Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

sexta-feira, 15 de março de 2013

Jungler - As vezes a lane fraca deve continuar fraca

Hoje vou tocar em um assunto polêmico, principalmente porque não é a minha role principal, mas minha segunda role então ainda sim posso falar sobre ela, vou até mostrar esse post depois para os meus amigos junglers Celu e Zappa, para eles analizarem, mas acredito que concordaram comigo.

Imaginem o cenário, você é um jungler em uma Solo Queue, o seu time está todo indo muito bem, exceto pelo fato de que o top está indo bastante mal, o cara foi counter pickado, o inimigo está com o dobro de farm que ele e já pegou 3 kills em cima do seu solo top.

Dá pra notar que a culpa não é do cara, pois afinal, o adversário sabe jogar com o counter do campeão dele, você já tentou gankar a lane algumas vezes, mas sempre sem sucesso, o adversário tem a lane wardada e o seu solo top não consegue dar o dano suficiente pra pegar a kill.

As vezes, a melhor escolha em uma situação dessas é desistir da lane. Isso é uma coisa bem relativa e que deve ser bem analisada pelo jungler para poder fazer a escolha certa do jeito certo.

Um jungler sempre terá três tipos de escolha quando vai para a jungle:

  • Transformar um aliado fraco em forte, quando ganka a sua lane e dá kills ou assists ou faz o inimigo ir base.
  •  Deixar um aliado forte mais forte ainda, quando ganka a sua lane e dá kills ou assists ou faz o inimigo ir base.
  • Deixar o jungler ou mid inimigo mais fraco, dando counter jungle e roubando buffs (no caso deixar o mid mais fraco pois você o deixa sem blue)


As vezes tentar gankar uma lane da qual já está perdida é horrivel, na verdade é uma completa perda de tempo, se o seu top já está perdido e sem chances de poder se recuperar por agora, o melhor que você faz é gankar outras lanes, se o seu mid está feedado, ganke o mid, deixe ele mais forte ainda, o mesmo com o bot, compre pink wards (isso não é só trabalho do support) e quebre as wards que estão no rio do time adversário, isso fará eles terem medo dos seus ganks e terão de jogar com mais cautela.

As vezes gankar uma lane que já está feedada faz seu time vencer bem mais do que tentar fazer uma lane fraca se recuperar no jogo. Se o time adversário só está bem em uma lane, tente ajudar essa lane, mas se não tiver mais como, a esqueça e busque ajudar as outras.

Jungler é uma role dificil, mas a melhor de se jogar em solo queue, pois ela pode transformar uma derrota em vitória.

Como eu falei sobre isso de "esquecer" uma lane, isso é um caso situacional, nem sempre a lane que está mal não pode virar o jogo. As vezes até perder a torre pode ser algo benéfico, pois a lane fica mais puxada e seu aliado fica com farm livre para ele, mas normalmente isso acarreta em ganks da lane que está sem torre, então cuidado.

O mesmo vale para counter jungle, pouca gente entende, mas você roubar o red do jungler inimigo significa torná-lo mais agressivo, no momento que ele não tem red, ele vai acabar sua rota e vai ir gankar alguma lane ANTES DE VOCÊ terminar a sua, essa dica vale bem mais para os laners do que para os junglers.

E uma dica final, talvez a mais importante desse artigo, se você perdeu sua lane, nunca é culpa do seu jungler. Mesmo que o jungler adversário tenha te gankado 15 vezes e o seu não tenha gankado nenhuma, é função do jungler gankar as lanes, mas não é função dele gankar a sua lane. Peça ganks caso seja necessário, não fique xingando o jungler caso ele demore a vir, eu sei que é dificil, quando sou eu, eu as vezes também perco a cabeça e xingo, todos nós somos um tanto tóxicos, mas isso é assunto para outro artigo.

Arrivederci Invocadores!



Mas como sempre para mim, o meu post acontece nos comentários, comente o que você pensa, se acha que eu estou errado, me mostre que eu estou errado, acompanharei os comentários e estarei nessa discussão para que juntos todos nós possamos crescer mais ainda nessa role que, pelo menos eu, adoro tanto.

Caso tenha dúvidas ou queira conhecer mais do meu trabalho, curta minha página no facebook:

http://www.facebook.com/KenHarusame

Share:

29 comentários:

  1. Eu concordo 100% dou jogador platina de main role jungle. E já vi jogos de diamond elo's (os famosos pro players) - particularmente sou fã do scarra - um mid laner.
    Em que eles esqueceram um darius que jogou contra um singed.. aos 20min de jogo já tinha perdido as 2 torres do top e o singed tava quebrando o inibidor sozinho...
    Então o time deixou pra lá e foi dar "rush" no mid e bot.. acabou ganhando mesmo só perdendo 1 inibidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro dessa partida, no começo achei muito estranho terem esquecido o darius, mas depois entendi q se tratava de um singed, logo ele teria grande chance de fugir e n adiantaria ir gankar top ja q era maior a chance de derrubar as torres mid e bot evitando o farm inimigo das msm do q tentar matar um singed q teria chsnce de fugir e o time inimigo ficar livre p farmar!!

      Excluir
  2. De vez em quando jogar solo q sendo jungler é uma bosta. Principalmente no elo hell - local onde eu me situo e não consigo me mover :c -, onde, se você ganka uma lane e o oponente não morre, voce é um lixo. Se o cidadão tá perdendo a lane, é culpa do jungler. Se o jogo está perdido, é culpa do jungler, já que ele não ganka. Cara, como isso irrita. ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente verdade, certas vezes o jungler até está errado, mas culpar ele por perder a lane é tenso, geralmente são aqueles que tomam 3 ganks até os 10 min de jogo e ainda não aprenderam a colocar uma ward...

      Excluir
    2. Infelizmente no brasil pessoal não tem visão global do jogo, perdeu na lane dele é jogo perdido, é GG.

      Excluir
    3. Nunca vi cara tudo de errado é br , parece que nunca jogo no na , é a msm merda , preconceito ridículo esse de "server br so tem troll e o resto nao "

      Excluir
    4. Lá pode ter trashtalk, mas aqui tem MUITO mais.

      Excluir
    5. O problema não é que no BR tem troll e no NA também, mas o fato de que no BR o numero de trolls é bem maior e mais explicito que no NA, No NA é mais raro você encontrar um player que culpe o Jungler pela queda da Lane dele, já no BR tudo que acontece na lane é culpa do jungler, Seja o cara feedar, perder torre ou perder farm.

      Cansei de estar em jogos que os caras não compram uma unica ward e ficam jogando em baixo da torre inimiga mas reclamam que o jungler não deu um gank, porem me responda, como o cara vai gankar se o inimigo esta com 99% de chances de se safar do gank ?

      Excluir
    6. bom minha main eh jungle, e pra falar a verdade a unica em q me destaco.. e no elo hell onde eu tbm me encontro ja cansei de virar o jogo(principalmente de hecarim *_*) e ainda sim o solo top que NUNCA compra ward reclama q eu soh ganko bot e mid, mais tip o cara perde lane mesmo eu dando o first blood para ele... entao quando eu vejo que o top não tem mais jeito eu deixo de lado.. mais realmente no server NA os caras tem mais noçao que a culpa não é sempre do jungle.. eu soh queria que os caras antes de me xingarem parassem pra ver a score, pois sempre alegam q eu toh tipo 0/3 mais naum vem q eu toh 0/3/20.. e eh sempre a mesma coisa sempre...

      #chatiado

      Excluir
  3. Jungler é realmente uma role necessária no game.
    Eu sou jungler também,e acho que depende muito do time...
    Solo Queue é ruim por não conheçer os proprios aliados,e mesmo escrevendo a comunicação é restrita,mas ainda assim é possivel achar pessoas que cooperam contigo. Mesmo que erre o Gank,eles falam:"Vlw a tentiva mano" .
    Pra mim isso que é a graça do jogo.

    ResponderExcluir
  4. Só não concordo com a parte de roubar o red deixa o jungle adversário mais agressivo. Pois sempre que eu roubo o red inimigo sempre eu dou o gank primeiro na lane mais proxima. Se eu for do time de cime ganko bot pois ja estou lvl 3 e de red. Se eu for do time de baixo gank top. Geralmente da certo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. O red não vale a pena para gunks, o dano que ele causa é bom apenas para jungler's de velocidade de ataque NO GUNK.

      Se você rouba o red estando no time roxo, e seu bot está avançado, então só pode gunkar mid.
      As rotas exteriores sempre estão wardadas, e o mid vai ter um cc, e o red só vai te dar vantagem se você conseguir bater no cara. Se você está de Vi e o cara de morgana, ele te acerta a ligação das trevas, perdeu todo o esforço do red.

      Mas opnião é quenem C*, cada um tem a sua

      Excluir
    2. Se você roubar o red do inimigo, você tira um slow do jungler, tira exp e dinheiro do jungler, e ainda tem passe livre pra um gank no bot lvl 3 por tras ( time roxo ) ou no top ( time azul ), desde que roube o red rapidamente no inicio de game, e o gank também seja rapido pra o jungler inimigo não ter tempo de ir ajudar a lane gankada, assim, teoricamente, só existe vantagens em roubar o red, mas claro, todo jogo é diferente, mas isso de dizer que o red não vale a pena pra ganks, é uma total mentira, ele da slow e um dano a mais...

      Excluir
    3. Era exatemente isso que eu tava querendo dizer. Se vc receber um smiteless no blue para poder fazer o red rapidamente. O gank vai ser bem eficaz.

      Excluir
  5. Minha main role tbm é a jungle e concordo totalmente com sua colocação Harusame , às vezes simplismente não da para reverter o quadro de uma lane e temos que gankar as outras , na maioria das vezes somos "scrachados" por isso,em inúmeras partidas me senti tendo um otimo desempenho , mesmo tendo sido chingado , pelo número de assistências e abates causados por ganks nas horas certas e nas lanes certas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do artigo, ressalvando um pequeno erro de semântica e redundância.... Fico feliz de saber que ainda tem gente que se importa com os junglers e que sabem que nem tudo é culpa nossa.

    ResponderExcluir
  7. Minha mais tb é jungle.
    E é normal ser xingado por uma das lanes, pessoal pensa q é obrigado a gankar todas as lanes a cada x minutos.
    Existem champs q realmente só funcionam gankando, mas outros ficam extremamente fortes apenas no mid game, no começo os ganks são quase sempre fails.
    O q faço é apenas wardar o top e assustar o mid.
    Após esse tempo ai sim os ganks começam.
    Com um jungle "feedado" por monstros sendo q eu quase sempre sou o top creeps, ai eu até inverto uma lane prejudicada.
    O foda é quando não entendem isso e ficam indo pra cima mesmo com o adversário mais forte.
    Povo tem q aprender q a torre é amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando o seu comentário, o povo tem que aprender a NÃO MORRER. LoL não é jogo de PvP, é jogo de conquistar objetivos. O povo não entende e só quer ficar feedadão. Já perdi jogo em que eu tava jungle, Mid e Top simplesmente não precisavam de mim, os dois estavam Lendário (8/0) e começaram a sair atrás de kill. Resumindo, perdemos o inibidor top e mid porque os caras ficaram se fedando no bot e largaram suas lanes ("ja levei a primeira torre, não preciso mais ficar na lane!"), tiraram todo o farm do nosso ADC e a gente perdeu num rush top dos caras. Estar feedado não garante vitória...

      Excluir
    2. passei pela mesma coisa hoje , o povo indo atrais de kills e esquecendo sua lanes apesar de termos um saldo de kills maior eles levaram todas as torres , isso que me estressa eu como jogadora de sup nunca me importei com "kills" e sim com as torres o povo ja que sair gankando o tempo todo sem nem ter derrubado 1 torre

      Excluir
  8. Pra não chorar por tomar gank e seu jungler n gankar eu sempre compro ward. Quem joga comigo sabe que sempre eu saio da base com 1 ou 2 wards( se por acaso eu for mid).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem que comprar ward. Não importa a minha role, até de ADC eu compro ward. Se tem slot no inventário, e se sobra 75 gold, eu compro. Dependendo de como estiver minha lane, eu até espero 75g na base pra comprar uma verdinha...

      Excluir
  9. gostei bastante do post muito bom, sou jungler e me identifiquei com várias coisas que você sitou ali.

    ResponderExcluir
  10. Ontem eu tava jogando de Irelia, tomei um pau sem dó de uma riven no top, ela so fazendo dano... tava 0/2 (dois dives da riven, me solou) e ela 4/0, feedada. farmei bem menos.
    joguei recuado, so farmando, igualei o farm dela, rushei uma sunfire cape e uma thornmail... eu engoli a fdp com farinha e limão, nem precisei da ajuda do jungler lixo (era amigo meu, que preferia deixar eu perder a lane pra me chamar de feeder)

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu artigo cara.
    Eu ainda sou level 20 e me identifiquei de primeiro com a role jungle. Fico sempre atento procurando todo tipo de "material" para aprender mais a jogar nessa lane e com certeza o seu post me ajudou bastante.
    Vou colocá-los em pratica mais tarde.
    Convenhamos, não tem coisa mais divertida do que pegar seu inimigo de surpresa (gank). ^-^

    ResponderExcluir
  12. Não gostei somente do "não é culpa do jungler" , como todos os outros, eles também tem responsabilidade. Já joguei com jungler que esperou lvl 6 para começar a gankar, acredite, não foi agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isto jogo mais recuado de inicio, farmo bem, evito gank de inimigos e dou chance para q meu jungle possa gankar com tranquilidade em seu melhor momento.

      Excluir
    2. Se todos pensassem assim a vida do jungle seria bem mais facil, esse controle de wave é fundamental (um dos meus defeitos alem de nao ter alguns dedos) jogo bastante(quantidade ñ intensidade) de jungler e se a lane esta avançada eu nem vou la, a nao ser que ja tenha sustain pra dive.

      Excluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash