Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Support, os segredos não ditos enfim revelados de como ser um bom support!

Eu noto que muitos jogadores de LoL tem um sério problema, eles não sabem jogar de support. E isso não é só um sério problema, mas um problema gravíssimo, eu antigamente pensava que AD Carry era a role mais dificil do LoL e descobri ontem que não, com um bom support, AD Carry é a role mais fácil do LoL e um dos motivos de eu não conseguir jogar de AD Carry é que me acostumei a jogar de support, que é minha role principal. Não se preocupem vou explicar o que quero dizer sobre isso em breve, mas antes de explicar isso eu quero adentrar em outros pontos...

Se eu tivesse que escolher um líder para o time, seria ou o Tank ou o Support

"OWA! Como assim? O líder não é bom que seja os que causam dano? Porque essa distinção ou preconceito?"

Simples, quem começa a teamfight é o Tank, quem controla o time adversário é o Support. Vamos aprofundar nisso.

É função principal do tank iniciar a team fight, ele deve dar o engage, e partir pra cima do time adversário sem medo de tomar dano e essa hora, querendo ou não, ele é um dos líderes. O time deve avançar e/ou recuar. É sempre bom "obedecer" o tank, mas lembre-se, você tank, que nem sempre seu time irá lembrar disso então não vá sozinho, você é tank, não o Superman. Você irá morrer se bobear também.

Support é uma ótima escolha de líder, embora muita gente subestime o support, ele, na minha visão, é a role mais importante do LoL (calma que ainda irei chegar nesse ponto), com as wards que ele põe, se bem colocadas, você tem o controle do mapa e não só disso, mas do time adversário também. Um ward no red inimigo pode significar um first blood, a cura na hora correta, pode significar a vitória da luta na bot lane.O buff do seu aegis pode significar mais resistência para a sobrevivência do seu aliado squish.

Mas o principal, em uma team fight o support tem uma função mais do que importante: fazer tudo que ele puder pelo time. Ele deve usar todas as suas habilidades para proteger, ajudar o seu time e contra-atacar o time adversário. Ele não tem que causar dano, ele não tem que tankar (na maioria das vezes), ele tem que literalmente dar suporte para o seu time vencer.

Você deve lutar com todas as suas forças e morrer, sim morrer, se necessário, para salvar o seu time. Uma das coisas que eu aprendi, é que a melhor coisa de um support não pegar kills é que ele pode morrer, claro que não forçar mortes dele mesmo, se um adc que está jogando muito bem morre, ele dá uma quantidade muito grande de gold pro time adversário, graças ao killing spree, legendary ou o que quer que ele esteja, um support bem jogado, não. Um support 0/1/20 não dá uma hiper quantidade de gold e melhor ainda, um support quanto mais morre, menos gold vai dar e se ele continuar não pegando kills, ele vai dar cada vez menos gold, ao ponto que uma hora um minnion pode valer mais que ele. Por isso sempre que ver que você está em uma situação de escolha entre a sua vida e a de seus aliados, se mate para salvá-los. Não é apenas a melhor escolha, mas também a mais sensata, lembre-se sempre disso, quando você for support, você pode morrer, o seu time não.


Support é uma role de exceções

Support tem sempre que pensar no time e isso pode significar causar dano e tankar as vezes.

"Ei como assim, seu retardado? Tu acabou de dizer que support não tem que dar dano e nem tankar! Lixo, cone! HUEHUEHUE"

Então, como eu disse, support é uma role de exceções. O support é fechador de lacunas e quando você for jogar de support, trate sempre de deixar todo seu time escolher primeiro, para que você possa fechar essas lacunas.

Se o seu time está muito squish, trate de pegar um support tank, como Taric ou Leona, Nunu. Não importa qual, mas ele tem que aguentar a porrada adversária. Se o seu time precisa de mais dano, pegue um support que possa ajudar nisso, como um Taric, Nidalee ou outros campeões que possam dar dano ou um bom debuff no adversário.

Muita gente não entende isso, não adianta você pegar um Taric que comba com o Ezreal, se o Taric pode não ser útil para o resto do seu time, quando pensar em sinergia entre o seu support pense em dois tipos de sinergia.


Sinergia imediata

Sinergia imediata é aquela que você precisará ter desde o começo do jogo, ou seja, com o seu ad carry. O seu support deve ou melhorar o que o AD carry já tem de bom ou diminuir suas falhas.

Sinergia absoluta

Seu suppot deve ajudar o time inteiro, seja com as suas auras ou formas que ele possue para ajudar o time, somente preenchendo essas duas sinergias seu support será realmente bom.

Support é a role mais dificil do League of Legends

Uma vez eu li em algum lugar, não lembro onde e nem lembro quem falou, só me lembro que foi um jogador profissional, ele disse "Se você quer ganhar elo de forma fácil na solo queue, jogue de jungler, seja o melhor jungler e você irá ganhar.".

A explicação dele é simples, quando você é jungler você pode transformar o retardado que está feedando a lane no top killer do jogo. Os seus ganks no local correto e na hora correta o levam a vitória, para isso você só precisa ser um bom jungler.

Agora eu digo, "se você quer ganhar uma ranked team, torne-se o melhor support possível!" porque? Porque support é a role mais dificil do League of Legends. Como eu falei anteriormente, ele é responsável por preencher as lacunas do time e isso significa muito mais do que escolher o campeão correto. Você nunca se perguntou porque muitos supports usam heal e exhaust nos summoner spells? Não é pra curar a vida deles próprios, muito menos diminuir o dano e a velocidade do inimigo para que ele possa matar. Ele faz isso porque ele tira a obrigação de outra pessoa do time pegar, ele pegando esses spells ajuda o time, ele dá SUPORTE ao time. As vezes até um ignite pode ser uma boa escolha para o support, em casos de campeões adversários como Swain, Mundo, Sion e etc.

Mas, eu ainda não cheguei no ponto principal. Ainda existe mais que significa preencher lacunas, porque até agora, se você está seguindo tudo que eu falo, você a recem está na tela de loading, escolheu o campeão que preenche as lacunas do seu time, escolheu as spells que preenchem a lacuna do seu time e agora está na loading screen, vendo o seu time e o do seu adversário.



 Nesse momento, você deve olhar cada campeão aliado e inimigo, imaginar onde cada um vai ir e o que cada um provavelmente vai fazer e é aí que começa a parte dificil.

Eu diria que as duas roles mais dificeis do LoL são support e jungler.

Em primeiro lugar, eles são sempre incompreendidos. Sempre a culpa é de um dos dois, para começar uma coisa que eu devo falar, mas não vou me aprofundar (talvez em um próximo artigo), você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler. A não ser que ele venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado, não, isso não é culpa dele e sim sua. Lembre-se sempre a sua lane, é a sua responsabilidade, assuma-a como um homem (ou mulher, enfim).

Uma das coisas que torna support e jungler as lanes mais dificeis é, eles tem a obrigação de conhecer todos os campeões do LoL e não só isso mas o que esses campeões são capazes de fazer e não só isso, mas a velocidade de movimento desses campeões e não só isso, mas os cooldowns (mais ou menos, obviamente) desses campeões e não só isso, tem que conhecer os itens que os invocadores colocaram nesses campeões.

Entendeu agora? Talvez sim, talvez não, por isso vou explicar.

Não vou me aprofundar na parte do jungler porque o artigo fala sobre supports. O jungler deve saber tudo isso para ter um gank mais efetivo.

O support deve saber disso porque ele é o fechador de lacunas do seu time, mas não apenas isso, ele também é o que vai mostrar a ferida do time inimigo (e é isso que faz dele um bom líder), um support bom, sabe a hora de ir pra cima e a hora de recuar, sabe controlar o time adversário para que não consiga focar o ad carry aliado.

É função dele conhecer o inimigo, para poder dar o support necessário para a proteção do seu time, como também é importante conhecer o seu time aliado, para ajudar ele no que o time precisar.

Voltando ao ponto das lacunas, ser support, como já falei bastante neste artigo, é preencher lacunas, ou seja a sua função é a de todos do time. Se o seu solo top não dá mia, tente cuidar a lane dele para dar o mia por ele, é dificil? Com certeza é, mas isso é importante pois por mais louco que pareça, também é o seu trabalho.

Por isso que AD Carry é a role mais fácil do jogo, se tiver um bom support, ele só precisa se preocupar em farmar e movimentação, porque o support vai dar o mia por ele, o support vai controlar e tentar dar zooning no time adversário, o support vai cuidar os possiveis ganks que ele tomar. Tudo fica mais fácil para o AD Carry, o mais triste é saber que no final o seu esforço não será tão valorizado, mas você, pelo menos, sairá com o senso de dever cumprido, pois você venceu na role mais dificil do League of Legends.

Eu irei voltar em breve a falar sobre support, mas por enquanto é isso, espero que tenham gostado, comente aqui embaixo, vou adorar saber o que vocês acham do artigo, não me importo com criticas construtivas e lembro que esse artigo é a minha opinião e não a regra absoluta de como ser um support!


Escrito por: Kenji
Revisado por: Kenji

Share:

97 comentários:

  1. Bom!! Apesar de Tudo Isso que foi dito bastante ja sabe... mas sempre tem novatos ou gente que demora pra aprender .. enfim bom post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bastante gente sabe, não aplica e talvez aí esteja o problema.

      Excluir
  2. Eu sempre leio as matérias aqui da pwn3ed mas nunca escrevi um comentário, mas nessa me sinto na obrigação. Suor masculino escorreu pelos meus olhos lendo esse artigo. Bem escrito, muito bem instrutivo, esclarecedor e o que o considerei de melhor (afinal essa é minha main role), o artigo valoriza o support. Eu não ligo em pegar kills, não ligo em não ser valorizado quando faço uma jogada foda pra salvar alguém do meu time, mas é claro que é sempre bom saber, que existem outros players que dão o real valor ao support. Espero ansioso por outros artigos a respeito de support e jungle. Bato palmas em pé por esse artigo. Foda demais. Abraço, sucesso e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma situação, cara. Sempre leio mas nunca comentei. Mas esse texto merece todo os elogios por valorizar a nossa role, o support, de forma tão bela.

      Excluir
  3. Tocante, alguém que nos compreende falando xP

    ResponderExcluir
  4. Muito bom cara, é mais ou menos assim que eu já jogo de suporte, mas me fez pensar no melhor, preencher lacunas o/ Vlw e Bom Trabalho aew man

    ResponderExcluir
  5. "...você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler. A não ser que ele venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado, não, isso não é culpa dele e sim sua."

    Queria que todos líeis isso, ao menos uma vez --' Ser support é foda, pressão psicológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que o diga!... é muito difícil e o fator falta de reconhecimento é muito ruim... -" vc de sona posiciona um ótimo ult para o triple kill do seu adc e todos dizem: caramba mandou bem (nome do adc) joga muito ._. "
      #poker face... dai nem sei é difícil

      Excluir
    2. Cara, eu sou ADC e Sup, a coisa que deixa meu game mais feliz, e pegar um bom suporte..

      Aprendi com o tempo que, um mapa bem wardado ganha jogo, e so isso já seria suficiente para daro reconhecimento que o suporte merece, mas eles fazem muito mais.

      Excluir
  6. Uma vez, eu joguei de suport para uma Cait, de um jeito que eu nunca joguei com ninguém, nem premade, ela sabia quando eu pulava(amumu), sabia quando eu iria ultar, sabia exatamente onde o inimigo ia dar flash, e até se tenta-se trollar ela já estava pronta, realmente me impressionei.
    Eu como suport/jungle/mid/top, acho que ser adc é muito dificiu, mas ser suport é pior, principalmente quando o time é inorante, falo mia por eles e reclamam "da minha lane cuido eu", etc..
    Belo Post, não vou acrescentar nada, pois você disse, que terá mais, gostei. o/

    ResponderExcluir
  7. Enfim, já vi support 0/9/21 e o adc falar que ele fedou porque perderam :\

    ResponderExcluir
  8. Excelente post aprovo tudo que foi dito realmente Jungle e Suport são as roles mais dificeis do League of Legends sem duvida e quem não aceitar isso infelizmente é porque ainda tem muito que aprender. E como eu sempre digo "Suporte não é só colocar ward"

    ResponderExcluir
  9. Achei o post muito interessante, e tudo o q fala nele eh verdade, porém muitos summoners que jogam de support no server BR atualmente ou soh jogam nessa lane(ou role) ou n entendem a complexidade de jogar como support. Esse (no meu ver) esta sendo o principal problema.. a falta dos jogadores jogarem em todas as lanes pra ter um amplo conhecimento do jogo todo, tanto como conhecer cada um dos champions, como conhecer time da jungle.. onde wardar.. o que fazer na build.. e apesar de vc dizer q os melhores lideres pro time serem o tank e o support eu discordo.. diria q a melhor lane pra liderar seria o Jungle e o Mid Lane.. ambas lanes totalmente estratégicas que tem q ter a visão de todas as lanes e a jungle pra poder ajudar o time tanto com ganks.. tanto com support ou evitar q alguma lane caia ou coisas do gênero..

    ResponderExcluir
  10. "...você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler. A não ser que ele venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado, não, isso não é culpa dele e sim sua."

    todo o servidor br precisa ler isso, sou support e jungle , sei como é isso, sempre levamos a culpa de todas as lanes

    Se alguem quiser uma duo cmgo : Oroche

    ResponderExcluir
  11. Só sei de uma coisa. A Pwn3ed está mandando bem DEMAAAIS nos posts! Aquele mencionando a arte da guerra ("As Coisas que Todo Jogador de LoL Deveria Saber...") e este são excelentes!!

    Eu tenho pouca experiência em PVPs ainda, mas estou vendo o quanto os players ignoram essa role. Nunca ngm pega o Support, geralmente ficando pro último a escolher (ou a dar Lock in). Muitos podem confundir o Support como o gordinho nerd que sempre é escolhido por ultimo no futebol, mas de todos ele é a pessoa mais preocupada em ver o que falta no time e como pode completar ele (ou talvez ele só seja lento mesmo, mas é raro XD). Até agora o que me dei melhor foi com a Nami, mas quero muito poder aperfeiçoar os conhecimentos!

    Quanto a liderança, concordo também, o problema é fazer o time entender... >.>

    ResponderExcluir
  12. Aquela load screen foi pura nostalgia, Shaco lane e todo mundo com uma summoner spell qualquer

    ResponderExcluir
  13. Me desculpa, mas achei o post cansativo, e bastante repetitivo, tente melhorar a intro e não repetir muito sobre "lacunas" e tal, no mais, pra quem não sabe como leva a vida de um support é um ótimo texto, estou no aguardo da continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A repetição das lacunas foi proposital, é uma coisa que todo o support tem que entender e ter sempre na cabeça. Acho que toda lane tem que ter uma pergunta na cabeça (ainda vou fazer um post sobre isso) e a pergunta do support é "o que o meu time precisa?"

      Mas lembrarei do que tu disse e tentarei não me tornar tão repetitivo ^^

      Excluir
    2. Entendi o seu conceito, enfim, a primeira vez que joguei de support foi com a Sona, foi amor a primeira vista, me encantei e consegui 28 assistências, mas nem tudo são rosas pro support, em um jogo, eu fiz 0/10/3 o adc estava com muito medo de avançar, o inimigo com pouco farm e quase nenhu7m item mesmo assim dizia que eu era feeder, ele focou mais na falsa grandeza do oponente e todo o time começou a ter crenças no que ele dizia, no fim perdemos de forma lastimável.

      Mas eu ganho a maioria dos jogos que vou de support, percebi que devo entender o que eu devo ser, e não o que o meu aliado ao lado adc quer que eu seja, então acabo me dando melhor, outra dica é não escrever mia, é extremamente demorado e cansativo, porém as sinalizações viraram SPAM no BR, não serve de nada, as pessoas não sabem a diferença do ping que é pra recuar, ou é mia, e começam a xingar feito loucos.

      Excluir
  14. " e não só isso! " ahdioahduas muito bom, na maioria dos times ninguém quer ir suporte, talvez assim mostre para as pessoas a importância que o suporte faz no jogo, e as motivem para dar suporte ao time em vez de deixar sempre para o last pick que não tem opção.

    ResponderExcluir
  15. Da hr ein, deu ateh vontade de Jogar de Suport agora ueheuhe
    alias, qual o melhor suporte na sua opinião? eu curto jogar de Soraka, mas acho q ela deixa a desejar tem horas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu falei no texto, jogue com todos. Para assim preencher as lacunas que o teu time precisar ;)

      Excluir
  16. O ruim de suport é que, não importa a jogada maravilhosa e o tão bom jogador que vc é, vc nunca vai receber mérito por isso e se o ad carry for um feeder retardado, a culpa é sua :[

    ResponderExcluir
  17. Eu jogo de suporte a mais de 1 ano, tenho um timeco e ser suporte eh o que eu amo desde o dota e sempre foi e sempre sera a minha melhor role, iniciei o ranked de suporte e adivinha? 1000 De elo facil facil, quando jogo duo com meu adc eu vou de suporte feliz mas solando nunca mais! Passei a treinar e a jogar no mid e jungle e rapidamente peguei 1200 de elo, ainda vai demorar pra que eu suba ja que ter muotas partidas e muitas delas derrotas com a minha amada leona, o cara que falou que ser jungle eh a melhor manira de subir de elo falou a verdade, podemos ser os melhores suportes do mundo mas infelizmente nao levamos o jogo sozinhos e nao vou mudar pra visao utopica de que todo mundo vai jogar bem nas suas roles, em low elo eh dificil ver caras bons.

    ResponderExcluir
  18. minha role principal é support tb e eu sei como é eu sei a dificuldade que é na maioria das vezes ter um adc cotoca é dificil cuidar de varias lanes e varias coisas ao mesmo tempo...mais ninguem valoriza isso todo mundo acha que support é só wards e curas sim isso faz parte mais é muito mais complicado do que isso é dificil ser support mais ninguem valoriza isso

    ResponderExcluir
  19. Uma vez eu joguei de Support morri 7 vezes e não matei nenhum, aí o Darius que estava top com o Gangplank, disse que perdemos pq eu feedei e que ia me denunciar por "Jogador inexperiente", sendo q ele de DARIUS tinha matado 2, e morrido 5 vezes, sem falar que ele largou top pra gankar e o Gangplank foi mid ambos largando top por onde o time adversário avançou '-' e eu claro saí puto por ver a noobaiada que fizeram e ainda ser chamado de noob ¬¬'

    ResponderExcluir
  20. Melhores suports? Lulu, Zyra, Nunu, Taric, Leona depende muito né cara, mas lulu é o mais divertido HAHAHA

    ResponderExcluir
  21. Ahhh, amei o post. Eu sempre tento explicar a complexidade dos suportes, mas ninguém entende. Eu estou até tentando fazer outros roles pelo lol, mas sempre escolho por último, pq ninguém quer pegar suporte e suporte faz mt diferença, sempre ! Ainda não tenho controle sobre todo o mapa, estou me aperfeiçoando nisso agora, mas fico mt orgulhosa em dizer que eu sempre consigo feedar meu adc, por mais idiota que ele seja hahahhaha Me sinto mt super-heroína salvando meu time tbm, o foda é quando vc pula na frente do campeão inimigo pra salvar o adc e o maldito volta, sem vida, pra fazer sabe-se lá o que. ): Enfim,novamente, amei o post, me fez ficar com ainda mais vontade de me especializar nesse role tão excluído o/

    ResponderExcluir
  22. Fantástico post Kenji...congratz. Não foi repetitivo uma vez que a ideia era fixar sua opinião, as pessoas tem que aprender a interpretar melhor antes de falar qualquer coisa (livre arbítrio). O legal é que eu andei reparando que quem joga de support joga jungle também...curioso xD Quanto ao preencher lacunas, eu sempre disse que se me derem um champ com CC eu faço dele support. Qualquer champ pode ser support, só vai depender da necessidade do time ^^

    ResponderExcluir
  23. Bom trabalho cara curti bastante o post, ele me fez ver que eu tava 'jogando errado' quando eu ia de support, sendo um exemplo disso numa partida semana passada eu fui de Nidalee 'support' meu adc era Vayne e eu matei mais que ela, não morri nenhuma vez, mas matei mais que a adc, e não comprei nenhum item que iria beneficiar o time, nunca tinha parado pra pensar no caso de 'morrer para proteger' as dicas são boas mesmo, eu curto bastante jogar de jungle, e creio que vou começar a tentar support mais vezes a partir de agora. Afinal, ADC, Solo Top e Mid qualquer um faz, agora bom jungle e bom support são poucos os que são bons ;)

    ResponderExcluir
  24. Ser suporte é realmente difícil...
    Quando eu vou com time random eles nunca me entendem dizendo que suporte é inútil ¬¬ (por isso só jogo de suporte com time fechado)
    Sempre que vou jogar com um time random vou de solo top ou mid, pq assim não falam que eu sou inútil e tals...
    Já me falaram que eu vou de suporte pq não sei matar (cara COMO ASSIM??? eu sou SUPORTE!!!)
    É triste a realidade de se jogar como suporte, pq no início do jogo vc é inútil e se o time perde a culpa é sua pq não suportou o time (te culpam mesmo que vc tenha ido bem) .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa do Jungler, jogo muito de jungler e o que mais ouço é "To perdendo a lane porque vc nao ganka!!"

      Mas enfim, o importante é nós sabermos que jogamos bem e nossa importância, e não a opinião deles como falei, Solo Top, Mid, e ADC qualquer um consegue ser bom, já bom jungler e bom support é só para os fortes!!! :D

      Excluir
    2. Comecei a jogar de suporte pelo simples fato de ser horrível em farmar...e não tenho o dom de matar muito (por incrível que pareça,só sei farmar e matar de suporte '-') entretanto é uma putisse nego que fica lambendo a torre do inimigo e quer gank, e ad carry imbecil que se mata por nada e fala que você num fez nada e.e

      Excluir
  25. E adorei o post ^^
    Assim as pessoas vão ver que um bom jogador não é aquele que só tem um score bom, mas sim aquele que pensa no time todo!! Vão perceber o quanto um suporte e um jungler são importantes!!

    ResponderExcluir
  26. "Verdade Universal: SE A CULPA NÃO FOR DO JUNGLER A CULPA SERÁ DO SUPPORT"

    "Verdade Universal_2: A CULPA É DE AMBOS"

    (Para os com déficit de interpretação: ISSO FOI IRONIA)

    ResponderExcluir
  27. Ótimo post e com certeza irá ajudar muita gente e não irei mentir, pq vai me ajudar muito quando for suporte!

    ResponderExcluir
  28. mano seu artigo fiko muito bom.eu jogo mais de solo top, adc e mid, suporte eu to aprendendo ainda. parabens quando tiver mais dicas pra suporte passa ai pra gente vai ser um prazer ler oq vc tem á disser

    ResponderExcluir
  29. uma role: jungle , um fato: se alguem feedar a culpa é sua. T-T

    ResponderExcluir
  30. Suport e tank são sim extremamente importantes....mas...o que é exatamente dar suport?

    Na boa, se o maximo que vc consegue fazer dando suport é colocar uma aegis e ficar no meio da tf...nem joga '-'...

    Suport não tem q dar dano? Pq não? Pq não da pra fazer o trabalho de suport e ainda garantir um dano massivo? Pq sai caro? Pq alguem tem que fazer itens de aura? Pra que? E se por acaso o suporte é o unico sobrevivente duma tf mal sucedida?...vai fazer o que pra não ser ignorado? '-'

    Suporte, por definição, é todo aquele que ajuda...seja da forma que for...dar dano é sim uma forma de dar suporte...wards não são função do suporte, controle de mapa é função do time, bem como controle de mid lane é função do mid e o controle da jungle é função do jungle...

    Itens de aura são bons? são sim, mas eles são opções de builds diferentes...e devem ser usados por qm aproveita eles, e não para ajudar outra pessoa....pq ao invéz de um suport fazer arauto de zeke, não fazem o ad off tank e o adc juntos? assim podem duplicar o buff em tfs e conseguir melhor proveito, maior dano e mais life steal juntos, doq conseguiriam separados? Itens de aura são itens de tf...e não itens de suporte, só valem a pena se forem usados por todos presentes na tf...

    O artigo ta bom, mas ainda vejo uma visão limitada em relação aos suportes. Fazer aura é fácil...quero ver da dano, wardar moderadamente, controlar a tf, e ainda ajudar os aliados....td com um champion "pena"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu leu aquela parte que eu digo que a função do suporte é preencher lacunas? E que é uma função de exceções? Porque parece que não, tudo que tu falou foi o que eu falei ali.

      Excluir
  31. bom post, talvez seja isso que muitos precisem saber! coloca o do jungle tb^^ futuramente.

    ResponderExcluir
  32. Mtu bom post, me aconselhe um bom suport?

    ResponderExcluir
  33. Um grande ruim das pessoas(nn é só os BR) é botar a culpa nos outros eu quando jogo de suporte a culpa sempre vai pra mim..coisas idiotas como alguem morrer no solo top a galera nn assume a culpa curti muito a iniciativa de vcs pararem com o preconceito com o suporte e com o jungler e mostrar que eles são mt mais importantes que outras Roles como os ADC ^^

    ResponderExcluir
  34. Amei essa materia,minha role principal tbm é suporte,so é chato vc fazer de tudo,usar as skills e as summoner spells pra salvar su parceiro de lane,e ele nao da valor a isso,mas msm assim é mt divertido jogar de suporte

    ResponderExcluir
  35. Uma vez eu assisti 2 amigos jogando duo ranked, as main roles deles são jungler e support e ambos são mto bons no que fazem. O jungler fico 9/0 e o support com tanta assist q nem lembro, mas sei que fez mais gold q o mid adversário e salvou o adc/deu kills faceis inúmeras vezes... No final da partida, o time amava o jungler e falo pro adversário dar honra. Qnd o jungler disse "honrem a Nami tbm, jogou mto!" a Ahri adversária disse: Não fez mais do que a obrigação dele. É por pensar assim que perdem ELO e fazem menos gold que o support...

    ResponderExcluir
  36. o bom de jogar de support é q vc tem q saber oq os times podem fazer, e isso vc leva para semprez inclusive para qndo for jogar em outra role.

    seria tão mais fácil para nos se nosso adc soubese oq o time inimigo e ate o seu é capaz, assim tendo menos suicídio do adc e a culpa seria menos do support!

    ResponderExcluir
  37. quando eu digo q perdi a lane por causa do jungler não é pq ele gankou é pq ele gankou sim ele veio gankou e deu dive e morreu ou eu dei recall porque estava com hp suficiente para somente levar 1 hitkill e morrer ele vai e ganka sozinho pq o support geralmente recala junto com o adc e morre por isso q quando perco a lane desse modo a culpa é do jungler se eu perdi pq fui gankado a culpa é minha por erra o split push e mérito do outro jungle por gankar na hora q estava sem ward ou até mesmo com dependendo de por onde foi o gank '-'

    ResponderExcluir
  38. fora q tambem por tudo isso q vc comentou quando meu elo está abaixo de 1300 eu jogo de support sim support pq NGM joga de bem de support abaixo desse elo por exemplo eu sou o first pick e escolho mid o last fica com support mas ele joga bem mid e eu tb porem eu jogo bem de support e ele não então a lacuna de support vai ser inutil ele só vai servir para dar kills no jogo enquanto se eel joga mid e eu de support a situação é completamente diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou uma pontuação básica ai pra ficar fácil de entender...eu tive que ler 2 vezes =P

      Excluir
  39. Jogo 90% de suporte (vou mid ou top se precisar), mas uma vez aconteceu algo super legal quando um aliado roubou o blue inimigo.

    Aliado: Valeu pelo blue.
    Inimigo: Agradeça o suporte.
    Eu: Não acredito, primeira vez que vejo isso.
    Aliado: Pq agradecer o suporte?
    Inimigo: Tsc, pergunte ele.
    Eu: Vou te honrar só por reconhecer meu trabalho *-*

    (Para quem não sabe o inimigo estava a falar de um ward que eu coloquei no blue deles e deu a visão quando o hp do golem estava baixo)

    Enfim, ser suporte é um sacrifício, não recebemos aquelas honras porque não matamos tanto, raramente somos elogiados (não que isso seja preciso), muitas vezes xingados (ainda bem que comigo não é muito assim porque jogo com pessoas legais), enfim, é ótimo ser suporte e fiquei super feliz com esse artigo xD Parabéns^^

    ResponderExcluir
  40. Simplesmente genial, cara! E certamente o melhor paragráfo desta obra-prima é.. "você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler. A não ser que ele venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado, não, isso não é culpa dele e sim sua. Lembre-se sempre a sua lane, é a sua responsabilidade, assuma-a como um homem (ou mulher, enfim)."

    É meio óbvio, mas já vi muito SOLO TOP reclamar com o jungler pelo inimigo gankar mais que ele e etc, eu como support em Ranked Matches já sai do bot e fui wardando todo o rio, perdi muito xp e fiquei alguns levels abaixo como de costume, mas ganks, onde? Never!

    ResponderExcluir
  41. Respostas
    1. o que seria do doublelift e sua vayne sem seu suport(eu acho ele o melhor adc de todos os tempos)o que seria de min sem meus suports

      Excluir
    2. Suporte é coisa de viadinho pq provavelmente sua capacidade mental não é alta o suficiente pra jogar de suporte =D

      Excluir
    3. Comentário típico de um babaca, não merece ser levado em conta ;)

      Excluir
  42. Kenji, LOVE YOU !!!! Eu falo isso sempre pros times que jogo.. e sempre falam que estou errada, que é fácil jogar de support e bla bla... não sente a responsabilidade enorme que temos.. como é dificil.. e pq eu me jogo sempre na frente pra me matarem pro ADCarry fugir.. melhor ele vivo do que eu. Sempre sou healer tb em mmorpg.. acho que sou muito boazinha. Enfim.. adorei a matéria! =D

    ResponderExcluir
  43. Sou support; Digo com certeza, e orgulho.
    Seja de Taric, Lulu, Nunu...Recebo honrarias e sim, recebo elogios, e não é de poucos. Não acredito nessa história de que suporte não é valorizado no Br ou em qualquer lugar.

    O que realmente falta no servidor e nos jogadores brasileiros, quase que unanimemente, é o respeito, a compreensão e a humildade. Raramente alguem recebe um aviso, um pedido ou até uma dica com peito aberto. É triste perder jogos por teimosia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suporte só é valorizado quando salva um aliado matador ou algo mto extraordinário. Não olham wards e avisos... enfim, não é valorizado, mas sorte sua que encontra pessoas legais.

      Excluir
  44. Jogo de suporte taric o mais ofensivo possível. Sempre stun e quebro meu escudo no adc inimigo se ele vacilar, porém muitas vezes vejo adc que nao acompanham minhas jogadas. Fico até assustado. Como vc falou o suporte é que tem o dominio estrategico do jogo.

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito do post, e você tem razão os jogadores que sabem jogar de support são desvalorizados porque muitas pessoas não entendem a função do support para o time.

    ResponderExcluir
  46. Eu amo ir de support!
    Até pq 90% dos jogos que pego support resulta em vitória para o meu time.
    Se vc tem um bom controle da lane,warda o mapa e mantém o outro adc afastado para o seu adc farmar tranquilamente, quase 60% do jogo ta ganho.Ai só depende das outras lanes.

    ResponderExcluir
  47. Bom texto. E no final "o mais triste é saber que no final o seu esforço não será tão valorizado" é verdade. Sou main support e é dificil receber o reconhecimento. Mas meus duos usuais sabem como eu jogo, e sabem da importância do support, eles se sentem mais tranquilos jogando de adc comigo.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Só acho que a parte de se matar pelo time foi meio generalizada,
    Exemplo, vi uma partida hoje um Jax 0/8 e o Support 0/1
    Não vale se matar por ele, porque você dá mais gold que ele HUASHUAHSUAHA

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Cara, um post excelente, gostei muito mesmo, realmente o suporte, o tank e o jungle tem q ser valorizados em um jogo e nao criticados quando o time perde. Muito bom memsmo!

    Ps: Frase que mais gostei:

    "...você NUNCA vai perder a lane por causa do jungler. A não ser que ele venha e se mate para o seu adversário sem você nem estar perto, mas agora porque ele não gankou ou porque você foi muito gankado, não, isso não é culpa dele e sim sua."

    ResponderExcluir
  52. eu gosto de jogar d suport , so que gosto de jogar de shen suport é mt op consigo na lane tirar todo o foco no adc alem de dar regeneraçao de vida e tanka nas tf

    ResponderExcluir
  53. melhor post que ja li aqui na pwn3d ta de parabens o/... eu ja abandonei jogar de adc, mid ou solo top, só me dou bem com Ahri/Lux mid e olhe la, mas enfim, jungle nunca tentei preciso ver como é, só jogo de support (Sona, Janna e Nami principalmente, e to treinando com a lulu), em qualquer jogo essa é sempre a classe com a qual me identifico melhor, e eu raramente sou reconhecido quando ganhamos e tal, mas enfim, parei de jogar com time random, 70% dos ADC que vao cmg, acham q eu sou um deus com cura infinita, o cara se joga no meio de 2, ambos com vida cheia, morre, e fala q nao suportei direito -.-...

    ResponderExcluir
  54. Adc é fácil de jogar sim quando o suporte é bom, mas já cansei de ver adc achando que eu sou o Deus do Dive/Ward/Cura e se joga no meio de 4 achando que vou conseguir salvar ._., enfim texto muito bom!

    ResponderExcluir
  55. Acho que esse video do SIV HD diz muita coisa sobre suporte...

    http://www.youtube.com/watch?v=Aea9IQlNphU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Droga Rutheford vim aqui pra mostra esse video mas cheguei 30 minutos atrasado :S

      Excluir
  56. cara minha role eh suporte e esse texto me ajudou dms, vai ficar bem mais facil na proxima tela de loading cara

    ResponderExcluir
  57. Eu tenho todos os 108champs,jogos em todas as lanes,não discuto com ninguém sobre quem vai pegar a lane que gosta,meu forte mesmo é o Top - Riven,enfim qnd jogo de support eu faço bastante coisa que foi dita nestes pots,e o principal eu me sacrifico mto pelo adc ou os demais,e qnd sei que vou fzer isso eu me jogo e aperto tds os botões pra salvar neu time,escrevo e pingo pra voltar,maioria sempre faz critica mas ninguém vê o sacrificio que é,pra quem tem a main hole de support vcs são os caras,eu que sou Top tbm fico de olho no jpgo inteiro,mas support é como foi dito"preenchedor de lacunas"
    mto bom está de parabens e semprei leio aki gosto mto

    ResponderExcluir
  58. Ótimo post, gostei bastante acho até que você, Kenji, poderia fazer um post ensinando a jogar de support como, aonde warda, a hora certa de avançar entre outros, seria bem legal um post assim! Ajudaria ainda mais os summoners do LoL, ainda mais aqueles que querem aprender a jogar de support(eu >.<) e tem uma enorme dificuldade em warda, compra itens certo e tudo mais. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  59. O que você falou está certo , porém os invocadores precisam colocar isso em prática durante o jogo . E como você disse , parar de colocar a culpa nos outros jogadores.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Sinceramente um dos melhores posts desse blog, eu fiquei extremamente emocionada também pelo fato de muitas pessoas se sentem igual a mim e se dedicam a essa role. Jogo de suporte com muito orgulho.
    Quando eu li "(...) o mais triste é saber que no final o seu esforço não será tão valorizado, mas você, pelo menos, sairá com o senso de dever cumprido, pois você venceu na role mais dificil do League of Legends.", meus olhos encheram de lágrimas kkk, você leu a minha mente.
    :)

    (Ignorem os outros comentários apagados, só percebo o erro em algumas palavras depois que eu envio kkkk)

    ResponderExcluir
  63. Ótimo post. Como eu digo, "Um bom support faz um bom ADC".

    Eu sou support, e sim, tenho orgulho de ver meu time vencer, assim como qualquer outro. Mesmo no final a gratificação indo pra qualquer outra lane, eu não me importo, pois minha obrigação é manter o time salvo, e, se possível, feedar meu time.

    ResponderExcluir
  64. Kenji, ontem eu parei pra ler seu artigo sobre dominar um campeão e foi oque me levou a ler este outro artigo. Mt bom seus posts parabéns cara,pode ter certeza q vc ajuda mt gente como eu nesses seus posts fodasticos.
    Continua assim cara \o/
    E acho q eu nao sou o unico que quer mais posts como esses kk' tenta fazer de outras roles como o mid (minha favorita xD).

    Abraço cara, parabnes.

    ResponderExcluir
  65. Ótimo post, um dos melhores se não o melhor do Pwn3ed, jogar de support realmente é difícil, e fiquei lendo todos os comentários pra ver se alguém falava de Kayle support ou Rammus, queria ver mais alguém além de mim jogar de Kayle support, Kayle + Urgot Ownan \õ/

    ResponderExcluir
  66. Ótimo post, meus parabéns! Jogo de support e achei muito bom seu texto. Aguardo a sequencia!
    Abraço. o/

    ResponderExcluir
  67. Eu também nunca comentei em algum artigo da pwn3ed, porém esse post foi um dos mais instrutivos e mais esclarecedores (na minha opinião) para mim... Eu jogo de Lulu e salvo meus ADC's e outros companheiros de equipe diversas vezes com o meu ultimate... Porém eu nunca sou reconhecido, como uma vez que eu ultei em um Master Yi (que mal estava feedado) que estava sendo focado e ele acabou dando um quadra kill, se feedando cada vez mais e carregando o time... Porém no final ele começou a se vangloriar como se ele fosse a única pessoa que tivesse feito algo no time, porém eu (suporte) acabei em 1/3/27... Sempre quando eu faço algo e as pessoas me agradecem eu me sinto mais satisfeito do que ter dado um pentakill ^^ Por que não ligo para pegar kills mesmo nas lanes top, jungle e mid(não jogo de adc)... Obrigado pelo post e para quem escreveu ele, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  68. queria jogar com mais 4 pessoas que leram e intenderam isso pq namoral vc disse tudo

    ResponderExcluir
  69. Como um main ADC só posso dizer uma coisa sobre esse artigo: FATO! ADC é a role mais fácil do jogo quando seu suporte owna o suporte adversário, e a role mais difícil do jogo quando o suport adversário owna o seu.

    ResponderExcluir
  70. O suporte carrega o time, e não o adc.

    ResponderExcluir
  71. Quando eu vou de ADC e tenho um bom supp eu honro ele no final do jogo e dependendo do quão bom ele foi, eu até o adiciono no final do jogo pra jogarmos outro. Quando eu estou nas outras lanes, eu não presto atenção no bot entao nem rola uma honra. ( eu nao costumo jogar de jungler nem de supp)

    ResponderExcluir
  72. Curti muito esse post.. comecei a jogar de support faz pouco tempo, e creio que evoluí muito em pouco tempo.. mas ainda falta muito, e muuuuuito a se treinar.
    Na prática eu ja estou cansado de saber tudo o q esta escrito nesse post.. mas na pratica é foda ;c
    Sei ao menos que meu problema é o awareness, tenho dificuldade em saber o que está acontecendo nas outras lanes.. mas achei um jeito bom de treinar isso[dica ;3]: SHEN.. se vc jogar de shen top com teleport, vc vai melhorar o seu awareness e consequentemente, evoluir.

    ResponderExcluir
  73. O problema que eu enfrento com suporte (eu adoro jogar de suporte) com adc que sabe jogar com suporte!
    Muitos jogadores que se dizem Bons ADCs não sabem jogar junto com um bom suporte, ele recua na hora errada, ele vai na hora errada, ele não sabe quando deve voltar e atacar novamente, simplismente o basico, ai você pode ser o melhor suporte do mundo, mas seu adc ou é uma galinha ou é um suicida!
    De duas uma, ou ele morre ou ele não mata e vc morre e me diz qual é a vantagem nisso?...

    Complicado, por isso só jogo de suporte com quem eu conheço.

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Cara esse post ficou realmente bom. Oque você disse sobre não ser realmente tão valorizado, é realmente uma pena, mas saímos sentindo que cumprimos nosso papel!!

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash