Rede Pwn3ed:
Pwn3ed
League of Legends
Master Smite
Smite

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Artigo do Pwnblico - O que está destruindo o League of Legends!

Escrito por: André "Howlkey" Albuquerque
Revisado e Editado por Kenji

Quer saber como fazer para mandar o seu próprio artigo? Clique aqui! 

Vocês só ganharam por que não seguiram as regras", foi assim que uma partida recente terminou entre eu e meus amigos e um time pre-made arranjado pelo sistema de matchmaking, permitam-me explicar a situação: Um Ryze, um Darius, um Nocturne, uma Sivir e um Nunu, desafiaram nosso time, eles, a composição básica de um meta game season 2, como todo jogador de LoL hoje em dia deve conhecer. Enfrentaram uma Elise, um Darius, um Pantheon, um Garen e uma Anivia, um time inusitado que, de acordo com o conhecimento geral, nao deveria funcionar, não tinhamos o adc obrigatório no antigo metagame, muito menos o suporte, todos farmaram, dividiram os minions, não fomos jungle e obtivemos uma vitória esmagadora, recebendo como cumprimento pela conquista, a frase já citada no início do texto.

Com a situação explicada, eu agora deixo uma pergunta no ar: O que é "seguir as regras"? eu joguei errado por não seguir o meta que todos impõem? Aqui vai a minha visão da situação: estamos perdendo um ótimo jogo, League of Legends se torna mais entediante a cada dia e vou explicar o por que:

Antes de mais nada, vou deixar uma nota explicando quem sou, jogo League of Legends desde o beta do NA, fiquei entusiasmado desde que soube de sua criação, da equipe envolvida, participavam membros que deram vida aos meus jogos favoritos, então eu sabia que aquilo era ouro, meus amigos me criticaram e disseram que aquela "cópia" nunca substituiria Dota, que nós já jogávamos também há muito tempo. Não sou nenhum pró em LoL e não faço questão de frisar isso, não jogo ranked por não me agradar a maneira com que o jogo é tratado e isso é uma opinião pessoal, do mesmo jeito que este texto trata de opiniões pessoais também.

Por que o tédio?

Atualmente o jogo incita isso, digo que meus únicos momentos de diversão no jogo são com um time full pre-made. Onde mais eu poderia brincar com meu malzahar AD, ou jogar sem um jungle sem ser criticado (coisa que nunca foi problema antes e agora é obrigatório), se existir por aí algum veterano como eu, espero que entenda o que eu quero dizer, infelizmente, sinto uma perda muito grande nesse sentido, e culpo várias partes do sistema: jogadores, a empresa, eu mesmo... Nos primórdios de LoL, seguíamos o padrão Dota: um mago, um tank, um assassino/carry (dependeria do tank) e os outros dois completariam uma composição que sustentasse a escolhida, o modelo Dota parava aí e vou explicar o por que: Em Dota, existe a diferenciação de status, que, implicitamente, trava o papel do personagem no jogo, assim, teríamos:

Strenght - normalmente tanks ou bruisers, iniciam combates, puxam aggro, devem ser ignorados mas ao mesmo tempo não podem ser. Possuem um kit de skills próprias pra isso.
Agility - Assassinos em geral, ou carrys, frágeis, habilidosos e capazes de causar dano absurdo, muitas vezes apenas com uma diferença de nível. Normalmente os alvos e precisam de bom posicionamento.
Intelligence - Magos e assassinos, magos em dota são em geral especializados em garantir a sobrevivência do time com seus disables e dano em área, ou assassinar um alvo em particular rapidamente.

Com poucas excessões, esse era o padrão. Mas por que utilizar o padrão Dota em um jogo que é tão igual e ao mesmo tempo tão diferente? Foi justamente isso que alguns jogadores começaram a pensar, e de repente nasceu o Master Yi AP, desacreditado, criticado e dedicado apenas aos que gostam devido a sua dificuldade, ele foi o estopim, várias outras criações entraram nos Campos da Justiça, surgiu o Teemo AP, a Tristana AP, Janna AD, As variações de Evelynn, dentre tantos outros que tornavam o jogo imprevisível e divertido a cada partida, e de repente... acabou.

Acabou?

Sim, o meta destruiu isso, campeões poderosos e divertidos foram considerados como inviáveis e escanteados. De repente, não temos mais a possibilidade de criar estratégias com itens, pois a RIOT se adaptou ao meta criado, não vemos mais campeões com possibilidade de hibridismo sendo produzidos, e quando acontece, por ventura, são nerfados ao ponto de não e tornarem mais viáveis, tomem Rengar por exemplo, alguns jogadores começaram a construí-lo como um assassino de AP, e qual foi a resposta? Um nerf na sua única Ratio, impedindo que fosse feito com a mesma eficiência. E não paramos por aí, vamos dar uma olhada em uma das minhas campeãs favoritas, Lulu, ela ia jungle... e seus ganks eram muito legais, ela podia ser um poderoso adversário como mago em uma solo lane, ou destruir em uma duo devido à sua versatilidade tanto em proteção como em ataque, hoje em dia teve suas ratios tão nerfadas que ela mendiga moedas na bot lane para colocar uma ward ou duas. Um dos exemplos mais podres atualmente foi a Nami, pra que ela serve finalmente? ela não causa dano, não oferece proteção viável dentro do meta, tem um stun/knockup terrível de acertar e uma ult muito estranha, mais lenta que aquela senhora idosa que fica na sua frente na rua quando você quer passar, e o pior, suas ratios são horríveis, ela literalmente é uma criatura criada para colocar wards e errar stuns...

E por que realmente não é mais tão divertido?

E por que seria? ninguém mais cria, só se copia meta de Coreano, se alguém aparece com uma idéia legal, como o Malzahar AD ou o Xin Zhao AP, são vistos como falhas, por que não foi assim que o campeão foi criado para ser. Pois aqui vai uma dica, os campeões, pelo menos os mais antigos, foram criados para ser jogados de maneira a completar times, senão todas as ratios de Sion seriam AD, ou Katarina não utilizaria AD em sua ult também, Lulu com velocidade de ataque não seria tão OP, saiam do meta por favor, dividam farm, aprendam que ward é dever de TODOS e não do pobre coitado que mal consegue gold no bot.

Mas eu vou levar counter...

Sabe o que é mais engraçado? Ninguém se preocupava com isso antes, é verdade que existem campeões com uma vantagem relativamente grande em cima de outros campeões, então o que fazer? Simples, coloque outro campeão inusitado com ele para quebrar isso, combo quebra counter. Alguém já viu um Swain e um Xin Zhao juntos? Um Fiddle com praticamente qualquer um? Como você contra atacaria isso? Botem a cabeça pra pensar, o que ganha as partidas é a engenhosidade e a habilidade, alguém que conhece bem o campeão que está jogando pode até ganhar em lane do seu counter. Não existe campeão inútil, de maneira alguma, sempre tem alguém que joga magnificamente com aquele herói que você pensou ser inútil, ou que mesmo a comunidade toda toma como esquecido, se ao menos mais pessoas saíssem de sua zona de conforto e realmente aproveitassem o jogo da maneira que eu aproveitei enquanto era divertido, saberiam do que eu estou falando.

Ok, chega, vou te reportar!

Outro grande problema que sinceramente me enche a paciência é esse excesso de reports, é importante? Claro! Nos ajuda a remover jogadores tóxicos do jogo tornando ele um pouco mais saudável, correto? Então por favor, alguém me explique, por qual motivo eu reportaria alguém por estar aprendendo a jogar? Ele é tóxico por ser inexperiente? O que me leva a outro problema: Eu mencionei a falta de abertura dada atualmente para se testar novas estratégias e meios de jogo, se eu por exemplo quiser jogar com meu Xin Zhao AP, eu vou ser reportado por estar Trollando, mesmo sem estar, e se isso acontecer em diversas partidas, eu posso sim, ser banido, tudo por tentar ser diferente e inovador, por tentar me divertir. Se o time perder, a culpa seria logicamente atribuída a mim, mesmo em muitos casos não sendo o motivo real. Eu vou de Leona no bot por exemplo, e sou obrigado a ficar no mato, aguardando uma oportunidade de me lançar em meio ao combate, mas pra fazer iso, eu preciso farmar. Leona tem o design de um tank, um TRUE TANK, segundo a própria RIOT, então por que agora eu tenho q ficar parado em uma lane protegendo um personagem que se morrer indica o fim do jogo, quando eu poderia fazer tanto mais, ajudar tanto mais, aguentar muito mais punição pelo meu time, ao invés disso eu tenho que fazer gold/5 ou mal tenho ouro pra comprar uma bota, o jogo em meta torna personagens bons inviáveis, obriga o jogo em posições desagradáveis, implica papéis que não existem, nunca existiram nem deveriam existir segundo o próprio jogo e limita a capacidade real e total dos jogadores.


O que me deixa mais triste, é a RIOT mudar o estilo do seu jogo, tão divertido, com tantas possibilidades, para o caminho que está seguindo hoje, ratios full AP/AD, um integrante do time que poderia ser infinitamente mais útil se torna plantador de wards (o pior é escutar: você é suporte, quer farmar pra que?). Não existem regras, vale tudo até o Nexus cair, façam estratégias, façam combos, por que as únicas regras que eu concordei em seguir foram as do Código do Invocador, fora isso, é um mundo amplo, explorem mais o que seus campeões favoritos podem fazer, testem o dano que o Q de uma Janna AP causa e se surpreendam, tankem absurdamente como uma Leona no meio de um combate sem poder ser ignorado e sem morrer enquanto leva seu time para a vitória, monte num javali pra o combate equanto te ignoram pensando que você é apenas um campeão excluído e destrua suas barras de HP pouco a pouco, eu não me surpreendo nem um pouco com um pentakill de sejuani, se vocês testarem vão ver o quão possível é, Taric é um campeão quase invencível que pode ser jogado de maneiras tão mais úteis além de um stun ambulante. Esqueçam o suporte e dividam o farm, façam a experiência pelo menos uma vez, sejam mais abertos a opiniões antes de criticar, tirem um pouco de tempo para analisar seu campeão e vocês verão, não temos ainda um new meta e o meta da season 2 se prova inefetivo dia após dia, por que, eu não sei quanto a vocês veteranos, mas eu não reconheço mais o jogo que me fez esperar contando os dias para o BETA, mal tenho orgulho de usar meu UFO Corky...

PS: ADC NÃO é apenas ranged "--

Nota do revisor: Não coloquei imagem alguma nesse texto, ele não é um texto para ser bonito, muito pelo contrário, é um texto triste e concordo plenamente com as palavras do André, espero que o LoL volte a ser agradável como era na Season 1.


Share:

199 comentários:

  1. Respostas
    1. Na real, esse texto é o que precisava. Ainda me recordo, eu e meus amigos jogando premade na Season 1, não tendo jungle nem ad ranged carry. Muito menos support. E cara, outra coisa que lembro: A gente dava risada em TODA partida. Agora isso não acontece mais, porque o único motivo pra rir é quando você tá lá, todo forte arrebentando tudo e todos que vem pela sua frente. O meta game tranformou completamente o lol, de uma maneira até drástica. Um exemplo mesmo é que não vemos mais champions melee no bot. Cara, parabéns pelo texto, espero que outros players possam fazer como eu fiz, entrar no site da Riot e tentar mandar um ticket, afim de que haja alguma mera mudança. E outra, essa iniciativa de quebrar o meta deve ser DOS PLAYERS IN GAME, por que senão nós, quem o fará ? :)

      Excluir
  2. Hoje em dia tudo se baseia no ELO e na composição do time,é triste mesmo se for comparar com a S1.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito '-'. Tem gente que antes de dar lock ja começa a reclamar de tudo e de todo mundo que vc quer fazer uma build diferente, ou que te xingam pq vc n pegou um jungle entre outras coisas, hj tem palyers que arrumam qq jeito pra reclamar de vc msm n tendo nda na situação que mereça isso. Nego n sabe que LoL eh uma forma de entretenimento e fika acabando com o game dos outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro dia fui xingado por um player ao pegar shen, só porque ele acha que shen é um péssimo tanker .-.

      Excluir
    2. Esse cara que deveria ser xingado, tsc...

      Excluir
    3. Já fui xingado por um cara por ter pego o Twisted Fate simplesmente por ele achar um personagem ruim. Passou a partida toda reclamando, mesmo ainda comigo tendo ficado 7/0 antes dos 20 minutos. Perdemos e o cara ainda botou a culpa em mim. É foda isso.

      Excluir
    4. a Nami me xingando pq eu peguei Kennen Adc, ai CULPA DELA eu morri no bot, ela deu engade no bot e tower dive, achando q ela eh uma Leona, errou todas as skills, e dps falou: "na prox pega um adc, e nao isso", ai eu disse "na prox pega um suporte e nao isso", ai ela "então fica sozinho ai" e foi pro top, eu como sou acustumado a jogar de Kennen adc solo bot(toda partida fico sem surpote -.-), ai peguei uns 3 double kills no bot, pq o Lee Sin ia gankar bot toda hora, terminei 11/4/10

      Excluir
    5. Tomaaaa, gostei de ver, deu nos dedos e ainda fez um score ótimo na bot!!!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. só pra ter noção eu jogo de cassiopeia Tank no meu time, e seguro afuu e quando jogo normal game de vez em quando eu faço ela tank mas de tanto ser xingado mesmo jogando muito bem, como varias vezes acontece, chega até a desistimular aqueles que querem testar uma estratégia diferente e criativa ao invés do "bom" e velho meta game.

      Excluir
  4. Realmente.. Querendo concordar ou não, isto está certo!

    ResponderExcluir
  5. concordo PLENAMENTE, estou cansado de escutar alguém falar que um campeão que eu amo ou um que eu acabei de comprar é inviável/lixo/inútil
    por esse motivo eu não tenho nenhuma vontade de jogar ranked e as vezes nem draft, prefiro jogar no normal, o que é mais agradável já que ninguém é de ninguém e já tive partidas bastante divertidas
    a própria comunidade do LoL que defende esse "meta" destrói inovações e ideias, que na minha opinião não aparecem desde que Ezreal AD ficou popular (o que acabou levando Ez AP se tornar essa merda de "inviável)
    Sinceramente, já tomei surra de Maokai mid e foi uma partida extremamente divertida, mesmo sendo uma posição "inviável"

    ResponderExcluir
  6. Li o texto inteiro e me encontrei em todas as palavras, as pessoas estão jogando em padrões, sempre tem alguém que me diz que tal char não pode ir em tal lane, estes dias jogando contra Bot, fui de Volibear no mid, quase fui assassinado.

    Padrão em tudo, preconceito em tudo.
    #SóAcho.

    ResponderExcluir
  7. Aleluia irmão! me da raiva como suporte tem que SÓ comprar ward...SÓ fazer item defensivo...SÓ isso, SÓ aquilo...porra, Sona full Ap destrói meio mundo e por isso eu sou troolzinho...esse jogo foi infelizmente padronizado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa, meu champion favorito e Ap é um monstro...

      Excluir
    2. Sona AP?hum...prefiro AD mesmo :)

      Excluir
    3. Meu irmao gosta de soraka AP e seu time desistiu de um jogo ganho pq estava so ela e o shen, e como o shen estava correndo ela foi para cima e deu triplo kill e o time falou q tinha deixar o shen matar todos.

      Excluir
    4. Soraka AP sempre foi o melhor caminho, é a cura mais brutal do jogo, sem falar no ult, praticamente obriga o suporte do outro time a fazer um Morello, pra ver se a Soraka cura menos. Ela é uma típica personagem underrated, porém ela é a única que consegue arrancar mais de 100 de MR do time inimigo no meio do combate (sem abyssal, pra variar), e ainda dá um MR pro time dela (comba com o aegis e a evolução dele que dá mais MR ainda).

      Uma vez ou outra reclamam da minha Karma AP no bot, isso porque já ouvi falar que ela pode ir mid (não acho muito legal, mas eu até arriscaria), dizem que ela é uma personagem inútil e coisa do tipo, mas depois que eu tiro uns 3 ou 4 da cova no meio do TF o povo muda de opinião rapidinho. Pra contrariar mais ainda essa coisa do meta padrão, as vezes eu jogo de Karma e um amigo meu vai de Master Yi AP no bot comigo (full runa de AP, pra variar), é simplesmente insuportável pro ADC inimigo ficar 2 minutos farmando com ele por perto, e se o suporte inimigo for de papel ele vai junto no pacote, geralmente a gente dá first blood justamente porque o povo subestima uma dupla de personagens tão discriminados por ai. É fato de que acaba faltando um dano físico no meio da TF, mas isso se resolve tranquilo com um bom jungle AD, ou mesmo 2 offtank no top pra compensar a falta de dano físico, ou fazer igual um maluco que eu ouvi falar, que faz Yi AP até o late game, dai ele vende tudo e compra um set full AD pra matar geral na porrada. Tudo é questão de criatividade, engenhosidade, e um bom entrosamento entre os jogadores.

      Excluir
  8. Realmente o que ta faltando no povo hoje em dia é saber como agir nos campos da justiça e não seguir formulas criadas por outras pessoas... lindo texto

    ResponderExcluir
  9. Eu estava passando por algo semelhante.
    Estava sempre me preocupando com manter o esquema Solo Top, APC mid, ADC bot, Suport bot e Jungler... estava perdendo a vontade de jogar.
    Ontem fizemos uma experiência muito positiva.
    Esquecemos do suporte, fizemos adc + assassin bot.
    Foi muito divertido... e outra, terminamos o jogo com 1 torre nossa destruida, apenas.
    Por sorte tenho um grupo que podemos fazer isso.
    Agora é Auto Lock In na veia. =P

    ResponderExcluir
  10. Vale lembrar que esse seu time só ganhou do Meta S2 porque eles jogavam mal. Com certeza se o ADC tivesse farmado bem, ele levaria o game no midgame e seria GG. Infelizmente essa é a verdade. Outro ponto importante é quando se fala que support não faz gold, na S3 tá MUITO fácil fazer gold com support e buildar itens que realmente ajudam em team fights. Combos inusitados, por enquanto, perdem para metagame com certeza. Minha opnião, ninguém precisa concordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você tambem, com certeza esses tipos inusitados de jogos são divertidos de jogar com amigos, mas se voce pegar um time que tenha o mínimo de noção, a chance do seu time ganhar cai drasticamente ;(

      Excluir
    2. Lógico, é a sua opinião, mas vai falar que se prender num só estilo de jogo e ficar reclamando de quem não o segue é maçante e chato? LOL é diversão cara, quebrar o metagame devia ser comum. Não discordando de você, só expondo uma segunda opinião

      Excluir
    3. Claro que mudar é divertido. E LOL é sim uma forma de diversão, porém se você quer focar a vitória, no caso, subir elo, o metagame é o mais indicado, já que a possibilidade de pegar uma nova alternativa derruba drasticamente a chance de vitória, sem contar que no máximo vc estará com um duo e nada mais.

      Excluir
    4. Fala uma coisa que eu acho absurdo...pra mim um cara não leva o time nas costas sozinho, quantas vezes já ganhei porque focamos o carry feedado e sem ele o time num ia para frente, time full tank é uma coisa quase inaceitável no tar do metagame e nunca na minha vida vi um time normal ganha de um full tank ou de um com 4 até 3 tanks

      Excluir
    5. Já ganhei um jogo contra um time que jogou super bem com 2 tanks e 2 off tanks. Foi difícil porque eles jogavam bem mas começamos a desestabiliza-los com estratégias simples de confusão usando o fato de que eles não conseguiam focar quase ninguém e todos nós dávamos dano neles.

      Excluir
  11. Jogadores não aceitam nem uma composição diferente de summoner spells, imagine dividir farm, comprar ward também, e fazer uma build diferente do que as que eles viram no MOBAFIRE. Realmente não é possivel jogar fora do meta game sem ser reportado, ou no minimo criticado e ofendido.

    ResponderExcluir
  12. Falou td cara, é um saco isso. Não da para querer trocar um pouco o meta q td mundo começa a chingar.

    ResponderExcluir
  13. Cara, eu não concordo com esse artigo.Prefiro jogar da forma do metagame e me divirto muito com isso.Não gosto quando jogadores ficam inventando algo inviável e depois quitam xingando todo mundo.Não vejo problema algum em jogar o metagame, acredito que a forma como se joga dentro dessa organização é que deve ser inovadora.Se você não gosta da forma que está, jogue custom(ou com um time pre-made como você disse) e se divirta da forma que você quiser...acredito que você encontrará pessoas que pensam da mesma forma que você.Respeito sua opinião, só peço que você respeite as pessoas que preferem o metagame como forma de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema, é que todo mundo que joga pelo meta game acha que tudo é inviavel, além de não respeitar quem está fazendo algo diferente,Exemplo é um ranked que joguei com um time formado por true tanks que eram: Volibear, Leona, Rammus, Malphite, Maokai, e ainda sim ganhamos com muita facilidade de um time seguindo meta, pelo fato de que: Eles so tinha um com um dano realmente significativo o ADC,o Ap carry o bruiser o support e o jungle, eram simplesmente ignoraveis como minions e todos nois tinhamos dano suficiente para matar qualquer um do outro time até me 3x1, isso mostra que, o meta game não passa de algo que limita totalmente a jogabilidade e recursos de um time.

      Excluir
    2. Cara só dá pra achar divertido jogar no metagame se você conseguir pegar a line que pediu, fora isso se você tiver que jogar com o que sobrou, não vai ver graça na partida!

      Excluir
  14. ngm vái entender isso :\ só quem joga a mto tempo

    ResponderExcluir
  15. Cara, que lindo. Sou player novo de LOL, mas com certeza a role de Support inutilizou muitos champions... Entrei no fim da season 2, porém conheço o dano de uma Janna AP, assim como o que um Taric AP pode causar numa teamfight. Apoiadíssima a ideia. E sim, li tudo.

    ResponderExcluir
  16. Agora me explica:

    -Um time sem jungle, com o blue para o mid inimigo e par o jungle inimigo será um problema.
    -Um time sem jungle não tem controle do mapa
    -2x1 no top, quem está solo tem a vantagem de level, e porque está duo vão avançar a lane, acabar dando dive e provelmente matando, mas correndo grande risco de feedar o top inimigo.
    -Duo lane bot é para proteção do dragon
    -Time sem Smite fica fácil de perder dragon/buffs/baron...
    -Time sem exhaust, e se não tiver nenhum CC provavelmente perderá a TeamFight.
    -Atack Damage Carry, concordo que não precisa ser ranged...Mas um ranged bate como um corpo-a-corpo e com muito mais segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, e prestando atenção no artigo da pra perceber que o problema é exatamente esse, o de que se vc não segue o meta vc sai no prejuizo, e o fato da riot apoiar cada vez mais isso voltando o jogo pro lado dos jogadores profissionais e menos para os casuais.

      Excluir
    2. Acho que na maioria das vezes (Ou pelo menos quando respeitam a ordem de picks) quem acaba como suporte fica "mad"...
      Acho que deviam é pedir para Riot fazer outro mapa, com 4 lanes, ou até 5.

      Ai podem ignorar o suporte e jungle e cada um deles sola uma lane.
      rsrsrs

      Excluir
    3. -Um time sem jungle, com o blue para o mid inimigo e par o jungle inimigo será um problema.

      Resposta: Um time sem jungle tem duo top, se eles forem espertos wardam os buffs e gankam o jungle inimigo quando ele for tentar roubar.

      -Um time sem jungle não tem controle do mapa.

      Resposta: Se todos comprarem wards, tem sim.

      -2x1 no top, quem está solo tem a vantagem de level, e porque está duo vão avançar a lane, acabar dando dive e provelmente matando, mas correndo grande risco de feedar o top inimigo.

      Resposta: Coloque dois harassers contra um bruiser e tu vai ver a vantagem que ele terá.

      -Duo lane bot é para proteção do dragon.

      Resposta: Veja campeonatos e verá que várias vezes eles invertem top com bot, proteção de dragon é ward e não lane.

      -Time sem Smite fica fácil de perder dragon/buffs/baron...

      Resposta: Se for feito na hora certa e bem wardado é quase impossivel perder.

      -Time sem exhaust, e se não tiver nenhum CC provavelmente perderá a TeamFight.

      Resposta: Isso é óbvio e não vejo onde foi falado diferente disso. CC é importante.

      -Atack Damage Carry, concordo que não precisa ser ranged...Mas um ranged bate como um corpo-a-corpo e com muito mais segurança.

      Resposta: Na verdade, a maioria dos AD's carries meelees possui um AD base maior, sem contar na mobilidade ou jeitos de sobreviver, como tryndamere ou master yi.

      Excluir
    4. Td mundo apoiando uma revolta que nao tem muito nexo.Metagame é um forma de jogar muito boa.No meu caso, eu nao me importo de ir de supp... nao sei pq td mundo tem a cisma de nao ir de support.É bobeira isso.

      Excluir
    5. O problema é esse. Se quer seguir o meta pode jogar tranquilizado... Mais se você é diferente vc é o prejudicado no game. Por isso eu me isolo em partidas com coops para me divertir sem que pessoas fiquem de blá blá blá reclamando do meu modo de jogo, eu jogo de Morgana, MF e Ezereal e reclamam de meus modos de jogo em PvP, Coops, por isso odeio ranked, se não segue o meta, você provavelmente é banido, pelo time que não entende oque é criatividade, oque é o metagame de verdade, oque o jogo está virando.
      Esse é o motivo, bons champions foram excluidos pelo meta game, e a culpa é dos caras que criaram a idéia do meta game, que foi horrível, e tem gente que também não gosta, mais teve de desistir por culpa de alguns tipos de pessoas codinome "HUE HUE BRBR" que querem upar seu level, elo e muito mais.
      Eu me lembro dos danos absurdos de Team Fight com Taric e Soraka, e de como era muito legal no começo.

      Excluir
  17. Muito bacana ! Concordo plenamente , a Riot , deveria produzir servidores , com atualizaçao da season 1 , e continuar , com servidores atualizados , pelo menos acho eu ! Qualquer 1 , joga , como quer , e qualquer 1 , escolhe o jogo que quer ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, o servidor Meta Game e o servidor Criativo seriam bem legais e ainda ajudariam

      Excluir
  18. Se vc for levar em consideração, 99% pensa que o metagame "atual" é a base. Até mesmo o pessoal aqui desse site. Esses dias por exemplo estavam fazendo uma piada sobre o Amumu como suporte. Joguei com um cara esses dias que jogou na bot com uuma Sivir como acompanhante e simplesmente destruíram (contra Graves/Janna). Joguei novamente com ele, e dessa vez com a companhia do Draven, ele também levou a lane fácil contra um Ezreal/Soraka. Esse pré-conceito baseado no que é feito pelos 'prós', infelizmente, sempre irá existir.

    ResponderExcluir
  19. Pra ser sincero concordo com tudo que ele falou, e inclusive morri um pouco por dentro com toda a mudança na season 2 dps de tantos campeonatos. Mas o jogo agora ta seguinto esse rumo... e não digo que é ruim, só adaptável.
    Quando estou com meus amigos num pre-made, a gente faz vários times aleatórios tipo: 5 tanks, 5 stealths, 5 adcs, 5 mages, 5 CC ambulantes, etc. Só pra zoar mesmo, e inicialmente eu odiava seguir esse meta, principalmente o do bot, ODIAVA o metajogo do bot por causa desse conceito de "suporte".
    Mas de um tempo pra cá fui dar uma chance ao meta jogo tambem e no fim é divertido. Hoje em dia eu gosto tanto do metajogo quanto gosto de quebra-lo. Só faço isso quando to com meus amigos e nao vo ter que guentar 20~40 minutos de "Reporta o troll gente" ou "ODEIO O LOL BR, TANTOS TROLLS HUE HUE HUE".
    Em geral, LoL é um jogo de várias caras, e é isso que gosto muito nele, sua versatilidade. Da sim pra tirar muito dele, assim como ele pode te estressar pelos seus companheiros de time.
    O que tenho a dizer é o seguinte: Jogadores brasileiros, em geral, são toxicos. Todos sabem que são os jogadores que mais sofrem preconceito (com razão) por serem os mais trolls, os mais prepotentes e chatos, então saiba que vao te enxer o saco de um jeito ou de outro. Logo, eu prefiro que meu time inimigo fique chiando que meus aliados se recusando a me ajudar. Afinal, as vezes vocês mesmo tem que abrir a mente tanto pra quebrar o metajogo quanto pra fazer parte dele. Tudo tem sua hora.
    E viva o Pre-made com os brothers :)

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. nunca vi alguem escrever exatamente oque eu penso sobre o LoL.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Não sei o que está acontecendo, Tem muita pessoa ignorante, analfabeta pobre de espirito jogando.. Muito nego burro em excesso mesmo.. Aquele tipo de pessoa ignorante que você quer explicar pro cara como é ele nao quer ouvir.. acha que é do jeito dele.. Nego nao sabe jogar essa porra e insiste acabando com o jogo dos outros.. Esses pretinho pobre de favela tem q entender isso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Racista + preconceituoso falando mal dos outros, o que você disse é verdade, tem muita gente burra com o cérebro atrofiado... você tenta explicar algo e o cara já te xinga, mas você com essa atitude não é melhor que eles. =)

      Excluir
  23. muito bom cara pra me eu erra único que tava chateado com jogo .

    ResponderExcluir
  24. Então minha champion favorita a Katarina, antes do remake dela, adorava fazer ela AD, ela tinha uma ratio de ad Enorme no Q e na ult Dela, além do dano que ela dava no ataque básico, ai com o ramake dela, moldaram ela tanto que é impossivel fazer ela Ad ultimamente, Nami? oq é essa bosta... Não faz nada, um char planejado para suporte que nem isso consegue fazer,skills toscas e tals perfeita para um ap hibrida, mas sem ratio, é impossivel tentar fazer isso

    ResponderExcluir
  25. Em questão sobre as mudanças da riot e sobre o "meta", ta meio "mónotono" eu diria (se foi isso que eu entendi sobre o artigo). Nós não podemos fazer os itens que queremos, upar tais abilidades em quaisquer ordem ou ate mesmo escolher o champion que queremos ne, "tem quer tal champion pra tal lane" , e nesse troço de counter ta tipo assim "ah ele escolheu fulano de tal, pega o sicrano!". Esse negocio de "meta" ta parecendo World of Warcraft onde no final pra ser bom todo mundo tem que ser igual(ate na aparencia XD). Mas sobre o real motivo do que está destruindo o League of Legends nem chega a ser isso, na minha opinião é a atitude da maioria dos players :/ . O servidor Br por exemplo no inicio tinha sido uma ideia ótima mas quando percebemos o que acontece quando "brasileiros" se juntam. Algo que era pra ser legal ja que todo mundo fala a mesma lingua e se entender, eles se aproveitam por estar na internet e "trollar" os outros sabendo que não vai acontecer nada com eles.
    Algo que nem chega a ser entendiante, e sim estressante. Ficamos a mercê de formar "panelinhas" pra evitar o estresse de muitos jogadores toxicos que tem por ai :(

    Bom Senso mia ><

    ResponderExcluir
  26. Nossa concordo plenamente! Comecei a jogar na season 1 e ja vi de tudo! Nossa como era divertido jogar de Garen no mid, contra um champ qualquer...
    A graça ainda estava em inovar, levar torres da maneira que dava e dar risadas com desconhecidos.
    Hoje em dia tem muita gente chata, se alguém pega um personagem diferente na queue, chamam de troll, quitam e etc...
    Outro dia fiz Diana AD Jungle, e advinha? 13/2/16
    Peitei uma Irelia feedada que ficava flamando, zuando minha build e saí com metade do hp pra contar a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era muito bom, altas vaynes, kayle, todo tipo de char indo mid

      Excluir
    2. isso eu falo eu jogava na S1 shaco e noc mid sem problemas e gostava era engraçado mas agora ...

      Excluir
  27. sou do beta do NA tb, e sei bem como é isso, primeira vez que eu joguei eu fui de janna, nossa ela segurava uma lane como ninguem, sem contar que causava MUITO DANO, mas hj ela é suport, não farma, não faz nada alem de usar seu "furacão" pra dar um cc leve e usar escudo no adc "que atualmente é minha rule", ou seja, eu que joguei com janna no beta do NA me decepcionei muito com oque ela se tornou, e nem vou sitar os outros, mas não vou negar que tenho falta do heimer AD que fez um sucesso grande uma epoca no NA, espero que isso mude em breve, tenho tentado montar um time que não se prenda ao meta, mas parece que o meta está impregnado no celebro das pessoas,

    ResponderExcluir
  28. Eu era jogador de x3, e quando acabaram com a antiga TT e fui "obrigado" a mudar para o x5, fiquei decepcionado com essas "regrinhas". LoL piorando a cada dia. Parabéns para o autor do texto.

    ResponderExcluir
  29. PALMAS !
    Exatamente como eu penso, mto bom !

    ResponderExcluir
  30. vei na boa cria um lol pirata para nois ae please '-'
    pq se vc criar eu terei o maior orgulho em jogar nele

    ResponderExcluir
  31. Ele escreveu tudo o que eu penso, parabéns pelo texto, muito bom! Sou um jogador novato e acho que o jogo vai ficando cada vez mais chato enquanto vou upando por essa frescura do meta game. Questionei um cara o porquê de um meta game ser tão importante e ele me respondeu que assim se ganha um jogo, mas e o outro time que também respeita o meta e que perde? League of Legends tem o intuito de ser um jogo divertido mas os players e a própria Riot parecem estar acabando com isso.

    ResponderExcluir
  32. Só queria resumir todo o artigo desta forma:

    - League of Legends é um "JOGO", que serve para diversão, muitos acham que irão se tornar profissionais e trazem os problemas pessoais para o jogo com essa mentalidade, muitas pessoas como eu, pensam que aquele jogo serve especificamente para distração/diversão e nada mais, e sempre tem um que acaba mudando a visão de um simples jogo por culpa de "Ah eu vi um profissional jogando assim e ele é foda e por isso eu tenho que fazer o MESMO!" só que não é assim que a banda toca, você não é o cara, você não ganha dinheiro para jogar, apenas joga por que quer e nada mais.

    Ninguém te obrigou a jogar então porque você deve seguir um suposto "META-GAME" criado por uma pessoa qualquer como se fosse um manual de como jogar...

    Habilidade se ganha com o tempo, não adianta ver 20 videos de 1h por dia durante um mês, prática leva a perfeição, nada mais nada menos.

    ResponderExcluir
  33. Texto ótimo, queria que alguém até se prontificasse a traduzir e publicar em sites que são destinados a noticias e textos de LoL assim como esse. Bons tempos quando eu ia de Sona no bot com um ADC, dividia o farm com ele, fazia uma sona ap/support... saudades

    ResponderExcluir
  34. artigo maravilhoso ,só esqueceu de dizer para testar essas builds no pvp ou
    co-op vs AI para não estragar o dia de certas pessoas,e reporta somente em casos necessários pelo bom senso ,seria bom né

    ResponderExcluir
  35. Ok, entendo seu argumento, mas que fique claro que o meta não é uma "boa composição", é a melhor composição, matematicamente e estrategicamente, que os profissionais encontraram para vencer jogos. O meta é tão bem estruturado, que todo mundo usa.
    O problema é, 99% dos jogadores NÃO são profissionais, portanto, não aproveitam os benefícios do meta 100%, e acabam perdendo o jogo quando se deparam com composições diferentes e inusitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Brolly, por que você não jogou na S1.. na primeira temporada o lol era muito diferente, antes você não escolhia a lane, vc pegava o champion e ia na lane que quisesse que não dava problema.

      Excluir
  36. Eu sou New school, e os old school fala com tanta nostalgia da S1 que me faz pensar, o que se perdeu todo esse tempo. Jogo a mais ou menos 6 meses, minha habilidade tem se expandido gradativamente, mas vejo muitas criticas em relação a falta de uso de certas habilidades, exemplo:

    Ezreal AP: Por que é tão criticado, sério, o dano é tão efetivo quanto ter um karthus pra ultar geral.

    Ashe: Por que todos dizem que é um ADC ruim de se jogar, é uma porcaria e tal, sendo que o critico dela é realmente excepcional, o Q dela realmente faz com que tenha mais garantia em levar uma kill.

    Nunu: por que insistem em deixar ele full support ou full tank, a ult dele tem que ser aproveitada ao maximo, garantindo assim a kill de todos sem muitos problemas colocando alguns AP

    Enfim, concordo que os koreanos tem invadido o meta game mundial, principalmente no Brasil, pois se eles dizem que a Ashe é um champz da S1 e que não serve mais, isso se torna lei, se dizem que Xin Zhao com warmog frozen mallet espinhos é inviável, é outra lei no qual enxe o saco. Eu gostaria de mais diversidade do jogo, realmente estou cansado de ver o pessoal comprando itens copiados A RISCA no mobafire, o que leva a garantia de vitória muito menor.

    Mas o que devo esperar desse post? Esse post é maravilhoso, vocês não sabem o quanto tem influência com os jogadores BR, quando fizeram um artigo malzahar AD, eu já vi muitos tentando e isso foi magnifico, agora espero que esse post possa levar a todos a repensar "poxa master yi AP, que maravilha por que não pensei nisso" Então que venha o novo metagame urgentemente, a principio a Riot quis mudar isso, mas devido aos nerfs, estou realmente desconfiado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca fez um Yi AP não sabe o que é diversão, liga o meditate e fica só curtindo ahahha...sério o multiplicador da cura é AP * 4, isso é muita coisa. XD

      Excluir
  37. Bom saber que existem pessoas com o mesmo pensamento que eu.

    ResponderExcluir
  38. Concordo, acho metagame uma grande falha, mas falando em inovar, uma que nem é tanta inovação, mas funciona muito bem, é o meu Tryndamere offtank, que é um char super apelão e altamente jogado pra escanteio sempre por causa do metagame, só um exemplo

    ResponderExcluir
  39. disse tudo aqui: "ninguém mais cria, só se copia meta de Coreano"
    A MAIS PURA VERDADE!

    ResponderExcluir
  40. "PS: ADC NÃO é apenas ranged"

    É demais como tem gente que não tem a menor noção disso....e realmente, fazer times estranhos é divertido hehehe.

    ResponderExcluir
  41. Concordo, é pura verdade isso, tanto é que se você criar uma conta agora e for jogar com os low level, é bem assim, ninguém segue o metagame e se diverte pra caramba. Depois que fiquei lv 30 o jogo começou a ser estressante, até mesmo no normal game, com os player fazendo o meta do competitivo. Vamos tentar fazer algo novo, parar de esperar o PROplayer fazer algo novo pra fazer logo em seguida. Vamu inovar negada! =]

    ResponderExcluir
  42. Eu não joguei o LoL na sesion 1, mas o que você me fez lembrar foi o tempo em que eu era level 1-25. O jogo era divertido, fazia itens recomendados ainda, e o pior, tudo em inglês. Era tenso jogar o LoL, estranho e difícil, mas ao mesmo tempo era divertido e prazeroso, porque não me era imposto nada pra fazer, eu apenas entrava no jogo e pensava com qual Herói eu queria jogar sem me importar com o time. Pra ir no Mid bastava ser ranged(eu ia de Ashe no no Mid), AD/AP nem existia e nem importava para mim e para os outros jogadores, o pensamento era "vou me divertir".
    Eu concordo com você cara, sem a menor sombra de dúvida, LoL realmente tá ficando chato, tedioso, e piorando cada vez mais, por diversos fatores. O que falta agora é liberarem todos os Heróis. Mas tem uma salvação se as pessoas abrirem suas mentes e inovarem como você mesmo falou.

    -Waiting for the end-

    ResponderExcluir
  43. Respostas
    1. é que vc segue o meta e nunca teve a criatividade de usar news champions, por que hoje em dia o que importa é ganhar, não diversão.

      Excluir
  44. Ah, cara, o meta não é tão ruim assim. O que acontece é que existem jogadores que não sabem jogar sem ele, que acham que o meta é algo obrigatoriamente necessário, sabe.

    E o jogo não está ficando entediante não, se quiser fugir um pouco desses caras que só pensam no meta game, vá sempre jogar com amigos.

    Enfim, concordo em parte com o que você disse. Porém achei um pouco desnecessária a forma como você tratou o meta, mas, né.

    ResponderExcluir
  45. O pior de tudo é ter que ouvir criança chorando, reclamando e spamando surrender. /qq RePORTI EsXXII COnnY PLIIIIIIIX.

    ResponderExcluir
  46. Topico lixo , Eu lvl 30 jogando a 3 anos duvido que pegaria cara que inicia agora aprendendo joga . , obs : lvl 30 jungle , cara fica farmando na jungle enquanto o outro ganka todas as lanes, vc pede pra ele fica atento ele , nao ajuda , e ainda critica lane . Outro e o cara fala Mid mia , e nao mia junto fica parado farmando no mid! ai o cara suport tank, tanka torre e os dois do bot sao estrupados.
    E vc vem me dizer que nao e pra falar pra reporta , se xingar no servidor nao pode pq quebra regra , se vc na oquiser que report , como vamos fazer para esse cara aprende a joga .
    Toxicos nao sao aqueles que briga e que reporta e sim aqueles que querem se aventurar num jogo , sabendo que existe 3 tipos de treinamentos - 1º tutorial. 2º Criar partida com bot . 3º Coop Vs IA no nivel Hard que e como fosse jogar com gente mais experiente .
    Se voce realmente quer que eles testem queram aprender no normal game , me responda pra que existe esses modos de treinamento ?
    Enfeite da riot .
    Acorda ai irmao . Gosto muito do Pwn3ed mais topico lixo esse !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, bora aí fazer Karma AD. Tópico tedioso. ~.~

      Excluir
    2. Tu não sabe nem escrever, quanto mais jogar LoL.

      Excluir
    3. Se tu joga há 3 anos, é lvl 30 e o escambau, que jogue só ranked ou draft pick pelo menos oras, quer ir em blind pick pra quê?

      Blind pick, normal favela (por causa da bagunça) é o LoL raiz, o LoL moleque, o LoL arte auahuahauha XD

      Excluir
    4. se todo mundo tivesse que ser profissional se chamaria Pró Game e Não NORMAL GAME, Normal game é sim lugar de testar, de se divertir, se você leva o jogo tão a sério assim, vá para o modo COMPETITIVO (Ranked) ou procure um Patrocinador e um time.

      Excluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. De fato, mas comigo é assim, FOD4-SE O MUNDO FAÇO O QUERO NESSE GAME! *U*

    ResponderExcluir
  49. Foda se voce que entao vc vai toma report e ser banido depois encontro com voce la no forum zuar com sua cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raunier, acho q tu não leu o artigo. Ele não disse que tu não deve reportar, ele disse q só pq o cara decidiu fazer xin ap tu não deve reportar, a não ser que ele venha a jogar mal ou realmente esteja jogando pra trollar.

      PS: não existe jogo contra bots no modo hard.

      Excluir
  50. Eu não sou da S1, mas concordo plenamente apesar de me sentir confortável com o meta game atual, é muito legal ir jungle, solar top, são lanes bem legais,aonde você depende 70~80% de você mesmo, suporte eu acho mais legal que adc, mas é claro que isso não deve ser levado como obrigatório, invente, inove, divirta-se, afinal é pra isso que existe o jogo. Eu e meus amigos já fomos assim: amumu e zyra bot, malphite mid e oriana e nunu top, só pra ver a composição das TFs, e quer saber? Massacramos o time adversário que estava correto, seguindo totalmente o meta game. Ótimo artigo, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  51. Parece que alguém não entendeu o sentido do post...

    ResponderExcluir
  52. Artigo perfeito, sem contestações.

    ResponderExcluir
  53. òtimo artigo.Também sinto falta da lulu jungle

    ResponderExcluir
  54. cara muito lindo oq esse cara escreveu,quem joga d tank como eu no bot sabe q é foda ,ae o inutil do adc morre e ponha a culpa no tank/support
    fala q o cara ñ tanka nada,e ta com build atrasada,mas claro poha,chora ppelo tank farma e faze kill,querem reporta,e alem disso ainda querem q o cara bote wards se mau tem grana realment pra compra bota,LoL antigament era mais legal msm mas designa papeis hj em dia é idiotice,eu jogo d voli e rammus,e mato msm e farmo,pq eu conheço meus champs e sei q vou ser muito util,mas geralment a discução do time desanima por culpa d lixinhus chorões q ñ se garantem e reportam qualquer um ate por um ks inusitado,como thornmail e sunfire q podem matar o inimigo sem nem msm a ação do champ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, quase fui banida por dar um ks de ult de Morgana, a ult da Morgana se usar certo mata qualquer champ, se seguir uma boa estratégia inusitada, vc pode matar qualquer champ.

      Excluir
  55. Ótimo texto, parabéns.
    O LOL hoje virou um jogo que não reserva espaço pra criatividade.
    Eu lembro bem da season 1, antes da popularização das streams de campeonatos e do meta game... Todo mundo sabia jogar em todas as funções, não existia essa coisa fixa de hoje em dia em que até os newbies tem a mania de dizer "só jogo mid" ou etc. Na verdade, eu não jogo mais solo. Por causa dessa mania das pessoas quererem se "aperfeiçoar" em apenas uma lane (e a falta de variações que o modelo de jogo oferece), ficou praticamente impossivel não acabar jogando de support ou jungler em um game solo por conta da correria entre as pessoas em definir quem grita MID MID TOP TOP nos primeiros 0,3 segundos na screen de champion selection.
    Os mais antigos vão se lembrar de como era destruidor um Xin Zao no bot, de como o TF era um ótimo adc (coisa que eu até hoje tento reproduzir), um Maokai top ou até mesmo o estrago que uma leona solo top com uma trinity force podia fazer. Se você pensar bem, muitas desses formatos de jogo ainda podem ser aplicados hoje, mas o que não ajuda é uma comunidade MUITO nova no lol no nosso server br que é alimentada por streams fantásticas de campeonatos mundiais, e com isso acham que já são donos da verdade ou que o jogo só pode ser jogado dessa determinada forma. O desincentivo à inovação e criatividade no jogo vem primeiramente dos proprios jogadores, os quais deveriam ser os mais interessados em inovar e ser diferentes dentro do cenário do lol. Queria ver a cara das pessoas quando viram o famoso pentakill de Yi do Alex ich no campeonato, ou quando foram surgindo as primeiras Zyra's support (que se trasformavam em APC's durante o jogo). O fato é que a melhor estratégia ainda é surpreender o seu oponente (e o LOL nunca foi mais sugeito a isso do que é hoje, com o seu formato de jogo estagnado). Eu ainda torço por ver mais Syndras e Sejuanis nos jogos, Tryns support, Talon mid, Sion com qualquer lane e build possivel e imaginavel ou o bom e velho Blitz bruiser ou AP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara muito boa tua observação pq meu irmão joga muito d xin ,ainda mais quando eu vou d voli ou rammus no bot mas com esse meta ninguem deixa meu irmão ir bot comigo ,ae vai um adc no caso q ñ guenta o tranco por assim dizer

      Excluir
    2. me lembrei tbm cara,muitas wins recentes minhas foi alternando lane,minha namo joga d mf e meu irmão d xin,ae ela trocava d lane com ele,nossa isso acabava com a build dos caras ,ou então quando eal ia d lux bot comigo e meu irmão d yi no mid kkkkkkkk

      Excluir
    3. Claro cara, é a mesma história que quando sai um champion novo. Sempre todo mundo fala "OP OP OP". Na verdade o champ novo nem sempre é OP, o que realmente deixa ele forte é que a grande maioria das pessoas que vc jogar contra não conhecem o hero direito ainda, então não sabem lidar com as suas skills e etc. Surpreender o adversário é uma das maiores armas que se pode ter, seja fazendo uma build diferente ou atuando em lugares diferentes com o seu champion, o problema disso tudo é que a cabeça fechada das pessoas não abre espaço pra que isso aconteça normalmente.

      Excluir
  56. Não, nao e sentido do post . e modo de como foi colocado , Quer testar treinar, use as categorias de treino , quando vc se acha bom suficiente vai pro jogo . Não tem nada que no Coop Vs IA modo hard do que modo normal nao acontece . Ja vi inumeros jogadores perde lá e fidar bot . Se o cara nao tem copetencia fida bot , tem que ir pra fida normal game, e que mquer ganhar quer fazer dinheiro pra comprar char com vitorias etc.
    Vc me fala que nao tem reprota pq ele e um pobre coitado que ta aprendendo .

    Eu so lider do meu clã eu treino alguns jogadores , eu falo que todos eles jogam muito bem pq pra jogar com algum mebro do cla eles tem treinar uma lane fixa , e tem ter noção de jogo .

    outra coisa , Aposto 1000 reais se um garen bot ganha um adc com suport . Se qualquer tank e fraco contra um adc.
    Pra que criam paginas Champion select para ver os caunters .
    Pra que trola a partida colocando Master YI e Garen Bot vc acha que ganharia .
    Quantas vezes ver trolar jogo fazendo lane assim e todos reprotados .
    Se o torneio é Meta pq vcs querem mudar isso .
    Querem mudar isso facil inverte lane e pronto !
    Resolvido o problema !
    Criar estrategia e legal , mas trolar jogo eu nao concordo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nunca falou que é certo trollar jogos.
      Você é péssimo em interpretar o texto.
      Seu português/inglês me deu câncer.

      Excluir
    2. e vc está muito errado, Master é op quando vc tenta jogar e consegue, pq vc é bom, e garen também, quando se sabe jogar é legal e tem suas estratégias, porém é mais divertido testar e treinar, e na minha opinião, LoL não deveria ter nivel, runa, e outras coisas. Por mim, deveria ser um jogo aberto á qualquer um, sem meta-game, e com criatividade.

      Excluir
  57. Gente, por favor, né. Não adianta falar que o jogo não reserva espaço pra criatividade e etc. Até porque este argumento é totalmente inválido, pois qualquer um pode criar um premade com amigos e usar o que bem entender. E, assim, o próprio jogo apresenta vários itens diversificados, a criatividade vem do jogador, sabe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que boa parte joga solo, e o pessoal não deixa variar no pick, com razão as vezes por causa na inexperiência dos players...

      Excluir
  58. Agora me explica:

    -Um time sem jungle, com o blue para o mid inimigo e par o jungle inimigo será um problema.

    quer dizer q só porque não tem jungle seu time não pode fazer o blue e é obrigado a deixa-lo para o outro time ??

    -Um time sem jungle não tem controle do mapa

    wards ?? se cada mebro do time compra 1 são 5 wards a todos momento no mapa sem ngm sofrer com a perda de gold o gold per second é mais q suficiente.

    -2x1 no top, quem está solo tem a vantagem de level, e porque está duo vão avançar a lane, acabar dando dive e provavelmente* matando, mas correndo grande risco de feedar o top inimigo.

    vá com um ranged na top lane leve a torre rapidamente são 2x1 vcs podem facilmente fazer um split push e bate na torre enquanto sele tentar atrapalhar são 2x1

    -Duo lane bot é para proteção do dragon

    existe uma spell chamada teleporte conhece ?? basta ter uma ward se alguem teleportar nela ela não pode ser quebrada ...

    -Time sem Smite fica fácil de perder dragon/buffs/baron...

    essa realmente é verdade mas não obrigatoriamente um ult da lux no mid/late game tira 700 de dano em média smite no lvl 18 com o buff da 1000 ...

    -Time sem exhaust, e se não tiver nenhum CC provavelmente perderá a TeamFight.

    quer dizer q somente o support e o jungle podem usar exhaust ?? existem 2 na top lane e 2 na bot lane pq cada 1 deles não vai com 1 ?? ou o do top fica sem e vão ambos com teleporte enquanto 1 do bot vai com exhaust ?? sabe não se é necessário ignite para matar e 2 no time são suficentes

    -Atack Damage Carry, concordo que não precisa ser ranged...Mas um ranged bate como um corpo-a-corpo e com muito mais segurança.

    um ranged bate como corpo a corpo ?? sério q vc me falou isso ?? ainda mais na season 3 onde os talentos e alguns itens beneficiam mais os melees ?? só pegar por exemplo fiora,master yi,tryndamere ... 2 tem uma espécie de jump o outro não leva slow todos tem habilidades onde podem se proteger e todos eles tem 35 de dano adicional passivo o red da mais slow e dano para melees toda vez q 1 deles crita ganha movements speed extra e pra falar a verdade ainda não perdi uma partida indo com adc melee no bot pode ser sorte ou conhecidencia mas está dando certo ...

    eu ''trolo'' constantemente os jogos fazendo soraca jungle, master yi ap mid, taric ap mid,nunu mid ap(monstruosamente forte ratio de ap 2.5 no ult), só q eu sei até onde posso ir por exemplo pra mim eu nunca faria uma vayne ap, ja fiz ashe tanker entre outras coisas e me orgulho disso o melhor de todos é o mundo adc infinitamente tanker infinitamente chato com muito muito dano, por exemplo a ultima partida q joguei fazendo soraca adc levei vários reports estava 11/3/12 o twitch q deveria ser nosso adc estava 1/8/3 e quem levou os reports foi eu pq todos diziam q soraca não prestava como adc


    Read more: http://www.pwn3ed.com/2012/12/artigo-do-pwnblico-o-que-esta.html#ixzz2GHd6VaEW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito.
      Eu por exemplo já fiz Ashe AP, foi uma cópia por que vi um Pantheon e uma Ashe AP juntos, foi uma coisa épica o combo de ults. Copiei, deu certo, fui chingado, mas matei mais que todos os outros juntos mesmo com apenas uma skill stackavel.

      PS: fiz porque errei as masteries.

      Excluir
    2. Sua lógica é de competitivo, e como ele mesmo disse, temos que variar e parar de copiar a lógica dos competidores e criar mais, nos divertir. Oque você disse não ta errado, mas, se for seguir esse mesmo esquema, sempre, lol não vai durar muito... Os PRO players sempre usam as mesma escolhas, pois não querem arriscar perder um campeonato e, se escolhem algo diferente, como um Master yi Ap mid, é porque o cara treinou muito pra ter certeza. Oque ele ta querendo dizer é que devemos parar de neura, e tentar coisas diferentes, sair do metagame chato.

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Então, cara, assim, ele apenas disse que é desnecessário o EXCESSO de reports. Poxa, a comunidade vê motivo pra reportar por qualquer coisa. E é sério mesmo que você considera correto reportar um jogador apenas por ser inexperiente? Ele pode ter começado a jogar em pvp recentemente, por ter se cansado de CoOp, então não há nenhuma necessidade de ele chegar sabendo jogar. Assim como não há necessidade de reportá-lo por causa disto. É algo ridículo. E você mesmo assumiu ser nível 30, você também já foi noob um dia, já deve ter sido reportado várias vezes. Então, qual seria o sentido em reportar alguém por inexperiência, sendo que você mesmo já passou por isto um dia e sabe bem como é?

    E, outra coisa, você chamou o post de "lixo". Olha, amigo, não é porque você não gostou que possui o direito de usar uma palavra com sentido pejorativo como fez. Assim, se não gostou, não precisava vir aqui pra falar este tipo de coisa. E você não se importa nem um pouco com a escrita. /: Dá nojo ter que ler um post desorganizado assim, cansa minha vista.

    E, mais uma vez, você não entendeu o sentido do post. ~
    Hawk.

    ResponderExcluir
  61. Tira isso do AR na boa . Lixo quem posto esse topico !

    ResponderExcluir
  62. Algumas partes eu concordo. Comprei uma Evelynn, não consegui jogar até hoje no mid com ela, porque todo mundo diz que é um campeão ruim. E a obrigação de se ter jungle em todas partidas, e a graça de jogar com um amigo em top, onde fica?
    Acho que "trollar" não é o termo correto, insisto em dizer que o lol é livre e cada jogador tem o "livre árbitrio", tem que jogar com o que estiver sentindo bem. Ás vezes o caboclo quer jogar de uma coisa, o time faz ele mudar, ele muda e não faz uma boa partida. Já ganhei várias e já perdi para vários times que "trollaram" e não seguiram o modelo perfeito de game.
    É um jogo, o importante é se divertir, ta jogando sério? Vai pra campeonato prozão. hahaha

    ResponderExcluir
  63. Cara, não sei quem vc é, mas virou meu ídolo. A melhor frase: "aprendam que ward é dever de TODOS e não do pobre coitado que mal consegue gold no bot."
    Jogo de suporte e já fui culpada muitas vezes por "não colocar ward na jungle" e ainda falam q ward é meu dever...
    Eu penso exatamente como vc, agora há pouco eu e uma Soraka quase fomos reportados pq ela tava sendo meu suporte no mid rs isso pq na outra partida tinha dado super certo...
    As pessoas não querem usar a cabeça, não querem pensar, só querem jogar do jeito que todo mundo joga, do jeito que conhecem. E tudo é motivo pra reportar.
    Quero que mais pessoas pensem como você, nesse jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que fiz o novo "wardador" e sai a partida toda com 5 wards verdes e 2 rosas da base e ainda me chingaram por falta de ward próximo a uma torre inimiga.

      Excluir
    2. Eu acho que ser sup não tem nada a ver com isso. Eu e uma soraka amamos uma partida de MF e Soraka bot, e ainda falaram q ela nunca colocava uma ward, mais ela tinha criatividade e me ajudou a criar técnicas novas. Ela foi banida por isso, foi bem triste.

      Excluir
  64. A nossa situação atual é o seguinte, o estilo de jogo do LoL parece seguir tendências de moda! Por exemplo Evelynn mid era considerado um lixo e inviável, agora é top ban O.o Master Yi mid era inaceitável, agora temos vários! Em resumo, desde que LoL seguiu para o cenário profissional, poucos tentam criar, e os poucos que tentam são vetados! Como uma Nidalee Suporte, uma Kayle adc, uma Katarina jungle, um Gragas top, só porque não rolou no campeonato, é inaceitável. Mas as pessoas estão esquecendo é que Normal game, É PRA TESTAR! E pra jogar for fun!
    Eu entendo e concordo com o autor do texto, sinceramente queria ter tido a chance de jogar LoL na S1 onde tudo era mais tranquilo, mas infelizmente o Metagame atual é o mais efetivo... para Campeonatos! Ranked! Com muito treino! Seguir o metagame não vai te fazer ganhar automaticamente nem te dar dedo! Mas o principal é que não precisamos nem devemos seguir essa bíblia se queremos só nos divertir! O cenário profissional é um, o casual é outro, blind pick, normal draft, foram feitos para se divertir e testar! A comunidade atual precisa entender isso, e essa idéia tem que ser espalhada desde os novatos, que chegam no lv 30 com uma lavagem cerebral achando que o metagame é tudo, eu sou um exemplo disso, depois que peguei 30 e antes de seguir pro ranked ficava discutindo no normal game querendo exigir jungle, querendo falar de champions dos outros, só depois fui entender que normal game é pra descontrair, uma derrota não vai te fazer perder nada, não importa. O pessoal precisa diferenciar o competitivo(hardcore) do normal game (casual).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katarina jungler rolou e fez um penta, mas concordo com você.

      Excluir
  65. nunca concordei tanto, a mania das pessoas de levarem jogo a serio, eh a mesma coisa de ficar ofendido com uma piada, respeito quem leva o LoL ou qualquer outro jogo como profissao, admiro até, equipes como Pain no LOL, NaVi no Dota, sao dignas de todas as honras, sao epicas, mas eu, como muitos aqui, jogo pra me divertir, e não pra ganhar dinheiro ou patrocinio, e de um tempo pra ca, nao tenho tido isso no LoL, fui obrigado a voltar para o meu ps1 pra me divertir de novo, por que nem todos pensam que um jogo é pra ser divertido, muitos simplesmente acham q devemos imitar os profissionais sem ter criatividade, habilidade ou conhecimento sobre nossos champions, que devemos seguir formulas pré fabricadas de um sistema um tanto quanto cansativo...

    ResponderExcluir
  66. I know that feel bro.
    "por que as únicas regras que eu concordei em seguir foram as do Código do Invocador" foi de quebrar as pernas.

    ResponderExcluir
  67. Existem certas correções q riot fez bem, como retirar a terceira torre do heimer ou fazer o chogath crescer com kill de minion(é antigamente só matando champions ele crescia).
    Assim como uma infinidade de coisas q balanceou muito o jogo.
    E graças a isso q o hj em dia sim podemos dizer q vale tudo, hj podemos ver metas diferentes. Onde alguns personagens são bem versáteis(master, tristana, malhazard etc) e outros nem tanto(adc's ranged em geral, coitado do ez foi tão nerfado q se fizer um ez ap é xingado).

    O meta game só existe hj pq se popularizou,é apenas o mais aceito e o q melhor se encaixa,
    é frustrante não ter um jungle. É legal ter um adc feddado, assim como um top.
    Afinal se vc não fizer isso o outro time fará, e ai jogar contra um time automaticamente mais forte é complicado. Então com certeza existem novas táticas, mas sempre levando em conta q é preciso vencer esse tipo de time.

    E até agora a S3 tem sido muito boa, trouxe uma nova gama de possibilidades para quase todos os champions, eu vejo muitas táticas diferentes surgindo, ao contrário do q estava a S2 onde apenas o metagame funcionava e apenas times muito bem estruturados tinham chance de vencer jogadores-padrão.

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Artigo excelente. Vejo que os jogadores escolhem mais o meta game por ser a forma mais conhecida de jogar e assim acaba sendo a mais segura. Tentar outras builds e outras estrategias sempre é desafiador.Só porque não tem um jungle ou um adc rang, acha que vai perder a partida. Já ganhei partidas com time assim.
    Mudar faz bem, ficar preso a algo que outros falaram é bem fácil.
    O motivo do League é diversão e não ficar REPORTAR/XINGAR/RECLAMAR.
    Jogar fora do Metagame é dificil, diferente, talvez, depende do seu time e de você mesmo. Vale a pena tentar outras estrategias, claro.

    NÃO É REVOLTA OU REVOLUÇÃO É PURA DIVERSÃO. :)

    Read more: http://www.pwn3ed.com/2012/12/artigo-do-pwnblico-o-que-esta.html#ixzz2GHxfIvcK

    ResponderExcluir
  70. Bem o texto foi bastante longo e respeito sua opinião..mas como vc disse no proprio texto o lol esta perdendo um pouco de sua diversão...sim 90% das pessoas q jogam lol hj querem apenas se divertir e sair um pouco da sua vida normal estresante.Mas existe um problema nisso meu amigo uma outra porcentagem se dedica a esse jogo horas e horas por dia literalmente estudam cada heroi o que é bom ou nao para ele e sao essas pessoas q vao criar verdadeiros meta games, nao aqueles q querem apenas chamar atençao com uma annie ad..O que estou tentando dizer é nao a nada errado em vc fazer o seu xin zhao ap mas qual a sua base para isso, vc estudo esse campeao para fazer isso ou vc apenas vai chegar la e fazer um rabadon cap. Bem esa é minha opniao é possivel ganahr jogos com composiçoes diferentes sim principalmente se vc jogar com seus amigos, mas infelizmente isso so se torna possivel em normais game, pq quando vc pq outra grupo de amigos q esta se comunicando bem e que tem uma equipe vc provavelmente vai perde.. pq pense eu iria trocar meu ez q tem um dano base ad alto q tem uma mobilidade enorme e q nasceu para ser adc por uma annie adc simplesmente pq vi um coreano fazer e dar certo...Para resumir vale apena testar mas por favor faça isso em custom games ou em normal game e se vc ver q é realmente viavel vc arrisca no ranked.. pq temos q pensar q nem todas as pessoas q estao na ranked querem apenas se diverte, algumas ali estoa tentando pegar elo par aganahr destaque no competitivo e quem sabe entrar no cenario de e-sports do nosso pais

    ResponderExcluir
  71. Realmente existe um excesso de reporter da comunidade.
    Demorei muito tempo para sair do coop vs AI pq achava que não era bom o bastante, descobri o contrário. Não digo que sou pro player, mas da para jogar sem passa vergonha. E sim, acho que o meta estraga o jogo, primeiro porquê um monte de nego da lock, ai sobra um cara que tem que pegar um champ que ele não sabe nem jogar, isso dificulta. Talvez a S3 de uma chance para a ad melee jogarem bot, principalmente os com close gap, as materies de defesa estão muito boas. Adorei o artigo cara, é um pensamento bem justo. É esse tipo de pensamento que leva a revoluções, quem sabe não caminhamos para um metagame novo, o metagame onde você joga com os champs que você é bom e é
    tão bom quando o da S2.

    ResponderExcluir
  72. Olá
    Concordo com grande parte de seu texto.
    No começo desse mês quase que por acidente descobri o LOL num artigo de um blog na net, como por conta da doença de um familiar tenho que ficar acordado algumas noites para ajudar, então instalei o lol para passar o tempo e me divertir.
    Na primeira partida contra BOT fui sistematicamente xingado, noob, lixo dentre outras coisas, isso por claramente não ter experiência no jogo, até hoje mesmo tendo melhorado muito com a experiência ainda é fácil receber reclamações e xingamentos um verdadeiro bullyng virtual pelas mais diversas coisas.
    É confunsão e xingamento para escolher a Lane, xingamento sobre táticas no jogo,outro dia um cara me xingou por comprar determinados itens na lojinha durante o jogo( os itens eram sugestões de um artigo no site lolpro.com),ou seja xingam sem ter nem conhecimento de causa, xingam por xingar falta de educação mesmo.
    Se a Riot não se atentar para isso muitas pessoas vão deixar de jogar ou diminuirão o número de partidas por conta de mal comportamento dos jogadores.
    Também concordo que reportar o cara que está jogando mal por falta de experiência não é correto.Você só se torna um jogador melhor jogando e procurando ler e ver videos sobre o jogo.

    PS. Eu não sei o que tanto "jogador formidável", "verdadeiros prós" estão fazendo jogando contra bot iniciante ? Estão se perdendo deveriam estar dando aula no PVT !

    Abraço a todos e um Feliz ano novo !

    ResponderExcluir
  73. Vez ou outra eu decido experimentar algo novo, porém acho que sempre me reportam, pois reclamam muito. O jogador não tem mais liberdade de tentar jogar de outra forma. Um dia desses eu estava jogando com um amigo e entramos numa sala, então um cara disse "solo top", outro "adc" e um com nick parecido com o adc (possivelmente amigo) disse "sup". Eu perguntei meu amigo se ele queria ir jungler, ele disse que não, eu também não queria, então decidimos ir os dois mid. Resultado? Um cara deu dodge. Mas nós ficamos com vontade de jogar assim, então insistimos várias vezes, até que após uns 4 dodges finalmente conseguimos fazer nosso double mid e continuamos fazendo por mais umas 5 partidas, das quais vencemos todas, 3 ou 4 foi surrender 20 dos oponentes.
    Era impressionante como os jogadores adversários não sabiam lidar com o fato de haver duas pessoas no mid, alguns até xingavam e saíam do jogo falando que não podíamos fazer aquilo. Sem falar que as pessoas prefereriam deixar o mid sozinho ao invés de enviar um aliado de outra rota para o mid (só fizeram isso uma vez).
    Embora o farm fosse dividido, nós não sofriamos nem um pouco com ganks dos junglers ou pressão na torre, dominavamos completamente a lane. Isso também possibilitava que nós dois roubassemos buffs da jungle adversária e diversos ganks nas outras lanes, garantindo vitórias altas com placares semelhantes a 20/5.

    ResponderExcluir
  74. Cara muito bom, parabéns.


    Espero que isso seja tratado com o teor que deve ser por que o futuro de League of Legends não ta tão legal assim.

    ResponderExcluir
  75. "Não existem regras, vale tudo até o Nexus cair, façam estratégias, façam combos, por que as únicas regras que eu concordei em seguir foram as do Código do Invocador"
    CARA EU ME ARREPIEI COM ESSA FRASE!!!
    Esse artigo realmente abriu meus olhos e reforça o que eu sempre digo nas salas do solo quando pedem um jungle: "Metagame é para fracos!!".
    Ótimo artigo, parabéns

    ResponderExcluir
  76. o texto estava otimo até a ultima frase.... adc não precisa ser ranged? WTF?
    eu nem sei que campeão voce esta pensando para fazer adc melee mas imagine uma caitlyn contra vc antes de vc chegar na metade da distancia pra fazer algum dano voce ja tomou uns 3 ou 4 hits. Mudanças podem ser feitas mas elas tem que ser baseadas no meta, virar o meta de cabeça pra baixo e tentar muda-lo completamente não é um caminho muito inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ér.. um AD Carry não precisa ser necessariamente ranged, até porque existem AD carries melee com Gap Closer e CC (Tryndamere) ou até mesmo aqueles com um ótimo poke (Gangplank). O que ele quis dizer ali, foi que não é preciso seguir exatamente o meta de se usar um AD Carry Ranged. Pois existem várias outras opções também viáveis...

      Excluir
    2. AD Carry melee que nao precisaria nem correr atras de uma cait: Jarvan, Lee Sin, Wukong, Irelia, Jax,Yi, Vi, Tryndamere e etc... Esses são só os que eu lembrei agora e todos esses conseguem entrar em uma luta e tirar o adc ranged muito facilmente. Não é porque um champion tem uma role x que alguem estabeleceu que ele ira perder ou ser inferior a um champ de role Y muito pelo contrário no LOL assim como era no DOTA o que mais importa é a habilidade do jogador, por mais que o champion inimigo seja facil de jogar e de muito dano com facilidade, um jogador inteligente pode usar tanto de suas habilidades como a de seus aliados e reverter praticamente qualquer situação.

      Excluir
  77. Acredito q seria interessante tentar fazer um grupo com pessoas que gostaria de jogar assim ou até mesmo como disseram um outro mapa para favorecer esse tipo de jogo

    ResponderExcluir
  78. Cara, voce disse muito do que eu comento com os meus amigos desde que voltei a jogar League. Estava parado ja tinha algum tempo, e quando voltei me decepcionei completamente. Antigamente nao existia essa "obrigatorieadade" de lanes, cada jogador pegava oq estava afim de jogar, combinavam um "combo" legal e iam se divertir. Estou cansado disso: "faltou suporte, pega um sup ae se nao eu quito",
    "x champion bot??? vou trolarr ".

    Atualmente só jogo quando estou com mais de 2 amigos, pois infelizmente perdi completamente a vontade de jogar com pessoas que conheceram o jogo relativamente a pouco tempo e fazem perder a vontade de jogar.
    Muito boa era a epoca em que podiamos testar alguma build sem ninguem criticar previamente, antes mesmo de ver o resultado final, época boa era aquela em que podiamos escolher nossos champions para dividir lane com os amigos, sem ninguem encher o saco.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Concordo plenamente com o texto acima...
    Infelizmente o jogo está se tornando muito entendiante, em todos os modos do jogo.

    ResponderExcluir
  81. Nunca concordei tanto com alguém aqui antes.

    Jogo LOL des da Season 1, e por praticamente os mesmos motivos tmb não gosto de ranked, e sempre curti jogar de personagens tanks, é o meu estilo de jogo. Mas sempre gostei de jogar em dual lane, não em solo, acho o dinamismo da dual lane muito mais diverido de jogar e muito mais interessante para um playstile mais agressivo.

    E vi tudo aquilo q eu gostava de fazer ser meio q destruído com a season 2, nunca entendi a razão do suport 0 farm, em muitas situações seria muito mais util q ele tivesse mais gold no começo do jogo q o adc, sustentabilidade sempre foi muito forte em lol, e vc cria um gap de diferença muito maior, pq não deixar o cara roubar umas minions e te pagar garantindo muito mais kills depois?

    Só discordo de um ponto levantado, não acho q a culpa seja tão da Riot, pq ele sempre mostram q não gostam de jogadores acomodados.

    O problema é que, quem faz o Jogo são os jogadores, se a grande maioria seguir esse padrão, a Riot não tem muito como ir contra, ou perderia boa parte do seu cenário profissional, e por consequência popularidade do jogo.

    Pelo menos, até agora senti a s3 muito mais parecida com a s1, o que tem me agradado muito, mas ainda vejo muito jogador preso no passado.

    Acho essa frescurada toda de meta isso meta aquilo uma palhaçada, isso é um padrão, e a melhor maneira de se combater um padrão, é agir de maneira diferente e não igual, isso q é estratégia, ou eu estou errado?
    LOL era mais divertido quando não era simplesmente uma disputa de quem é o melhor fazendo cada papel, e sim de que time conseguia pensar mais rápido e se adaptar melhor. pq cada jogo é um jogo e vc tem q se adaptar a isso não é um padrão já estabelecido antes da partida se quer começar.

    ps: plantador de Ward devia ser considerado um trabalho escravo e proibido por lei :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "a melhor maneira de se combater um padrão, é agir de maneira diferente e não igual"
      Rapaz, já tentou fazer um time apenas com champions tankers? É OP demais! Hauhaauhauhauhauh
      Todos os jogadores do outro time (geralmente, presos ao meta game) ficam perdidos, não sabendo como reagir. É fácil demais quebrar as pernas desses caras que seguem um ridículo padrão de jogo sem ao menos se perguntarem o porquê. Concordo plenamente contigo. n_n

      Excluir
  82. Howlkey(Meu amigo),parabéns falou bem,pois hj em dia querem seguir o metagame e se mudar a galera começa a reclamar!.

    Gostei muitoo bem explicado!.

    ResponderExcluir
  83. A meta game é a melhor forma de vencer, um time bem feito caminha tranquilamente para a vitória com estratégias e ganks dos junglers, mas não tem como comparar uma partida na qual se pega o champ que você quer jogar e o resto que se fod.. dane é muito mais divertido, porém com menos chances de ganhar !

    ResponderExcluir
  84. Foi posto em texto tudo que eu tinha preguiça de escrever mas já pensava a um bom tempo, receba os sinceros parabéns/pêsames do seu colega de season one.

    ResponderExcluir
  85. Outro exemplo eh a kyle, todos acham ela uma champ papel, eu acho ela bem útil e conveniente em uma TF

    ResponderExcluir
  86. Nossa, esse artigo diz muito mesmo, mas eu me acostumei com esse único meta game e não consigo mais não jogar 'sério'. Só jogo ranked, até para evitar jogos sem suporte e sem jungle, não consigo tolerar ><'

    ResponderExcluir
  87. É o eu sempre falo , por isso as vezes dou insta-lock , e nem ligo pro que falam , pq n importa com quem eu vou , e sim , se jogo bem !!

    ResponderExcluir
  88. isso ae concordo com meu irmão frangor, ^^ seu lindo, vôo magnificamente, ops que dizer falo XD!!!

    ResponderExcluir
  89. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  90. Que coincidência, eu estava conversando sobre isso com meus amigos esses dias. Infelizmente, fomos submetidos a jogar de uma forma de jogo repetitiva, entediante e cansativa. Eu faço o máximo pra evitar isso, mas não dá. Se quer jogar para se divertir, você ganha xingamentos gratuitos que vão até a 8ª geração da sua família e vários, mas vários reports. A solução é ir com um pre-made de 5 jogadores e fazer algo diferente. Ir com um time só de tanks (que aliás, é muito op ahuauhauh), suporters ou ad carrys. Sair desse padrão ridículo que tanto nos forçam a seguir. Tentem, vocês vão gostar da sensação. :-)

    ResponderExcluir
  91. Nossa, cara... me emocionou agora. Fora aqueles que pensam que ir tank é igual a ir suporte. Cansei de ir como amumu tank (por exemplo) e ouvir 'pq vc ta matando? vc é suporte!' e nem se eu respondesse "cara, como vc quer um tank foda se não me deixar matar nada? Não vou virar uma Katarina ou Teemo, mas se seu matar um pouco dentro do game, vc sabe o quanto o Amumu fica forte?"

    Também tem gente que acha que só pq o champion é "feito pra matar" tem que pegar todos os kills e levar game sozinho. Fica bravo se outra pessoa pega o kill numa team fight, mesmo se tiver 25/3, e não pensam que os outros também precisam terminar os itens. Se fosse assim não seria um time de 5.

    Um grupo de amigos meus foi com um time FULL SUPORTE, ou seja, com champions que só são considerados suporte. Eles dividiram os farms e os assists, fizeram uma estratégia da hora e ganharam de lavada de um time "dentro das regras". As pessoas se acostumam com padrões e, quando alguém chega pra mudar, essa pessoa é criticada.

    MAS, por outro lado, também tem o fato, que MUITA GENTE no Br avacalha d+ com o time e isso contribuiu pra que nosso servidor ficasse menos adepto de champions sendo jogados de formas inusitadas.

    Mesmo assim, não podemos deixar de lembrar que é um jogo feito pra que a gente se divertisse. Se só for levado a sério, não tiver diversão, a função de diversão do jogo se acaba e aquilo que era legal, fica chato.

    ResponderExcluir
  92. Só falta postar esse texto no forum pra ter meu positivo !
    CHEGA de seguir o meta-game ! hora de jogar pra se divertir !

    ResponderExcluir
  93. então joga do jeito que quiser no blind cara,se você não quer seguir o meta game,pode ter gente te xingando,mas jogue bem que eles não vão te xingar mais...

    ou arranja um time completo e joga do jeito que quiser olha que legal?ninguem vai te xingar,você vai ser feliz, e lol não está sendo destruido de forma alguma lol

    ResponderExcluir
  94. O kra falou tudo ehm .. isso é chato demais, eu gostava muito quando era low lvl e podia ir bot lane onde os dois farmam e fazer duplas interessantes. Cada jogo um estilo diferente. E o pior é q vc entra na partida e os caras falam na maior velocidade o que eles vao ser e vc é obrigado a ficar com a posição que sobra, que é sempre o suporte (pq eu acho muito chato ficar brigando) .. fora o povo q num sabe perder e ficam colocando a culpa em td mundo .. tem dia q desanima.

    ResponderExcluir
  95. Discordo em certas partes, na s3 o suporte que eu jogo bastante n sente falta de gold, mesmo sem matar minions, enfim pq suporte chamaria suporte se ele mata ? eu to achando o meu parceiro ou eu mesmo? Não acho o metagame atual chato muito pelo contrario Solo mid, Solo top, suporte putz super legal jogar, vai de cada um, eu jogo só normais por enquanto e não ligo se a pessoa fizer build diferente + o problema é que a maioria que faz só MORRE, só perde, as pessoas n tem muita noção do que tão fazendo, apoio a diversão de todos desde que n seja por cima da minha, o time CONCORDOU em não seguir o meta então okey, se TODOS QUEREM SEGUIR O META vc tem que bater o pé no chão e falar não? errado issaê eim :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é todos querem seguir o meta, já parou pra pensar que nunca lhes foi mostrada outra opção? Por eles serem jogadores novos que apenas assistem torneios e lêem posts baseados em torneios, se limitam a tentar coisas novas, jungle nunca foi essencial, map awareness pode ser conseguida de várias formas, todos podem wardar, mid pode gankar, um ap na bot lane faz muito mais estrago que um suporte, e quem disse que alguém que dá suporte não pode ser ofensivo, uma Sona AP deixou de ajudar o time por que farmou? Um carry deixou de carregar por que comprou 2 wards?

      Excluir
  96. Eu concordo muito com o texto apesar de ter pego só metade da S2 pra cá. Quando começei a jogar na metade da S2 sentia as coisas mais livres do que hoje e acho as vezes que até eu mesmo por conhecer o meta me prendo as vezes, é complicado, mas eu tenho uma experiencia engraçada para relatar... Umas semanas atrás estava jogando com mais 3 amigos e entrou um graves todo metido já no chat pedindo um support (aquele dia tava de Ahri no mid, como é o normal), ai meu amigo foi e mandou.
    - Beleza, vou estreiar meu novo support (deu insta-lock no master yi)
    O Graves ficou muito puto e começou a falar que iriamos perder o jogo pq o farm dele ia ficar ruim e ia ter kill roubada e tudo mais (o resto do time era um Wukong e um amumu jungle)
    Quando começou o jogo, o master yi chega e manda
    - /all Graves, não vou estragar seu farm pq vc vai solar bot, New Season,New Meta!
    Eu não sabia se ria ou se chorava, o graves começou a xingar mas foi pra lane, o amumu fez a jungle dele, eu fiquei no mid e o combo de master yi ap com wukong em 6 minutos levaram o top...
    Moral da historia, ad carry sola bot contra outro ad+support XD
    Tudo bem que o amumu gankou bastante o bot, como ele mesmo diz, é o terror psicologico XD.
    Depois de alguns minutos a pressão no graves diminuiu pq o Yi+Wukong já tinham começado a levar a segunda torre e geral do time inimigo tava indo defender, ai o graves aproveitou pra levar o bot, o Graves não matou muito nesse games, mas eu aprendi a fazer Backdoor vendo a movimentação dele.
    Acho que isso se encaixa no estilo de jogo de tentar coisas novas. Esse texto realmente me inspirou e acho que vou voltar a me empenhar a jogar com campeões que eu gosto como Fizz,Volibear, Nunu (ap tank na jungle ou na lane pra dar penta no ult XD), Kha'zix (até pq vcs falaram que ele melhorou pra caramba), que acabei deixando de lado pelos seus problemas mas que eu gosto muito.
    Como sempre, desculpe o texto longo e os erros de portugues que sempre ocorren, ainda de madrugada, que é quando eu escrevi isso...

    ResponderExcluir
  97. Desculpe, mas como minha posição favorita é ADC, não posso concordar com o que você diz sobre os suportes... Eu odeio jogar com soraka ap, que fica usando starcall direto, me atrapalhando na lane porque mata todos os minions e avança.

    Além disso, quem vai bot com o adc mas não faz o papel de supporte é o típico filho da puta que tem a cara de pau de colocar depois no chat: "Nossa, o adc do meu time não tem dano, herp derp..."

    Você tambem falou do ad Malzahar. Um dia, eu tava no modo espectador e vi um malz ADC bot. E ele estava muito bem, farmou mais que o ezreal inimigo, e pegou a torre bot relativamente cedo, e ai.... foi inútil nas team fights, terminou a partida com 0 kills, e era inútil nas Team fights.

    Achei que esse texto seria sobre como os heróis tankers estão apelões, ou sobre como os brasileiros são um pé no saco na hora de jogar, porque começam a reclamar no momento que os minions spawnam e só param quando o jogo acaba, sempre culpando alguém do time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um suporte que não faz o seu papel tb seria igualmente chato como uma soraka ap. vai depender de cada jogador saber dividir o farm com o companheiro, etc. malzahar ad, bem, como ele falou, é sobre diversão.

      Excluir
  98. Felizmente o LOL é tão grande que virou um e-sport, nesse cenário os jogos são competitivos e não há espaço para teste ou new meta.
    A maioria das pessoas joga para ganhar e, o meta da S2 ainda ganha jogos, então, é normal ver alguém reclamar antes de dar o lock
    Uma solução pode ser uma repartição, fora das vitorias normais, para as pessoas relaxarem, ou até mesmo você criar uma sala e aguardar.
    Bom ponto anyway

    ResponderExcluir
  99. Concordo com quase tudo o que ele disse e sinto até vergonha por isso.
    É claro que o autor do texto não sabe a origem do "meta game".
    O meta game veio do Dota sim, impossivel não vir dele, afinal, Dota é o 1° do genero. Mas o meta game tem uma função clara e especifica:
    Definir possições e papeis para que haja o maior aproveitamento possivel. O fato de certos personagens terem outras opções de builds não tem nada haver com isso, mas pegando o Master Yi Ap que ele citou:
    Imagine que você tenha pego um mago qualquer mid e alguem tenha pego Master Yi no top, por exemplo. Imagine isso em uma Team Fight, o time adversario tem o Bruiser do top AD (bruiser: Dano e Resistencia), e você tem o Master Yi AP. Você tem DUAS fontes de dano magico severo e ambas não são resistentes (nem venha citar o Meditate do Master Yi, qualquer coisa cancela aquilo) e outra coisa, Master Yi é forte, mas não é dificil de lidar com ele. Nem um pouco.
    A maior vantagem do Meta é essa: O equilibrio de forças.
    Em ranked game SOLO, não ha como escolher outro modo de jogo que não esse. Todo mundo conhece as posições e o que deve ser feito. Quebrar isso porque você não gosta do "meta" é burrice. É se expor a um risco alto de perder ELO em uma estrategia que só você tem na cabeça e que não vai ser absorvida pelos seus aliados em 10~20 minutos. Isso para ranked games SOLO.
    Para Team, onde você conhece seu time e dividem estrategias, é variável.
    Para normal game, não conconrdo com o meta no normal game. E só.

    A situação do Master Yi em times com o mesmo nivel de habilidade ainda o põe em desvantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior ainda, não tem CC, só tem dano. Enquanto o outro Ap pode ser uma Anivia, Lux, Karthus, Cassiopeia, Gragas e tanto outros com CC que são infinitamente mais viaveis.

      Excluir
  100. sabe o que eu li? blablablablablablablablablablabla a TPA ganhou o torneio mundial com esse meta. Postar essa ideia é legal, todos vão dizer que você disse tudo e vão aplaudir em pé. Pra blind pick é muito divertido, concordo. Ultimamente minha Sejuani support tem dado muito problema xD mas pra ranked e outras coisas, é legal manter a composição já que são 5 pessoas que não se conhecem e estão tentando ganhar ~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'sabe o que eu li'...nada, voce nao entendeu o ponto.
      Estrategia não é errado, mas é a reclamação dos outros que está tirando a diversão de muitos que gostam de jogar pra se divertir, talvez até pra competir, mas se não tiver prazer, se tiver que seguir uma regra ou voce é excluido, nao tem graça.

      Vencer um jogo pq fez X ou Y não prova nada, são tantas variantes que é ridiculo julgar porque um time venceu de outro com somente uma razão.

      Excluir
  101. Parabens, texto lindo, bem escrito. Você falou o que todos que jogavam desda Season 1/ Beta falam agora. Eu me lembro quando fazia FIddle Suport, com um Jax ao meu lado, carregávamos o jogo. Valeu cara, na boa ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  102. Digo só uma coisa, 70% dos champions que tenho não jogo mais, simplesmente porque a 'sociedade' não os aceita como eu gosto de joga-los, seja AP bot, AD mid, etc.
    Essas 'regrinhas' ja me fizeram 'quitar' o LoL, 3 vezes, sempre me da saúdades e acabo voltando 3 - 4 meses depois, bons eram os tempos do NA beta, e inicio do open, quando mairoia tava conhecendo o jogo e nao formulando como se deve jogar.

    ResponderExcluir
  103. Acabei de me tocar por que to achando LoL tão chato ultimamente, ainda mais agora na seasson 3.
    Lembro que na época eu e um amigo fazíamos bot, ele de Pantheon e eu de Cho support não me lembro de ter perdido uma lane assim :D
    Hoje em dia se eu brinco em fazer support de Cho dão rage quit e tudo mais...

    ResponderExcluir
  104. É bem simples, o atual metagame é usado porque funciona, se fosse inefetivo, não estaria sendo usado até hoje.
    É claro que existem outras milhares de formas de se jogar, mas essa é uma das mais seguras e simples.
    Eu concordo com o autor no ponto que se refere a forçar o metagame em partidas normais, pois partidas normais blind pick devem ser para se divertir, não faz sentido você ser obrigado a seguir um metagame em uma partida que não vale nada.
    Já em ranked games (no caso, na solo queue), você realmente não tem tanta liberdade para fazer experimentação, seguir o meta costuma ser a maneira mais segura de se jogar e, apesar disso, nos elos mais altos, comumente se foge ao metagame.
    Uma ótima estratégia contra o metagame atual é colocar 2 bruisers na bot lane para acabar com o ranged ad carry do outro time logo no início, o problema é que se a estrategia falhar e o ad carry conseguir farmar, o jogo está perdido.

    ResponderExcluir
  105. lembro que um dia fui uma partida que todo mundo era ad e outro time era todo ap foi mt divertido

    ResponderExcluir
  106. Depois de excelente texto produzido pelo Howlkey, e pela grande repercussão dos comentários, só posso dizer uma coisa: QUEBREM O MALDITO META GAME :P

    Sim, também sinto muita falta de coisas diferentes, e como jogo desde a S1, sinto mais falta ainda da extrema liberdade q se tinha anteriormente, ia jungle quem quisesse, nao pq era obrigado, mas pq queria farmar sozinho. Não havia necessidade de support entre outras coisas.

    Existe uma medida simples contra isso, como eu faço: Jogue com amigos, nem que seja somente 1, façam combos na lane, tanto top, mid quanto bot e vejam o quão legal é! Viktor + Xin zhao é quase impossivel de dar counter, nao tem o q fazer. Se eles decidirem te atacar, a unica coisa q te salva é a torre hahaha

    ResponderExcluir
  107. Bom post,no meu caso,eu não jogo partidas ranked,só se eu tiver mt afim e nunca vou sozinho,não sigo as regras,eu e meus amigos seguimos o mesmo estilo do s1,meio "vida louca" ja fizemos partidas só com pequeninos teemo,kennen,veigar,tristana e ziggs e sempre dando gargalhadas deixando o time inimigo com raiva,pois fizemos um first blood com os 5 atacando o darius inimigo e a partida inteira eles nos xingavam de noobs e não tinham nenhum negativo,resumindo se eu não tivesse uma roda de amigos,eu não jogaria nem lol nem dota,nada pois é chato ficar seguindo regras e ainda a riot diz que é 4fun sendo que perdemos 90% da diversão

    ResponderExcluir
  108. Gostei mas felizmente eu e meu time ainda fazemos essas brincadeiras :)

    ResponderExcluir
  109. Eu e um amigo meu,quando jogamos Duo Normal game mesmo...Ele joga de Blitzcrank(ou Rammus) e eu e Mundo...Já acabamos com muita gente assim XDDD(Grab+Cutelo+Knockback+Silence+Dano alto do E do Mundo)

    ResponderExcluir
  110. Cara prestem atenção... O metagame funciona? Sim, mas é infalivel? OBVIO QUE NÃO! Se ele fosse tão perfeito pq existiria o termo BROKEN META e a maioria dos BROKENS METAS são counters dos METAS? Me expliquem...
    Top é bruiser... tu joga 1 ap o cara quase chora...
    Time sem jungle n tem gank... se você tem 2 top pq 1 não pode ficar gankando normalmente?
    Olaf e Voli top... O olaf continua farmando já que o unico CC dele é o Q... o Voli sai ativa o Q tira o mid debaixo da torre usa o E + 2 tapas W, e o mid combando junto... Voli é um otimo tanker e killer é otimo pra gankar... Ganhei uma ranked assim... 2 tops contra uma irelia os caras davam dive nela matava e saiam vivos... o jungle ia... Eles tinham ward pegavam o jungle primeiro e quando a irelia ia ajudar matavam... Jungle não é necessario e nem support e nem ap mid e nem ad range... isso é criação é invenção é o jeito de "pro" jogar e todos acham que são pro e tem que seguir isso... só muito mais juntar 5 amigos e criar um metagame proprio... coloca 1 bruiser no mid - 2 top's 1 tank e um ap - no bot deixa sup e adc... ou inverte a ordem o Ap sempre fica perto do blue e o ad sempre perto do red... coloca ward corre e pega o buff... Não precisa ficar de frescurite a n pode farmar... é o Supp ou vai ficar forte em cima do outro time com assist ou vai morrer pobre e fudido... Gold/5 não é DEUS... METAGAME não é REGRA!
    DotA tu entra 5 caras do time dão random e jogam sem problema... os mages se dividem e sempre deu certo... Todo normal game é assim...
    Lol? Da instalock se tu conseguir jogar vai ser reportado no final... Os Brasileiros acham que qualquer coisa é motivo de report... o Cara errou o ignite reporta pq n tem dedo... o cara tomou fb num gank... reporta porque não colocou ward... É tudo motivo pra report e a RIOT não tem como visualizar tudo o tempo todo pra poder saber qual é mesmo o motivo e qual não é...
    Já ganhei com 5 adc e todos eram corpo a corpo...
    Já ganhei 5 ap's no time... Saibam trabalhar juntos é um time e o que todo lugar vocês veem que funciona? A PORCARIA DO ATAQUE SURPRESA... E COMO FAZE-LO? COM BROKENS METAS... COM COISAS NOVAS, MALUCAS, DIVERTIDAS... Se elo fosse tão importante os top's elos não perderiam nenhuma partida, mas perdem... ninguem e deus do lol, ninguem é perfeito nele... é um jogo online pra tu aprontar e se divertir... Meus amigos já fizeram uma partida de 20 minutos... Como?
    Todos do time compraram ward e tacaram na torre esperando que ela ataquesse a ward e pudessem assim levar a torre antes das minions... Deu errado... o que fizeram? Começaram a tacar wards nos outros jogadores. Item pra que? quero me divertir quero fazer besteira nessa partida... Todos de Teleport pra gankar e pega o FB
    5 caras na bush top esperando o face-check... TUDO isso é coisas que podem ter num game... Invadir o jungle? Naah vamos entrar os 5 e matar os wraths o golem e o red e se vierem matamos eles também... Quem dirá se funciona ou não?

    ResponderExcluir
  111. Excelente post, excelente discussão; tirando umas que ficaram completamente deslocadas por aqui. É exatamente isso que eu comentei no fórum a pouco tempo, ou você faz o Meta ou você é um noob (não newbie) que merece ser reportado. Esse é o pensamento, e sinceramente, ridículo. Vejam bem bem, eu gosto muito de jogar como Suporte e com champions que hoje são mais adequados à top lane, e de vez em quando de Ranged Carry; a Black Cleaver virou item obrigatório para uma grande gama de personagens principalmente os "Tops laners" e os ADC's; quando eu jogo de MF, por exemplo, eu não faço e sou crucificado por não fazer, mesmo eu dando 3 tiros em suporte com a Sword of Divine. Eu jogo LoL desde a Season 1 e me lembro de como eu gostava de jogar com o Taric, quando o ultimate dele sugava sua mana toda em 3 segundos, e você precisava fazer um mana regen brabo pra curar sem parar. O metagame de hoje, removeu a capacidade de grande parte dos jogadores em aceitar outros caminhos sem começar a gritar e ameaçar. Como foi dito mais em cima, não concordo com trollada também, mas vamos lá? O que é uma trollada e uma tentativa de surpreender? Se o time ganhar porque o Malzahar AD matou uma boa parte dos inimigos é surpreendente, mas se perder ele foi um troll. Quando eu joguei de Taric com Wit's End e partia pra cima do Carry, me xingaram, e quando o carry não aguentava mais bater sem acontecer nada começaram a zoar o cara. Não precisa ser assim, não precisa dar Rage porque o Taric explodiu a armor do inimigo e matou o cara, não precisa criar uma situação de óbvio desconforto pra alguém porque ele não está sendo a sua personal ward. Quando alguém arrisca algo e outro critica sem pena, sem dó e sem piedade, ele automaticamente criou uma situação tão delicada, que, se o outro errar alguma coisa o "agressor" estará lá para falar mal e deixar aquele jogador tão inibido e desmotivado, que ele provavelmente não vai render.
    As criações inovadoras são sempre muito interessantes de se ver, as absurdas são meio alienígenas de se entender, concordo. Mas do jeito que o LoL está, realmente, ficou muito chato. Eu quase não jogo mais solo, por causa dos jogadores que ele "atrai". Geralmente eu sou o último a escolher qualquer coisa, não quero briga por lane, quer um suporte eu vou, quer um mid eu vou, jungler também e se sobrar top lane (minha favorita) eu estou pronto. Mas por favor, não façam pirraça porque tal lane ou tal champion foi pego antes.

    O League ainda tem um potencial grande para se transformar, desde que o LoL se tornou um ponto chave nos E-sports, os itens e champions tem sido cada vez mais voltados para o Metagame, muitos jogadores saudosos ficaram na mão, e não porque não sabem jogar, mas porque entendem que o jogo não precisa ter essa agressividade toda dentro da partida porque você fez errado ou porque você não comprou algum item.

    ResponderExcluir
  112. Essa é a principal diferença que eu vejo no LoL e no DotA, no LoL o jogo é quase que piloto automático, pega lá o sup, o jungle, o bruiser, o adc e o Apzao bruto, e faz o que tem que fazer, pronto, só jogar em piloto automático...
    No DotA já é diferente, qualquer herói junto com qualquer herói da pra se construir um combo interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bem verdade, é que o LoL não é piloto automático, ele foi se tornando assim até chegar aos dias de hoje, os campeões foram tabelados e agora até as próprias skills e ratios deles foram enquadradas no "papel" que eles são obrigados a seguir, nada contra quem gosta de seguir o meta, mas dizer que é mais eficiente por que não quer tentar outras coisas, ou simplesmente por que viu um pro jogando não faz o menor sentido, antigamente os champs tinham ratios de AD e AP respectivamente, tinhamos vários caminhos de builds que se encaixavam com estratégias específicas, agora mal temos uma ratio de AP pra um champ AD, e quando temos é super nerfada e inviável (Vi por exemplo). Quem gosta do meta blz, eu prefiro um auxiliador que salva e causa dano ao mesmo tempo do que um plantador de wards ambulante #justsaying...

      Excluir
    2. plantador de ward ambulante, kkkkkkkkk.

      Excluir
  113. Eu jogo de taric mid e destruo champions OP como Katarina.
    ja fui de soraka mid e também counterei katarina.
    Ja joguei de olaf mid, garen mid, darius jungle, annie, swain e malzahar em top.
    O metagame só existe na cabeça de quem quer que ele exista.
    Agora por que o povo reclama tanto quando pegamos um olaf pra ir mid por exemplo, e é completamente aceitável que Talon e Urgot vão mid?
    Qual é o problema da galera? É só colocar a cabeça pra pensar. Talon e Olaf são a mesma coisa, urgot e ashe também, então ignoremos e meta e sejamos felizes ^^.

    OBS: Xin zhao AP é OP e acabou, tanka torre sem minion e nem perde HP, só uma dica.

    ResponderExcluir
  114. Concordo com muita coisa desse post ao mesmo tempo que discordo de muita coisa. Compor times inusitados é realmente algo divertido.
    Porém a diversão de um jogo competitivo é justamente essa competitividade. Enquanto os dois times tiverem uma boa chance de vitória, será divertido tentar ganhar. Aniquilar o oponente em direção a um surrender aos 20 minutos é tão chato quanto se sentir um escravo desnutrido atirado aos leões.
    Por isso, concordo quando é dito que picks não convencionais merecem seu espaço. Mas se esse for o caso, o jogador deveria saber como se comportar para ter seu espaço no time.
    Por exemplo, lembro de uma partida em que fui top de Dr. Mundo, e venci contra Darius e Draven. No começo, muito difícil, mas depois de matar o Draven duas vezes, não tiveram mais como segurar. Se fosse apenas o Darius com a ajuda de um jungler, a história provavelmente seria diferente.
    Também nunca joguei de Master Yi para saber as dificuldades. Mas já enfrentei muito Master Yi AP e nunca vi nenhum se tornar ameaça. Pelo contrário, eram pesos mortos pros seus times.
    Ou quando uma Soraka jungle veio pro nosso time, morreu 2 vezes pro blue, avançava sozinha pra cima dos 5 inimigos e só curava a si mesma. Garanto que não foi divertido pra ninguém, nem mesmo pra ela.
    Em contrapartida, os couros mais homéricos que já tomei no bot vieram de um combo Veigar AD + Twisted Fate suporte e de um combo Pantheon + Renekton. Também já perdi pra times full AP e tive uma partida que, apesar de termos ganho, se tornou MUITO difícil graças a um Brand jungle.
    Tudo é muito relativo no LoL. Existem personagens mais propícios a cada tipo de papel, mas não existem personagens melhores ou piores. Porém, seus "pilotos" serão. Vai depender da habilidade das pessoas, se mesmo com os seus papéis pouco ortodoxos vão fazer a partida valer a pena.

    ResponderExcluir
  115. na real como já disseram lá emcima , esse texto era oque precisava .. -.-'

    ResponderExcluir
  116. Tipíco!;;;e a resposta pra isso> Eu vi no campeonato! No campeonato os cara faz assim! VC n viu os asiatico n?....bla bla joguem seu jogo...campeonato e otro jogo qualquer a diferença e que la os cara pensam juntos e na maioria das vezes saem boas jogadas,essas quais por incrivel que pareça nao sao copiadas...

    ResponderExcluir
  117. Verdade nem sabia que existia meta na S1. Uma coisa que podia deixa o jogo bem divertido tbm era se tivesse "dani" Como no dota. Matar seu próprio minion pro inimigo n farma. Era muito legal fazer isso e vê a o inimigo com raiva por n consegui famar *-* Sdds Dota and S1 :/

    ResponderExcluir
  118. Estou contigo nesse desabafo. Pessoal do LoL não tem criatividade, só jogam de receitinha. Não aceitam uma idéia original, mas quando elas vem de fora, querem ser os primeiros a copiar. Acham tudo o que é diferente ridículo, que não funciona e que é lixo, se acham os sabe tudo do LoL e que os reports deles vão ferrar com vc. Por isso meus amigos desistiram de jogar LoL, falam que é um jogo pra criança mimada de 12 anos.

    ResponderExcluir
  119. Comecei na s3 e concordo, msm nao conhecendo a s1 e s2, eu adoro fazer builds diferentes testar, e se nao der certo o que tem? fui uma derrota nao uma vida perdida, tantos champ legais de explorar as habilidade e quebrar esse padrao imposto pelo game, normalmente jogo somente entre os amigos pra pode exagera na build e rir mt no game, e nao quebrar o teclado de raiva, galera nao intende que as vezes vc nao ta na sua melhor hora, e nao ta conseguindo jogar como queria, e normalmente a culpa é smp dos mesmos, ou suporte pq nao warda, ou jung que nao ganka certo, enfim ainda me divirto muito e adoro o game só existem coisas que deveriam mudar, e que deixariam o game mt mais divertido e nao estressante .

    ResponderExcluir
  120. Mano, me xingaram ontem só por quê eu peguei caity e pedi pro cara vir de garen no bot comigo. Eu já fiz caity+garen bot e funcionou muito bem, por isso pedi! Velho, tem tantas boas.. Outro exemplo eu pedi pra ir de wukong mid e me chingaram demais. Sendo que uma vez fiz 31/7/9 com ele no mid.

    ResponderExcluir
  121. Concordo com tudo menos com a nami, ela pode ser muito op nas maos certas

    ResponderExcluir
  122. Eu faço Teemo Jungle, é escrotão eu pego o blue e depois vou no Red dos inimigos e fico invisivel lá esperando o jungle deles chegar adshskuhfkasfafahkqhk

    ResponderExcluir
  123. eu tenho é medo da RIOT pq eu to destruindo MID com campões lee sin é um dos que eu uso... sempre vou jungle mais o mid fica afk... o mid não espera um campeão rapido como o lee e fica meio sem saber o que fazer ... eu jogo recuado dando a impressão de que ele esta no controle e evitando ganks ...

    ResponderExcluir
  124. Ótimo texto, me sinto da mesma forma. Cada um jogue do jeito que achar melhor com o personagem que quiser.

    ResponderExcluir
  125. Comentei em outro tópico e esse aqui ta bem mais completo, me senti igual antes lembro q era 2 top, ai agora se 2 quiserem ir top ai sempre tem um "ah vamos perder o jungle deles vai nos ownar tem q ter jungle" ja joguei de dual top recentemente.. entre outras jogadas bem loucas com amigos meus, serio o que aconteceu hj pra comigo no lol só me faz pensar uma coisa "LoL pra mim agora só com time fechado!" enquanto esses players tóxicos como chamam nao pararem de serem crianças e retardados achando que sabem o futuro da partida e o pior a maioria das equipes concordam ah pelo amor de deus vão jogar DDtank..

    ResponderExcluir
  126. Lembro quando comecei a jogar LoL (comecei a jogar mo meio deste ano) e o primeiro campeão que comprei foi uma Heimerdinger porque gostei do estilo diferente dele de levar lane (mesmo negativo de kill levo a lane de boa e muito rápido) e mesmo derrubando torres e protegendo as minhas todos me criticam por não jogar ofensivamente (às vezes tendo mais assistências que o suporte e ajudando a levar as outras lenes)

    ResponderExcluir

© Pwn3ed! Todos os direitos reservados | Design por Gradash adaptado apartir de Gradash