sempre que vc tem blackout em sua residencia e nao é sempre ou todos os dias q vc tem falhas do sinal da internet.

    ResponderExcluir
  35. cara eu começei a jogar ranked mas realmente é complicado, é por sorte, ou os noobs vem no seu time ou no time adversário, 50% de chance de ganhar, só q eu dei azar dos noobs virem a maioria das vezes no meu time e caí no bronze 4 :p
    os cara kitam a partida, feedam, nao tem o q fazer na real, eu digo que joga ranked é sorte, e sim, prefiro joga em duo porque sei q é um troll a menos garantido

    ResponderExcluir
  36. Ok. Comecei a jogar ranked, tô com 35 partidas mais ou menos. Comecei bronze II , mas hoje caí para bronze III. Não vejo mta saída. As últimas três partidas minhas tiveram quiters no meu time. E é meio impossível vencer uma partida em desvantagem numérica. Sério é mto difícil. Mas o que eu posso fazer? Quanto mais e perco, mais eu vou cair com trolls, qnt mais eu cair com trolls mais eu vou perder. É um ciclo que não dá pra escapar. Me ajude :B

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Eu sou o exemplo de que se você não souber jogar em todas as lanes você se ferra, eu sempre joguei muito bem no mid e top (carregava) mas na hora de pegar jungler ou supp eu não ia bem peguei bronze II nas 10 primeiras mas cai pro bronze IV pq não sabia jogar nessas lanes hoje estou indo pro prata V porque jogo em todas as lanes.

    ResponderExcluir
  39. ai que eu pergunto como carregar de support?

    ResponderExcluir
  40. "Se você não consegue subir de liga, é porque você não está preparado para isso ainda."
    Foi a coisa mais sem noçao que ja li

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash