Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Artigo - Carregando um jogo como Support!

Mais um artigo meu, dessa vez não é um artigo de "auto-ajuda" como alguns reclamaram, alguns reclamaram dando sua opinião, outro apenas pra trollar, é chato isso, mas eu fico feliz em quem tem lido e gostado dos meus artigos, a intenção é sempre tentar ajudar aqueles que estão dispostos a serem ajudados.

Por mais incrivel que pareça, existem aqueles que não lêem e querem reclamar, o que dificulta qualquer conversa, entendimento ou discussão positiva, tanto para a melhoria dos meus artigos quanto para a melhoria da jogabilidade do leitor.

MAS

o assunto do post não é esse, o assunto desse post é sobre a minha role favorita (embora eu esteja migrando para a mid lane) Support!

Eu vejo muita gente reclamando que é impossivel jogar de Support em jogos ranqueados, porque Support não carrega o jogo quando o seu time todo é ruim.

League of Legends é um jogo de 5x5, mesmo que você seja o carry dos carries, se não houver cooperação do seu time vai ser dificil, mas muito dificil de você carregar, independente da sua posição no jogo (gente que não entendeu meu artigo anterior vai dizer que estou me contradizendo, mas enfim).

Uma das coisas principais do LoL é você entender que você não ganhará todas as partidas e ter essa noção é crucial para vencer, quando você entra em uma partida ranqueada você tem que estar preparado para três coisas:

1 - Saber que você pode perder ou vencer essa partida.

2 - Não se irritar, mesmo que o seu time ou o adversário esteja implorando por isso.

3 - Jogar em qualquer role.

E nesse último ponto eu entro aonde quero chegar, não é possível "carregar" de support, não como um AD Carry ou um AD Caster Mid carregam, mas ainda assim é possível dar a possibilidade do seu time vencer e de certa forma sim, carregar o seu time para vitória.

O problema é que para carregar de support você precisa muito mais que wardar ou tentar proteger seu AD Carry, e é isso que normalmente separa um bom support de um excelente support, eu mesmo não me acho totalmente capacitado para fazer tudo o que vou falar, mas entendo que isso é importante se você quer carregar de support.

Conheça todos os campeões do seu e do time adversário e saiba o que eles são capazes.

Nem sempre de Lulu é bom você ultar o seu AD Carry, nem sempre a melhor opção é usar a ult da Soraka no final da Team Fight, situações e uma jogabilidade rápida são o que separam o support bom do support excelente.

Supports que eu acredito que podem carregar um time:

Lulu
Um dos melhores supports atuais, possui um CC muito forte e uma proteção para o seu time gigantesca.

Saber usar o slow e o knock up da sua ultimate, é primário e crucial para poder vencer uma team fight. As vezes ultar no tank é melhor que no ADC, cuide isso.

Seu silence countera TODOS os AD Casters que normalmente destruíriam o seu AD Carry.

Seu E pode ser usado de forma ofensiva, lembre-se de usá-lo para manter inimigos que ficam invisiveis, visiveis.




Thresh


Um dos melhores, para não dizer o melhor support atual. Grande utilidade para o seu time, tem um engage e desengage muito poderoso.

Lembre-se de usar a lanterna do Thresh sempre a frente do seu aliado, não adianta você jogá-la onde ele está, pois ninguém tem um pensamento tão rápido assim, coloque ela sempre na direção que ele está andando.

Nem sempre eles irão pular na sua lanterna e sim, isso é muito frustrante.

Seu Q tem um engage potente, lembre-se de quando acertá-lo andar para trás e cuidado para não cair na maldição de Lee Sin e apertar o Q novamente, nem sempre é uma boa ideia.

A passiva do Q está sendo passada para o E então muito do seu dano está sendo retirado, você terá que escolher entre utilidade e dano.

Sua ultimate tem um engage/desengage muito forte, o maior slow do jogo, obrigue seus inimigos a bater nela, usando o seu E.

Janna

Sim. Ela voltou e está realmente trazendo grandes dores de cabeças para o time adversário, Ela tem muito CC de mobilidade, correr atrás dela é tão dificil quanto ir atrás de um singed e seu escudo pode ser uma dor de cabeça em um AD Carry muito feedado.

Lembre-se de utilizar sua ultimate na hora certa, ela pode tanto salvar quanto matar todo o seu time.

Spame o seu furação pois ele pode ser o engage crucial em um time de gap closer.

Seu slow é potente, utilize-o de forma esperta.





Soraka


Faz muito tempo que ela foi esquecida, mas quando é lembrada e utilizada da forma correta, é uma dor de cabeça gigante para o time adversário.

Seu silence garante que AD casters sofrerão indo pra cima do seu AD Carry.

Sua cura garante um buff de armadura tremendo que dificulta mais ainda o trabalho de quem quiser focar seu AD Carry.

Sua passiva também garante Resistência Mágica para todo o seu time quando estiver perto de você, embora no meta atual AP Carries estejam em baixa, isso é sempre bem-vindo.

Seu Q diminue a resistência mágica do time adversário, lembre-se de usá-lo sempre que possível.

Ultimate que dá cura para todos os seus aliados, já vi Sorakas fazendo Mejai somente por causa disso e realmente pode funcionar.

Um ótimo item na Soraka é o Cadinho de Mikhael, usar suas duas curas e um cadinho de Mikhael na hora correta pode ser mais efetivo do que um Anjo Guardião no seu AD Carry.

Dependendo do feedback eu vou tentar me aprofundar nesse assunto, mas é um assunto realmente dificil de mostrar na teoria e não sei se tenho capacidade total de mostrar na prática. É dificil carregar de support e é uma função realmente ingrata, mas ainda assim totalmente necessária.

Como sempre comentem, quero ler o que vocês pensam e fazer uma conversa construtiva nos comentários com vocês.

Se quiserem curtam a minha página no facebook:

http://www.facebook.com/KenHarusame

e a minha página de narração com o P3po:

http://www.facebook.com/KeneP3po





Share:

95 comentários:

  1. "Nem sempre eles irão pular na sua lanterna e sim, isso é muito frustrante."

    Fato :P
    Ótimo artigo, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois eles reclamam que vc n Salvou eles, Cara, Isso me da um agonia....

      Excluir
    2. Acontece comigo tbm cara eu fico puto pq eu sempre aviso pro meu time "gente na hora em que eu jogar a lanterna pra vcs clica nela e vem" mas o q o cara faz ? Passa por cima e nao clica nela '-'

      Excluir
    3. Cara, que raiva, o cara tankando torre ai vc manda lanterna depois dele dar um triple e ao inves dele clickar nela ele anda pra longe e morre, dpeois reclama "Esse tresh muito ruim, não ajuda, fica so olhando"

      Excluir
  2. Kenji eu gostei do post, mas corrige lá em cima que vc colocou que está migrando pra midA lane

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Leona é um support muito agressivo para carregar, ela tem um engage potente e muito CC, exige um AD Carry totalmente agressivo e por isso ela não é adaptável.

      Enquanto que os support que eu citei podem jogar agressiva ou passivamente.

      Excluir
    2. ah entendi, ignora meu comentario \/

      Excluir
    3. eu ja carreguei de leona huhauhauhah
      fui o terror do time inimigo, startava e dava tanto cc nos carry que meu time eliminava eles com facilidade e agente ganhava a team fight.

      Excluir
  4. muito bom, a parte da Lulu me interessa muito eu gostei de jogar com ela, sei algumas coisas sobre mas toda informação é bem vinda, pq hoje em dia Lock in esta cada vez mais frequente então geralmente sobra suporte para quem não falo nada,falto um dos suportes mais chatos tb, nosso amigo blitz e outro dos meus favoritos porém que preciso me adaptar com ele.

    ResponderExcluir
  5. ganhei uma ranked carregando de lulu, teve uma tf que salvei todos lindamente e o time deu ace (: o time adversário até elogiou.

    ResponderExcluir
  6. Jogo de suporte principalmente e quase sempre. Concordo q é muito ingrata, mas eu sempre gostei de jogar suporte.
    No ranked só jogo suporte, pois sei q é uma função MUITO importante, mas até agora só me dei mau, pq estou com uma % bem alta de derrotas e meu Elo não sai do 0!!! T_T
    Triste vida de suporte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descreveu quase a minha vida de ranked, só que sou mid lane de segurar a lane e ir pro late bem forte, mas virei sup pq sair do elohell precisa de duo e a duo bot é mto boa, mas agora eu to virando jungle que auxilia mais ainda a vitória do que o próprio suporte, o suporte não sai da lane pra ajudar o resto do time, já o jungle tem que ser unipresente e isso que eu gosto de ser o jungle, pra que depender do jungle se eu posso ser ele?? Xd

      Excluir
    2. Eu sou jung e não consigo salvar meu time D:
      me dê um manual, eu faço quase tudo certo, dificilmente morro ç.ç
      já cansei de salvar gente quase morta, pedir pra jogar safe, mas eles não escutaaaaaaaaaaaam

      Excluir
  7. egal o post! realmente inspira qualquer um que ainda tenha "receio" de jogar de suporte, já vi leona e soraka levar game facil... falando em leona, falta você dar dicas dela, suporte muito forte com um (se não o melhor) engage sensacional :D abraços

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do post, support já foi a minha main role uma vez e na verdade também não lembro porque deixou de ser. Gostei da dica sobre a Soraka, vou tentar usar isso. Mas eu não consigo entender ou ver o Thresh como esse "melhor support" como muitos dizem, realmente não vejo tudo isso nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu acho ele sim o suporte mais
      forte atual junto com a Lulu
      ambos tem um harass forte
      contra o Adc inimigo e o Thresh
      com os itens corretos é usado
      tanto como um otimo suporte
      defensivo usando o Medalhão
      Solari de Ferro + Lanterna em uma
      tf, como ofensivamente com o
      Hook e o E dele, fora o Slow
      monstro da ult.

      Excluir
    3. nao ve isso nele?

      a pressão que ele coloca na fase de lane é muito grande.
      muito harras, e se tu acerta o combo inteiro com ult e tal no adc inimigo é metade da HP que tira dele, seu adc só precisa finalizar.

      e depois na fase das team fight o thresh consegue vira uma team fight a favor do seu time se ele souber usar o monte de CC que ele tem.

      Excluir
    4. É, então eu acho que só não vejo isso porque não vi um jogador bom de Thresh ainda, vou ver se compro ele também pra testar isso. Porque realmente, na teoria ele parece ser muito forte, só preciso ver na prática.

      Excluir
    5. Thresh possui habilidades unicas de engage e para salvar aliado. Ele é praticamente um pacote completo para um suporte perfeito.

      Excluir
    6. Tipo, thresh tá me fazendo subir de liga cara! Ele é lindo! Vc é tanke e ranged, vc inibe mto o inimigo na lane phase....

      Excluir
  9. Esqueceu da sona.
    Ela esta muito boa nessa season, tem uma ult que pode mudar uma TF ou combar com a do seu ADC e da um sustain absurdo pro adc na lane.
    Acho que ela vem acima da Janna, na minha opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem que usar ela com sabedoria, um tresh, blitz, até mesmo um volibear bate nela muito fácil.

      Excluir
    2. Sona, é muito fácil de ser counterpickada, é counterada pelos principais supports atuais.

      Thresh, Leona e Lulu.

      Excluir
  10. Uma pergunta, o que tu acha sobre a Sona e Nami?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quem diga que a Nami é uma sona melhorada. Eu não acho, acho que são bem diferentes dependendo do estilo de jogo.
      Nami ta bem forte, recebeu 2 buffs seguidos e muito bons.

      Excluir
  11. Eu só parei de jogar de Lulu porque eu devo estar sob a influência de alguma entidade maligna, porque eu jogo pra caramba, salvo todo mundo mas nunca dou sorte de cair em um time que presta, sempre deixo o jogo ganho e meu time faz o favor de perder no final, vai ter azar assim lá no inferno!

    ResponderExcluir
  12. ajudou muito embora nao jogue de suport aprendi um pouco mais muito obrigado ..

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito dos artigos de suporte( também é minha role favorita), e gostei bastante das dicas da Lulu :)
    Queria ler suas opiniões sobre a Sona também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sona é o support mais fácil e o mais dificil ao mesmo tempo.

      Excluir
    2. Resposta tipo Mestre dos Magos ae hein??? hahaha

      Excluir
    3. "Sona é o support mais fácil e o mais dificil ao mesmo tempo." tipo, é uma frase que diz sem dizer, como o M. dos Magos diria algo tipo "Busque aqui aquilo que se encontra o mais próximo do que você não procura e encontrará a vitória".

      Excluir
    4. É o mais fácil pq vc n pcisa mirar... nem sequer selecionar o alvo vc pcisa! Somente sua ult q vc pcisa ter mira pra acertar o máximo possível. Mas tem a parte difícil... A passiva dela é muito op mas o complicado é você prever qnd q vc vai pcisar dar um boost de dano, ou um slow ou corte no dano adversário e mais difícil ainda é você estar com a passiva habilitada na hora certa... Outro ponto dela é o posicionamento, ela é extremamente squish...

      Excluir
    5. Eu tenho dado foco no slow com o e, ae eu faço w,q,e, ou seja usa a cura dai quando o adc vir pra cima vc usa a skill que da dano e a de velocidade e por ultimo o ataque básico vai dar slow com sona é bom desabilitar seu ataque automático pra focar quem vc quiser.

      Excluir
  14. Vlw Ken. Ajudou bastante, Sup é minha role favorita, apesar de não pegar kill e talz é algo que eu realmente amo, já consegui virar jogo de Lulu, mas tudo depende do time, e uma vez estava assistindo uma Stream do Edward da Gambit jogando solo e o time dele estava horrivel e ele simplesmente virou e carregou o jogo de Janna achei muito foda, o bom é isso ler, procurar, assistir, se aperfeiçoar naquilo que você gosta que no meu caso é Suport, vlw Ken por postar sobre algo que pedi. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim so queria ir Jungle e Top pq pegava kill ate q um dia so sobrou sup para eu escolher , eu nunca tinha jogado de sup mas eu realmente amei ser sup desde então tb se tornou minha escolha todos os games que eu faço desde bot ate ranked

      Excluir
  15. Acho que um suporte que atualmente se for bem usado pode carregar é o Taric, stun, duas auras, cura aceitável e status alto podem fazer MUITA diferença em uma team fight.

    ResponderExcluir
  16. Também gosto muito de Taric, talvez pq já fui salvo muitas vezes por um quando jogando de ADC, fora que ele countera mto bem. Qtas vezes um stun de um Taric n me salvou da ult de uma miss *-*

    ResponderExcluir
  17. Tem tbm a nossa querida (odiada) pseudo suporte Lux.

    ResponderExcluir
  18. Estou gostando muito dos seus artigos, extremamente interessantes. Por favor, não pare. Por mais que digam que voce deve, não pare =D
    Alguns outros supports que eu acho que conseguem carregar um time são Sona e Nami. Se usadas de forma correta, essas duas podem destruir o time inimigo. Um combo Ultimate + Shurelya's Reverie é o engage perfeto, principalmente se voce tem alguem que consegue assassinar um ADC facilmente como Olaf ou Kha'zix, ou simplesmente alguem que possa reposiciona-lo para que o time todo o assassine como Lee sin, Jayce, Rammus, Volibear e Singed, ou até simplesmente dar um engage tão forte que o time inimigo nao consegue dar um counter-engage como Galio, Vi, Kennen, Zac, Fiddlesticks, Fiora, Fizz, Hecarim...
    Em contrapartida existem algum Supports que estão ficando para trás, como Lux (nada contra, mas um time se beneficiaria muito mais de uma Lux Ap do que uma Lux support, uma vez que seu kit é exatamente o mesmo, porém com mais dano e proteção quando feita com AP), Blitzcrank (o grab + silence é muito poderoso e dá shut down em qualquer caster imediatamente, mas é facilmente negado ou ricocheteado por um posicionamento mais rebuscado do time adversãrio), Morgana e Nidalee (as duas nunca foram feitas para ser support, se encaixam no mesmo exemplo da Lux), Nunu (mesmo caso até certo ponto. Ultimate mais poderoso do jogo, pena que é desperdiçado sem um bocado de Ap. Não que ele seja um support ruim, mas caso voce seja forçado a jogar de com ele, entre support, jungle ou top, support seria a última escolha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já li em um outro artigo de sup aqui, é sempre bom quando se estar com suportes como Lux, Morgana, Fiddle, Nunu, fazer nem que seja um Zhonyas ao menos pra ajudar no damage em uma TF ou até mesmo garantir kill na bot lane.

      Excluir
    2. Bah, show de bola esse teu comentário...muito interessante como explicaste o pq do Blitz estar ficando pra trás e tals.

      Excluir
    3. Thresh roubou a cena já faz um tempo, o Blitz apesar de ainda ser o pai das puxadas ainda assim não é bem um suporte tão completo quanto o Thresh. O grab só pega de um por um, depender só dele não é bem uma vantagem, apesar de que se usado da maneira correta serve pra forçar o engage do time inimigo, pegando eles na desvantagem... Mas se for contar pelo kit completo, o Thresh salva bonito com aquela lanterna, pode usar o ultimate pra startar combando com o Q e voando no meio e todo mundo ou pra evitar um combate, e ainda tem aquele knock-up curto do W que já serve pra cortar o cast de alguns personagens irritantes. O mundo dos suportes tem mudado bastante de uns tempos pra cá, é bom ver que novas e boas opções tem surgido, e o quanto o interesse da galera em fazer suporte tem crescido aos poucos.

      Quanto ao Nunu, ele ainda é uum bom suporte, apesar de estar saindo de moda, aquele buff dele na mão de uma Caitlyn ou de um Kog'Maw é o terror de qualquer bot lane, e mesmo sem base de AP aquele ult ainda coloca muita gente pra correr, ou obriga o time inimigo a focar nele pra cortar o cast... Concordo bem com os outros suportes, mas o Nunu em si, apesar de se sair melhor na jungle, não deixa de ser uma boa opção de suporte.

      Excluir
    4. Lux Morgana e Nidalee, são sup focados totalmente na agresividade, como uma leona, se seu parceiro e voce jogarem agreviso com esses champ como suporte, pode ser quem for do outro lado, não tera mana e nem cura suficiente pra segurar os pokes gigantescos desse suportes (por isso eles precisam sim de AP, e um pouco menos de aura) assim forçando eles a perder farm, voltar pra base, perder exp, ou tentar o tudo ou nada.

      Excluir
  19. maninho concordo plenamente com td q disse, eu tmb só jogo de supp e ultimamente tenhu sido mt procurado pelos meus contatos, (o q me leva a crer q estou fazendo um bom trabalho) mano continue postando mais artigos como esse! os supp como eu agradecem. ;]

    ResponderExcluir
  20. maninho concordo plenamente com td q disse, eu tmb só jogo de supp e ultimamente tenhu sido mt procurado pelos meus contatos, (o q me leva a crer q estou fazendo um bom trabalho) mano continue postando mais artigos como esse! os supp como eu agradecem. ;]

    ResponderExcluir
  21. Melhor que fazer um penta(do qual nunca fiz) é seu adc dar um penta. Melhor é você salvar seus aliados sacrificando a própria vida. Dever comprido....

    P.S: Ken, abre o email, mandei ficha de inscrição para conteúdo,

    ResponderExcluir
  22. Voce esqueceu de Sona, o ult dela, no momento certo, corta ult de Nunu, Miss e mais um monte de gap closer do time adversario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa que Janna faz com o Q dela com um CD bem menor o que torna ela mais viavel pra isso.

      Excluir
    2. Ah sim, cancelar o ult deles o Q da Janna faz, mas botar o time todo pra dançar e pra daí a tua MF ultar é com a Sona mesmo.

      Excluir
    3. Com certeza, mas digo em relação a gap closer que uma Janna é mais viavel por exemplo ajudar algum aliado a fugir de uma Akali ou Diana.
      Acho Sona um ótimo suporte pelo seu Harass com um Q bem usado e sua ult pode virar o jogo de modo brusco.

      Excluir
  23. pelo o que li nos comentarios e no post todos se esqueceram do alistar um dos supports que eu considero ser um dos mais op tanto em todas as fases do game, no early podendo dar uma boa proteçao ao seu adc se jogado corretamente ate mesmo contra ganks dos junglers mais op , alem de poder garantir muitos kills ao adc em uma lane agressiva dependendo do estilo de jogo do seu carry , e no late games ele literalmente carrega o jogo com mts CCs e se com uma build bem feita pode garantir muitas auras ao time e items com utilidade sem perder a sua quase imortalidade durante o ult . bom pelo menos e essa minha opiniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joguei bastante com ele, mas os nerfs diminuiram bastante o ap das skills, teve um post aqui outro dia falando...mas enfim, quem se importa com nerfs hahaha.

      Tu joga o cara pra cima e pra longe, é lindo.

      Um dia eu vi a lux apc do meu time sozinha quase morrendo quando estavam vindo 3 enemy pra cima dela, então joguei um longe, outro pra cima e dei exhaust no 3º, GG!

      Excluir
    2. Não existe nada mais reconfortante do que salvar aliados em momentos criticos, e mais lindo ainda é salvar e conseguir fazer com que ele mate o inimigo e as vezes garantir até um DK.

      Excluir
    3. me sinto jogando volei com os champs inimigos de alistar uma vez tinha um singed um voli e eu de alistar no meu time mano vc soh via champ voando de uma lado pro outro. de todas forma com s nerfs ele perdeu um pouco de ap mas seu ponto pricipal que é o cc continua na minha opiniao op

      Excluir
    4. Esse teu time me lembrou esse vídeo:
      http://www.youtube.com/watch?v=g9XZQttjc-g

      Excluir
    5. sim, the volley squad kkk, mudando um pouco de assunto podiam fazer um post sobre suports digamos alterantivos como o zilean comecei a jogar com ele semana passada acabei descobrindo um dos melhores suportes que ja joguei, um ult do momento certo e a passiva de buff e experiencia realmente sao formidaveis

      Excluir
    6. Uma vez joguei de Zilean suporte e o que me veio na Bot Lane? Um Volibear, foi totalmente counterado pelo Slow do demonio do Zile, qro praticar mto com ele pois achei um sup muito util.

      Excluir
    7. coitado do voli huehuehuehuehue, mas com certeza ele é um suporte esquecido pela maioria assim como varios outros ate mesmo o teemo que a propria riot classifica como suporte, ja tive a felicidade de tentar e com ctz me surpreendi

      Excluir
    8. a coisa do zillean é ir contra champions que nao tem um harass muito bom (vayne por exemplo) com um support com range baixo ou abilidades faceis de desviar (blitzcrank/ nidalee) já fui uma de zillean support que o xin zhao jungler veio dar dive no graves do meu time, por algum motivo ganhei um double buff e o graves voltou dos mortos

      Excluir
    9. Teemo é super indefinido... é tipo um urgot

      Excluir
    10. nem me fale do urgot bom ad caster mas ainda n peguei as manhas deles, mais o teemo suport da prabrincar um pouquinho sim, n sei o quao viavel seria um teemo suport em um ranked game pricipalente nas divisoes mais altas ate porque quando vou ranked prefiro pegar o alistar nami e algums suports que domino mais digamos assim tradicionais.por curiosidade alguem ja fez teemo solo top ?? e rapha zillean pode ser forte contra campeoes com um bom harass como a mf .

      Excluir
    11. Já vi teemo solo top, destrói vários champs, veneno do cão + cogumelos everywhere, depois do lvl 6 ninguém ganka ele mais...XD

      Excluir
    12. vc se esqueceu do blind que detona os meele solo top

      Excluir
  24. Quer carregar um time seja um bom jungler...
    PLAYERS RESPEITEM SEUS JUNGLERS!

    ResponderExcluir
  25. Cara eu acho que a Karma no pode mais ir como suporte, pois ela não e totalmente aproveitada assim como o Trhesh de sup no e totalmente bem utilizado como suoport que nem um dia eu tava de Taric e meu amigo de Trhesh adc ele tava muito op ele dava um hit critavam 600 de ad e 200 de dano magicouqer dizer 800 de dano inicial sem contar as outras skills quer dizer ele é mais aproveitavel na role de adc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lulu tambem e bem op no ap mid e meu amigo fez ela hibrida e hitava muito sem contar que ele não morria vazia a hextech, a Vontade e a sedenta era GG imorrivel tem outro op que mostra tambem ser muito forte ap top que é o Nunu com a ult mais op do jogo que escala com ap e muito ap então ele tem um harass muito op e o slow infinito com rylai então Op ap Tank esperimente um dia vc vai ver a opzisse

      Excluir
    2. O cara tem que ser muito cone pra perder pra um Thresh adc, basta ter um bom posicionamento, range do Thresh é mto pqno comparado a um adc comum, dizer que ele n é aproveitado como sup??? Bitch, pls!!!! Coisa de qm só viu/jogou com ele por estar na FW.

      Excluir
    3. Se o thresh fosse ruim de suporte eu não falava nada, mas ele é umas 10x mais util do que um blitz no time atualmente, dai o cara pega uma maravilha de suporte, e faz adc só porq "tem dano". BR só joga com champ que tenha dps alto, senão é nerfado ou ruim

      Excluir
  26. Gostei muito do artigo :D
    Minha role favorita é support e geralmente (dependendo do AD Carry aliado) jogo de sona pq ela é bem adaptável com "pessoas estranhas", digo, seres randômicos em jogos normais.
    Quando jogo em conferência (skype, etc), procuro ser um support mais agressivo, uma boa escolha é a Leona e já deixo tudo combinado com o AD Carry e é muito fácil combar utilizando conferência, na maioria das vezes consigo bons resultados (:

    ResponderExcluir
  27. Oi, vou fazer um comentário próprio com minha opinião.
    Suporte carregar é muito dificil, geralmente opto por Tanks suporte, são mais seguros, e podem iniciar quando seu time tiver fazendo merda.. não acho nada bom usar suportes papeis, não em solo. Sao extremamente dependentes do time, e o suporte é literalmente um relexo do seu time, se eles forem muito ruins, vai pesar demais ganhar.

    ResponderExcluir
  28. gostei dessa matéria e gostaria de saber se a leona também não é um Sup q carrega o time

    ResponderExcluir
  29. Eu acho Kayle um bom suporte, com sua cura e bom poker com seu Q e se combando com o W no seu adc ai é GG, o seu E é muito util pra ajudar a baixar a vida dos inimigo como pra segurar a lane em quanto seu adc foi na base e não tomar aquele dive legal, nem vou falar da ult. Outro ponto positivo é que ele pode virar um carry caso o time esteja precisando de dano.

    ResponderExcluir
  30. Outro otimo artigo do Ken, somente como complemento nas informaçoes:
    Podem considerar suportes fortes na lane, que contem sustain e shield, e que no final pode carregar com seus ults:

    - Orianna: Um shield mto bom, alem do poke incrivel dela, e o ult nem se fala.
    - Morgana: Snare pra dar engage, shield pica e ult.
    - Lux: Mesma coisa a Morgana + lazers

    ResponderExcluir
  31. tresh n é forte tresh é robado aquele como acertar Q + W + ULT n tem contra jogo que supere isso sem contar o range absurdo do W, deveriam tirar esse combo alem de reduzir um pouco o range do W do resto tresh n é robado só esse combo mesmo que deveriam analisar melhor e tirar ou criar um contra jogo pra isso

    zilean deveria ter remake isso sim champ mais comemana do jogo e a mid lane dele é inutil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh mais bonito dizer: Eu não sei counterar Thresh podem fazer um artigo sobre? Já counterei Thresh facilmente com Lulu e Leona.

      Excluir
  32. Faz um artigo sobre suportes onde tenha a Sona também, aliás ótimo artigo

    ResponderExcluir
  33. Suporte é oque eu menos gosto de fazer. To lendo uns artigo aqui no site pra ver se aprende um pouco.

    ResponderExcluir
  34. Só eu que jogo de Zyra support e axo ela OP? o.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zyra eh uma otima suporte pra dar harras engage e visao do mapa. Mas nao da sustain ao aliado e shield. Mas precisa ter uma sincronia alta com o adc pra poder fazer funcionar... senao n da.

      Excluir
  35. Adorei o post. Tenho duas roles principais: ADC e Suporte. Amo ser suporte, apesar de sermos desmerecidos em jogo. Só uma correção mesmo, a Lulu não possui "Silence", ela possui "Disable" ^^"

    ResponderExcluir
  36. Minha role inicial é suporte, a secundária é jungle, como suporte eu faço o possível para ter uma boa sinergia com meu ad carry, porém existem momentos que simplesmente não é possível realizar isso com eficiência, devido ao meu ad carry deixar e MUITO e desejar no kite, no farm, enfim na jogabilidade de um modo geral, eu perdi a conta de quantas vezes eu perdi, claro sabendo que perder faz parte do jogo, em que eu me esforço para possibilitar uma oportunidade pra uma morte para o meu adc, me sacrifico e o adc fica olhando eu morre, isso quando INUMERAS vezes o cara foca o suporte inimigo sendo que eu estou protegendo (meu adc no caso) e sendo ofensivo na jogabilidade contra o adc em questão (inimigo), e o cara fica olhando eu morre poca errado, isso quando não recua sem precisar D: e sobra morte pra quem? Pro inimigo! Eu ainda fico estressado, e muito com situações assim que são muito frequentes na minha vida como jogador de LOL. De qualquer forma através do seu artigo vou tentar aprimorar e continuar aprimorando minha jogabilidade com as dicas que são fornecidas através do mesmo. Obrigado. :D

    ResponderExcluir
  37. Parabens pelo artigo, muito bom mesmo.

    Minha main role era (afastado do lol) suport, e eu só jogava ranked fazendo Duo com um amigo que ia de ADC (eramos sincronizados).

    Minha suport favorita é Sona (Tenho Fliperama) e adorava quando meu amigo ia de Varus.

    No inicio eu sofria pra jogar de Suport, mas acostumei, e aprendi que carregar o jogo não é apenas ir pra cima tentar matar.

    Ainda mais ele tendo Slow, e eu sempre usando Q pra afastar os oponentes.

    Penso que cada vez que consigo afastar o ADC inimigo ele ta perdendo farm, e eu to ganhando vantagem pro meu ADC farmar.

    Mas o povo pega suport contra vontade, e vai com sangue no olho, gerando um feed semi-intencional enorme pro time inimigo.

    E acho que o pessoal devia prestar mais atenção no que o suport pode, e faz no jogo antes de reclamar que não ajuda.
    Porque ele acaba sendo mais importante (em termos) que o próprio ADC.

    Enfim, essa é minha opinião.

    Novamente parabéns pelo tópico, se possivel fale sobre os outros suports (Fala da Sona).

    Até ...

    ResponderExcluir
  38. Acho que um support-tank mais agressivo (como a Leona, por exemplo) pode ser mais fácil carregar o time. Jogo muito mais com Leona como support e em Team Fights, consigo startar a mesma e aguentar até o fim da mesma, já tive várias vezes que o meu time estava perdendo, mas recuperávamos nas team fights que começávamos. Além disso, tiveram algumas vezes que eu consegui deixar o time inteiro positivo (sendo que o top inimigo tava BEM feedado)

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo tópico amigo. Ajude-me a levar um ótimo jogo no lol com lulu! Vc tinha razão, ela é de mais ;)

    ResponderExcluir
  40. Very good topico :D
    Brincadeira aparte deu até vontade de pickar supp

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash