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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Champion em Números: O quanto os ultimos buffs / nerfs afetaram o jogo.

Abaixo consta os champions que receberam mudanças no ultimo patch, e o quão isso os afetou!
Para um disclamer:

"Quantidade de vezes escolhido" de representa o quando o champion é escolhido sendo: Menor que 5% impopular, Próximo a 5% champion com escolhas em uma boa média, Mais de 5% é um champion popular, mais de 10% é um champion MUITO popular.

"Quantidade de vitórias" de representa o quanto esse champion costuma ganhar, abaixo de 50% indica um champion que "fraco" ou melhor dizendo que não costuma carregar seu time, por volta de 50% é um champion balanceado, e acima de 50% é um champion na categoria de OP onde normalmente leva seu time para a vitória.



Akali
Akali recebeu nerfs no dado base de seu Q (que foi compensado por um aumento do ratio) e sua ULT agora demora mais para stackar.

Quantidade de vezes escolhido: de 12.93% para 7.77%
Quantidade de vitórias: de 49.99% para 45.91%

A queda na taxa de escolhas foi muito significativa, isso não muda o fato de Akali ainda ser uma champion muito popular, porém ouve uma queda drástica de vitórias, Akali deixou de ser uma champion balanceada nas vitórias e caiu para a categoria "não faz muita diferença".

O nerf no seu Q reduziu o seu dano no começo do jogo (já que agora se ganha mais por Ratio), além disso agora sua ULT é lenta para stackar no começo do jogo se ela não pegou kills, isso fez o seu começo bem fraco e essa pode ser a explicação de sua queda drástica de vitórias, uma vez que Akali costuma garantir o jogo no começo do mesmo.

Corki

Corki recebeu um buff na sua ultimate, Barragem de Misseis (Missile Barrage), que agora garante cargas mais rápido.

Quantidade de vezes escolhido: de 2.12% para 2.49%
Quantidade de vitórias: de 44.12% para 44.75%

A torre de controle passou a informação mas o Major Tom ainda não está forte o suficiente.

Sua taxa de escolha e vitórias aumentou, até fato de ele ter uma alcance gigante e uma grande mobilidade, podendo counterar de forma significativa os AD Carries mais utilizados atualmente, mas a verdade é que os AD Carries baseados em Burst e/ou Fulgor (Sheen) estão em baixa na cadeia alimentar dos AD Carries.



Karma

Riot está dando alguns buffs para Karma nesse patch, desde que ela está sendo considerada por muitos uma campeã fraca mesmo depois do seu recente rework.

Quantidade de vezes escolhido: de 4.71% para 1.67%
(O pre-patch é alto por causa do rework que aconteceu recentemente)
Quantidade de vitórias: de 37.14% para 38.59%

O remake fez ela ressuscitar, mas somente para morrer novamente, após o período de testes da nova Karma ela voltou lá para baixo, mesmo recebendo bons buffs, parece que a Riot ainda tem muito o que trabalhar nela. Que tal 2 cargas de Mantra? ;P

Como os números mostram, a popularidade dela despencou, porém sua taxa de vitória cresceu um pouco. Mesmo assim ainda está abaixo até mesmo da antiga Karma, mostrando que ela da forma que está ainda pior para o time, o que precisamos então esperar é a Riot mexer mais ainda nela.

Kayle
Kayle perdeu um tanto de alcance no seu ultimate e no seu W.

Quantidade de vezes escolhido: de 9.64% para 8.09%
Quantidade de vitórias: de 51.54% para 50.50%

Mesmo após esse pequeno nerf, suas taxas de escolha e vitórias continuam quase intactas, afinal, quem precisa de range algo pra ultar em si mesmo ?

Lux
Lux recebeu alguns nerfs na sua velocidade de movimentação e um pequeno aumento na recarga do seu ultimate.

Quantidade de vezes escolhido: de 31.18% para 27.40%
Quantidade de vitórias: de 52.33% para 49.30%

Um dos champions que está em quase todos os jogos e não é por menos, 27% de taxa escolha e 50% de taxa de vitórias, além de soltar um laser pela boca, quem não gosta de soltar laser pela boca?

Mesmo com a queda, Lux ainda é uma das champions mais populares do LoL, 27% com mais de 100 champions é um feito e tanto!


Morgana
Morgana recebeu buffs no seu custo de mana na Ligação das Trevas e Grilhões da Alma.

Quantidade de vezes escolhido: de 3.95% para 4.91% 
Quantidade de vitórias: de 49.18% para 50.06%

Depois desse pequeno buff, tanto as taxas de vitórias quanto as taxas de escolha da Morgana subiram em 1%, será que é a ascensão do anjo caído ? (ba dum tss).


Nami
Nami recebeu alguns buffs na sua ultimate incluindo o seu alcance, recarga e custo de mana.
Quantidade de vezes escolhido: de 2.81% para 3.17%
Quantidade de vitórias: de 47.22% para 48.33%

Apesar do buff recebido ela ainda continua sendo deixada de lado, porém, sua taxa de vitórias aumentou e basicamente ela se tornou uma champions mais próxima do balanceamento total.


Nautilus
Nautilus teve um buff na sua armadura base e uma redução na recarga do seu escudo nos leveis mais baixos.
Quantidade de vezes escolhido: de 2.96% para 7.22%
Quantidade de vitórias: de 49.64% para 53.90%

Sua taxa de pick aumentou bastante após seu buff, assim como sua taxa de vitórias. Será que a Riot finalmente o transformou numa brastemp num campeão competitivo?

O aumento foi de mais de 100% (analisando em uma taxa solo) em suas escolhas, passando de uma champion não tão popular para um champion popular.


Nunu
A ultimate do Nunu teve sua recarga e custo de mana reduzido.
Quantidade de vezes escolhido: de 6.97% para 7.65%
Quantidade de vitórias: de 45.84% para 47.92%

Antes dos buffs ele estava sendo top pick em partidas de 1x1 (soaz x wickd http://www.youtube.com/watch?v=tTobwsMvmcw) será que agora é o momento do abominável homem das neves Yeti brilhar?


Quinn
Quinn recebeu alguns buffs na sua passiva e no seu Salto.
Quantidade de vezes escolhido: de 1.95% para 2.01%
Quantidade de vitórias: de 42.33% para 45.13%

Apesar de ser um campeão não muito popular, Quinn teve um aumento significativo em sua taxa de vitórias, porém, ainda há um longo caminho a percorrer para tornar esse campeão viável.


Urgot
Urgot recebeu uma mudança que agora indica quando um alvo está marcado para o uso do seu Q.
Quantidade de vezes escolhido: de 0.59% para 0.68%
Quantidade de vitórias: de 42.98% para 43.78%

Urgot? Quem é esse mesmo?
Realmente Urgot está entre os champions mais impopulares do LoL isso é DESCRIMINAÇÃO COM OS GORDOS, FEIOS E AMPUTADOS. Brincadeiras a parte, a taxa de vitórias dele demonstra que ele realmente está fraco, com um valor como esse, ele é basicamente incapaz de levar seu time a vitória por conta própria.

Volibear
Volibear recebeu um nerf na sua velocidade de movimento quando usa o seu Q nos leveis baixos.
Quantidade de vezes escolhido: de 12.01% para 12.27%
Quantidade de vitórias: de 52.36% para 51.27%

Mesmo após esses nerfs no ursolão, vai demorar um pouco para ele sair da cena competitiva, com 50 % na taxa de vitórias, quem não quer jogar com ele ?

E a parte mais interessante? A comunidade realmente gosta de ursos de armadura, por que ele teve até um aumento na sua taxa de escolhas!





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35 comentários:

  1. Gostei da interação da pwn3ed com a mudança dos champs.. a cada patch poderia ocorrer isso

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  2. nossa meu urgot no top eh ownante

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    1. poke dele eh muito forte ate agr n perdi com ele no top

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    2. tbm gosto mt dele no top mas o problema é q ele tem pouco cc e nehum aoe

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    3. Se jogar direitinho Urgot leva top facil, só que n adianta querer fazer build de adc .-.

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  3. nao gostei do nerf da lux ela e classica pelo baixo CD do ult.

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  4. Tem que nerfar essa passiva robada dele!

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  5. Eu nunca li tanta merda na descrição de alguns champions, parabéns velho! Nautilus sempre foi forte, jogo com ele ahá muito tempo, o gank dele é um dos melhors do jogo e nas TF's ele praticamente se bem usado inutiliza quase o outro time inteiro. E sem contar os outros ue você falou merda mas né, não vou ficar explicando todos aqui.

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    1. Ta serto fodalhão, vc é challenger mesmo, sabe tudo do jogo, é um desenvolvedor da riot, ta serto ta serto, merda é o que vc disse legítimo BRBR HUEHUE que se acha melhor que todo mundo e intolerante as opiniões alheias.

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    2. Olha Magoultimate, não vou negar que Nautilus é um champion espetacular, inclusive é um dos meus preferidos. Porém números são números.

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    3. Não algoz,sou prata v mesmo,uma bosta, mas uma coisa é que eu sei jogar com os champions que tenho, e esse buff nele só melhorou o early dele na jungle e pouca coisa fera, se eu nã soubesse o que estava falando eu não falaria, e sim estou aberto as outras opniãos, melhor que todo mundo? Véi cala a boca,o BR aqui é você.

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    4. Aliás,eu acho é que nem foi o buff cara, até porquê com os melhores startes sempre sendo top ban como amumu,blitz,malp e talz as pessoas vão procurar outro que consiga fazer isso bem, vide hecarim e nautilus

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  6. esse imagem ta errada era pra ser o temmo matando a akali , pq ela ta um CU

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. /\ quem ta falando merda é voce,, antes de criticar, veja se voce entendeu o texto, em nenhum momento ali diz que naut era fraco,, só diz que ele foi buffado e com isso aumentou taxa de vitorias e a sua popularidade...

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  9. Vai ter o resto dos champs ?
    quero muito ver o ez e o darius,se a lux ficou com muitas,imagina...

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    1. Só colocamos os que sofreram mudanças no ultimo patch

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  10. Sei lá,meu sonho é o que o viktor sejá mais reconhecido(ele realmente muito foda)mas adoro ser um dos poucos que reconhecem seu verdadeiro potencial.

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    1. também adoro ele, acho ele bastante forte, mas não tenho ele :(, quando eu tiver a grana vou comprar ;)

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    2. Respeito muito quem joga de Viktor, é um personagem muito bom porém ele acaba dependendo muito de teamplay, o combo dele é muito forte porém é meio complicado de usar, fica mais fácil quando tem um time elaborado com uma estratégia pensando em explorar o potencial dele. Espero ver corajosos jogando de Viktor por ai, faz muito tempo que eu não vejo ele em jogo.

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  11. Pra mim precisam buffar FORTEMENTE a Karma. Tipo pra deixar ela 100% pick, e depois irem nerfando aos poucos. É muito melhor buffar muito e depois nerfar do que ficar dando um buffizinho aqui e outro ali que quase nada muda. Precisam MUDAR as habilidades drasticamente.

    Q - Colocarem como target, e não direction, pra deixá-la mais viável no Mid.
    W - Ao invés de curar em %, 60/100/120/150/200 de heal fixos (+ 10% de AP).
    E - Se lançado no inimigo causa o dano proporcional a defesa do escudo, e cura Karma 15% desse dano se ela estiver próxima.
    R - Duas cargas.
    Passiva - Contra minions e mutiplos target, aumentem o CD das outras habilidades em um pouco, e pra cada alvo que a skill ou o ataque básico acertar, -1 sec de CD (Incluindo Mantra).

    Pronto, Karma competitivo certo.

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    1. O kit de skills atual da Karma tá muito bom, mas devo admitir que ela está mesmo bem fraca se comparada à Karma antiga... Aquele escudo era quase uma bomba atômica quando explodia com mantra, hoje em dia ele nem é forte e dá muito pouco dano, se eles deixarem o AP ratio alto em todos os ganhos do escudo eu aposto que já faz muita diferença... Reduzir cooldown do mantra em minions é uma boa também, gostei da ideia. O Q tá excelente como skillshot, apesar do raio de explosão dele ser bem curto e mesmo com o mantra ele é muito ruim de acertar (é necessário travar o inimigo com o W pra ter a garantia de que o dano extra do Q com mantra vai pegar 100%, é muito tempo desperdiçado), se esse poke der um pouco mais de dano e o escudo ganhar um AP ratio igual o da Karma antiga eu tenho certeza que ela volta a fazer sucesso, muito mais do que antes do rework. Duas cargas de mantra é quase um sonho, se a Riot fizer isso eu num jogo mais com outro personagem (tirando a Sejuani, claro XD)... O escudo dar dano em target inimigo fica meio imitação da Lulu, não seria uma má ideia porém eu acho legal o fato dos personagens terem skills diferenciadas mesmo quando elas se parecem bastante.

      Vamos torcer pra Riot dar um jeito nisso, eu tenho boas expectativas ainda, ainda não desisti de jogar com ela :)

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    2. Mano 40% CDR nuff said! A única mudança q aparentemente ja ta no pbe é a da area do dano extra do q se formar ao redor do inimigo q sofreu o impacto pq a forma q ele é gerado agora quase sempre deixa o inimigo na pontinha por isso tem q travar com o w sempre... mas como tem cd baixo vc acerta um w, shielda, trava e usa o mantra q... Acho q tão reclamndo demais e ainda n entenderam q ela é um champ de kite! Ela já tem mta utilidade e ratios decentes, se vc der mais q isso ela vira um monstro amgs... E o cd dela tava reduzindo com niveis no pbe...

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  12. quanta merda eu li
    olha isso " Mesmo após esse pequeno nerf, suas taxas de escolha e vitórias continuam quase intactas, afinal, quem precisa de range algo pra ultar em si mesmo ?"

    xega de internet por hoje

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  13. Rs, oque me deixa pasmo é a quantidade de maluco que usa Lux, mas é claro né, champ forte pra caralho.

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    1. A lux só é considerável forte pela ultimate assim como alguns suportes. Posso dizer que Nunu, Sona, Soraka, Thresh, Kayle, Nautilus(acho ele um belíssimo suporte apesar de ser tank), Blitz(puxo do cão) e entre outros poderiam ser investigados e estudados tanto para top quanto para mid. Nautilus mid é muito bom, já fiz um teste, Blitz então? Soraka! Faz Rabbadon mais Cetro do Vazio e a hab. de silenciar vai dar um dano do "KRL".

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Bem a Kayle já usada tanto jungle,como mid e top,o nautilus pra mim é realmente bom na jungle mesmo,lulu mid é o que há,assim como leona ap.Acho engraçado as vezes,quando vc foge do meta game com essas estrategias e é chamado de troll pick,e no fim vc praticamente carrega(falo por experiencia propria,GP ap top 21/7)

      Apaguei meu comentario sem querer.

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    4. nem sempre trolls picks sao por mal, ja fui sejuani ap tank mid (14/4), xerath support (3/2/28) e malzahar adc (16/5), o bagulho é explorar novas possibilidades

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    5. eita carai,xerath supp e mal adc? IUHSUIAHSIUA Véi,herói vc.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Faltou o do Udyr quem tbem foi bem modificado.Espero que seja um rmk gráfico vindo porque aquela animação com o Q dele é tosca :@

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